Autor Tópico: Como "chutar" o Corel Draw?  (Lida 6382 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Como "chutar" o Corel Draw?
« Online: 15 de Agosto de 2007, 15:50 »
Boa tarde, nobres colegas!

Como o nome do topico deve ser curto, não consegui pensar algo mais objetivo para o meu intuito. É o seguinte:

Estão chegando pra mim muitos arquivos *.cdr, e como tenho por opção pessoal eliminar os softwares proprietarios da minha vida, gostaria de saber se o Inkscape, ou o Sodipodi, abrem os arquivos *.cdr e se posso alterá-los e salvá-los pelo formato da Corel.

Resumindo: Qual o substituto do Corel nos repositorios do Ubuntu, que manipule os arquivos *.cdr?

Obrigado, gente. Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline fabioal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:02 »
Eunir,

Eu uso aqui o InkScape mas não consigo abrir, importar ou exportar arquivos do CorelDRAW, vou dar uma olhada para ver se existe algum plugin para o InkScape que permita a abertura/gravação de arquivos CDR.

[]'s

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:06 »
Nem o Inkscape, nem o Sodipodi (acho) abrem arquivos .cdr... acho que só através de plugins. Tem que dar uma pesquisada... estou agora no fórum do guiadohardware.net e alguém disse que não achou nada do tipo >:( Até eu queria um programinha desse tipo, mas também não achei! >:( >:( >:(

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:21 »
Pois é amigos! Estou pesquisando tbm, e nada até agora  :-\

Vamos que a gente consegue "chutar" isso pra longe de nosso HD  :D  :D  :D

Obrigado pela força, gente! Achando posto aqui pra vcs, tbm  ;)

[ ]s Vlw
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

arlei

  • Visitante
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:39 »
Amigo Eunir,

imagino que saiba, mais o Corel exporta para o formato SVG. Então por enquanto poderia tentar com quem lhe mandou os arquivos que exportem para este formato antes, quem sabe facilita para trabalhar, embora eu pessoalmente nunca tenha feito isso antes e nem sei como iria ficar abrindo no Inkscape estes arquivos exportados.  ???

[]'s
Arlei

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:42 »
Vlw, Arlei. Eu não posso opinar sobre os arquivos que chegam, infelizmente  :-\

Estou analisando o Xara, nesse momento, e procurando plugins pro Inkscape pra mim e pros colegas interessados  ;)

Obrigado pela dica do formato SVG  :D

Abraçao
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:54 »
faz 1 ano mais ou menos que troquei o Corel pela dupla Inkscape e Xara Xtreme, mais começei do zero, pois tentei importar arquivos do corel que salvei em SVG e alguns ficaram horriveis,, os simples deu,,, os mais complexos não da de entender... bagunça tudo.... faz mais de um ano que fiz isso,,de repente mudou.... mais hoje trabalho 80% com Xara e 20% Inkscape... ambos no Windows ( trabalho ) e estou satisfeito ( para que uso substitui 100%, vai de pessoa a pessoa, depende o que faz)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2007, 19:10 »
grande lueneberg, tudo bem? obrigado, amigo. o que vc faz em um e no outro, para o Inkscape te atender menos que o Xara?

jogo rápido: para fazer capas de livros e/ou apostilas, vc sugere Xara ou Inkscape?

PS: Continuo na busca de pelo menos um plugin que seja para arquivos *.cdr  8)

[ ]s a vcs
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2007, 19:25 »
Amigo Eunir,

imagino que saiba, mais o Corel exporta para o formato SVG. Então por enquanto poderia tentar com quem lhe mandou os arquivos que exportem para este formato antes, quem sabe facilita para trabalhar, embora eu pessoalmente nunca tenha feito isso antes e nem sei como iria ficar abrindo no Inkscape estes arquivos exportados.  ???

[]'s
Arlei

Boa dica Arlei.

Agora cá entre nós aqui, eu há muito que já chutei o Corel até do Janelas, ñ aceito arquivos p/ fazer desktop publishing nesse formato. Foram muito dissabores c/ o Corel, tanto em gráficas como em instabilidade no PC.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2007, 20:23 »

Agora cá entre nós aqui, eu há muito que já chutei o Corel até do Janelas, ñ aceito arquivos p/ fazer desktop publishing nesse formato. Foram muito dissabores c/ o Corel, tanto em gráficas como em instabilidade no PC.


O meu problema com o Photoshop solucionei com o Gimp, o do Office com o o e o do Corel ainda está em aberto. Destes 3 softwares, recebo muita coisa salva nos formatos proprietários, e preciso devolver nos mesmos formatos, para darem prosseguimento ao trabalho, entendem?

Com o Gimp eu "dei um jeito" de contornar o não-suporte dele com colorações CMYK, pois ele só trabalha com padrão RGB, e dá diferença em materiais mandados para gráficas, mesmo eu mandando o arquivo em *.pdf. Engraçado, neh? Mas contornei isso já, graças a Deus  :D

Continuo "na luta" para encontrar algo pra ler *.cdr  8)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:27 »
grande lueneberg, tudo bem? obrigado, amigo. o que vc faz em um e no outro, para o Inkscape te atender menos que o Xara?

jogo rápido: para fazer capas de livros e/ou apostilas, vc sugere Xara ou Inkscape?

PS: Continuo na busca de pelo menos um plugin que seja para arquivos *.cdr  8)

[ ]s a vcs

INkscape uso para coisa mais artistica , tipos capas, estampas e adesivos e cartões de visita ( alias o cdr do cartao ficou otimo em SVG e abriu normal) o Xara Xtreme mais para montagens em fotos e efeitos com transparencias, e também criação de cartazes de promoção e etc...   no meu tipo de trabalho que faço simulação de cores em predios e casas(programa proprio e proprietario) e depois faço efeitos com o resultado deste programa para apresentar ao cliente,,, bem que posso fazer o mesmo no inkscape,,, mais na manipulação de transparência o Xara é otimo..

bem resumindo ( ou confundindo) os dois são otimos,  gosto muito do inkscape, mais hoje me identifico mais com o Xara.... então sugiro, experimente os dois....

qto a importação de CDR,,,um acho dificil.... mais vou dar uma pesquisada também...

« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 21:29 por lueneberg »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:57 »
obrigado, lueneberg, pela explicação pra gente.

imagine vc iniciando hoje com esses dois softwares, praticamente do zero: se fosse pra vc começar a procurar tutoriais agora, nesse momento, vc começaria pelo xara ou pelo inkscape?

mais uma vez agradeço a atenção, e continuo buscando o plugin, sem resultado positivo até agora  :-\

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:00 »
Não entendo do assunto mas => http://sk1.sourceforge.net/

[],s

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:01 »
obrigado, lueneberg, pela explicação pra gente.

imagine vc iniciando hoje com esses dois softwares, praticamente do zero: se fosse pra vc começar a procurar tutoriais agora, nesse momento, vc começaria pelo xara ou pelo inkscape?

mais uma vez agradeço a atenção, e continuo buscando o plugin, sem resultado positivo até agora  :-\

[ ]s

hoje certemente eu usaria o Xara,,, como disse gostei dele,,, é o mais proximo ao Corel,,, em termo de aparencia....mais não desmereço o InkScape.... mais hoje no que faço prefiro Xara....

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Como "chutar" o Corel Draw?
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:09 »
Obrigado, lueneberg, pela paciencia e pelo esclarecimento!  ;)

Passo o dia todo buscando algo pra isso, e o salvador Tota me entra na partida aos 43 do segundo tempo e faz 1x0 pro nosso time. Pronto, é isso que procuro, salvador Tota.

Amanhã cedinho vou testar pra ver como o sK1 release se comporta com relação aos arquivos gerados pelas versões 11 e 12 do Corel e de que forma ele converte.

Se der certo, bom d+ pra todo mundo. Se não der, pelo menos temos uma ideia de como converter e utilizar esse formato sem ter que emular o Corel pelo Wine

Vlw, todos que se empenharam nesse topico. Abraços jurassicos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)