Autor Tópico: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?  (Lida 20875 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Online: 17 de Agosto de 2007, 19:08 »
então... eu tava usando o kurumin de live-cd e começei a gostar do KDE,porem gosto do GNOME @_@,uso uns programas do KDE no meu ubuntu...

sai melhor eu baixar o kubuntu ou usar o ubuntu + o "kubuntu-desktop" ?

qual é mais rapido e leve GNOME ou KDE ?

XFCE tem muitas alternativas de programas ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2007, 19:39 »
Salve!

O Xfce roda tanto os softwares nativos do Gnome qto os do Kde

Eu uso Xubuntu, e como não tem o Nautilus do Gnome do Ubuntu disponivel aqui, instalei e utilizo o K3B sem problemas

Não sei se o Gnome é mais leve que o Kde, pq nao gosto do Kde, mas te afirmo com certeza que o Xfce é mais leve (é por isso que o utilizo, meu hardware é um pouco limitado)

Dá uma olhada nos screenshots do Xfce do Dreamlinux

[ ]s garoto! t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

  • Visitante
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2007, 20:01 »
então... eu tava usando o kurumin de live-cd e começei a gostar do KDE,porem gosto do GNOME @_@,uso uns programas do KDE no meu ubuntu...

sai melhor eu baixar o kubuntu ou usar o ubuntu + o "kubuntu-desktop" ?

qual é mais rapido e leve GNOME ou KDE ?

XFCE tem muitas alternativas de programas ?

Caro hífen, ponto, hífen,

O legal é testar os três, o que será extremamente fácil se você dispuser de uma conexão mais rápida. Imaginemos que você instalou o Xubuntu, se digitar sudo apt-get install ubuntu-desktop e sudo apt-get install kubuntu-desktop, você terá os três instalados em sua máquina. Escolha após alguma experiência o seu preferido.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2007, 20:03 »
Escolha após alguma experiência o seu preferido.

O Piras tá certo  ;) Assino embaixo  8) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2007, 21:07 »
Cara uma dica que será muito útil (pelo menos comigo foi) é de quando for instalar os pacotes do "kubuntu-desktop" "xubuntu-desktop" e/ou "ubuntu-desktop" você NÃO usar apt-get e sim APTITUDE, porque na hora de remove-los (caso nao goste) remova com APTITUDE também e voltara como estava antes.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2007, 21:20 »
eu só uso aptitude pra instalar as cositas  :D  :D  :D vlw, fica o toque pra galera!  8)
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2007, 21:24 »
hum...

ja que o GNOME e o XFCE usam GTK eu vou dar um "aptitude install kubuntu-desktop" :)

outra duvida @_@,o XFCE é bastante personalizavel como os outros ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2007, 21:28 »
todos são!  ;) até o Fluxbox é bastante personalizável  :D  :D [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2007, 23:09 »
aproeitando o topic o que é aptitude ?

eu sei que é um instalador como o apt mas qual a diferença entre ele e o apt ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2007, 23:14 »
Acho que o Ubuntu é mais preparado que o Kubuntu e consequentemente, o Xubuntu, mas a opinião de cada um é que vale, pois você pode preferir o kubuntu ou o Xu...

Offline ZiOn!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2007, 23:43 »
Use a distribuição que já utiliza a biblioteca da maioria dos seus programas.

GTK+ = Gnome
QT = KDE

Piras

  • Visitante
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2007, 01:09 »
aproeitando o topic o que é aptitude ?

eu sei que é um instalador como o apt mas qual a diferença entre ele e o apt ?

Uma boa resposta, retirada das notas de lançamento do Debian Sarge:

 
Citar
A versão sarge do aptitude é o programa de gerenciamento de pacotes preferido para uso no console. Ele provou ser melhor em resolução de dependências do que o apt-get. O aptitude suporta a maiora das operações de linha de comando do apt-get. Caso você ainda esteja utilizando o dselect você também deveria testar o aptitude como sua ferramenta de gerenciamento de pacotes.

E há ainda este testemunho de um usuário:

Citar
1. o aptitude pode se parecer exatamente como o apt-get

Caso você use 'aptitude update' ou 'aptitude upgrade' ou 'aptitude install', o aptitude se parecerá e funcionará exatamente como   o apt-get, com algumas vantagens. Por isso, não existe curva de aprendizado.

2. o aptitude gerencia pacotes recomendados corretamente
Uma antiga falha do apt-get tem sido sua falta de suporte para o relacionamento Recommends (Recomenda, ou pacotes recomendados). O que é   um problema devido a muitos pacotes no Debian dependerem de pacote recomendados para obter software que o usuário comum geralmente usa com um pacote. Essa não é uma causa incomum de problemas : mesmo apesar de recentemente o suporte a pelo menos mencionar os pacotes recomendados ter sido acrescentado ao apt-get, ainda é fácil não notar esses avisos.

O aptitude suporta pacotes recomendados por padrão e pode ser configurado para suportar o relacionamento Suggests (Sugere, ou pacotes   sugeridos) também. Ele suporta a instalação de pacotes recomendados até   mesmo quando usado em linha de comando.

3. o aptitude acompanha os pacotes instalados automaticamente
 Pare de se preocupar com a remoção das bibliotecas e pacotes de suporte não utilizados de seu sistema. Caso você use o aptitude para instalar tudo,   o aptitude irá manter um registro de quais pacotes são instalados somente como dependências e removê-los quando os mesmos não forem mais necessários.

4. use o aptitude como um usuário normal e evite acabar com seu sistema
Talvez você não saiba que é possível executar o aptitude em modo GUI (na verdade TUI, uma vez que ainda não existe uma Gráfica, mas sim uma   interface Texto) como um usuário normal. Faça quaisquer mudanças que você queira e, caso você acabe criando uma grande confusão, somente tecle   'q' e saia do aptitude : suas mudanças não serão gravadas (o aptitude também lhe permite usar a combinação de teclas CTRL-U para   desfazer mudanças).   Como o aptitude está rodando como um usuário normal, você não pode estragar seu sistema até que você explicitamente peça ao aptitude para fazê-lo, e mesmo nesse caso o aptitude irá lhe pedir a senha   de root.

5. o aptitude possui uma interface poderosa e capacidades de buscas
Usando o navegador de categorias do aptitude, seu ótimo suporte para filtragem ao estilo mutt e procura de pacotes por nome, descrição,
mantenedor, dependências, etc, você será capaz de encontrar pacotes mais rápido do que nunca.

6. o aptitude permite manter controle do software obsoleto facilmente
Caso o Debian pare de distribuir um pacote, o apt irá manter esse pacote em seu sistema indefinidamente, sem avisos e sem atualizações. O   aptitude listará esse pacote em sua seção "Pacotes Obsoletos e Criado   Localmente", assim você pode ser informado do problema e fazer algo   a respeito.

7. o aptitude possui uma interface para o sistema de tarefas Debian
 O aptitude lhe permite usar o sistema de tarefas Debian da forma como   ele foi idealizado. Você pode navegar pelas tarefas disponíveis,
selecionar uma tarefa para instalação e então entrar dentro da tarefa e desmarcar as partes da tarefa que você não precise para que as mesmas   não sejam   instaladas. O apt-get não possui suporte para tarefas e  o aptitude é melhor até mesmo que ferramentas de propósito especial como   o tasksel.


Em suma, o aptitude é outro metagerenciador de pacotes baseado no APT. Ele não tem uma interface gráfica tão confortável quanto o Synaptic, o que tornou o apt-get muito mais popular. Mas, sua interface em curses é excelente para pesquisas.

Para usá-lo no terminal os comando serão idênticos aos do apt-get. Apenas troque apt-get por aptitude:

sudo aptitude install xubuntu-desktop

OBS.: Com o comando sudo apt-get autoremove, que expurga do seu sistema as dependências inúteis, as vantagens do aptitude sobre o aptitude diminuíram um pouco no Ubuntu. Mas, ao menos no terminal, eu preferiria o aptitude ao apt-get.

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2007, 08:26 »
então... eu tava usando o kurumin de live-cd e começei a gostar do KDE,porem gosto do GNOME @_@,uso uns programas do KDE no meu ubuntu...

sai melhor eu baixar o kubuntu ou usar o ubuntu + o "kubuntu-desktop" ?

qual é mais rapido e leve GNOME ou KDE ?

XFCE tem muitas alternativas de programas ?

Em fui sempre variando entre o gnome e o kde de acordo com a distribuição.
Aí vai a minha experiência pessoal do últimos tempos...

Por exemplo, há uns 2 anos quando usava Suse, eu estava com o Gnone. Isso porque já usava esse ambiente quando usava Fedora. Fui percebendo que gostava mais das aplicações do KDE e da forma como o Suse deixava o KDE mais polido e mais rápido e então mudei para KDE. O desempenho do KDE no OpenSuse era bem melhor que o Gnome - na verdade com o recurso a aplicações desenvolvidas com mono ("o .Net do linux") o desempenho piorava de versão para versão. Em abril de 2007, quando decidi experimentar o Ubuntu, comecei com o Kubuntu por causa do habito com o KDE. Entretanto no dia 15 deste mes, como danifiquei a minha instalação do Kubuntu, em vez de a reparar decidi instalar o Ubuntu mantendo o ambiente Gnome.

Confesso que no Ubuntu gosto mais assim com o Gnome. Não deixo de usar as aplicações KDE (as que uso mais são o Kopete e K3b). Tudo parece mais polido e bem conseguido. Só com o Gnome consegui ter Compiz-fusion a funcionar. O desempenho também me parece um pouquinho melhor.

Como vêem eu não tenho qualquer tipo de fundamentalismo, apenas vou por aquilo que me parece melhor numa determinada circunstância.

Conclusão: Enfim cada distro pode ter variações na implementação do deskop com um ou outro ambiente. Mas nada como experimentar e decidir.




Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2007, 08:46 »
Eu sou fan do kde, mas o gnome é mais leve.
Acho o kde mais facil de customizar, não gosto do gerencidador de arquivos do gnome.
Se vale como dica, use o Kubuntu Beta 1, ele é bem legal, da uns bugzinhos as vezes, mas to usando ele e não pretendo mudar.
Entre gnome e xfce eu usaria xfce.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Kubuntu ou Xubuntu ?
« Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2007, 15:16 »
obrigado, amigo Piras, pelo esclarecimento das diferenças e vantagens entre o apt-get e o aptitude. Eu mesmo tinha duvidas a esse respeito, que foram clareadas com tua postagem.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)