Autor Tópico: Monitor sem imagem  (Lida 5778 vezes)

Offline LaRaNjAo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Monitor sem imagem
« Online: 20 de Agosto de 2007, 16:27 »
Boa noite, sou um utilizador descontente com o windows, e como só tenho ouvido falar desta beleza que é o ubuntu (e também porque já uso linux no trabalho) decidi experimentar.

antes de instalar, coloquei o cd para fazer boot e experimentar antes de instalar, só que depois de aparecer a barra laranja a preencher, fico sem imagem, e com uma mensagem no ecrã a dizer out of bounds.


Tenho um monitor de 19" wide screen, que até agora nunca me deu problemas em resolução nenhuma, e uma ATI Radeon 9600 de 128 Mb.

Pelo que tenho lido, o ubuntu tem alguns problemas com os drivers ATI, será disso?


obrigado em antemão pela ajuda

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2007, 16:32 »
Existem duas opções para iniciar o LiveCD, tentou as duas? A primeira não recordo o nome, a segunda se não me engano é em modo gráfico seguro (tente esta se não tiver tentado ainda).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline LaRaNjAo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2007, 16:35 »
obrigado pela resposta.


sim, já tentei as duas.

a do modo seguro foi mesmo agora, e nada :(

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2007, 16:40 »
obrigado pela resposta.


sim, já tentei as duas.

a do modo seguro foi mesmo agora, e nada :(

Engraçado que tenho uma placa de vídeo igual a sua e nunca tive problemas, qual ubuntu esta tentando instalar? Descreva seu hardware todo, quem sabe não achamos o que pode ser (estou pensando no seu monitor que é a diferença, mas não acho que seria suficiente para isto).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline LaRaNjAo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2007, 16:43 »
Processador Pentium IV 2400 Mhz
Memoria 512 Mb DDR 333
Motherboard Asus P4P800-X
Placa de som onboard
Placa Gráfica ATI Radeon 9600 SE 128 Mb
Monitor Mirai 19" Wide screen



e estou a tentar instalar o ubuntu 7.04

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2007, 19:41 »
LaRaNjAo, presumo que o seu monitor é LCD certo? (19" Wide)

Cara, já tive o mesmo problema quando fui instalar o Ubuntu na casa de um cliente, mas tentei no máximo 3 vezes e funcionou.

Quantas vezes você tentou?

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2007, 21:41 »
hmm, tenta reiniciar o X .. quando tiver terminado de carregar usa CTRL + ALT + Backspace
agora aperta CTRL + ALT + F1 para mudar de area e agora da um startx

talvez funcione.. agora se for problemas com o monitor mesmo então não vai funcionar..

boa sorte

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2007, 21:44 »
Já aconteceu comigo em alguns micros e a solução foi instalar diretamente utilizando o Alternate, depois de instalado o Ubuntu funcionou perfeitamente.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2007, 21:48 »
Já aconteceu comigo em alguns micros e a solução foi instalar diretamente utilizando o Alternate, depois de instalado o Ubuntu funcionou perfeitamente.

Pois é Versuri, concordo com você, mas é estranho porque o hardware dele em si não é um segredo para o Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2007, 22:37 »
Bom, então vou tentar explicar um provável motivo...

No bios temos as informações de varias resoluções tanto para CRT como DVI .. independentemente da placa...
Por sua vez o X tenta ler primeiro a informação que a placa de vídeo transmite, mais ou menos assim:

X diz: Oi placa de video tudo bem?
Placa diz: Sim, vamos começar o trabalho.
X diz: informe primeiro, as resoluções, freqüências e taxas de atualização a que é capaz de operar.
Placa diz: Ok brow.. tae > 1600x1200 85hz@w160~h50....

Agora obvio o X e a placa devem falar a mesma linguagem, caso contrario da nisso

X diz: Oi placa de video tudo bem?
Placa diz: wt* you'r saying?

A partir desse momento o X ignora as informações da placa e lê as do BIOS, é ai que da erro, o Bios acaba informando uma resolução não suportada e o X achando que está tudo bem vai em frente.. durante o boot do ubuntu ( o splash image ) usa-se a resolução 1024x768@60hz sempre pois não é controlado pelo X, apos o boot ( iniciando gdm ) o X tenta usar a resolução mais alta que o Bios informou...

esses são dados de um artigo que li recentemente sobre o X, e tentei "traduzir" pra uma linguagem mais compreensível.. e por acaso a informação bate com esse problema, pois placas ATI não tem uma boa historia de amizade com o X...

lembrando que a placa de video fala uma linguagem entendida pelo monitor.. existe uma padrão, mas caso o monitor não entenda a placa de video usa a que ele entende... mas bom melhor parar a explicação por aqui, ta ficando grande e afinal não vai ajudar... desculpem!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2007, 23:00 »
Que isso Esfinge! Vai ajudar e muito a galera! Você escolheu uma ótima forma de explicar tudo, com esse "papo cabeça" entre hardwares hehehehe  Muito show! Parabéns pela criatividade!

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2007, 07:28 »
Será que não há problemas com o CD? Já tive casos em que não consegui rodar com um CD, coloquei outro para rodar e funcionou, esse tipo de problema eu chamo de "pau do além" pois não tenho a mínima idéia porque isso ocorre.

Como exemplo, tenho em casa outro micro que o 7.04 não roda de jeito nenhum porém o 6.06 roda normalmente...."pau do além" de novo.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2007, 09:35 »
HHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAH "pau do além" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

Calma... deixa eu me recuperar... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAH

Ha... he... Pois é Versuri, tive um problema parecido com o meu 7.04, acho que foi mal gravado, e sempre da pau no Compiz que vem nativo, posso fazer uma instalação novinha, mas se eu ligar o Compiz nativo; se eu desliga-lo e liga-lo denovo da um "pau do além" também... a minha teoria é problema com o CD... não me lembro, mas acho que ele foi gravado em uma velocodade alta por que eu estava com pressa (e estava na casa de um amigo e estava afoito pelo meu Ubuntu e doido pra ir pra casa testar a novidade...) Ta ái a dica: Não tenha pressa pra gravar CD... até hoje meu Compiz dá uns "pau do além"...

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2007, 11:44 »
isso é fato: pau do além existe!
MAhahaHAHhaH

mas pau do além ou não, sempre bom conferir a md5sum  :)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Monitor sem imagem
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2007, 11:52 »
Sim, maravilhosa "ferramenta" essa Esfinge! Você sabe como eu faço pra usa-la pra analisar uma imagem ISO? Queria fazer essa análise no K3B, antes de gravar as imagens, mas se você não souber pode ser na linha de comando mesmo, ou qualquer outra forma pra que eu possa analisar minhas imagens ISO antes de grava-las no K3B.