Autor Tópico: Salvando email no thunderbird  (Lida 6764 vezes)

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Salvando email no thunderbird
« Online: 20 de Agosto de 2007, 23:09 »
Quando tento salvar um email na minha pasta pessoal ou no desktop, utilizando o thunderbird, o arquivo é salvo com extensão eml e ao tentar abrí-lo aparece a mensagem:"

Não foi possível abrir RES: Débito de Mensalidades.eml

O nome de arquivo "RES: Débito de Mensalidades.eml" indica que este arquivo é do tipo "eml documento". O conteúdo do arquivo indica que ele é do tipo "Documento somente texto". Se você abrir este arquivo, ele pode apresentar um risco à segurança do seu sistema.
Não abra o arquivo a não ser que você mesmo o tenha criado, ou que o tenha recebido de uma fonte confiável. Para abrir o arquivo, renomeie-o com a extensão correta para "Documento somente texto" e, então, abra-o normalmente. Como alternativa, use o menu Abrir Com para escolher um aplicativo específico para o arquivo.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2007, 00:26 »
Quando tento salvar um email na minha pasta pessoal ou no desktop, utilizando o thunderbird, o arquivo é salvo com extensão eml e ao tentar abrí-lo aparece a mensagem:"

Não foi possível abrir RES: Débito de Mensalidades.eml

O nome de arquivo "RES: Débito de Mensalidades.eml" indica que este arquivo é do tipo "eml documento". O conteúdo do arquivo indica que ele é do tipo "Documento somente texto". Se você abrir este arquivo, ele pode apresentar um risco à segurança do seu sistema.
Não abra o arquivo a não ser que você mesmo o tenha criado, ou que o tenha recebido de uma fonte confiável. Para abrir o arquivo, renomeie-o com a extensão correta para "Documento somente texto" e, então, abra-o normalmente. Como alternativa, use o menu Abrir Com para escolher um aplicativo específico para o arquivo.


A resposta é auto-explicativa... a extensão ".eml" é típica do Windows ( Outlook, creio), e indica baixa segurança. Copie o conteúdo do e-mail para um arquivo texto normal ( sem extensão, no Ubuntu) ou mesmo um arquivo ".txt" e poderá manuseá-lo sem problemas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2007, 02:46 »
Só para constar:

essa mensagem é meio traiçoeira, pois recebi uma igual para uma imagem jpg (ou png, não lembro ao certo), insisti em abrir (a imagem era minha e, portanto, não havia risco) e o Gnome passou a não mostrar a pré-visualização de imagens (quaisquer imagens). Resolvi o problema depois de algum sofrimento criando uma sessão limpa (nova) do Gnome para mim.

Agora, quando recebo essa mensagem (troco muitos arquivos por e-mail), renomeio o arquivo com a extensão sugerida pelo Gnome (ou retiro a extensão, até porque dá no mesmo) e não tenho problemas.

Portanto, meu conselho é que é melhor selecionar o arquivo com o mouse, apertar um F2 e retirar a extensão eml, em vez de abrir para copiar o conteúdo.

A outra opção e copiar pelo terminal, que (acho eu) é a idéia dada pelo dino-colega VB5 (comando: cp arquivo.eml arquivo).

[].
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 02:50 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2007, 14:36 »
Obrigado, mas quero saber como salvar sem "eml", guardando as características iniciais.
O artifício copiar eu já o faço, porém se torna artificial, não representando o layout do email como recebido.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2007, 15:40 »
Eu não uso o Thunderbird mas ele deve ter a opção "salvar como" no menu arquivo. Use a opção em questão e salve como txt ou rtf, que admite uma melhor formatação.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2007, 15:42 »
Uma opção para manter a formatação intacta do email é só imprimir ele para pdf, não?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2007, 15:52 »
Citação de: pinduvoz
essa mensagem é meio traiçoeira, pois recebi uma igual para uma imagem jpg (ou png, não lembro ao certo), insisti em abrir (a imagem era minha e, portanto, não havia risco) e o Gnome passou a não mostrar a pré-visualização de imagens (quaisquer imagens). Resolvi o problema depois de algum sofrimento criando uma sessão limpa (nova) do Gnome para mim.

pinduvoz,
no meu primeiro post aqui no forum eu tive exatamente este problema, e confesso que até hoje não sei como resolver. A solução que dei na época foi a reinstalação do Ubuntu, o que agora nem imagino fazendo, pois está todo configurado, e tal.

Essa foi o meu post:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22093.msg120641.html#msg120641

Apenas para atualizar os dados, larguei a versão 64bits e estou usando a 32bits.

Você poderia me ensinar como resolver esse problema? O que você quis dizer com "criando uma sessão limpa (nova) do Gnome"?

Valeu!
Abs

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2007, 16:32 »
De dino para dino.

O tópico do meu problema (era com png):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23565.msg131426.html#msg131426

Explicando melhor a sessão limpa:

no login (GDM) escolha "sessões" e "Gnome" (o padrão é "última seção"). Alterada a sessão o GDM pergunta se a alteração será por uma sessão ou para sempre: padrão. Escolha padrão.

Lendo o tópico linkado acima dá para ver que soluções muito mais complicadas foram tentadas até que a de criar uma sessão nova, muito mais simples, resolveu a questão.

[] jurássico.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Salvando email no thunderbird
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2007, 16:40 »
Valeu, meu caro!
Vou pesquisar esta solução, apesar de eu já ter resolvido por um caminho bem radical, apenas à título de estudo, ou seja, ver se entendi direito os passos. Não vou executar, só estudar mesmo.

Em linguagem jurássica: amplexos!
 :D

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)