Autor Tópico: Por que abandonei o ubuntu...  (Lida 35427 vezes)

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Por que abandonei o ubuntu...
« Resposta #75 Online: 10 de Novembro de 2007, 09:44 »
Blz XD

Vou passar mais um tempo com o ubuntu, me acostumar com ele, conhecer os programas, depois qd eu tiver grana pra comprar mais cds dai eu testo as outras distros. Mesmo pq vai mudar certos comandos no terminal, então uma coisa de cada vez hehe
yari yari...

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Por que abandonei o ubuntu...
« Resposta #76 Online: 10 de Novembro de 2007, 14:06 »
Fedora, OpenSuse e Mandriva são excelentes distros, sendo que as duas últimas são mais simples de usar do que o Ubuntu (que, convenhamos, também é "moleza", especialmente por conta deste Fórum).

Mas o gerenciamento de pacotes, via .rpm, é muuuuuuito lerdo, e isso me irrita a ponto de não conseguir usar nenhuma das três.

grande andré, terei de discordar de ti em partes. o gerenciamento de pacotes rpm, por default, na maioria das distros que os utiliza, é lento.

ex: o Yast, vindo padrão com os OSS + infinitos repositorios fica lento igual a uma lacraia, no OpenSUSE

ex2: para as distros que usam Yum, que utilizo (CentOS e Fedora) - se habilitar o repositorio RPMForge, que tem de tudo (até o alex kid do master system tá la hehehe) o Yum (opa falando em ambiente grafico - Pirut ou Yumex) ficam lentos pacas

agora, se o usuario souber habilitar os repositorios certos, o Yast fica muito mais rapido que o Synaptic. pra variar, vou dar outro exemplo: vamos supor que vc tá no OpenSuse, e quer instalar o o e o thunderbird. tem dois repositorios, um da Mozilla e outro da o, simples. vc habilita os dois e faz o que precisa. depois desabilita eles e habilita apenas o OSS_Updates. Pronto, o Yast vai funcionar bem rapido. o pessoal do opensuse automatizou muito disso criando uma especie de "aptitude", chamado SMART, alguem já ouviu falar? funciona muito bem

o problema que vejo não são os rpms, mas o usuario não sacar direito como otimizar a coisa a seu favor.

q tu acha, andre? se eu tiver errado, amigão, me corrige, pois estou postando apenas frutos do que to vivenciando agora com o novissimo Fedora 8, com o OpenSuse 10.3 e com o CentOS 5, pois o PCLinuxOS nao citei, pois ele utiliza o Synaptic para manipulação de arquivos rpm, igual o Conectiva usava antes

Abração, meu amigo. t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

isdiru

  • Visitante
Re: Por que abandonei o ubuntu...
« Resposta #77 Online: 10 de Novembro de 2007, 14:30 »
Boas,devo ser muito burro,não consigo entender como é possivel algumas pessoas que vivem elogiando outras distros ,e  continuam  a usar o Ubuntu sendo  que: Mandriva,Opensuse,Pclinux,Fedora etc são muito mais faceis e rapidos.(na opinião deles)

Quem sabe na  minha lentidão um dia chego  a comprender.

Ahhhh faz favor.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Por que abandonei o ubuntu...
« Resposta #78 Online: 10 de Novembro de 2007, 16:17 »
Boas,devo ser muito burro,não consigo entender como é possivel algumas pessoas que vivem elogiando outras distros ,e  continuam  a usar o Ubuntu sendo  que: Mandriva,Opensuse,Pclinux,Fedora etc são muito mais faceis e rapidos.(na opinião deles)

Quem sabe na  minha lentidão um dia chego  a comprender.

Ahhhh faz favor.

ei, isdiru, foi pra mim? se foi, sinto o maior prazer em te responder  8)

seguinte: eu recomendo a todos a utilizarem o Ubuntu, pois pra mim é a distro mais bem documentada, para usuarios que sairam do windows e vieram para o linux. tenho um carinho muito grande pelo ubuntu, pois foi a distro que marcou a minha retirada 100% do SO da Microsoft

no entanto, amigo, chega um ponto em que vc sente necessidade de algo mais, pelo menos comigo foi assim, e eu sempre testo as outras distros, para saber o que ocorre no mundo Linux.

as distros que citei tem vantagens e desvantagens, e sei enumera-las se vc quiser, para um melhor esclarecimento seu

mas entao, eu administro uma rede com 68 (acho que são 68 msmo, nao contei) pcs com o Dapper 6.06, o LTS (Long Time Suporte) que darão conta do recado pra mim até o fim de 2008. No meu pc principal, no trabalho, coloco a ultima versão do Ubuntu, no caso coloquei o Gutsy e ele me deu um Kernel Panic, pra vc ver. O Feisty nunca me deixou na mão, mas tudo bem, que venha a proxima LTS

Em casa, isdiru, eu gosto muito, mas muito mesmo, do Fedora, mas acho que ele não é para ambiente corporativo, haja vista que a Red Hat patrocina ele para lançar as novidades, e juntam o que funciona melhor e mais estavel no RH, e se tu nao tem grana vc pode ir para o RHLFree, que é o CentOS.

Agora, já que vc se fechou no ambiente Ubuntu, isso é otimo pra vc, pois o suporte aqui, e as pessoas do forum sao muito amigas e te ajudam (outras distros pecam nesse ponto). Mas acho vc podia, isdiru, aproveitar essas leituras e somar ao teu conhecimento, entende?

Não estou criticando vc, estou te dizendo que outras distros tem tbm suas qualidades, e vc tem que saber o que é bom do que não é, o que as outras estão fazendo, o que de melhor vc pode aproveitar do Linux, pois afinal, colega, é tudo Linux  ;)

Detalhe, que vc nao sabe: Estou fazendo a análise do Fedora 8, que lançou ante ontem, há um dia, e o Desktop dele muda de cor de acordo com a hora do dia. Isso não tem no Gutsy, pelo menos que eu saiba. Mas essas e outras eu vou colocar na analise, a fim de trazer mais conteudo pra gente, e não ficar apenas inflando o forum de criticas à ultima versão do Ubuntu.

Há, outra coisa: lançaram o Fedora 8 há dois dias e ontem mesmo o FAQ pra ele, em pt-BR, já estava pronto, veja: http://linux-fedora.org/wiki/index.php?title=FAQ_do_Fedora_8

Ao invés de dar ouvidos aos que ficam falando mal da distro, colega, leia atentamente as analises dos lançamentos. Uma pessoa que faz isso muito bem, aqui no forum, é o Galactus. Outro que vale a pena vc ler o conteudo escrito é o Gabriel0085, e soluções tecnicas leia atentamente as falas do clcampos e do VB5, e por aí vai, tem muita gente boa por aqui, isdiru, nem dá pra enumerar todo mundo  ;)

Ah, ia esquecendo: o PCLinuxOS é mais facil, mas o Fedora é um pouquinho mais tecnico, dai vai do gosto do freguês. Mas nada pra mim supera a estabilidade do Dapper 6.06 LTS para empresas, isdiru, e essa experiencia venho somando há uma decada de linux já, graças a Deus  :D  :D  :D

Espero ter clareado pra ti meu pto de vista, amigo. Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)