Boas,devo ser muito burro,não consigo entender como é possivel algumas pessoas que vivem elogiando outras distros ,e continuam a usar o Ubuntu sendo que: Mandriva,Opensuse,Pclinux,Fedora etc são muito mais faceis e rapidos.(na opinião deles)
Quem sabe na minha lentidão um dia chego a comprender.
Ahhhh faz favor.
ei, isdiru, foi pra mim? se foi, sinto o maior prazer em te responder
seguinte: eu recomendo a todos a utilizarem o Ubuntu, pois pra mim é a distro mais bem documentada, para usuarios que sairam do windows e vieram para o linux. tenho um carinho muito grande pelo ubuntu, pois foi a distro que marcou a minha retirada 100% do SO da Microsoft
no entanto, amigo, chega um ponto em que vc sente necessidade de algo mais, pelo menos comigo foi assim, e eu sempre testo as outras distros, para saber o que ocorre no mundo Linux.
as distros que citei tem vantagens e desvantagens, e sei enumera-las se vc quiser, para um melhor esclarecimento seu
mas entao, eu administro uma rede com 68 (acho que são 68 msmo, nao contei) pcs com o Dapper 6.06, o LTS (Long Time Suporte) que darão conta do recado pra mim até o fim de 2008. No meu pc principal, no trabalho, coloco a ultima versão do Ubuntu, no caso coloquei o Gutsy e ele me deu um Kernel Panic, pra vc ver. O Feisty nunca me deixou na mão, mas tudo bem, que venha a proxima LTS
Em casa, isdiru, eu gosto muito, mas muito mesmo, do Fedora, mas acho que ele não é para ambiente corporativo, haja vista que a Red Hat patrocina ele para lançar as novidades, e juntam o que funciona melhor e mais estavel no RH, e se tu nao tem grana vc pode ir para o RHLFree, que é o CentOS.
Agora, já que vc se fechou no ambiente Ubuntu, isso é otimo pra vc, pois o suporte aqui, e as pessoas do forum sao muito amigas e te ajudam (outras distros pecam nesse ponto). Mas acho vc podia, isdiru, aproveitar essas leituras e somar ao teu conhecimento, entende?
Não estou criticando vc, estou te dizendo que outras distros tem tbm suas qualidades, e vc tem que saber o que é bom do que não é, o que as outras estão fazendo, o que de melhor vc pode aproveitar do Linux, pois afinal, colega, é tudo Linux
Detalhe, que vc nao sabe: Estou fazendo a análise do Fedora 8, que lançou ante ontem, há um dia, e o Desktop dele muda de cor de acordo com a hora do dia. Isso não tem no Gutsy, pelo menos que eu saiba. Mas essas e outras eu vou colocar na analise, a fim de trazer mais conteudo pra gente, e não ficar apenas inflando o forum de criticas à ultima versão do Ubuntu.
Há, outra coisa: lançaram o Fedora 8 há dois dias e ontem mesmo o FAQ pra ele, em pt-BR, já estava pronto, veja:
http://linux-fedora.org/wiki/index.php?title=FAQ_do_Fedora_8Ao invés de dar ouvidos aos que ficam falando mal da distro, colega, leia atentamente as analises dos lançamentos. Uma pessoa que faz isso muito bem, aqui no forum, é o Galactus. Outro que vale a pena vc ler o conteudo escrito é o Gabriel0085, e soluções tecnicas leia atentamente as falas do clcampos e do VB5, e por aí vai, tem muita gente boa por aqui, isdiru, nem dá pra enumerar todo mundo
Ah, ia esquecendo: o PCLinuxOS é mais facil, mas o Fedora é um pouquinho mais tecnico, dai vai do gosto do freguês. Mas nada pra mim supera a estabilidade do Dapper 6.06 LTS para empresas, isdiru, e essa experiencia venho somando há uma decada de linux já, graças a Deus
Espero ter clareado pra ti meu pto de vista, amigo. Abraços