Autor Tópico: [Resolvido] Problema com montagem e execução de cd de áudio no xmms  (Lida 1995 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Olá, galera.

Apesar de o meu problema ser bastante semelhante ao mostrado aqui em um outro tópico (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,24177.0.html), decidi postar um novo, primeiro porque não consegui solucionar o meu problema e segundo porque talvez a natureza deste seja um pouco diferente da do mostrado no link. Posto abaixo o problema e a solução relatados no link acima.

Problema:
Citar
Tenho uma dúvida em relação a cds de áudio no Ubuntu 7.04.
Não tenho nenhum problema para ouvir esses cds, eles são executados normalmente.
O que me intriga é onde eles são montados no sistema. Já olhei em /mnt em /media/cdrom0 e eles não aparecem lá. Já os cds contendo programas são montados em /media/cdrom0. Por que os de música não aparecem lá também?

Outra coisa que eu gostaria de saber é como alterar o aplicativo padrão que lê os cds de música. Atualmente eles são lidos pelo Sound Juicer assim que inseridos no drive, mas eu gostaria que isso acontecesse com o xmms.

Obrigado.

Solução:
Citar
Eu troquei o comando sound-juicer -d %d que estava lá por xmms -p /media/cdrom e agora está do jeito que eu queria. É só colocar um cd de música no drive que o xmms começa a tocar.

Mas reparem que coisa estranha... eu precisava dizer para o xmms o caminho de montagem dos cds e acabei colocando o /media/cdrom para ver no que dava e para minha surpresa funcionou.  Hein?
Acontece que quando um cd está tocando você pode navegar até esse diretório (tanto pelo nautilus quanto pela linha de comando) que o mesmo sempre aparece vazio, dando a impressão que o cd não está montado ali.
Quem explica uma coisa dessa? rsrsrs

Obrigado a todos que me ajudaram.


Uma diferença básica. Para poder a lista de execução do cd aparecer certinha no xmms, eu usei o comando /mnt/cdrom em Sistema > Preferências > Unidades e Mídias Removíveis, porque xmms -p /media/cdrom não deu certo comigo. O problema é que a lista aparece, o player começa a tocar, mas não sai som nenhum. A barrinha de evolução da música anda, como se estivesse tocando, mas o oscilador (é esse o nome?) nem se mexe. Será que é algum problema de codec?

Quanto à montagem no Nautilus, eu tenho o mesmo problema: se for um cd de dados, vejo os arquivos em /mnt/cdrom. Mas se for de áudio, nada aparece, nem em mnt, nem em media. Tem como resolver isso?

Desculpem-me os que acharem que eu deveria ter postado isso no tópico a que me referi. De qualquer forma, agradeço a quem puder me ajudar.

Abraços.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2007, 09:29 por vinicius_aleao »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problema com montagem e execução de cd de áudio no xmms
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2007, 21:28 »
Já marcou "extração digital de áudio" na configuração do plugin "cd audio player" do XMMS?

E na mesma configuração está correto o "dispositivo" e o "diretório" do seu drive de CD?

Para fazer isso acesse as preferências do XMMS (clique direito nele abre o menu), marque o plugin e aperte o botão configurar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Problema com montagem e execução de cd de áudio no xmms
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2007, 23:09 »
Resolveu, Pinduvoz!!! Brigadão, cara!

Acho que eu estava fazendo tempestade em copo d'água!  ;D Brigadão, tô te devendo essa!

-- Editando --

Mas galera, alguém sabe como é que resolve o outro problema, o do Nautilus, que não mostra os arquivos de áudio? Se alguém puder...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 23:23 por vinicius_aleao »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problema com montagem e execução de cd de áudio no xmms
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2007, 04:16 »
Você quer dizer tocar a música quando vc. passa o mouse sobre o arquivo?

Se for isso o tuto de multimídia do Galactus diz quais são o pacotes que tem que instalar:

mpg123 (para ouvir mp3 no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
mpg321 (para ouvir mp3 no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
gqmpeg (para ouvir ogg no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)

Ah, e põe um "resolvido" no título do tópico quando estiver OK, tá legal?

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Problema com montagem e execução de cd de áudio no xmms
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2007, 07:30 »
Não, não é isso não. É porque os arquivos de áudio do cd (apenas de cds de música, não os que estão no HD) não aparecem no Nautilus, e eu gostaria que aparecessem. É que às vezes você já está no Nautilus, quer dar dois cliques sobre uma música do cd diretamente (sem ter que abrir o xmms pra depois adicionar), e não tem como...

Quanto ao "resolvido", assim que alguém me responder essa pergunta, eu coloco.  ;D

Valeu.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problema com montagem e execução de cd de áudio no xmms
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2007, 08:01 »
Acho que nenhum navegador de arquivos abre CDs de áudio. Eles só podem ser tocados.

Me corrijam aqui se eu estiver errado.
:: Linux Registered User nº 439378 ::