Autor Tópico: Instalar rpm  (Lida 10308 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2007, 13:55 »
Eu vi videos no site que enviou sem problemas, inclusive consigo ver vídeos na globo.com, sendo que tem muitos que também reclamam de lá.

Antes de tentar esta instalação leia o tópico Multimídia no Ubuntu 6.10 (Edgy Eft)! do Galactus que é muito bom.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:58 »
Olá Cicampos,
Posso utilizar este guia mesmo tendo instalado o ubuntu 70.4?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:00 »
Eu acredito que sim. Eu mesmo não o usei, aqui ao invés disto usei o automatix e instalei os codecs por lá.

O cuidado que você tem que ter é de usar repositórios do Feisty, e não do Edgy.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:06 »
Desculpe, o correto esta aqui:

Multimídia no Ubuntu 7.04!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:40 »
Oi Cicampos,
Foi esse que eu tentei seguir, mas eu era mais ingênuo do que sou hoje, hehehe..., foi logo a primeira vez que instalei o Ubuntu.
Aproveitando a oportunidade veja se pode me esclarecer.
Pretendo formatar o micro, o sistema não está ruim, mas eu instalei muita coisa sem necessidade alguma, no Win era facil, ele formatava toda unidade C e instalava novamente, ele não guardava nada na unidade D.
Observei que no Ubuntu é diferente, ele guarda muita informação na Home, pois quando formatei veio configurado minha tela, não perdi meus favoritos, contatos, etc..., na Home tem muitos arquivos ocultos, (.qualger coisa).
Fica a pergunta, quando reinstalar o Ubuntu estes arquivos também serão retirados, ou terei que retira-los na unha (deletando), para que fique uma instalação limpa?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:53 »
Bom nesta parte o tanto windows como Linux funcionam mais ou menos iguais, visto que é na "home" (Documents and Settings) do usuário no windows que ficam guardados arquivos, emails, configurações personalizadas do usuário  e etc.

Agora respondendo sua pergunta. Caso você tenha criado uma partição separadamente para o /home os arquivos que estão lá continuaram, e as configurações já feitas serão adotadas pelos programas. Caso seja do seu interesse começar do zero basta excluir estes arquivos/diretórios iniciados com . (ponto), mas tenha cuidado pois podem existir informações importantes, como por exemplo email, caso use o thunderbird.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2007, 17:04 »
Valeu Cicampos,

Oba!!! Esta noite tenho diversão garantida, hehehe....
Para ser franco, preciso de pouca coisa além do que vem instalado, é mais para aprender ou fuçar ou os dois juntos, sabe como é, se não fuça não bagunça e se não bagunça não aprende nada.
A propósito, o Ubuntu tá uma parada, o fórum também, vai dar trabalho para gente grande.
Abraços,

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2007, 17:08 »
É isso ai Nelson, a coisa é assim mesmo... é brincando que se aprende, e qualquer problema procure aqui no fórum e no google, não encontrando não deixe de pedir ajuda que a galera aqui manda muito bem.

Boa sorte com o Ubuntu, um abraço.

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Piras

  • Visitante
Re: Instalar rpm
« Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2007, 21:12 »
Pelo que sei, a ultima versão disponível para transferências no site do Mplayer é exatamente aquela oferecida pelo Ubuntu. Não vejo justificativa nenhuma para instalar pacotes RPM, exceto em casos raríssimos.

É preciso ter em mente que instalar pacotes estrangeiros ao sistema pode provocar vários conflitos de dependências. E raros são os pacotes RPM ou TGZ que já não contam com um DEB equivalente. E um DEB bastante atualizado, pois há uma nova versão do Ubuntu estourando a cada seis meses.

O problema é que antes mesmo de ativar os repositórios universe e multiverse as pessoas já vão procurando pacotes estrangeiros na Web. Assim, antes de vasculhar a Web, cumpre ir ao Synaptic, ali no menu Configurações, no item Repositórios e, na alça Pacotes Ubuntu, clicar em todas as alternativas. Aconselhável também trocar o Server for Brazil pela opção Main Server na barra Baixar de. E não custa também procurar repositórios alternativos, que existem aos montes na Rede. Vários deles já foram indicados aqui mesmo nos nossos tópicos. Basta fuçar um pouquinho.

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2007, 21:43 »
Olá Piras

Obrigado pelas dicas, é que sou muito novo no Linux (1 mês aproximadamente), mas devagar e com a ajuda e a paciência suas vou me aprimorar.
Abraço.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:29 »
Pelo que sei, a ultima versão disponível para transferências no site do Mplayer é exatamente aquela oferecida pelo Ubuntu. Não vejo justificativa nenhuma para instalar pacotes RPM, exceto em casos raríssimos.

É preciso ter em mente que instalar pacotes estrangeiros ao sistema pode provocar vários conflitos de dependências. E raros são os pacotes RPM ou TGZ que já não contam com um DEB equivalente. E um DEB bastante atualizado, pois há uma nova versão do Ubuntu estourando a cada seis meses.

O problema é que antes mesmo de ativar os repositórios universe e multiverse as pessoas já vão procurando pacotes estrangeiros na Web. Assim, antes de vasculhar a Web, cumpre ir ao Synaptic, ali no menu Configurações, no item Repositórios e, na alça Pacotes Ubuntu, clicar em todas as alternativas. Aconselhável também trocar o Server for Brazil pela opção Main Server na barra Baixar de. E não custa também procurar repositórios alternativos, que existem aos montes na Rede. Vários deles já foram indicados aqui mesmo nos nossos tópicos. Basta fuçar um pouquinho.

Eu já tinha alertado isto a ele Piras, só me esquecido de conferir se todos os repositórios estavam habilitados. Meu sistema funciona de forma estável sempre, e raramente tenho problemas, mas fora os repositórios do Compiz-fusion (resisti enquanto pude) não tenho outros repositórios "estrangeiros" habilitados. Claro que não sou assim tão comportado, tenho o automatix instalado, e alguns outros programas fora dos repositórios, mas normalmente habilito o repositório para instalar o que desejo, e ao final comento o tal repositório novamente (inclusive o do automatix).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Piras

  • Visitante
Re: Instalar rpm
« Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:41 »
Olá Piras

Obrigado pelas dicas, é que sou muito novo no Linux (1 mês aproximadamente), mas devagar e com a ajuda e a paciência suas vou me aprimorar.
Abraço.

Caro Nelson,

Se depender da paciência e do auxílio dos colegas do Fórum Ubuntu Brasil, muito brevemente é você que estará auxiliando outros iniciantes! É só não desanimar com os muitos erros que geralmente cometemos ao fuçar muito em nosso sistema. E o problema é que este "fuçar muito e errar" é essencial para aprender rapidamente. Então, bons erros e desastres para você, amigo. E benvindo ao nosso fórum!

Meu sistema funciona de forma estável sempre, e raramente tenho problemas, mas fora os repositórios do Compiz-fusion (resisti enquanto pude) não tenho outros repositórios "estrangeiros" habilitados. Claro que não sou assim tão comportado, tenho o automatix instalado, e alguns outros programas fora dos repositórios, mas normalmente habilito o repositório para instalar o que desejo, e ao final comento o tal repositório novamente (inclusive o do automatix).

Caro clcampos,

Então você é bem mais cuidadoso do que eu!

Piras

  • Visitante
Re: Instalar rpm
« Resposta #27 Online: 25 de Agosto de 2007, 18:33 »
Existe o comando porque o tal programa RPM é uma das dependências do alien. Assim, ao instalar o alien você passa a "privar da companhia" do RPM, que também permite a conversão de arquivos RPM em DEB e TGZ.

Valeu a explicação Piras, mas responde uma coisa, pode-se usar o comando rpm para instalar?

Código: [Selecionar]
$ rpm -i pacote.rpm
Pergunto isto porque tem um membro do fórum que disse que instala assim, e até hoje só vi ele falando isto.

Sim, é possível instalar pacotes RPM por meio do comando sudo rpm -i nomedopacote.rpm. Se houver problemas de dependências, o RPM irá indicá-los imediatamente.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar rpm
« Resposta #28 Online: 26 de Agosto de 2007, 00:06 »
Exatamente Piras, se voltar na página 1 verá inclusive que ele já tentou e que o comando retornou quais dependências estão faltando, mas acho que o problema dele é falta de codecs, ou pacotes que habilitem o firefox a ver vídeos, pois eu uso o programa dos repositórios oficiais e não tenho os mesmos problemas que ele.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Piras

  • Visitante
Re: Instalar rpm
« Resposta #29 Online: 26 de Agosto de 2007, 04:13 »
Exatamente Piras, se voltar na página 1 verá inclusive que ele já tentou e que o comando retornou quais dependências estão faltando, mas acho que o problema dele é falta de codecs, ou pacotes que habilitem o firefox a ver vídeos, pois eu uso o programa dos repositórios oficiais e não tenho os mesmos problemas que ele.

Eu também tenho esta impressão. Todo iniciante deveria dar uma passadinha no tutorial do galactus:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15522.0.html