Pois é, estou com a mesma sensação de desilusão! Estava com o Kuruma 7.0 Light rodando em meu Toshiba satellite 1555cds K6-II 380mhz 192 ram, o sistema não estava lá muito rápido mas era satisfatório. Sexta resolvi instalar o xub. e não gostei muito do resultado, o sistema ficou mutio instável e pesado.
Das distros que testei neste notebook realmente a DSL foi a que em termos de desempenho mais me agradou embora a interface gráfica deixe a desejar (questão pessoal).
O Biglinux 3.0 rodou belezinha usando o TDE com o KDE ficou um pouco lenta mas utilizável.
Resulinux, uma distro que considero muito boa, também foi uma que mostrou um desempenho satisfatório, realmente até um pouco melhor que o Big.
Utilizando o XFCE Dreamlinux também deu um banho de desempenho, o sistema é muito leve e rodou legal, além disso a interfacegráfica é bem legal (embora muito cinza!
). Acredito que o Dreamlinux possa ser uma boa alternativa para você. Ele só tem o grande problema de ocupar grande parte dos meus 4gb (acreditem!!!!) de HD.
O Kuruma 7.0 light também teve um desempenho satisfatório e me agardava muito. Escrevendo aqui agora
penso em reinstala-lo ou voltar a usar a Dreamlinux.
[Editado] Como pode ser? Estava me esquecendo do gracioso Slack 8.1, esse rodou redondinho numa boa! Realmente no quesito desempenho realmente muito bom. O problema é que sendo um usuário batizado em sistemas baseados em Debian o desempenho do mortal aqui é bem afetado, realmente as vezes rolava umas batalhas!
Mas para máquinas antigas é realmente uma boa opção!
Realmente uma pena que o xubuntu tenha me frustrado pois gostaria muito de tê-lo instalado nesta minha carrocinha! Vou até tentar instalar o Kubuntu pra ver no que que vai dar (amanhã faço isso).
Bom pessoal, de acordo com os testes que fiz e pesando-se os prós e os contras, posso ranquear as distros da seguinte forma (critérios totalmente subjetivos) para uso nesta minha máquina:
1-Kurumin 7.0 light (desempenho, espaço ocupado em disco)
2-Dreamlinux (Desempenho, Interfacegráfica- perde pontos pelo espaço ocupado em HD)
3-Slack 8.1 (Desempenho)
3-Biglinux (TDE) (desempenho)
4-DSL (desempenho, espaço ocupado em disco -perde muito na interfacegráfica)
5-(Resulinux)
6-Xubuntu
PS: O lance é aprender a recompilar o kernel e deixar a distro enxutinha e na medida para a máquina, dai mermão acho que tudo vestirá bem nossos velhos computadores!!