Autor Tópico: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu  (Lida 61712 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #45 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:09 »

Quanto a disponibilidade de idioma a ZenWalk tem pacotes para Português, mas Portugês de Portugal que tem algumas diferenças para o nosso mas dá pra usar!!

Ressalva:
Quando rodei o Live-CD apenas tive a opção de escolher o PT-Portugal como idioma do sistema mas no CD-Standard (instalação) é possível escolher dentre outros idiomas o PT-Brasil como idioma padrão do sistema!



Sim, de fato é possível instalar o Zenwalk em Português do Brasil. A tradução, diga-se a verdade, não é tão completa quanto no Ubuntu, Debian ou Fedora: ela limita-se ao ambiente gráfico e seus programas padrão e alguns aplicativos com pacotes de tradução próprios, como a suíte OpenOffice. Aplicativos menos comuns não são traduzidos. Mas é um problema que deve ser resolvido a medida em que crescer a comunidade brasileiro de usuários da distro.

Quanto à comparação com o Gentoo, acho que será sempre preciso considerar o tipo de instalação. Quem compilar tudo sempre terá um sistema mais rápido que os demais, mesmo os mais leves, como Slackware ou Arch Linux, mesmo que a diferença seja quase imperceptível. Mas quem preferir instalar o Gentoo a partir de pacotes binários não verá muita diferença: O Zenwalk é feito para ser leve e rápido e, neste quesito, é superado por pouquíssimas outras distros.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #46 Online: 14 de Novembro de 2007, 22:39 »
Pessoal, instalei aqui a Kateos uma distro também baseada em Slack com XFCE como ambiente gráfico padrão! Muito boa mesmo é pau a pau com a Zenwalk, se não melhor, que por acaso agradei de mais também! O que muitos poderão reclamar é que nessa não é possível configurar o idioma para Portugiês! Para os que se garantem com o "ingrêis" fica a sugestão! www.kateos.org

ABS!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline VickX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Seja livre como eu....use Linux.
    • Ver perfil
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #47 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:44 »
Olá!
Atualmente eu uso ubuntu, e resolvi baixar o Xubuntu pq minha máquina é antiga e preciso de uma distro leve.
O download estava em 5%, quando entrei nesse tópico.
Parei o download do Xubuntu e agora to baixando o Zenwalk pra testar.
Fui na Distrowatch e no site da Zen pra ver as screenshots e avaliar, e  fiquei curiosa.
Resolvi parar de baixar o Xubunto e vou testar o Zenwalk.
Valeu pela dica sobre a Distro.

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #48 Online: 22 de Novembro de 2007, 08:23 »
Caramba, uma mulher aqui.  Tomara que apareçam mais, mesmo porque a tendência é as mulheres dominarem muita coisa, que antes eram propriedade dos homens.  Desculpe aí moçada, mas reparem que até a forma de se expressar das mulheres é mais agradável.  VickX, depois nos diga o que achou da distro que irá testar.  Também tenho interesse em distro que exigem menos do hardware.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline VickX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Seja livre como eu....use Linux.
    • Ver perfil
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #49 Online: 22 de Novembro de 2007, 09:19 »
Caramba, uma mulher aqui.  Tomara que apareçam mais, mesmo porque a tendência é as mulheres dominarem muita coisa, que antes eram propriedade dos homens.  Desculpe aí moçada, mas reparem que até a forma de se expressar das mulheres é mais agradável.  VickX, depois nos diga o que achou da distro que irá testar.  Também tenho interesse em distro que exigem menos do hardware.

Oi Otávio!

Não é comum as mulheres participarem de fóruns de informática, isso é verdade.
Mas eu adoro informática e estou sempre aprendendo mais, por isso que estou sempre lendo topicos em vários fóruns por aí.
Sou nova no linux, mas tenho conhecimento de como funciona um pc, desde 1991, quando era funcionaria da DATAPREV, e desde que me libertei da Microsoft, estou assim....testando distros novas pra ver qual eu vou usar na minha máquina.
Ja usei Kurumin, Fedora Core 6, Kubuntu e Ubuntu.
Depois de testar o Zenwalk eu deixarei as minhas impressões sobre a distro ..ok?

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #50 Online: 22 de Novembro de 2007, 09:52 »
Caramba, uma mulher aqui.  Tomara que apareçam mais, mesmo porque a tendência é as mulheres dominarem muita coisa, que antes eram propriedade dos homens.  Desculpe aí moçada, mas reparem que até a forma de se expressar das mulheres é mais agradável.  VickX, depois nos diga o que achou da distro que irá testar.  Também tenho interesse em distro que exigem menos do hardware.
Realmente apazigua a alma essas letras femininas!  :D :D :D :D :D

VickX,
Acredito que você irá gostar da Zenwalk! Caso você tenha familiaridade com a lingua inglesa sugiro testar também a KateOS www.kateos.org uma distro e tanto baseada em Slack e ambiente XFCE tenho gostado muito desta última. Estou postando em meu blog (infosucata) uma avaliação de distros que usei em máquinas de baixo poder (um k6-2 380 e um celeromzinho) caso tenha alguma contribuição ou queira ler por curiosidade será bem vinda!

Grande abraço,
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 09:55 por CGaldino »
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #51 Online: 22 de Novembro de 2007, 10:17 »
Depois de testar o Zenwalk eu deixarei as minhas impressões sobre a distro ..ok?

seja bem vinda, Vitória

tenho curiosidades a respeito desta Zenwalk, mas estou sem tempo de baixar e testar. Alguns colegas no forum criam topicos com analises sobre distros testadas. caso vc venha a criar uma analise, avise neste topico, por gentileza  ;)

abraços, vitoria. realmente o mundo free é bem melhor  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #52 Online: 22 de Novembro de 2007, 10:26 »
Exatamente VickX, a informática é a ferramenta mais fantástica que o homem inventou até hoje.  Acelera muito a produtividade de qualquer um.  Pessoalmente, não tenho nenhuma dúvida que o Linux irá ganhar muito campo no futuro, principalmente em países do terceiro mundo.   Gostaria de lhe dar uma sugestão.  Compre o livro Linux-Redes e Servidores, Guia Prático, do famoso Carlos Morimoto.  Excelente livro e aborda aquilo que o Linux mais se destaca de outros sistemas em minha opinião: redes e servidores.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Piras

  • Visitante
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #53 Online: 22 de Novembro de 2007, 22:28 »
Por coincidência, eu testei a Zenwalk 4.8 neste feriado. Não quero roubar aos senhores o prazer de ler um relato da nossa nova colega (que continue participando, pelo amor de Deus: há homem demais por aqui e muito homem bravo...). Só quero lançar algumas impressões e a VickX que as confirme ou contradiga.

(1) O instalador tem uma interface em ncurses, ou modo texto - como se costuma dizer - mas é muito fácil de se lidar. Assim, o processo de instalação acaba ficando quase tão fácil quanto o do nosso CD alternate, embora pudesse melhorar um pouquinho. O que importa é que qualquer um que saiba ler com atenção poderá ter o Zenwalk instalado em sua máquina sem muitas dificuldades.

(2) A configuração do sistema também não é nada difícil. Para tanto, há ali as ferramentas reunidas no Zenpanel, todas muito simples e funcionais. Só a configuração do vídeo dá um pouco mais de trabalho. Por outro lado, ao menos para mim, o Netpkg deixa muito a desejar como gerenciador de pacotes. Sua interface gráfica não é das mais amigáveis e não vejo ali nenhuma grande vantagem em relação ao swaret ou o slapt-get, os gerenciadores com controle de dependências do Slackware.

(3) Embora algumas configurações padrão do Zenwalk me pareçam ousadas demais (como é o caso do XFS como sistema de arquivos), a distro é leve e rápida como poucas. E embora não seja tão estável quanto um Slackware ou mesmo um Debian, ela não chega a ser tão bugada quanto o nosso Gutsy.

(4) Não espere também ali uma riqueza de aplicativos comparável a do Ubuntu, Fedora ou mesmo Slackware. Mesmo tendo disponível os Três Grandes (Gnome, Xfce e KDE), em cada um deles há os aplicativos padrão e muito pouco além disso. E a oferta de pacotes desenvolvidos pela comunidade, se não chega a ser pobre, também não é lá muito bem organizada ou mesmo confiável.

(5) Para uma distro que segue rigidamente o princípio "um aplicativa para cada tarefa", eles poderiam ser mais estáveis na escolha dos aplicativos. Primeiro a suíte multimídia padrão era constituída pela Gxine, Grip, Graveman e BMP. Depois o BMP foi trocado pelo Audacious e o Graveman pelo Gnome Baker. Depois, mudaram novamente para o Gxine, Grip Audacious e Graveman, incluindo também o Stremtuner. Depois voltaram optaram pelo Brasero e trocaram o Gxine pelo Audacious integrado ao Mplayer. Depois, trocaram o Audacious integrado ao Mplayer pelo Gnome Mplayer com o Audacious e o Mplayer e trocaram o Brasero pelo Gnome Baker. Agora trocam o Audacious pelo GmusicBrowser. E eu duvido que este último ficará por ali por muito mais tempo. Experimentar é bom, mas poderiam fazer isto durante o período de teste.
Mas eu reconheço que, de qualquer modo, ali quase nunca há redundância.

(6) O Xfce, ambiente padrão, está muito bem configurado para o usuário final, mesmo sem perder a cara de Xfce. Nada daquele Xfce "gnomizado" do Xubuntu! O único ponto no qual falta um utilitário mais amigável é na edição de menus: o editor de menus do Xfce é um osso duro de roer para o iniciante.

(7) E - evidentemente - não há nenhum suporte amigável para a introdução dos tais efeitos 3D ("1. danei o X, 2. danei o sistema, 3. danei a paciência...). Quem ama tais efeitos vai ter que trabalhar...

(8) Por outro lado, em matéria de "localização" até que ele está bem servido. Além do próprio ambiente gráfico - quase totalmente em Português Brasileiro - eu pude facilmente "nacionalizar" o OpenOffice, Iceweasel (Firefox) e Icedove (Thunderbird). Na verdade, pouquíssimas aplicações restaram em Inglês, basicamente aquelas onde o próprio pacote-fonte não conta com sua versão em pt-br.

No final das contas, o Zenwalk pareceu-me perfeito para quem não exige muito do sistema, senão aquelas funções mais comezinhas, como editar um texto, ouvir uma música, assistir um filminho ou jogar algo mais simples. Se o seu equipamento for limitado, sem ser uma carroça, ele certamente será um sistema quase ideal. Por outro lado, para quem tem mais ambições e menos experiência ou paciência para configurações mais avançadas, o melhor é optar por um Fedora, Mandriva, openSuse ou até pelo "Gutsy-daqui-a-quatro-ou-cinco-atualizações".

Para mim, que fico mesmo naquelas funções comezinhas, foi uma boa experiência. Se eu não gostasse tanto do Gnome e o Gnome não ficasse tão bom no Ubuntu, mesmo no Ubuntu Gutsy, eu até que pediria a Zenwalk em casamento. Mas, bigamia, jamais!

Offline VickX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Seja livre como eu....use Linux.
    • Ver perfil
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #54 Online: 22 de Novembro de 2007, 23:20 »
Citar

VickX,
Acredito que você irá gostar da Zenwalk! Caso você tenha familiaridade com a lingua inglesa sugiro testar também a KateOS www.kateos.org uma distro e tanto baseada em Slack e ambiente XFCE tenho gostado muito desta última. Estou postando em meu blog (infosucata) uma avaliação de distros que usei em máquinas de baixo poder (um k6-2 380 e um celeromzinho) caso tenha alguma contribuição ou queira ler por curiosidade será bem vinda!

Grande abraço,

Gostei do Blog, mais um pra acompanhar..rsrs.
Depois da Zenwalk vou dar uma olhada no Kateos também..
Ah...minha maquina é um AMD Duron 950 mhz, 256RAM, 20gb HD, NVIDIA GeForce FX5500 256m.

Offline VickX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Seja livre como eu....use Linux.
    • Ver perfil
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #55 Online: 22 de Novembro de 2007, 23:31 »
Depois de testar o Zenwalk eu deixarei as minhas impressões sobre a distro ..ok?

seja bem vinda, Vitória

tenho curiosidades a respeito desta Zenwalk, mas estou sem tempo de baixar e testar. Alguns colegas no forum criam topicos com analises sobre distros testadas. caso vc venha a criar uma analise, avise neste topico, por gentileza  ;)

abraços, vitoria. realmente o mundo free é bem melhor  ;)

Obrigada pela recepção... ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #56 Online: 23 de Novembro de 2007, 00:17 »
Obrigada pela recepção... ;D

de nada, Vitoria!  :) mas nao esqueça de dar um parecer da Zenwalk, q fiquei curioso pelo q tu disse, ok? rsrsrs

abraços, moça. t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #57 Online: 23 de Novembro de 2007, 20:00 »
Piras sua avaliação é primorosa! Muito boa mesmo. É claro que tem todos os entraves apontados e concordo com você que:
1- Com todo respeito à VickX que ela realmente continue participando pois há homem demais por aqui... :D :D :D

(1) O instalador tem uma interface em ncurses, ou modo texto - como se costuma dizer - mas é muito fácil de se lidar. Complementando: Basta ser alfabetizado  :D :D :D para instalar o sistema!

(2) A configuração do sistema também não é nada difícil. O Zenpanel realmente ajuda um pouco. Quanto ao netpkg ainda não o utilizei ainda, portanto fico com suas impressões.

(3) A distro seja leve e rápida como poucas. Quanto a estabilidade ela realmente não é lá um slack mas também não é um Gutsy. Mas é fato que há uns bugszinhos. (neste ponto a KateOS me parece um pouco melhor!)
(4)Tudo bem, mas pode-se justificar pela filosofia da distro de simplicidade "Rational: one mainstream application for each task"  Um aplicativo por tarefa!

(5) Para uma distro que segue rigidamente o princípio "um aplicativa para cada tarefa", eles poderiam ser mais estáveis na escolha dos aplicativos.

(6) O editor de menus do Xfce é um osso duro de roer para o iniciante.

(7) Efeitios 3d para micros menos abastados de hardware é luxo de mais, mas pra quem tem ferraris e Lamborguines ai tudo bem!! :D :D :D

Que o Zenwalk é muito bom para um usuário que só navega edita seus textos envia e-mails e escuta seus "mêpêtrês" e uns videozinhos.  >:( O meu é uma carroça e rodou numa boa  :D :D :D.

Pois é meu caro, até que pelos bugs não chegeui ao ponto de querer trocar o velho dapper pela Zen, mas essa tal de KateOS eu tô curtindo de mais!

Cara parabéns pela análise, boa de mais e vou "linká-la" quando for falar da ZenWalk la no Blog!


Sayonara!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline VickX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Seja livre como eu....use Linux.
    • Ver perfil
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #58 Online: 23 de Novembro de 2007, 21:29 »
Oi pessoal! :D
Vou instalar o zenwalk e usa-lo nesse fim de semana. Depois deixo o meu parecer.
Piras e CGaldino...a análise de vcs, foram de usuários avançados.
As impressões que vou deixar é de uma usuária que recém chegou ao mundo Linux, que ainda tem muitas influências da Microsoft, e ainda está aprendendo  Linux.

Piras

  • Visitante
Re: Ajuda -Desiludido e surpreendido com o xubuntu
« Resposta #59 Online: 26 de Novembro de 2007, 03:23 »
Oi pessoal! :D
Vou instalar o zenwalk e usa-lo nesse fim de semana. Depois deixo o meu parecer.
Piras e CGaldino...a análise de vcs, foram de usuários avançados.
As impressões que vou deixar é de uma usuária que recém chegou ao mundo Linux, que ainda tem muitas influências da Microsoft, e ainda está aprendendo  Linux.

De minha parte, avançada só se for a idade...