Autor Tópico: Programas de CAD/CAE para linux  (Lida 7964 vezes)

alarcon

  • Visitante
Programas de CAD/CAE para linux
« Online: 25 de Agosto de 2007, 15:22 »
Já vi aqui alguém sentindo falta de programas CAD/CAE no linux. Como estava a procura de bons programas de CAD em linux, até já escrevi um tópico sobre o VariCADcomo um possível substituto do AutoCAD, acabei por encotrar estes dois programas:

OpenCASCADE:

http://www.opencascade.org/


SALOME:

http://www.salome-platform.org/home/presentation/overview/


São dois softwares que trabalham em conjunto fazendo a dobradinha CAD/CAE.


Encontrei informações sobre os dois em um blog que dizia o seguinte:

Citar
jCAE: O jCAE é uma interface gráfica para o OpenCASCADE. O OpenCASCADE tem tudo para ser o maior e melhor software de CAD 3D no futuro. Ou melhor, ele é apenas o kernel. Assim como o linux é um kernel e o KDE/Gnome/bash são interfaces para uso. Além do jCAE, e entre outros, existe o SALOME. O SALOME tem tudo para ser muito melhor que o jCAE, exceto por um motivo: dependências. Existe uma lista de dependências que eu nunca consegui resolver para instalar o SALOME, por isso eu uso jCAE. Sei que é meio triste recomendar um software por falta de escolha, mas é importante observar esses movimentos. Eles não prometem apenas fazer geometrias, mas fazer malhas também. Quem tiver interesse no assunto deve olhar esses softwares.

[update] Descobri atráves do compentário do Júnior abaixo, que a instalação do SALOME está trivial agora, basta pegar o binário completo que eles disponibilizam no site, descompactar e usar. Testei e realmente o SALOME está anos luz a frente de qualquer outra interface OpenSource para o OpenCASCADE. [/update]
« Última modificação: 27 de Agosto de 2007, 12:42 por alarcon »

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD e CAE para linux
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2007, 16:57 »
Muito bom, Alarcon!
Com certeza, se você já viu alguém reclamar da falta de softwares CAD/CAE no Linux, eu sou um deles...
Sou engenheiro e trabalho utilizando direto essas ferramentas. Vou tentar instalar aqui no meu Ubuntu e qualquer novidade eu posto aqui.
(Digo que vou tentar porque ainda não consigo instalar nada no Linux, tirando os repositórios) :-\
sds

alarcon

  • Visitante
Re: Programas de CAD e CAE para linux
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2007, 17:36 »
Muito bom, Alarcon!
Com certeza, se você já viu alguém reclamar da falta de softwares CAD/CAE no Linux, eu sou um deles...
Sou engenheiro e trabalho utilizando direto essas ferramentas. Vou tentar instalar aqui no meu Ubuntu e qualquer novidade eu posto aqui.
(Digo que vou tentar porque ainda não consigo instalar nada no Linux, tirando os repositórios) :-\
sds


Acho que foi você mesmo. ;D

Bom, parece que o OpenCASCADE está em formato .tgz, então provavelmente terá de ser compilado.

Para se compilar é necessário ter instalado no seu sistema alguns pacotes e o básico seria:

- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers (de mesma versão do seu kernel, por exemplo, se seu kernel é 2.6.20-16-generic, esse seria o seu linux-headers-2.6.20-16-generic).

Estes são os básicos, veja no Readme, caso tenha este arquivo, se tem mais alguns outros  necessários para a instalação.

O Salome, pelo que se pode observar disto "Descobri atráves do compentário do Júnior abaixo, que a instalação do SALOME está trivial agora, basta pegar o binário completo que eles disponibilizam no site, descompactar e usar..." parece que vem em binário , então não deve ter maiores problemas na instalação

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD e CAE para linux
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2007, 17:45 »
Para se compilar é necessário ter instalado no seu sistema alguns pacotes e o básico seria:

- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers (de mesma versão do seu kernel, por exemplo, se seu kernel é 2.6.20-16-generic, esse seria o seu linux-headers-2.6.20-16-generic).

Estes são os básicos, veja no Readme, caso tenha este arquivo, se tem mais alguns outros  necessários para a instalação.
Fala ai, Alarcon!
Poxa cara, eu sei que você está na maior boa intenção de me ajudar! Só que eu não tenho a menor idéia de como se compila um arquivo tgz.
Tem que ir no synaptic e selecionar todos esses pacotes que você falou?
E depois? (Sou usuário windows... ;) )

Valeu mesmo pela dica. Trabalho numa empresa com quase 200 engenheiros juntos. Se eu conseguir rodar o software aqui em casa, será um grande marketing pra trazer um monte de engenheiros pro Linux! ;D
sds

alarcon

  • Visitante
Re: Programas de CAD e CAE para linux
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2007, 17:55 »
Para se compilar é necessário ter instalado no seu sistema alguns pacotes e o básico seria:

- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers (de mesma versão do seu kernel, por exemplo, se seu kernel é 2.6.20-16-generic, esse seria o seu linux-headers-2.6.20-16-generic).

Estes são os básicos, veja no Readme, caso tenha este arquivo, se tem mais alguns outros  necessários para a instalação.
Fala ai, Alarcon!
Poxa cara, eu sei que você está na maior boa intenção de me ajudar! Só que eu não tenho a menor idéia de como se compila um arquivo tgz.
Tem que ir no synaptic e selecionar todos esses pacotes que você falou?
E depois? (Sou usuário windows... ;) )

Valeu mesmo pela dica. Trabalho numa empresa com quase 200 engenheiros juntos. Se eu conseguir rodar o software aqui em casa, será um grande marketing pra trazer um monte de engenheiros pro Linux! ;D
sds


Se você tem conexão com a internet, basta abrir um terminal ( Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digitar:

sudo update

sudo apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-versão_kernel

A senha pedida é a mesma que você usa para entrar no Ubuntu.

onde na parte vermelha, você deve substituir pelo resultado do seguinte comando (no terminal):

uname -r

ele vai fornecer a versão do seu kernel.

O resto como disse vai depender do que informar o arquivo Readme ou Install, mas geralmente os passos são:

- descompactar o arquivo
- ./configure
- make
- sudo make install

Em ambos os caso é preciso fazer um registro para só depois baixar os programas. A versão mais nova do OpenCASCADE é a versão OpenCASCADE 6.2 e do salome é a versão Salome 3.2.6.
veja:

Opencascade: http://www.opencascade.org/getocc/download/loadocc/

Salome: http://www.salome-platform.org/download/dl326/
« Última modificação: 25 de Agosto de 2007, 18:06 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Programas de CAD e CAE para linux
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2007, 21:31 »
Descobri mais uma coisa interessante, uma distribuição linux voltada para engenharia assistida por computador cujo nome é CAELinux.

o link é esse:

http://www.caelinux.com/CMS/

Me parece que esta distribuição linux é baseada no  PClinuxOS veja:

Citar
The features / programs included in this beta 3B distribution are the following:

- LiveDVD distribution based on PClinuxOS .93 (updated)
- Runs directly from the DVD without any installation
- Optional installation to hard disk in 3 easy steps
- Dedicated to CAE and more specifically to finite element simulation
- Includes the new 3D pre-/post processor SALOME v3.2.2 (updated, GPL, developped by CEA/EDF/EADS, France) and the powerfull finite element solver Code-Aster v9.0 (updated, GPL, developped by EDF, France)
- Offers a complete solution for CFD with OpenFOAM 1.2, Gerris (updated) and Openflower solvers
- Contains several 2D & 3D CAD/pre/post packages: Paraview, GMSH v2 (updated), BRL-CAD, gCad3D, Blender, GraphiteOne & QCad
- Includes other simulation softwares for multiphysics simulation: ELMER, Calculix v1.6 (updated), Tochnog, Impact (updated), MBDyn
- Offers several scientific tools like GNU Octave, Scilab, Maxima and SciPy and a full set of developpement tools / compilers.


Citar
Features
- CAELinux is a LiveDVD Linux distribution based on PcLinuxOs .93 (linux kernel 2.6.17): a user-friendly live Linux distribution, with enhanced hardware detection and a very simple & efficient hard disk installer.
- Contains the following CAE softwares:
Pre-post processors, CAD: Salome v3.2.2, GMSH 2, Paraview, XMGrace, CGX, QCad, gCad3D, GraphiteOne, Blender, BRL-CAD
FE solvers: Code_Aster v9.0, Elmer 4.0, Tochnog, Calculix 1.6, Impact 0.72, getDP
CFD: OpenFOAM v1.2, OpenFlower, Gerris flow solver (updated)
Multibody dyn. : MBDyn, EasyAnim
Mathematics: GNU Octave, Scilab, XMaxima, SciPy
- Is provided with tutorials, videos & examples to start learning how to use the included open-source softwares for realistic FE simulation
- This new release includes ready-to-install packages for SMP/4Gb kernels and 3D accelerated video drivers for ATI & NVidia cards.
- Available in two versions:
a LiveDVD ISO image to boot or install the preconfigured Linux environment with optimum performance
a VMWare virtual machine to use CAELinux environment directly from your current OS (Windows or Linux OS)
« Última modificação: 25 de Agosto de 2007, 21:35 por alarcon »

Offline englalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD/CAE para linux
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2012, 10:16 »
Bom dia

Sou usuário novo no Linux, e estou enfrentando muitas dificuldades nessa fase de transição. Uma delas é com a instalação de programas. Estou tentando instalar o Salomé que indicou no tópico, mas não estou conseguindo. Você teria como me ajudar? Estou usando o UBUNTU 12.04 LTS

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD/CAE para linux
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2012, 10:30 »
Este tópico é de 5 anos atrás.

Você pode instalar o arquivo .deb neste endereço: http://www.salome-platform.org/downloads/current-version
Nota: É preciso fazer o login para poder baixar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD/CAE para linux
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:17 »
Outra excelente alternativa ao AutoCAD para GNU/Linux é o DraftSight.

O melhor de tudo: exige hardware pouco potente, porque consigo utilizá-lo no meu notebook com placa gráfica da SiS 671.

Experimente... :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD/CAE para linux
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:25 »
Outra excelente alternativa ao AutoCAD para GNU/Linux é o DraftSight.

O melhor de tudo: exige hardware pouco potente, porque consigo utilizá-lo no meu notebook com placa gráfica da SiS 671.

Experimente... :D
ele funciona com placa sis ?
deve ser bom mesmo  ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD/CAE para linux
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2012, 14:38 »
Outra excelente alternativa ao AutoCAD para GNU/Linux é o DraftSight.

O melhor de tudo: exige hardware pouco potente, porque consigo utilizá-lo no meu notebook com placa gráfica da SiS 671.

Experimente... :D
ele funciona com placa sis ?
deve ser bom mesmo  ;D ;D

Sim bmota, funciona.

Agora para desenho de planta baixa e coisas do tipo. E tendo um pouco de paciência também...  ;D

Mas afinal, quem mandou eu comprar um notebook com chip gráfico fuleiro como esse... :-[
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD/CAE para linux
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2012, 15:15 »
Outra excelente alternativa ao AutoCAD para GNU/Linux é o DraftSight.

O melhor de tudo: exige hardware pouco potente, porque consigo utilizá-lo no meu notebook com placa gráfica da SiS 671.

Experimente... :D
ele funciona com placa sis ?
deve ser bom mesmo  ;D ;D

Sim bmota, funciona.

Agora para desenho de planta baixa e coisas do tipo. E tendo um pouco de paciência também...  ;D

Mas afinal, quem mandou eu comprar um notebook com chip gráfico fuleiro como esse... :-[
que nada mano,a placa sis só é um pouco temperamental.....
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline hdouglas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Programas de CAD/CAE para linux
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2012, 14:26 »
Este é um bom programa CAD para Linux:

http://geoparalinux.wordpress.com/2011/07/27/draftsight-o-cad-perfeito-para-linux/


Ele me parece bem profissional, eu usei ele pouco. mas atalvez atenda a sua necessidade.