Autor Tópico: Aparando o meu ubuntu! (QUASE RESOLVIDO!)  (Lida 4092 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Aparando o meu ubuntu! (QUASE RESOLVIDO!)
« Online: 26 de Agosto de 2007, 11:21 »
Pessoal,
preciso da ajuda de vocês pra poder colocar meu Ubuntu funcionando. Entrei numa sinuca de bico aqui e não consigo resolver.
1- Fui desinstalar o Bittorrent pra colocar a versão mais nova e simplesmente não funcionou (o bittorrent não abre). Tentei voltar atrás e também não deu em nada. Tentei instalar o Deluge e adivinhem só: não abre! Não sei mais o que fazer pra rodar um software de torrent. Desde que tentei atualizar o bittorrent, nenhum software do tipo funciona aqui!;
2- Gosto de assistir videos do computador na minha TV. Eu entro no painel de controle da Nvidia (minha placa é a gt7300) e quando tento dividir a tela do monitor com a TV, ele diz que tem que reiniciar o xconf (ou algo parecido). Se eu coloco o no modo twin video, não consigo maximizar o video  na tv, além dos botões ficaram fora do limite da TV. Como eu faço pra ter a tela dividida como é feito no windows XP?
3- Comprei uma webcam Clone (modelo 11158) e já tentei instalar através dos tutoriais daqui do site mas acho que não funcionou. Bom, esse item aqui posso até deixar de lado, já que o Skype ainda não tem video conferencia. (Isso é um absurdo cometido pela sype). Só queria deixar ela rodando direitinho no meu ubuntu pra ficar tudo ok!

Além disso tudo, eu tenho uma grande dúvida: Como eu faço pra atualizar um software que eu já tenha instalado? Eu coloco o synaptic pra atualizar, mas os softwares de lá estão sempre defasados. Existe alguma maneira? O wine é o único que atualiza automaticamente.....
Abraços
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 22:44 por Fernando Rodrigues »

Offline cavera37

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Aparando o meu ubuntu!
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2007, 14:50 »
algum softwares   se  atualizam  automaticamente   ateh mesmo pelo icone de atualização  mas se isso nao acontecer e vc instalou o programa  pelo apt-get   vc so precisa  entrar no terminal e digitar  apt-get install programa  se tiver uma versao nova ele substitui  a antiga pela  nova  mas se ainda nao tiver  nos repositorios esta nova versao talvez vc tenha q compila  ou  baixa o .deb  dele  ;D

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2007, 11:53 »
Sobre o bittorrent, abra sua pasta pessoal (/home/seuusuário) pelo nautilus e aperte Ctrl + H. Irão aparecer vários icones e pastas ocultos, delete as pastas do bittorrent e do deluge e tente roda-los novamente.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eudoxio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2007, 12:13 »
 Clique em Sistema, administração, Gerenciador de Pacotes Synaptic. Ao abrir, clique no menu Editar e em seguida clique em Consertar Pacotes Quebrados. Essa fabuloso gerenciador vai corrigir toda a sinuca de bico que foi criada, além de acertar os pacotes pendentes e etc e seu Ubuntu voltará a ter a funcionalidade normal das Instalações.
Toda vez que você tentar instalar um programa via linha de comando (em modo terminal) que aparecer uma zebra qualquer, feche a janela terminal e rode o Gerenciador de Pacotes Synaptic e siga o procedimento que comentei acima. Ele corrigirá tudo para você sem esquentação de cabeça.
Passe a priorizar suas instalações pelo Synaptic e em segundo plano via linha de comando. Que você viverá em paz com o seu Ubuntu.
Abraço
Eudoxio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2007, 22:43 »
Valeu mesmo pessoal.
Vou tentar todos essas dicas que vocês me passaram e posto depois os resultados. Espero poder colocar "resolvido" no meu título!
Valeu mesmo!!!
sds

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2007, 22:25 »
Clique em Sistema, administração, Gerenciador de Pacotes Synaptic. Ao abrir, clique no menu Editar e em seguida clique em Consertar Pacotes Quebrados. Essa fabuloso gerenciador vai corrigir toda a sinuca de bico que foi criada, além de acertar os pacotes pendentes e etc e seu Ubuntu voltará a ter a funcionalidade normal das Instalações.
Toda vez que você tentar instalar um programa via linha de comando (em modo terminal) que aparecer uma zebra qualquer, feche a janela terminal e rode o Gerenciador de Pacotes Synaptic e siga o procedimento que comentei acima. Ele corrigirá tudo para você sem esquentação de cabeça.
Passe a priorizar suas instalações pelo Synaptic e em segundo plano via linha de comando. Que você viverá em paz com o seu Ubuntu.
Abraço
Eudoxio

Fala Eudoxio, belezinha?
Cara, fiz tudo que você me falou, mas não obtive êxito!
Eu no meu synaptic está marcado ambos os progamas, como se estivessem instalados (deluge e bittorrent).
Quando eu rodo o bittorrent ele dá o seguinte erro:

fernando@fernando-desktop:~$ whereis bittorrent
bittorrent: /usr/share/bittorrent
fernando@fernando-desktop:~$ bittorrent
bash: bittorrent: comando não encontrado

Quando eu rodo o Deluge acontece o seguinte:

fernando@fernando-desktop:~$ deluge
no existing Deluge session
deluge_core; using libtorrent 0.11.0.0. Compiled with NDEBUG value: 1
Applying preferences
deluge_core; using libtorrent 0.11.0.0. Compiled with NDEBUG value: 1
terminate called after throwing an instance of 'boost::filesystem::filesystem_error'
  what():  boost::filesystem::default_name_check: default name check already set
Cancelado (core dumped)

Uma resalva: O ícone do Deluge está no menu INTERNET, mas o do bittorrent não está!

Fiz exatamente como você me falou, mas não sei o que pode estar havendo aqui. Se alguém tiver a luz, vou agradecer eternamente!
Saudações a todos.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2007, 22:57 »
Consegui galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
JESUS AMADO, MUITO OBRIGADO!!!

Ahe galera, fiz o seguinte:
1- Desinstalei tudo pelo synaptic;
2- Rodei no synaptic aquele programa pra consertar todos os pacotes quebrados;
3- Entrei no site get-deb.net e baixei a versão novamente do Deluge 0.5.4.1;
4- Instalei ele aqui no ubuntu e rodou fininhoooooooooooooooooo.....

Já estou fazendo meus downloads aqui. Não sei o que fez ele funcionar, mas funcionou..Isso que vale! :D

Abraços a todos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Aparando o meu ubuntu! (RESOLVIDO!)
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2007, 22:43 »

Galera,
com o lançamento do skype 2.0, voltei a ter o problema da webcam.
Alguém saberia me ajudar como instalar uma webcam Clone?
Aqui no skype diz que "item not found", não sei como fazer pra ele ver a minha câmera!
sds

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Aparando o meu ubuntu! (QUASE RESOLVIDO!)
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2007, 23:04 »
Galera,
tentei usar a dica abaixo, mas não consegui nada!  :'(

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=9364

Se alguém souber como fazer pra instalar essa bendita câmera, dê-me uma ajuda, por favor! ;)
sds.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2007, 23:48 »
Pessoal, desisto! :-[

Tentei instalar de tudo quanto foi maneira.
Instalei o módulo spa5xx e nada;
Desisti e segui o tutorial http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,5352.msg29411.html#msg29411 , onde instalei o programa easycam.
NADA!!!
Instalei o Camorama pra ver se tive algum sucesso, NADA!!!!!!!!!!!!!!

Sinceramente é tudo muito complicado no Linux. Realmente temos que ter muita força de vontade pra conseguir alguma coisa, algo que acabei de perder nesse minuto!  :-\
É frustrante demais tentar instalar algo que é tão simples no Windows aqui no Linux. Bom, deixa pra lá senão alguém entende de outra maneira e me chame de Troll.
Perdi minha noite tentando utilizar o skype com video conferência e, após várias horas de tentando, a solução vou dar boot e usar o skype do Windows.

Espero que alguém tenha obtido algum sucesso com a instalação dessa bendita Webcam.
sds e boa noite a todos.

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2007, 07:42 »
As coisas são aparentemente mais difíceis no Linux pq os fabricantes não se dão ao trabalho de fazer drivers de dispositivos de seus produtos para o Linux e quem desenvolve tais drivers são programadores espalhados por aí que não ganham nada com isso exceto a satisfação de deixar o sistema o mais compatível possível. Experimente reinstalar o seu Ubuntu, pode ser um problema de programas mal instalados que ocorrem também no Windows.
No caso da NVidia, eu uso o NVidia Settings pra fazer o tv-out funcionar, posso escolher o modo twin-view ou clone que funciona sem problemas, basta saber o que está fazendo. No modo Twin, o lado da tv aparece como uma extensão da tela principal e o papel de parede (e outras janelas) podem ficar meio "estranhas", mas basta setapear a resolução das duas telas de modo igual que esse efeito passa; o mesmo acontece com o modo clone, basta usar resolução igual nas duas telas e pronto, vc tem telas iguais no monitor e na tv.

Qto ao resto, bem, vale a "dica" de ripar tudo e colocar de novo. Pode parecer uma ação meio "Windows" mas funciona na maioria das vezes. Eu mesmo sem querer dei um sudo rm -rf * e apaguei vários arquivos da partição-raiz da minha instalação e o meu Ubuntu está firme e forte aqui, hehehe... Vai fazer isso (deltree */y) no Windows pra vc ver só...

Desisti e segui o tutorial http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,5352.msg29411.html#msg29411 , onde instalei o programa easycam.
NADA!!!

Sinceramente é tudo muito complicado no Linux. Realmente temos que ter muita força de vontade pra conseguir alguma coisa, algo que acabei de perder nesse minuto!  :-\
É frustrante demais tentar instalar algo que é tão simples no Windows aqui no Linux. Bom, deixa pra lá senão alguém entende de outra maneira e me chame de Troll.
Perdi minha noite tentando utilizar o skype com video conferência e, após várias horas de tentando, a solução vou dar boot e usar o skype do Windows.

Espero que alguém tenha obtido algum sucesso com a instalação dessa bendita Webcam.
sds e boa noite a todos.

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Servo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2007, 13:52 »
Aqui a saida de vídeo está em preto e branco, e já tentei de tudo... alguém tem alguma dica?

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2007, 21:54 »
As coisas são aparentemente mais difíceis no Linux pq os fabricantes não se dão ao trabalho de fazer drivers de dispositivos de seus produtos para o Linux e quem desenvolve tais drivers são programadores espalhados por aí que não ganham nada com isso exceto a satisfação de deixar o sistema o mais compatível possível. Experimente reinstalar o seu Ubuntu, pode ser um problema de programas mal instalados que ocorrem também no Windows.
No caso da NVidia, eu uso o NVidia Settings pra fazer o tv-out funcionar, posso escolher o modo twin-view ou clone que funciona sem problemas, basta saber o que está fazendo. No modo Twin, o lado da tv aparece como uma extensão da tela principal e o papel de parede (e outras janelas) podem ficar meio "estranhas", mas basta setapear a resolução das duas telas de modo igual que esse efeito passa; o mesmo acontece com o modo clone, basta usar resolução igual nas duas telas e pronto, vc tem telas iguais no monitor e na tv.

Qto ao resto, bem, vale a "dica" de ripar tudo e colocar de novo. Pode parecer uma ação meio "Windows" mas funciona na maioria das vezes. Eu mesmo sem querer dei um sudo rm -rf * e apaguei vários arquivos da partição-raiz da minha instalação e o meu Ubuntu está firme e forte aqui, hehehe... Vai fazer isso (deltree */y) no Windows pra vc ver só...

NADA!!!

sds e boa noite a todos.

Velox, entendo perfeitamente que os drives no Linux são feitos por heróis que só tem a satisfação de deixar o Linux compatível. Mas o que me desestimula é o ver nos sites a "facilidade" pra instalar uma webcam da mesma marca que a minha e eu ter toda a dificuldade do mundo. Me sinto estúpido demais.... :-\
Pra ser sincero, não sei nem como refazer tudo novamente. Se alguém tiver a paciência de me ajudar, ficaria honrado!
Instalei spa5, instalei o easycam, camorama e nada funcionou.
Dando um lsusb no meu terminal, encontro isso:

fernando@fernando-desktop:~$ lsusb
Bus 005 Device 002: ID 0c45:627b Microdia
Bus 005 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 002: ID 045e:0083 Microsoft Corp. Basic Optical Mouse
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 

A saída de video não consigo fazê-la sair na TV nem a pau. Também utilizo o programa da nvidia que foi instalado pelo envy, mas não consigo fazer funcionar. Se você puder me ajudar nessa, gostaria muito de saber como voce faz pra colocar as telas dividias, como no painel de controle do windows.

Agradeço a ajuda de todos!

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2007, 07:35 »
No caso de usar o NVidia Settings, o programa tem que "sentir" que a saída está plugada a algum dispositivo (no caso, TV), então basta abrir o NV Settings (antes ligue a TV também) e veja se em X Server Configuration aparece duas telas, a do seu monitor e a da TV, que deve estar escrito "disable". Se aparecer, basta clicar em Configure, escolher o Twin-View e neste o modo Clone, usando a mesma conf de vídeo na tv que vc usa na seu monitor, escolhendo também a opção Absolute (e não left, right, etc) ou above (pras duas telas ficarem uma em cima da outra) e clique em Aplicar. Mesmo que mande reiniciar o X, a imagem da tv-out vai aparecer (ou deveria) na tv, aí só usar.
Agora a cam não sei pq não uso, heheheh...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.