Oi, galera
. . .
Essa é minha primeira postagem aqui no Forum!
Bom, não queria começar "de cara" abrindo um tópico novo,
se existem outros com assunto semelhante (embora inativos há algum tempo...)
Bom, quero instalar o UBUNTU 8.04!!!!!! Não o fiz ainda porque não estou com ele "em mãos"
(vamo ver quem chega primeiro: O CD pelo correio, ou o arquivo que eu tô baixando com minha net discada
...).
Atualmente, uso dois PCs
(A configuração - que eu conheço - é a seguinte):
* PENTIUM IV 2,4GHz (133x18)
-SDRAM DDR 266, 1Gb - MARKVISION
(A memória é 400, mas roda a 266 por limitação da placa...)
-MOTHERBOARD GA-8VM533M-RZ
-VGA ONBOARD, Acelerador Gráfico ProSavage8 2D/3D,
128-bit (32MB Frame Bufffer)
-SOUND ONBOARD VIA VT1616, 18-bit stereo 3D
-REDE ONBOARD VIA VT6103, Full Duplex 10/100Mbps
-FAX/MODEM MOTOROLA PM560MS (SM56)
-HD 80GB
-GABINETE "TORRE" FLEX-PC
Esse é o que eu uso normalmente. Por enquanto, roda apenas o "Win XP"; depois, irá rodar também o UBUNTU
(o Win "tem que ficar" devido aos outros usuários do computador: Irmãos, pais
. . .)
O "outro" é esse:
* PENTIUM II MMX 266
- SDRAM DIMM 133, 256MB (2x 128) - MARKVISION
-MOTHERBOARD ASUS P2E-N
-VGA ONBOARD 8MB (Expansível à 64MB)
-SOUND ONBOARD
-REDE INTEL
-FAX/MODEM AGERE
-HD SEAGATE 10GB
-GABINETE "MINI-TORRE" SIJ
Esse é, digamos assim, uma reserva: roda "Win ME" e uso apenas quando o outro está "ocupado"!
Eu o comprei só pra isso mesmo (reserva), e rodará apenas o UBUNTU, já que sou o único usuário dele.
ESSE É O PONTO:
Será que ele rodará o UBUNTU?Claro que eu não espero que rode como no "P4" (que também não é excepcional, mas atende "com sobra" minhas necessidades),
mas queria que funcionasse..... Sei que existem outras distro mais leves (inclusive versões do UBUNTU: Xubuntu, Fluxbuntu...),
mas eu queria que fossem distribuições iguais no "P2 MMX" e no "P4".
Eu apenas navego na net (Sites e e-Mails, alguns com downloads), uso Editor de texto e planilha e,
as vezes, apresentações de slides (NUNCA AO MESMO TEMPO). Não costumo editar fotos e não jogo nada.
Ah, também acostumei a ouvi música apenas no MP3 Player pertátil (SEM plugá-lo ao PC),
raramente entro no messenger e só conectava o "compartilhador de arquivos" (DreaMule) quando eu ia dormir....
Por que isso? Quem viu a descrição dos PCs viu que o P4 tá com 1GB de RAM, mas nem sempre foi assim:
Faz um mês que "botamos memória" nele. Antes, ele "não tinha memória", tinha apenas uma "vaga lembrança": 128MB
! ! !
Ou seja: Eu sei bem o é rodar com o sistema "no limite", e "nem morri por isso" (apenas me estressava muito, às vezes
)...
Então, minha dúvida, não é se vai "rodar lento", mas sim, SE vai rodar (mesmo que "no limite)!
Não pela quantidade de RAM (se o XP rodava aqui com 128, acho que 256 roda o UBUNTU)
mas sim, pelo processamento: 2,4GHz x 266MHz (freqüência da memória: 266MHz x 133Mhz)....
O que vocês acham?
(Nossa, escrevi quase um livro..... foi mal
. . . )
[]'s