Autor Tópico: Como abrir pastas como root no gnome  (Lida 7691 vezes)

Offline Nagash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Como abrir pastas como root no gnome
« Online: 26 de Agosto de 2007, 19:48 »
dei uma pesquisada e, não achei nada parecido...

bom... meu probleminha é o seguinte...

to usando o Ubuntu 7.10 tribe5 e, tentei instalar o Firefox em pt-br e o Flash, dae, foram criadas 2 pastas dentro da minha pasta HOME ... mas, elas estão travadas pra mim... e eu não consigo apagá-las... só se eu entrar como su no terminal...

queria saber como q eu faço para abrir as pastas como root .. pra poder apagar pelo gnome ao invés de apagar pelo terminal... para não ter q ficar entrando em todas as pastas e apagando....

obs: esse é meu "primeiro" contato com Linux... então.. desculpe minha noobice...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2007, 19:50 »
Para abrir o nautilus como root você tem duas opções:

Pelo ambiente gráfico:

Alt + f2 e na caixa digite: gksudo nautilus

Pelo terminal:

Código: [Selecionar]
$ sudo nautilus
Para corrigir os erros de permissão na sua pasta:

Código: [Selecionar]
$ sudo chown SEU-USUARIO:SEU-USUARIO -R /home/SEU-USUARIO
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nagash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:11 »
opa!

vlw mesmo! .. deu certinho aki ^^

Piras

  • Visitante
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:26 »
Há um modo de fazer as coisas mais simples. Vá a este endereço aqui:

http://g-scripts.sourceforge.net/

Ali você encontrará o seguinte arquivo para transferência:

nautilus-scripts.tar.gz

Faça a transferência e extraia o conteúdo do pacote. Muitos dos scripts que estão ali talvez não interessem a você. De qualquer modo, na pasta Execute há três particularmente interessantes para facilitar nossa vida: o gedit, o terminal-here e o root-nautilus-here. Se quiser usá-los, faça o seguinte:
1. Vá ao menu Ver do navegador de arquivos. Ali há o item Mostrar arquivos ocultos. Se ativado, aparecerão vários diretórios, com nomes como estes: .gnome, .icons, .themes, etc.
2. No diretório .gnome2 você encontrará uma pasta denominada nautilus-scripts. Salve ali todos os scripts que despertarem o seu interesse.
3. Se um deles for o o root-nautilus-here, você poderá ativá-lo ao clicar com o botão direito do mouse na sua área de trabalho. Aparecerá então um submenu scripts e ali estarão todos os scripts que você salvou na pasta antes mencionada.
4. Assim, toda vez que você quiser navegar como root, será o bastante clicar em root-nautilus-here e , então fornecer a sua senha de sudo.

Offline Nagash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:30 »
Há um modo de fazer as coisas mais simples. Vá a este endereço aqui:

http://g-scripts.sourceforge.net/

Ali você encontrará o seguinte arquivo para transferência:

nautilus-scripts.tar.gz

Faça a transferência e extraia o conteúdo do pacote. Muitos dos scripts que estão ali talvez não interessem a você. De qualquer modo, na pasta Execute há três particularmente interessantes para facilitar nossa vida: o gedit, o terminal-here e o root-nautilus-here. Se quiser usá-los, faça o seguinte:
1. Vá ao menu Ver do navegador de arquivos. Ali há o item Mostrar arquivos ocultos. Se ativado, aparecerão vários diretórios, com nomes como estes: .gnome, .icons, .themes, etc.
2. No diretório .gnome2 você encontrará uma pasta denominada nautilus-scripts. Salve ali todos os scripts que despertarem o seu interesse.
3. Se um deles for o o root-nautilus-here, você poderá ativá-lo ao clicar com o botão direito do mouse na sua área de trabalho. Aparecerá então um submenu scripts e ali estarão todos os scripts que você salvou na pasta antes mencionada.
4. Assim, toda vez que você quiser navegar como root, será o bastante clicar em root-nautilus-here e , então fornecer a sua senha de sudo.

baixei aki.... mas.. como q eu instalo isso?

Piras

  • Visitante
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:38 »
Caro Nagash,

Mas foi exatamente o que expliquei nos ítens numerados! Veja bem: não é um pacote a ser instalado. É preciso extrair o seu conteúdo (use o Extrair aqui, que você ativa com o botão direito do mouse) e colocar os scripts que interessam a você na pasta nautilus-scripts. Para fazer isso, dê uma lidinha cuidadosa nos ítens 1 e 2 da minha mensagem.

Boa sorte!

Offline Nagash

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:43 »
Caro Nagash,

Mas foi exatamente o que expliquei nos ítens numerados! Veja bem: não é um pacote a ser instalado. É preciso extrair o seu conteúdo (use o Extrair aqui, que você ativa com o botão direito do mouse) e colocar os scripts que interessam a você na pasta nautilus-scripts. Para fazer isso, dê uma lidinha cuidadosa nos ítens 1 e 2 da minha mensagem.

Boa sorte!

opa! .. desculpa.. tava fazendo tanta coisa ao mesmo tempo q não prestei atenção... mas agora já achei... brigadão...!

to procurando agora como desinstalar o CompizFusion...

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:49 »
Há um modo de fazer as coisas mais simples. Vá a este endereço aqui:

http://g-scripts.sourceforge.net/

Ali você encontrará o seguinte arquivo para transferência:

nautilus-scripts.tar.gz

Faça a transferência e extraia o conteúdo do pacote. Muitos dos scripts que estão ali talvez não interessem a você. De qualquer modo, na pasta Execute há três particularmente interessantes para facilitar nossa vida: o gedit, o terminal-here e o root-nautilus-here. Se quiser usá-los, faça o seguinte:
1. Vá ao menu Ver do navegador de arquivos. Ali há o item Mostrar arquivos ocultos. Se ativado, aparecerão vários diretórios, com nomes como estes: .gnome, .icons, .themes, etc.
2. No diretório .gnome2 você encontrará uma pasta denominada nautilus-scripts. Salve ali todos os scripts que despertarem o seu interesse.
3. Se um deles for o o root-nautilus-here, você poderá ativá-lo ao clicar com o botão direito do mouse na sua área de trabalho. Aparecerá então um submenu scripts e ali estarão todos os scripts que você salvou na pasta antes mencionada.
4. Assim, toda vez que você quiser navegar como root, será o bastante clicar em root-nautilus-here e , então fornecer a sua senha de sudo.

mas é seguro esse programa?

pq eu nunca gostei de colocar a senha do root em programas q não estão nos repositórios...

Piras

  • Visitante
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:53 »
Há um modo de fazer as coisas mais simples. Vá a este endereço aqui:

http://g-scripts.sourceforge.net/

Ali você encontrará o seguinte arquivo para transferência:

nautilus-scripts.tar.gz

Faça a transferência e extraia o conteúdo do pacote. Muitos dos scripts que estão ali talvez não interessem a você. De qualquer modo, na pasta Execute há três particularmente interessantes para facilitar nossa vida: o gedit, o terminal-here e o root-nautilus-here. Se quiser usá-los, faça o seguinte:
1. Vá ao menu Ver do navegador de arquivos. Ali há o item Mostrar arquivos ocultos. Se ativado, aparecerão vários diretórios, com nomes como estes: .gnome, .icons, .themes, etc.
2. No diretório .gnome2 você encontrará uma pasta denominada nautilus-scripts. Salve ali todos os scripts que despertarem o seu interesse.
3. Se um deles for o o root-nautilus-here, você poderá ativá-lo ao clicar com o botão direito do mouse na sua área de trabalho. Aparecerá então um submenu scripts e ali estarão todos os scripts que você salvou na pasta antes mencionada.
4. Assim, toda vez que você quiser navegar como root, será o bastante clicar em root-nautilus-here e , então fornecer a sua senha de sudo.

mas é seguro esse programa?

pq eu nunca gostei de colocar a senha do root em programas q não estão nos repositórios...

É um script muito singelo, gaules. E chegou a fazer parte dos repositórios até o Dapper, se não me engano.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2007, 21:00 »
É um script muito singelo, gaules. E chegou a fazer parte dos repositórios até o Dapper, se não me engano.

hum...

massa, eu vou instalar aqui pra ver como q é.

Vlw aew!

[ ]'s

Gaulês

Offline rbrugnollo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2007, 18:35 »
Respondendo apenas para agradecer hehe... estava procurando informações sobre isto e achei aqui.. resolveu meu problema...

MTO OBRIGADO!!!COMUNIDADE UBUNTU É BOA D+!

fui!

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Como abrir pastas como root no gnome
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2007, 15:38 »
Cara, como tem scripts legais nesse pacote.  Esse do root é muito útil.  Estou usando também o instalador de pacotes DEB e RPM e o de anexar arquivos direto ao evolution.  Só fico meio preocupado de toda essa facilidade me afastar do terminal  :-\
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.