Autor Tópico: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04  (Lida 21261 vezes)

Offline jamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Linux User: 216809
    • Ver perfil
Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Online: 27 de Agosto de 2007, 11:08 »
Uso o Ubuntu 7.04. Tentei instalar o Clamav, fiz todos os procedimentos padronizados usados pelos colegas e também  como vocês tive aquelas mensagens de erro já descritas neste fórum. Resolvi então tentar instalar o avast!, anti-virus de uso livre e que roda em vários sistemas operacionais, inclusive Linux.
A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez atualização  e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como interface gráfica. Aproveitei para fazer um escaneamento completo, inclusive uma partição ntfs, que abriga uma versão do Windows XP.

O procedimento foi o seguinte:

1. Registro: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition"  então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "registration", na página que vai aparecer localizar o menu "registration language" (fica na parte inferior da página), clicar no botão e escolher "Português (brasileiro)". Surgirá a página com o formulário de registro a ser preenchido e enviado. Em minutos chegará um e-mail com a senha para o registro. Essa providencia é essencial para que o programa  comece a funcionar.

2. Download: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition" e então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "download", na página que vai surgir clicar no tipo de arquivo a ser baixado (.rpm, .deb, .targz,) conforme a respectiva Distribuição.

3. Instalação: Não necessário o modo de texto (comando de linha), basta utilizar o "Instalador para Arquivos do Debian", disponível, suponho, em qualquer versão do Ubuntu. A introdução da senha no campo respectivo, produzirá a validação do programa e é vital para que o avast! comece a funcionar.

É consenso na comunidade que o Linux pode muito bem "passar" sem anti-virus, mas quem usa partições windows & linux num mesmo micro está sujeito a uma  invasão no windows por eventuais "portas de entrada", tais como disquetes ou mesmo "pontes virtuais", como softwares que possibilitam (com absoluto sucesso e vantagens de economia de tempo) que sistemas linux venham editar partições "fat32" e hoje em dia "ntfs", e no caminho inverso sistemas windows editarem "ext2", "ext3" e outras partições linux.

É com essa perspectiva que ofereço minha modesta contribuição, aberta a críticas e ponderações, que receberei como valiosa possibilidade de eliminar lacunas de conhecimento e aprender.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2007, 11:12 por jamt »

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2007, 19:20 »
muito bom,eu testei aqui (mesmo  não presicando meu hd é livre \o\ ).

ele tem interface grafica ?

se tiver como eu chamo ela ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline jamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Linux User: 216809
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2007, 23:15 »
Como eu dissera na mensagem inicial..."A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez atualização  e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como interface gráfica."


A propósito da criação manual dos ícones, essencial para o acesso à interface gráfica, o procedimento foi o seguinte:

1- Na área de trabalho, num ponto livre qualquer, clicar com o lado direito do mouse, o que abrirá uma lista de opções. Clicar em "Criar Lançador", o que abrirá uma janela pequena com esse título ("Criar Lançador").

2- Nessa tela, existe um menu inicial, que já vem com a opção correta pré-selecionada, nada a fazer, deixe como está, ou seja:
Tipo:Aplicação (como já veio pré-selecionada a opção correta, nada a fazer, do contrário teríamos que usar o botão)

Em seguida, preencha os campos restantes:
Nome: avast!
Comando: /usr/bin/avastgui (este é justamente o caminho até o arquivo executável da interface gráfica)
Comentário: Anti Vírus

Clique no quadradinho do lado superior esquerdo, abrirá uma pequena janela com o título "Navegar nos Ícones". Apague totalmente o que estiver escrito nessa barra de endereçamento, clique com o cursor do mouse dentro dessa barra para ativá-la e digite "/usr/lib/avast4workstation/share/avast/icons/avast-appicon.png". Basta dar Enter e volta-se à tela anterior, clica-se em "Fechar" e está tudo pronto! O ícone do avast já aparece na área de trabalho.

3- Agora basta clicar nesse ícone que a interface gráfica do avast! surgirá. O primeiro cuidado deve ser introduzir no campo apropriado aquela senha (recebida por e-mail) para ativar o programa.


Aproveito para informar o acesso ao modo de texto, conforme as opções que seguem:

1-Abre-se um terminal e digita-se "sudo avast --testfull" (para examinar somente o diretório "home") , seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.

2- Abre-se um terminal e digita-se o comando "sudo avast / --testfull" (para examinar TODAS as partições - inclusive ntfs!), seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.
Atenção! Esta opção é bastante demorada, na minha máquina, um Pentium iV - 2,66 Ghz, RAM 512 Mb, com uma área de verificação  de 10 GB em Linux e aproximadamente a mesma em Windows levou mais de uma hora.

« Última modificação: 28 de Agosto de 2007, 09:20 por jamt »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2007, 23:24 »
eu uso o AVG há algum tempo, pelos msmos motivos citados por vcs, e nunca me deixou na mao, nem ficou "comendo" minha memoria a toa

funciona redondinho aqui pra mim  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2007, 00:06 »
E o AVG também é disponibilizado em pacote DEB e pode ser acessado tanto via linha de comando (a melhor forma de fazer o update) quanto pela GUI, cujo link para o Menu é criado na instalação do pacote.

Quem se interessar pelo AVG pode dar uma olhada neste tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23161.0.html

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline slavezerorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Slavezerorj
    • Ver perfil
    • NeoFenix - Blog - Ao infinito e alem!
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2007, 03:11 »
dica muito boa!!! estou usando o Avast devido ter partições windows no meu pc e também pq considero um dos melhores antivirus. A interface gráfica ajuda bastante, apesar de que estava usando a linha de comando. Vlw!
http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2007, 07:53 »
No windows xp eu utilizo o AVAST 4.7 e no Linux eu utilizo AVG Free por causa de ter interface grafica...

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2007, 10:02 »
No windows uso NOD32 imbatível! e no linux uso F-PROT com XF-PROT como interface gráfica. Faz update na boa também.

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2007, 15:32 »
Galera, uso o Ubuntu 7.10 a pouco tempo, e li uma vez que não havia a necessidade de utilizar antivirus para esse SO. Me desculpem pela pergunta "ignorante", mas existe a necessidade de usar ou não??? Pois não utilizo nenhum antivirus até agora.

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2007, 15:49 »
O AV no Ubuntu serve apenas para que vc. não contamine seus amigos que usam Windows, ou, ainda, cheque sua partição Windows (se tiver uma).

E como não conheço nenhum AV para Linux que trabalhe o tempo todo checando tudo em background (os do Windows são assim), vc. precisa mandar escanear seus arquivos suspeitos para que haja algum benefício.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2007, 16:26 »
Ah tá, deixa eu ver se eu entendi. Então ele só serve se eu for salvar alguma coisa na partição que eu compartilho com o windows, e esse arquivo estiver "contaminado", fora isso não serve para mais nada. É isso mesmo???

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2007, 17:51 »
Ah tá, deixa eu ver se eu entendi. Então ele só serve se eu for salvar alguma coisa na partição que eu compartilho com o windows, e esse arquivo estiver "contaminado", fora isso não serve para mais nada. É isso mesmo???

Valeu!!!

hco, serve tbm pra vc ajudar a combater e reduzir essas pragas virtuais que tem por aí, infestando os pcs de seus familiares  ;) vc pode estar com algum arquivo contaminado aí, que não te prejudica em nada, mas vc manda por email para um win user e o coitado se contamina, sacou?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline dougufpa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • "Não distribua apenas Linux. Distribua conteúdo."
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:32 »
ta ai uma coisa que eu sempre tive curiosidades.

Eu me perguntava, será que alguem desenvolveu um antivirus pra Linux?

Você acaba de tirar essa dúvida. Mas é meio sem sentido, afinal no Linux o vírus não, principalmente desenvolvidos para SO proprietário, funciona aqui.

Bem, mesmo assim é bom, pelo menos fico otimo pra fazer limpeza no disco devido as pragas e limpeza nos pendrives dos amigos.

abraço!

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #13 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:30 »
Blz galera, mto obrigado por esclarecerem mais essa dúvida.

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Instalação (bem sucedida) de Anti-Vírus avast! em Ubuntu 7.04
« Resposta #14 Online: 25 de Dezembro de 2007, 14:57 »
Blz galera, mto obrigado por esclarecerem mais essa dúvida.

Valeu!!!

tranquilo, cara, nosso forum serve pra isso  ;) feliz natal, irmãozinho. t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)