Autor Tópico: leitor e editor de pdf  (Lida 17173 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2007, 19:39 »
Não, nada do que você roda no wine precisa estar instalado no windows. Pode ir direto.

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2007, 09:10 »
Help! ainda não foi dessa vez... Baixei e tentei instalar o Foxit (versão windows) via wine, mas dá o seguinte erro:

err:module:import_dll Library MFC42.DLL (which is needed by L"C:\\windows\\temp\\fox73d.tmp\\Foxit Reader Setup.exe") not found

:~$ err:module:LdrInitializeThunk Main exe initialization for L"C:\\windows\\temp\\fox73d.tmp\\Foxit Reader Setup.exe" failed, status c0000135

O que eu tenho que fazer? Já tentei fazer a mesma coisa como root e dá o mesmo erro....

[]s,

Leopoldo

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2007, 12:48 »
É, talvez não funcione, nem tudo funciona... Mas experimenta configurar o wine com outra versão do windows que talvez dê certo (Sistema > Preferências > Wine configuration).

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2007, 13:04 »
Leopoldo, talvez isso te ajude:

http://www.getdeb.net/search.php?keywords=pdf

É o site do getdeb. Esse software é o PDF Editor, é só baixar, clicar duas vezes e instalar. Estou baixando agora para testar. 13:01 13/09/07

Pode não ser muito seguro, já que não está nos repositórios oficiais do Ubuntu. Mas eu sempre me arrisco, pois uso APTonCD e FEBE+CLEO pra fazer Backup de todos os meus programas e configurações do Firefox.

Acho e que essa versão é para o Ubuntu Feisty Fawn. Desculpa a falta de informação. Mas espero ajudar de algum modo.

Quando testar, posto o resultado aqui.

Abraço a todos e até mais.

EDIT: Leopoldo, até agora o programa não deu nenhum problema na minha máquina, mas também não reiniciei ela ainda, então não sei dizer se é seguro. Mexi um pouco no programa, mas na hora que eu vou inserir um texto no PDF eu editar alguma coisa dá pau... que pena... pois ele parece muito bom pra editar PDFs... vou tentar baixar uma versão diferente agora.

A que eu baixei: PDF Editor 0.3.2

A que vou baixar agora: PDF Editor 0.3.1

Ele parece estar engatinhando ainda, no futuro, se ele sobreviver, vai ser um ótimo software.

Depois posto o resultado aqui.

EDIT 2: É Leopoldo... não funfo... :'(

Mas pode ser que eu apenas não saiba mexer. Se alguém quiser tentar. Como disse não está nos repositórios oficiais do Ubuntu por isso não é tão seguro.

Desculpe não poder ajudar mais. Se eu souber de algo novo, posto aqui novamente.

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2007, 20:38 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #19 Online: 14 de Setembro de 2007, 09:05 »
Pessoal,

agradeço muito pela força, mas estou começando a desesperar. Vocês que possuem contatos com outras comunidades, verifiquem, por favor, se existe algum aplicativo que pode me socorrer... não quero voltar para o windows só por causa disso, mas não posso deixar de ler pdf e fazer anotações, meu trabalho depende disso. Engraçado é uma coisa tão básica... estou surpreso com a dificuldade.

[]s,

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #20 Online: 14 de Setembro de 2007, 10:27 »
Consegui Leopoldo!!!!

Programa:

Kword

Tem nos repositórios do Ubuntu Feisty Fawn. Não sei direito o que você quer, mas com esse programa eu consegui abrir o PDF, a fomatação irá mudar, mas você poderá mudar isso facilmente. Você pode mudar o tipo e cor da fonte e editar o texto, adicionando anotações extras, tipo, títulos, textos etc, e acho que da pra inserir notas de rodapé também. Ele não exporta em PDF diretamente (não que eu tenha visto...) mas é só você exportar no format .odt, ele irá abrir normalmente no Open/Broffice já com tudo formatadinho certinho no lugar ;D, mas como se fosse uma imagem, daí é só mudar a cor de fundo (comigo vem azul por padrão) e exportar como PDF, Pronto!

Faça o que eu falei a cima e seja feliz! ;D hehehe

Eu dou um boi pra alguém entrar no Linux e dou uma boiada pra não sair dele!! hehehehe (é só um ditado, não sou fazendeiro HAHAHAHAHA)

Não é possível que uma coisa tão simples não possa ser feita no Linux hehehe sabia que era apenas um programa "bobo" que agente não tinha descoberto ;D

O Blender do Linux faz até filmes de alta qualidade em computação gráfica (CG) e o Linux não pode editar um simples PDF? hehehe Ta aí, acho que agora tá resolvido!

Fonte: Ubuntu Forums

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=272982&highlight=pdf+editor+kword

Espero ter ajudado Leopoldo ;D

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 11:07 por kErNeL_sCrIpT »

alexcosta67

  • Visitante
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #21 Online: 14 de Setembro de 2007, 17:23 »
Parabéns kErNeL_sCrIpT.

Acompanhei este tópico desde o início.

Estou impressionado com sua vontade de ajudar, deve ter dispendido horas para conseguir solucionar o problema do Leopoldo.

Com pessoas como você este fórum com certeza será sempre o melhor de todos.

Você poderia postar isso lá na seção de dicas e truques.

Desse jeito logo você sera um moderador ou adm do fórum.

mais uma vez parabéns.
Abraços.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #22 Online: 14 de Setembro de 2007, 18:29 »
Parabéns kErNeL_sCrIpT.

Acompanhei este tópico desde o início.

Estou impressionado com sua vontade de ajudar, deve ter dispendido horas para conseguir solucionar o problema do Leopoldo.

Com pessoas como você este fórum com certeza será sempre o melhor de todos.

Você poderia postar isso lá na seção de dicas e truques.

Desse jeito logo você sera um moderador ou adm do fórum.

mais uma vez parabéns.
Abraços.

Muito obrigado alexcosta67!!!! :D :D :D :D

^^

Espero ter realmente ajudado o Leopoldo. Se sim, faço um tuto com muito prazer!

Gastei horas sim, mas cada minuto foi divertido e proveitoso, conheci o getdeb e aprendi algumas coisas legais no caminho, e se eu realmente conseguir ajudar é o que importa.

Vamos ver se o Leopoldo consegue editar seus PDFs agora :D , é só ele der o aval que eu posto o tuto lá em Dicas e Truques.

Se não resolver, vamos pra batalha novamente! Não vou perder um colega de Linux por causa de um PDF! Não mesmo hehehe.

Bom, são pessoas como você alexcosta67, que me dão ainda mais gas pra ajudar! Obrigado pelo apoio.

Moderador... Admin... sonhar não custa nada... hahahahaha

Bom, Leopoldo, vê aí, se funfa avisa agente heim!

Ha, e tudo que fiz foi graças a todos que participaram desse tópico, óbvio, apenas juntei os pedaços do quebra cabeça e fui montando.

E nem sei se o Leopoldo vai conseguir... vamos ver.

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 18:35 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #23 Online: 15 de Setembro de 2007, 14:17 »
kErNeL_sCrIpT,

nem sei como lhe agradecer... você foi muito camarada mesmo! Olha que já tem mais ou menos um mês que estou brigando com isso. Valeu mesmo!!!

Minha avaliação do kword: é um aplicativo bem interessante, possui muitos recursos para edição de textos pdf. O que eu mais gostei foi poder inserir frames com comentários onde quiser. Ainda tenho alguns problemas que talvez o uso constante possa resolver. Inseri, por exemplo, background color amarelo em alguns trechos e quando salvo no formato do open office ele não mantem. Outra coisa, fica aqui como dica, o kword não é bom para manipular arquvos grandes. Estava lendo uma tese, por exemplo, com mais ou menos 200 páginas e ele demora muito para carregar. Nesse caso é melhor carregas partes do arquivo.

É realmente surpreendente encontrar pessoas como você na comunidade ubuntu: dispostas a ajudar até o fim, sem nem mesmo saber a quem. Parabéns!

Quando souber de mais novidades sobre leitura/edição de pdf lembre-se de mim, ok?

Grande abraço,

Leopoldo

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #24 Online: 15 de Setembro de 2007, 14:35 »
kErNeL_sCrIpT,

nem sei como lhe agradecer... você foi muito camarada mesmo! Olha que já tem mais ou menos um mês que estou brigando com isso. Valeu mesmo!!!

Minha avaliação do kword: é um aplicativo bem interessante, possui muitos recursos para edição de textos pdf. O que eu mais gostei foi poder inserir frames com comentários onde quiser. Ainda tenho alguns problemas que talvez o uso constante possa resolver. Inseri, por exemplo, background color amarelo em alguns trechos e quando salvo no formato do open office ele não mantem. Outra coisa, fica aqui como dica, o kword não é bom para manipular arquvos grandes. Estava lendo uma tese, por exemplo, com mais ou menos 200 páginas e ele demora muito para carregar. Nesse caso é melhor carregas partes do arquivo.

É realmente surpreendente encontrar pessoas como você na comunidade ubuntu: dispostas a ajudar até o fim, sem nem mesmo saber a quem. Parabéns!

Quando souber de mais novidades sobre leitura/edição de pdf lembre-se de mim, ok?

Grande abraço,

Leopoldo

Poxa! Muito Obrigado Leopoldo! Que bom cara!!!! Eu fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma! ^^

Graças a todos que participaram desse tópico consegui chegar nesse resultado!

Fico muito feliz mesmo!

Se souber de novidades eu te aviso claro! Pode deixar!

E aí? Você me dá um aval pra criar um tópico em Dicas e Truques? Se você puder, você poderia ajudar, falando o que funciona, o que não funciona, vantagens e desvantagens, bem resumidamente. Só pra que eu possa complementar no meu tópico. Pode ser Leopoldo? Eu queria que essa sua dúvida e solução servisse para todos no fórum que buscam o mesmo que você, postando em Dicas e Truques, como recomendado pelo amigo alexcosta67, será de grande ajuda para todos nós ^^

Pode ser? Se você tiver tempo claro, é só me mandar uma MP (Menssagem Pessoal) falando basicamente o que você falou acima, que eu posto como complemento no tópico.

Pode ser? Por que eu poderia fazer isso, mas não posso dar um ponto de vista, pois nunca editei PDFs.

Mas só se você puder ^^

Abraço a todos e até mais.

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #25 Online: 17 de Setembro de 2007, 00:15 »
kErNeL_sCrIpT,

se eu puder lhe ajudar, eu faço isso com o maior prazer! Você pretende fazer um tutorial sobre o uso do Kword? É isso? Tempo não tenho, mas quem tem? Como sou completamente novo aqui não entendi bem o que tenho que fazer, mas to dentro! É só você me dar as dicas.

Grande abraço,

Leopoldo

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2007, 01:11 »
kErNeL_sCrIpT,

se eu puder lhe ajudar, eu faço isso com o maior prazer! Você pretende fazer um tutorial sobre o uso do Kword? É isso? Tempo não tenho, mas quem tem? Como sou completamente novo aqui não entendi bem o que tenho que fazer, mas to dentro! É só você me dar as dicas.

Grande abraço,

Leopoldo

Leopoldo, apenas vou passar as dicas que te passei para a galera criando um tópico, você poderia somente me mandar um breve ponto de vista do que você achou do Kword, o que funcionou, o que não, só pra mim poder complementar, eu faço o tópico, não precisa fazer um Tuto não ^^ é só me mandar um "respaudo" do você achou, tipo, você disse que tem alguma dificuldade em alterar o pano de fundo na hora de abrir no Openoffice, daí eu coloco esse ponto de vista no tópico, ou até mesmo tento resolver e postar lá o resultado, sacou? Coisa simples, é só me mandar uma MP ^^ Pontos que você julga importantes, positivos e negativos, só os mais necessśrios, uma breve descrição.

Abraço e até mais.

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #27 Online: 19 de Setembro de 2007, 09:56 »
Ok, kErNeL_sCrIpT. Vamos ver se posso lhe ajudar.

Voltando ao princípio. Sempre usei Acrobat para ler/editar textos pdf. Quando falo em editar aqui refiro-me ao aspecto mais simples. Leio texto na tela como leio no papel, então preciso de uma caneta marca-texto para destacar algumas idéias importantes e de lápis para fazer algumas anotações no texto. Bom, passei por xpdf, kpdf e outros, mas estes aplicativos são apenas para leituras, sem intervenções.

Instalei o acrobat para linux mas ele só existe na versão reader. Instalei o Foxit para Linux, não consegui rodá-lo, deu erro. Tentei emular os dois programas, o Acrobat e o Foxit, erro novamente....

Das melhores soluções apresentadas foram o PDF Edit e o KWord. Seria interessante um comparativo entre os dois.

O modo de leitura no Kword é bem agradável. Na verdade ele abre um pdf como um editor de texto desses que já conhecemos, com possibilidade de verificação ortográfica e tal. Sobre a marcação nos textos, tive alguns probleminhas. A função highlight (destacar texto) existe, mas o trecho não aparece destacado quando gravo o  texto no formato odt. Por outro lado a inserção de comentários (em frames) é muito interessante. É possível colocar box onde você quiser, desrespeitando até mesmo as margens. Isso ajuda muito. Como disse acima, não estou tendo sucesso quando tento ler textos maiores. Ler um livro, por exemplo, não é uma experiência fácil. O software demora para responder, para carregar o documento todo.

Ainda estou testando ora o PDF Edit, ora o Kword em busca da melhor solução.

[]s,

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #28 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:37 »
Primeiro eu gostaria de também parabenisar todo o esforço do kErNeL_sCrIpT, segundo eu gostaria de pedir (até como retribuição à comunidade, mas é, sobretudo, um pedido) ao Leopoldo que fizesse um texto comparativo dos dois aplicativos que tem sido úteis ao seu trabalho, apontando qual dos softwares respondem melhor em determinadas situações e sua escolha pessoal.

Sei que todos somos bastante ocupados, mas na brevidade do nosso tempo livre e do tempo que gastamos em busca de resolver o problema nosso, seria muito bom mostrar o caminho aos outros também.

Breve ou exaustivo, vou gostar de ler esse texto, Leopoldo.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: leitor e editor de pdf
« Resposta #29 Online: 19 de Setembro de 2007, 11:43 »
Mythus, obrigado! ;D Valeu pela força!

Leopoldo, boa descrição. Vamos continuar até acharmos uma solução que te deixe pelo menos 95% satisfeito com edição de PDFs no Ubuntu. Depois que tivermos uma boa visão de como fazer isso, eu gostaria de criar o tópico. Mas vamos analisar os problemas que ainda existem. Quero deixar o meu apoio na sugestão do Mythus, somos todos ocupados, mas se pudermos de vez em quando dedicarmos um pouquinho de tempo aqui, é muito provável que resolvemos os problemas relacionados ao Ubuntu ;D, ou pelo menos boa parte deles ;D, se você puder, faça um compativo como o Mythus citou. Seria de grande ajuda para que cheguemos a uma boa solução do problema. Vou analisar os problemas restantes assim que for possível, se encontrar mais alternativas ou soluções eu posto aqui.

Abraço a todos e até mais.