Autor Tópico: Ubuntu 64. Vale a pena ??  (Lida 40121 vezes)

bestlinux

  • Visitante
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Online: 19 de Dezembro de 2005, 13:03 »
Ola Galera,

Gostaria de uma opnião.

Tenho uma maquina AMD 64. Baixei o Ubuntu 5.10 (x86).....

Tem alguma diferença absurda se eu instalar o Ubuntu na arquitetura x86 em vez do Ubuntu arquitetura 64 ??

Se tem alguma diferença, qual seria ?

Essa diferença é visivel ? A velocidade obtida com a arquitetura 64 bits é visivel ?

Ultimamente, so tenho visto reclamações em relaçao aos aplicativos para arquitetura 64 bits, mesmo assim, sera que vale a a pena instalar ??

Falow !  :D

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2005, 15:24 »
Um amigo meu, tem um processador 64, e utilizava o Conectiva 10 (x86)...
Depois que ele instalou o Ubuntu64, melhorou pra caramba...
É bem visível a melhora (em velocidade)

Só sei isso...
Não sei mais nada sobre esse ubuntu64bits ae.. ;D

Offline kennyruffles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2005, 23:06 »
Usei a versao pra amd64... eh mais rapido sim... significativamente mais rapido, mas nao tem suporte a varias coisas q pra mim eram importantes... nao achei como fazer pegar wmv, mp3 eu consegui normalmente e alguns compiladores nao prestavam.
Enfim, acho q futuramente qnd tiver maior suporte vai ser bastante viavel mudar

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2005, 09:21 »
Os processadores 64-bits são excelentes, mas ainda são novidades e os sistemas operacionais estão fazendo o possível para se adeqüar a eles. Acredito que um ano ou pouco mais deve ser suficiente para haver suporte total a esta arquitetura :)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
ubuntu 64
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2006, 03:06 »
rapaz, eu tambem tenho uma maquina 64, e tem horas que passo raiva, até hoje eles não lancaram o cedega, wine, libfastrack pro apollon bem como outros plugins de redes, etc etc etc... não sei porque eu ainda inssisto, ja instalei o debian pro 64 mas é a mesma coisa.

compilar é um problema, ate hoje não consegui o que é necessario pra compilar meu kernel.

enfim é esperar pra ver.

quanto a velocidade, o kurumin por incrivel que pareca é mais rápido , ele abre o open office, num piscar de olhos, enquanto no ubuntu ele demora uns 3,5 segundos.

 :evil:  mas eu sou teimoso e não desisto nunca né "Lula" heheh.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
cansei.... do 64
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2006, 18:13 »
é galera cansei do 64, apesar de ser uma maquina e tanto, os software deixam muito a desejar, Eu tinha o kubuntu 5.1 - x64, mas faltava tanta coisa, cedega, wine, xkbf, libfastrack-gift, flash-player e uma porrada de outros fru-fru que eu fiquei aguardado o pessoal lançar, ai eles lancam outra versão e nem se quer lancaram os pacotes que faltam pra ficar legal e que todo mundo quer usar.

Instalei o dapper pro 64, nova decepção o open office com um bug de acentuação,  e tome-lhe break-package, mas tá em teste né...! é mas se tá em teste uma nova versão, pela lógica já tinha que ser melhor do que a anterior o breezy, mas parece que eles gostam de recomeçar do zero.  :evil:.

Enfim resolvi instalar o 5.10 pra plataforma i386, que pelo menos ja tá bem malhada e mais redonda.

Mas é uma derma, e como voce ter uma ferrari e ter que andar a 80 km/h quando se pode andar a 180 km/h.

Offline etapombas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
    • Ver perfil
    • Baixar.info
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2006, 09:38 »
Ainda bem q naum gastei o zoio da cara num processador 64!
uahahuahuahua

Offline Renato_A

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2006, 09:44 »
Prezado:

Vou discordar um pouco da opinião dos colegas:
 É verdade que não se encontra tantos pacotes para a plataforma x86_64 como para a x86 de 32 bits. Porém, esse problema pode ser resolvido criando-se uma camada de 32bits dentro do sistema de 64 bits e instalar nela os programas que faltam para 64 bits. Como fazer isso ? Basta dar uma olhada em:

                             https://wiki.ubuntu.com/DebootstrapChroot?highlight=%28chroot%29

Outro endereço onde você pode encontrar as dicas de como criar a camada chroot de 32 bits é:
                   
                             http://ttp://www.ubuntu-es.org/node/11485

Nesse último endereço você pode encontrar, além de outros links que falam sobre o assunto, orientações de como configurar o flashplayer para o Firefox e de como instalar o Openoffice no chroot e acabar com o problema dos acentos.
Vale a pena conferir e, na minha opinião, ficar com o Ubuntu 64.

Um abraço.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2006, 23:38 »
Bom Renato...

Mas, na teoria era pra ter os pacotes compilados pra 64 certo? pra que que eu tenho um software pra 64 e os programas terem que ser (não sei ao certo) emulados em 32 bit.

Creio que a opinião do lassard quando disse
"- Os processadores 64-bits são excelentes, mas ainda são novidades e os sistemas operacionais estão fazendo o possível para se adeqüar a eles. Acredito que um ano ou pouco mais deve ser suficiente para haver suporte total a esta arquitetura "
é o mais correto.

por enquanto ja to usando o kubuntu pra i386, e a diferença no desktop parece ser bem pequena com relação ao desempenho.

mas quando tiver totalmente adequada ai eu mudo.
 :wink:

quanto ao preço do processador, em relação do pentium compativel na época era bem pequena, ai eu preferi ja ficar com o hardware atualizado pra nova tendência.
« Última modificação: 10 de Julho de 2006, 18:06 por gony64 »

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2006, 00:20 »
opa e dae pessoal, eu pretendo mudar para a plataforma 64bits, mas to ligado nas dificuldades ainda, pessoal isso é uma nova geração de pcs, não é bem assim migrar, na boa eu até fiquei surpreso quando fui baixar o Ubuntu pela primeira vez e vi lá o Ubuntu  para download, é alteração pra caramba para ser feita, mas é como mensionaram, daqui  um ano ou um ano e meio pode estar tudo funcionando direitinho

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2006, 17:52 »
Tenho uma maquina AMD 64 a mais de 18 meses e não tenho problemas..... A primeira vez que fui utilizar mesmo um sistema operacional para ela foi agora com o Ubuntu... fora a instalação que foi meio complicada (aparentemente devido ao HD Sata) e ao plugin do Flash que ainda não esta 100% (mas já roda por exemplo as charges do www.charges.com.br, com algum problema mas roda) estou satisfeitissimo
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2006, 13:28 »
Sempre tive dúvidas se era melhor comprar um AMD 64 agora ou esperar um pouco mais. Esse tópico tirou meinhas dúvidas.

Offline tjpp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Ubuntu na UFF
Re: Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2006, 13:38 »
Eu rodo sem chroot. A instalação do OpenOffice no Dapper leva a maioria das bibliotecas de 32 bits. Eu um tópico destes seria importante que quem desse a opinião desse um testemunho do tipo:"Eu tenho e sou feliz", "Eu tenho e nada funciona", "Eu não tenho e sei que dá problemas", etc.. para que a gente pudesse filtrar quem realmente tem experiência. Eu rodo em arquiteturas de 64 bits já há um ano (rodava o debian amd64) e já instalei quatro máquinas com propósitos diferentes. Sem dúvida, vale a pena ter um processador de 64bits, se você não é um jogador (nunca instalei jogos com o Cedega e o Wine em 64 bits). De resto, vá com fé que vale a pena.

Ainda tem mais, já instalei um notebook HP de 64 bits e até wireless funciona no Dapper.
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense
Ubuntu/Debian GNU/Linux i386,alpha,amd64

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2006, 14:40 »
eu tive, heheh! ;D depois de tentar primeiramente com o Debian, e depois com o kubuntu, (acho que instalei e desinstalei umas 13x) cansei, ficava devendo pra Flash, plug-ins de audio (w32codecs), arquivos pra compilar o kernel e outros programas, tradução correta do openoffice inclusive acentuação que não teve jeito pra usar "ç" "ão" etc. wine, cedega, moto4lin, kbfx, emfim muitos programas que não foram portados ainda, e a diferença de desempenho não notei grande coisa. mas talvez o dapper esteja melhor, a minha ultima tentativa foi no breezy.

Mas vale a pena tentar instalar. Quem quiser.... Rapaz tu vai tentar mesmo? hã?  :P :-[ vai com Deus meu filho! :'(

Offline tjpp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Ubuntu na UFF
Re: Ubuntu 64. Vale a pena ??
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2006, 14:53 »
eu tive, heheh! ;D depois de tentar primeiramente com o Debian, e depois com o kubuntu, (acho que instalei e desinstalei umas 13x) cansei, ficava devendo pra

Flash: aqui funciona
plug-ins de audio (w32codecs): aqui funciona
arquivos pra compilar o kernel: compilei ontem mesmo o 2.6.15 
inclusive acentuação que não teve jeito pra usar "ç" "ão" etc.:  aqui funciona
wine, cedega: não vou tentar
emfim muitos programas que não foram portados ainda:  ?????

Citar
mas talvez o dapper esteja melhor, a minha ultima tentativa foi no breezy.

Sim. Faz uma senhora diferença...

Citar
Mas vale a pena tentar instalar. Quem quiser.... Rapaz tu vai tentar mesmo? hã?  :P :-[ vai com Deus meu filho! :'(

estou rodando há uma semana o Dapper e há um ano um Debian Sid.
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense
Ubuntu/Debian GNU/Linux i386,alpha,amd64