Autor Tópico: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]  (Lida 15529 vezes)

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Online: 01 de Setembro de 2007, 02:00 »
Alguém sabe como fazer para quando o ubuntu estiver carregando com aquela barra, aparecer o que de fato o SO está fazendo?
« Última modificação: 01 de Setembro de 2007, 20:46 por alessandro_ufms »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2007, 02:14 »
Alt+F1 e/ou Alt+F2

arlei

  • Visitante
Re: Modo "verbose" na tela de inicio
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2007, 04:17 »
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20912.0.html

[EDITADO]

Se desejar durante o boot uma exibição completa das mensagens em modo texto (como em servidores) retire o "splash" junto.

[/EDITADO]

T+
Arlei
« Última modificação: 01 de Setembro de 2007, 05:35 por arlei »

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2007, 08:32 »
Eu queria ver a barra de carregamento aparecendo junto com as mensagens de inicio (pelo que eu vi um dia, elas apareçem com letras em azul). Esse do alt+f1 eu tenho que apertar toda vez que aparecer o splash?

arlei

  • Visitante
Re: Modo "verbose" na tela de inicio
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2007, 10:51 »
Eu queria ver a barra de carregamento aparecendo junto com as mensagens de inicio (pelo que eu vi um dia, elas apareçem com letras em azul). Esse do alt+f1 eu tenho que apertar toda vez que aparecer o splash?

Exatamente isso. Este procedimento é usado para quando aleatoriamente vc deseja ver as mensagens do boot, sendo que equivale ao retirar o "splash" do /boot/grub/menu.lst. Se desejar que isso se torne um padrão, então proceda conforme postei anteriormente.

Se quizer que as mensagens apareçam junto ao splash (barra de progressão) retire do /boot/grub/menu.lst a palavra "quiet" na linha correspondente ao kernel a ser carregado.

T+
Arlei

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2007, 20:46 »
Opa, funcionou direitinho. Vlw aew pessoal!  ;D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2007, 23:10 »
Para não criar um tópico, vou postar aqui uma coisa que há muito tempo me deixa curioso.

No boot aqui, o splash roda até menos da metade da barra de progressão e depois eu vejo o resto em texto. Isso ocorre a partir do fsck.

O gozado é que tenho o Ubuntu instalado em três máquinas e só numa delas isso ocorre.

Alguma idéia do motivo?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2007, 23:18 »
Para não criar um tópico, vou postar aqui uma coisa que há muito tempo me deixa curioso.

No boot aqui, o splash roda até menos da metade da barra de progressão e depois eu vejo o resto em texto. Isso ocorre a partir do fsck.

O gozado é que tenho o Ubuntu instalado em três máquinas e só numa delas isso ocorre.

Alguma idéia do motivo?

pinduvoz comigo também acontecia isto, e parou de acontecer depois que configurei meu sistema para ter permissão de escrita na partição NTFS (eu fiz isto usando o automatix). Tem alguma partição NTFS sem ter o ntfs-3g configurado no PC?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2007, 23:22 »
No boot aqui, o splash roda até menos da metade da barra de progressão e depois eu vejo o resto em texto.

Tenho visto ocorrer o contrário, ou seja, durante o desligamento. É só em uma ou duas máquinas, e também não faço a menor idéia do motivo.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2007, 23:24 »
Tem sim. Eu uso a NTFS em modo somente leitura porque meus arquivos de trabalho (e lazer, já que ninguém é de ferro) estão numa partição FAT32.

Mas, em uma das outras duas máquinas que eu citei também tem uma partição NTFS "somente leitura" e isso não acontece.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2007, 23:48 »
Tem sim. Eu uso a NTFS em modo somente leitura porque meus arquivos de trabalho (e lazer, já que ninguém é de ferro) estão numa partição FAT32.

Mas, em uma das outras duas máquinas que eu citei também tem uma partição NTFS "somente leitura" e isso não acontece.

É, então nem imagino, tive o problema em duas máquinas, e nas duas resolvi da mesma forma. Não apresenta nenhuma mensagem que possa te ajudar?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2007, 23:56 »
Não. O boot é "normal" exceto pela perda do splash na metade dele.

Vou experimentar habilitar o ntsf-3g para ver o que acontece (já fiz numa máquina, que tem só duas partições; NTFS e Ext3, também pelo Automatix).

Ah, na máquina que tem a partição NTFS "ro" os HDs (ela tem dois) são reconhecidos como sda e sdb, apesar de serem IDE. Será que é por isso que o splash completa?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2007, 00:07 »
Pode ser, o mesmo aconteceu comigo. O interessante é que quando instalei ele reconheceu como /dev/sda, ai atualizei o kernel e passou para /dev/hda (e o sistema não iniciou até que alterei /boot/grub/menu.lst e /etc/fstab), e em outra atualização voltou a reconhecer como /dev/sda (ai tive que refazer os arquivos já citados de novo).

Aproveitando que falei de atualização de kernel (desculpa, não tem nada a ver com o tópico), eu recebi uma aqui hoje, você já fez? Eu fiquei com medo de dar problema com o compiz-fusion, ou drive da placa de vídeo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2007, 00:18 »
Eu atualizei o kernel ontem sem problemas. Ele só resetou o menu.list do grub... mas tudo bem, tinha um backup.  :D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2007, 00:47 »
Meu Kernel atualizou e o X foi pro brejo porque o "tonto" aqui instalou uma versão mais nova do driver nVidia pelo Envy.

Tive que abrir o Envy logado em texto, remover o driver e reinstalar para abrir o X.

Aí, como era sábado e eu tinha baixado o arquivo ISO do "famoso" PCLinuxOS 2007, resolvi instalar o vmware-player, que instalou um ou dois módulos para o Kernel, e o X foi pro brejo outra vez.

Resultado: voltei para a instalação do driver nVidia pelo Gerenciador de Drivers Restritos para não ter que toda hora reinstalar.

Moral da história: o Ubuntu facilita e o usuário, como sempre, atrapalha.

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::