Autor Tópico: agere systems pci soft modem  (Lida 43381 vezes)

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #45 Online: 22 de Setembro de 2007, 11:56 »
Cara, o modem que eu comprei é o mesmo que o seu? Se for, o pacote deveria ter funcionado. Geralmente eu instalo o pacote depois de reinstalar o Ubuntu. Tava tentando configurar minha placa de vídeo 3D, mas sempre bagunçava o sistema e aí era obrigado a instalar o Ubuntu novamente. E desse jeito o pacote funciona. Você tem dúvidas de como reinstalar o Ubuntu?


Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #46 Online: 28 de Setembro de 2007, 01:32 »
Bom, depois de ver alguns textos e baixar não sei quantos pacotes, me indago o seguinte...

minha máquina é um AMD64, e os pacotes eram i386.. será que influencia ?

Se sim, o que fazer...? Deixar o XP com 64 e desinstalar e reinstalar o Ubuntu como 32 bits ?

outra é que não sei direito o que fazer, tenho pacotes que estão em dependência (conflitando, como mostra o meu Synaptic, na seção Quebrados), de tanto que já procurei por aí e baixei... queria saber se é possível também desinstalar o ubuntu e reinstalá-lo sem ter que formatar tudo (inclusive Windows - ainda preciso dele para jogar)...

Bom, se alguém tiver uma dica aí me ajude, estou há um tempão atrás de uma solução milagrosa...

PS: meu irmão tem um modem SmartLink, será que é melhor que meu motorola ?
Mas sabe, não é bom desistir sem lutar, queria fazer a net pegar com motorola e tudo na raça mesmo, desistir nunca... aí se não existir mais nada no mundo que possa ajudar, só aí tentarei a troca... mas o objetivo é conseguir resolver essa parada com o que tenho aqui mesmo.

Obrigado desde já por ter lido até aqui.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #47 Online: 28 de Setembro de 2007, 09:55 »
Bom, depois de ver alguns textos e baixar não sei quantos pacotes, me indago o seguinte...

minha máquina é um AMD64, e os pacotes eram i386.. será que influencia ?

Se sim, o que fazer...? Deixar o XP com 64 e desinstalar e reinstalar o Ubuntu como 32 bits ?

outra é que não sei direito o que fazer, tenho pacotes que estão em dependência (conflitando, como mostra o meu Synaptic, na seção Quebrados), de tanto que já procurei por aí e baixei... queria saber se é possível também desinstalar o ubuntu e reinstalá-lo sem ter que formatar tudo (inclusive Windows - ainda preciso dele para jogar)...

Bom, se alguém tiver uma dica aí me ajude, estou há um tempão atrás de uma solução milagrosa...

PS: meu irmão tem um modem SmartLink, será que é melhor que meu motorola ?
Mas sabe, não é bom desistir sem lutar, queria fazer a net pegar com motorola e tudo na raça mesmo, desistir nunca... aí se não existir mais nada no mundo que possa ajudar, só aí tentarei a troca... mas o objetivo é conseguir resolver essa parada com o que tenho aqui mesmo.

Obrigado desde já por ter lido até aqui.

Primeira coisa, se você usa conexão discada por softmodems (ou winmodems, como queira ;)) não use a versão do Ubuntu de 64bit por que não existem drivers para modems nesta versão, portanto troque seu Ubuntu 7.04 para a versão de 32bit ok.

Segundo só um determinado tipo de motorola funciona com o driver Smartlink, aquele cuja ID é 1057:3052 e para saber se o seu é esse, basta entrar no Ubuntu abrir um terminal ( Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digitar:

lspci -d 1057:3052

Se retornar alguma informação relativa a modem, então é por que o seu modem tem esta ID e o pacote que fiz chamado de modem-arquivos-v16.tar.gz serve para ele. Baixe-o deste link aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg113490.html#msg113490

coloque na sua pasta de usuário dentro da pasta home e para descompacta-lo basta clicar com o mouse com o botão direito sobre ele e escolhar extrair aqui. Entre na pasta criada com a descompactação chamada de modem-arquivos-v16 e leia o arquivo guia_instalação.pdf e/ou Leia-me que explica como usar o pacote de instalação e ativação do modem.

Se não for esta a ID do seu modem motorola, então é melhor você usar este modem Smartlink que diz possuir, pois o pacote que fiz usa exatamente o driver Smartlink. Agora há muita confusão por que às vezes você pode comprar um modem como sendo Smartlink e na verdade ele ser outro modem, por isso a melhor forma de identificar um modem é pela ID dele que não muda, já a forma de chamar um modem muda bastante.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2007, 09:58 por alarcon »

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #48 Online: 29 de Setembro de 2007, 02:12 »
Obrigado por responder, Alarcon.
Bom, primeiramente eu nem sei te dizer com certeza se o Ubuntu é 32 ou 64 (um colega instalou há 2 semanas, mas sou novato no linux e não sei aonde ver isso...).
Mas te digo que já vi seus posts antes, já baixei o seu (e outros) pacotes, o meu motorola é rev 04 com esse número xxxx:yyyy que vc falou (esqueci agora, mas sei que já vi isso antes...), e justamente por essas e outras que acho que deu erro... eu não sei nem como começar a detalhar o que se passa, passo-a-passo, só queria saber se dá pra desinstalar e reinstalar o ubuntu sem ter que mexer no windows que está em dual boot...
talvez recomeçando do zero eu consiga alguma coisa... mas é estranho, tudo parece poder funcionar como outros por aqui relataram (ou funciona, ou funciona a baixa velocidade, mas vai...), e observo que não é criado o tal ttySL0, além de não reconhecer o slamr, e no gnome-ppp dar como mensagem Device or Resource Busy...

isso sem falar que há conflitos (dependências) no Synaptic (na seção Quebrados, existe um tal de ALSAnãoseioquê.dev recomendado mas é encontrado o .doc (não lembro se era nessa ordem mas enfim...); na hora de extrair/instalar o pacote dá pra ver alguns Errors rapidamente (no terminal)...

É, deve ser alguma besteira, mas acredito que se o pacote está certo (o seu v16 eu já testei, cheguei a baixar o v20 mas sem sucesso também), fiquei barrado na instalação... agora mesmo vou dar uma olhada lá pra ver mais detalhes, qualquer coisa posto aqui, mas continuo buscando ajuda... quero me livrar do windows (só fico com ele por causa dos jogos mesmo...)

Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #49 Online: 29 de Setembro de 2007, 10:24 »
Obrigado por responder, Alarcon.
Bom, primeiramente eu nem sei te dizer com certeza se o Ubuntu é 32 ou 64 (um colega instalou há 2 semanas, mas sou novato no linux e não sei aonde ver isso...).
Mas te digo que já vi seus posts antes, já baixei o seu (e outros) pacotes, o meu motorola é rev 04 com esse número xxxx:yyyy que vc falou (esqueci agora, mas sei que já vi isso antes...), e justamente por essas e outras que acho que deu erro... eu não sei nem como começar a detalhar o que se passa, passo-a-passo, só queria saber se dá pra desinstalar e reinstalar o ubuntu sem ter que mexer no windows que está em dual boot...
talvez recomeçando do zero eu consiga alguma coisa... mas é estranho, tudo parece poder funcionar como outros por aqui relataram (ou funciona, ou funciona a baixa velocidade, mas vai...), e observo que não é criado o tal ttySL0, além de não reconhecer o slamr, e no gnome-ppp dar como mensagem Device or Resource Busy...

isso sem falar que há conflitos (dependências) no Synaptic (na seção Quebrados, existe um tal de ALSAnãoseioquê.dev recomendado mas é encontrado o .doc (não lembro se era nessa ordem mas enfim...); na hora de extrair/instalar o pacote dá pra ver alguns Errors rapidamente (no terminal)...

É, deve ser alguma besteira, mas acredito que se o pacote está certo (o seu v16 eu já testei, cheguei a baixar o v20 mas sem sucesso também), fiquei barrado na instalação... agora mesmo vou dar uma olhada lá pra ver mais detalhes, qualquer coisa posto aqui, mas continuo buscando ajuda... quero me livrar do windows (só fico com ele por causa dos jogos mesmo...)

Obrigado.

Primeiro era bom saber se seu Ubuntu é de 32bit ou 64bit, use o de 32bit.

Segundo, suponhamos que você isntalou o Ubuntu em uma segunda partição de um HD SATA. Não precisa reinstalar o windows novamente, basta colocar o LiveCd do Ubuntu e na hora do particionamento escolher particionamento manual e quando aparecer a tabela de partições você clica na do Ubuntu (no nosso exemplo seria a sda2) (ou hda2 se fosse um HD IDE) e escolhe formatar (em reiserfs por exemplo) e ponto de montagem para ela esse aqui: /

O resto você já deve saber fazer que igual ao outros passos. No que falei você só formatou a partição do Ubuntu e instalou novamente ele na mesma partição. Não alterou nada na partição do windows (que deve ser a sda1 para HD SATA ou hda1 para HD IDE) e nem em outras partições (tipo swap ou uma partição home se você preferiu colocá-la separada da partição raiz /)

posta aqui o resultado do seguinte comando também:

lspci -n

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #50 Online: 29 de Setembro de 2007, 15:11 »
acho que o meu é 32 bits, pois coloquei o cd para (re)fazer pela milésima vez o passo a passo da instalação do ppp, e tentei uns comandos diferentes (um tal de apt-get, não entendo se isso é para baixar algo da internet e/ou do cd do ubuntu, já que no terminal diz algo como "erro ao baixar o pacote tal de ubuntu 7.04 feisty fawn - i386 (aqui diz que é 32 bits certo ?) , enfim...)

é complicado ficar indo e voltando do win pro linux, mas vou testar esse comando aí que vc falou e posto depois, embora tenho quase certeza que o meu é 1057:3052 (acho que é esse mesmo, a sequência já tá até familiar...) Motorola Unknown Device rev 04 ...

Obrigado de novo.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #51 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:08 »
Olá de novo. Eis aqui a resposta para o comando lspci -n :


00:00.0 0600: 10de:00e1 (rev a1)
00:01.0 0601: 10de:00e0 (rev a2)
00:01.1 0c05: 10de:00e4 (rev a1)
00:02.0 0c03: 10de:00e7 (rev a1)
00:02.1 0c03: 10de:00e7 (rev a1)
00:02.2 0c03: 10de:00e8 (rev a2)
00:05.0 0680: 10de:00df (rev a2)
00:06.0 0401: 10de:00ea (rev a1)
00:08.0 0101: 10de:00e5 (rev a2)
00:0a.0 0101: 10de:00e3 (rev a2)
00:0b.0 0604: 10de:00e2 (rev a2)
00:0e.0 0604: 10de:00ed (rev a2)
00:18.0 0600: 1022:1100
00:18.1 0600: 1022:1101
00:18.2 0600: 1022:1102
00:18.3 0600: 1022:1103
01:00.0 0300: 10de:0221 (rev a1)
02:09.0 0703: 1057:3052 (rev 04)

É isso.
Dá pra ver se existe alguma imcompatibilidade ? Ou está tudo dentro dos padrões, que me possibilite ter internet discada...?

Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #52 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:17 »
Olá de novo. Eis aqui a resposta para o comando lspci -n :


00:00.0 0600: 10de:00e1 (rev a1)
00:01.0 0601: 10de:00e0 (rev a2)
00:01.1 0c05: 10de:00e4 (rev a1)
00:02.0 0c03: 10de:00e7 (rev a1)
00:02.1 0c03: 10de:00e7 (rev a1)
00:02.2 0c03: 10de:00e8 (rev a2)
00:05.0 0680: 10de:00df (rev a2)
00:06.0 0401: 10de:00ea (rev a1)
00:08.0 0101: 10de:00e5 (rev a2)
00:0a.0 0101: 10de:00e3 (rev a2)
00:0b.0 0604: 10de:00e2 (rev a2)
00:0e.0 0604: 10de:00ed (rev a2)
00:18.0 0600: 1022:1100
00:18.1 0600: 1022:1101
00:18.2 0600: 1022:1102
00:18.3 0600: 1022:1103
01:00.0 0300: 10de:0221 (rev a1)
02:09.0 0703: 1057:3052 (rev 04)

É isso.
Dá pra ver se existe alguma imcompatibilidade ? Ou está tudo dentro dos padrões, que me possibilite ter internet discada...?

Obrigado.

O LiveCd do Ubuntu 7.04 que você tem é original, ou seja , não é um Cd remasterizado já com algumas atualizações?

Bom o seu modem é um motorola que tem suporte.

Se você pegar o pacote que fiz chamado de modem-arquivos-v16.tar.gz aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v16.tar.gz?download

colocar na sua pasta de usuário dentro da home e depois clicar sobre ele e escolher a opção extrair aqui. Depois ir na pasta criada chamada de modem-arquivos-v16 e ler completamente o guia_instalação.pdf saberá como instalar este pacote que fiz.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #53 Online: 30 de Setembro de 2007, 23:28 »
Bom vc tocar no assunto, porque fui dar uma olhada nesse meu cd, um colega instalou o ubuntu por ele, e depois eu fiz pra mim uma cópia pelo Nero. Eu iniciei o cpu ontem com esse live-cd e dentre as opções que tinham lá, escolhi "Verificar (procurar) erros no cd".

Bom, demorou um tempo, e no final acusou 151 erros.
Aí nem sei se vale a pena formatar o ubuntu pra reinstalar (ainda tou aprendendo como fazer isso), porque o problema pode estar justamente aí. Aliás, o mesmo vale para a possibilidade de conseguir meu modem Smartlink.

E como falei, eu já tinha visto esse pacot, mas aqui não funcionou...
O que fazer então ?

Obrigado pela ajuda.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #54 Online: 01 de Outubro de 2007, 11:25 »
Bom vc tocar no assunto, porque fui dar uma olhada nesse meu cd, um colega instalou o ubuntu por ele, e depois eu fiz pra mim uma cópia pelo Nero. Eu iniciei o cpu ontem com esse live-cd e dentre as opções que tinham lá, escolhi "Verificar (procurar) erros no cd".

Bom, demorou um tempo, e no final acusou 151 erros.
Aí nem sei se vale a pena formatar o ubuntu pra reinstalar (ainda tou aprendendo como fazer isso), porque o problema pode estar justamente aí. Aliás, o mesmo vale para a possibilidade de conseguir meu modem Smartlink.

E como falei, eu já tinha visto esse pacot, mas aqui não funcionou...
O que fazer então ?

Obrigado pela ajuda.

Olha só se o CD está com erros pode ser por isso que você não consegue fazer seu modem funcionar.

O melhor seria fazer uma instalação do Ubuntu com um LiveCD Original na versão 7.04 e só então tentar usar o pacote que fiz para ativar o seu modem por que alguns usuários que tem o mesmo tipo de modem que o seu já relataram sucesso usando o pacote que fiz e  que lhe indiquei.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #55 Online: 02 de Outubro de 2007, 02:57 »
Bom, o cd do Ubuntu instalado foi o de meu colega, tenho quase certeza que era original, mas em todo caso vou perguntar a ele.

O problema é se ele confirmar... aí talvez nem tenha jeito, teria que arranjar o tal modem SmartLink...

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #56 Online: 02 de Outubro de 2007, 10:04 »
Bom, o cd do Ubuntu instalado foi o de meu colega, tenho quase certeza que era original, mas em todo caso vou perguntar a ele.

O problema é se ele confirmar... aí talvez nem tenha jeito, teria que arranjar o tal modem SmartLink...

O seu modem motorola funciona usando o pacote que fiz, se você fez os procedimentos de forma correta como falo no guia_instalação.pdf, e o problema deve ser mesmo com sua instalação do Ubuntu, portanto a troca para outro tipo de modem não vai resolver.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #57 Online: 02 de Outubro de 2007, 13:50 »
Olá.

Bom, naquela noite eu tentei de novo, e consegui o que me pareceu ser um primeiro avanço...


--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.


Eu não fiz nem mexi em nada. A única diferença é que eu estava com o cd do ubuntu na bandeja, e com "conexão à internet aberta" (estava usando a net do windows antes)...

Eu ainda testei novamente descompactar o ungrab e o slmodem, o ungrab no terminal se processou tranquilo, já o slmodem indicou um monte de warnings e errors de funções, detalhando-as no terminal.

O modem ainda não é detectado (não existe ttySL0), mas é como se quisesse começar a funcionar... isso me deu mais ânimo :)

Cannot set information for serial port --> o que devo fazer para resolver este obstáculo ?

Obrigado.

(Ah sim, meu colega disse que o cd que ele usou era original...)

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #58 Online: 02 de Outubro de 2007, 14:22 »
Olá.

Bom, naquela noite eu tentei de novo, e consegui o que me pareceu ser um primeiro avanço...


--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.


Eu não fiz nem mexi em nada. A única diferença é que eu estava com o cd do ubuntu na bandeja, e com "conexão à internet aberta" (estava usando a net do windows antes)...

Eu ainda testei novamente descompactar o ungrab e o slmodem, o ungrab no terminal se processou tranquilo, já o slmodem indicou um monte de warnings e errors de funções, detalhando-as no terminal.

O modem ainda não é detectado (não existe ttySL0), mas é como se quisesse começar a funcionar... isso me deu mais ânimo :)

Cannot set information for serial port --> o que devo fazer para resolver este obstáculo ?

Obrigado.

(Ah sim, meu colega disse que o cd que ele usou era original...)

Não estou entendendo nada. ???

Penso que estou falando uma coisa e você está fazendo outra, pois se você está usando o meu pacote não há nada lá para você descompactar, como você fala logo acima (driver smartlink ou o ungrab), além do meu próprio pacote (modem-aqruivos-v16.tar.gz) .

Vou repetir novamente os passos:

1º Passo:

- baixe este pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v16.tar.gz?download

- coloque na sua pasta de usuário dentro da home

2º Passo:

- descomapcte o arquivo chamado de modem-arquivos-16.tar.gz pelo nautilus assim: vá no Menu Locais > Pasta Pessoal (se você seguiu o passo nº1 deverá está aí o arquivo modem-arquivos-v16.tar.gz), clique no arquivo com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção extrair aqui. Será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v16 contendo vários arquivos no seu interior, veja o guia_instalação.pdf e o texto Leia-me para saber como usar este pacote.

3° Passo:

- Caso você não tenha lido o passo 2 que já falei várias vezes para você, então faça assim, abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal)e ,linha por linha, digite exatamente isso aqui:

tar -zxvf modem-arquivos-v16.tar.gz

cd modem-arquivos-v16

chmod +x install-modem.sh

sudo ./install-modem.sh

OBS: Lembrando que o LiveCD do Ubuntu deverá estar no driver de CD-Rom antes de executar os passos, pois ele será necessário para instalar alguns arquivos que estão no seu interior. Você saberia tudo isso se lesse o guia_instalação.pdf inclusive lá tem ilustrações para melhor exemplificar o que estou falando. Desculpe-me a insistência, mas é que vejo que você não está fazendo conforme indico, me parece que você está usando o driver smartlink e o driver ungrab e não o meu pacote que já vem com eles e tem um script que tem a intenção de facilitar as coisas fazendo os passos deuma maneira quase que automática sendo apenas necessário você responder adequadamente algumas poucas perguntas.

responda ao que for perguntado para você e depois do processo terminar tente usar o discador gnome-ppp.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #59 Online: 03 de Outubro de 2007, 15:44 »
Bom, é que paralelamente ao seu método, estive tentando outros também...
aliás o seu foi um dos primeiros que tentei, já baixei e fiz tudo que tinha que ler e fazer, e continua do mesmo jeito, conforme eu já disse...

O que eu queria saber é se tem alguma coisa que eu deveria fazer além disso (eu sou totalmente leigo em linux, como já disse), mas em relação ao seu pacote nunca a instalação é feita corrtamente, embora eu digite exatamente o que vc escreveu, continua nas mensagens de erro, a figura do leia-me no pdf mostra que o modem deve estar em ttySL0, mas isso não é criado aqui, está no momento como ttys0 (ou algo do tipo), então sempre pego o seu pacote e no terminal ele reclama que não tem/não pode abrir uma coisa tal porque não existe (por exemplo, pois não lembro exatamente da mensagem, eu até copiei o log mas no momento estou em outro computador...).

Vou continuar quebrando a cabeça mais um tempo, mas meu último post perguntava sobre a porta do modem, talvez se resolver isso eu consiga avançar um pouco, será que vc sabe alguma coisa a respeito ?

Obrigado.