Autor Tópico: agere systems pci soft modem  (Lida 43363 vezes)

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2007, 08:51 »
Calma que chegamos lá...  ;)  Bem, quando você abre o terminal, deve ver algo como :

Código: [Selecionar]
tetsuo@<nome-do-computador>:~$

Digite "ls" e dê <Enter> (é LS, em minúsculas): você deve ver a lista de tudo o que está no seu diretório. se a pasta citada está lá, então o comando  'cd <nome da pasta>' tem que funcionar. Não esqueça que o Ubuntu diferencia maiúsculas e minúsculas, então digite exatamente como estiver listado. Fico aguardando!...

VB5




Eu consegui entrar no diretório digitando assim:

cd agrsm

Apenas isso. Depois digitei:

make

sudo make install

e deu pra perceber que os drivers foram instalados, mas quando eu fui configurar o gnome ppp, o modem não foi detectado.  :-\

Eu descompactei no windows essa pasta que eu baixei dos drivers com o winrar só pra testar e deu dois arquivos como não lidos. Isso antes de ir pro Ubuntu e fazer todo o procedimento. Mas lá eu descompactei a pasta pelo terminal. Será que o arquivo pode estar corrompido como acusou o windows?

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2007, 10:10 »
Calma que chegamos lá...  ;)  Bem, quando você abre o terminal, deve ver algo como :

Código: [Selecionar]
tetsuo@<nome-do-computador>:~$

Digite "ls" e dê <Enter> (é LS, em minúsculas): você deve ver a lista de tudo o que está no seu diretório. se a pasta citada está lá, então o comando  'cd <nome da pasta>' tem que funcionar. Não esqueça que o Ubuntu diferencia maiúsculas e minúsculas, então digite exatamente como estiver listado. Fico aguardando!...

VB5




Eu consegui entrar no diretório digitando assim:

cd agrsm

Apenas isso. Depois digitei:

make

sudo make install

e deu pra perceber que os drivers foram instalados, mas quando eu fui configurar o gnome ppp, o modem não foi detectado.  :-\

Eu descompactei no windows essa pasta que eu baixei dos drivers com o winrar só pra testar e deu dois arquivos como não lidos. Isso antes de ir pro Ubuntu e fazer todo o procedimento. Mas lá eu descompactei a pasta pelo terminal. Será que o arquivo pode estar corrompido como acusou o windows?

Desculpe-me Tetsuo disse uma informação errada, é que geralmente todo arquivo compactado assim nome-algumacoisa.tar.gz quando é descompactado cira uma pasta de mesmo nome sem a extensão final .tar.gz, ou seja, nome-algumacoisa e como o nome do driver era agrsm-20070804.tar.gz pensei que ele criaria a pasta agrsm-20070804, mas como você falou e pude verificar aqui ele cria é a pasta agrsm.

Outra coisa que você deve fazer é:

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e coloque no final deste arquivo isso:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente mudando usuario@provedor.com.br para o valor correto do seu nome de usuário e senha1234 para sua senha do provedor. Copie e cole e só altere os valores falados entre as duas aspas (" ").

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

Repita a mesma coisa do já flado acima neste outro arquivo.

Bem você poderia mostrar como está configurado o seu gnome-ppp, talvez o dispositivo não seja o /dev/modem e o correto não seja obtido na detecção pergunte ao hugleo que já tem este modem funcionado perfeitamente para saber qual é o dispositivo correto e a melhor configuração do gnome-ppp.

Com relação a descompactar no windows, creio que não há nada de errado talvez seja por que os arquivos mencionados por você sejam desconhecido do sistema windows, mas só use o driver descompactado pelo próprio Ubuntu e não pelo windows ok. Caso esteja com dúvidas sobre se está ou não corrompido baixe ele outra vez.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 10:20 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2007, 10:29 »
Eu tenho que desisntalar os drivers e instalar novamente usando o comando cd? E só então eu faço o que você me disse agora? Outra coisa, no gnome ppp eu testei todas as portas e nehuma funcionou. Eu mudo lá e clico em detectar. Assim mesmo.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2007, 10:36 »
Eu tenho que desisntalar os drivers e instalar novamente usando o comando cd? E só então eu faço o que você me disse agora? Outra coisa, no gnome ppp eu testei todas as portas e nehuma funcionou. Eu mudo lá e clico em detectar. Assim mesmo.

O comando cd é para entrar e sair de pastas pelo terminal.

Com relação a porta é que cada driver cria uma em especial e aí muitas vezes ele próprio faz um link para a genérica chamada de /dev/modem outras vezes não faz isso e aí você tem de dizer qual é ou o próprio gnome-ppp detecta ela quando você clica no botão para isso.

No driver Smartlink a porta é essa: /dev/ttySL0 que não é listada no gnome-ppp., portanto tem que verifica no driver qual é a porta ou perguntar ao hugleo que já deve saber.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2007, 10:40 »
Acho que descobri qual deve ser a porta:

umas destas:

/dev/ttyAGS0
/dev/ttyAGS1
/dev/ttyAGS2
/dev/ttyAGS3
/dev/ttyAGS4
/dev/ttyAGS5
/dev/ttyAGS6
/dev/ttyAGS7
/dev/ttyAGS8
/dev/ttyAGS9

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2007, 11:06 »
Acho que descobri qual deve ser a porta:

umas destas:

/dev/ttyAGS0
/dev/ttyAGS1
/dev/ttyAGS2
/dev/ttyAGS3
/dev/ttyAGS4
/dev/ttyAGS5
/dev/ttyAGS6
/dev/ttyAGS7
/dev/ttyAGS8
/dev/ttyAGS9

como eu faço para verificar isso? É pelo terminal?

Talvez a maior dificuldade minha seja digitar corretamente os códigos no terminal para acessar "coisas" ou pegar informações. Na sua penúltima mensagem você me pediu para fazer um procedimento em relação ao usuário e senha do provedor e no termnal deu: command not found. Muitas vezes isso já aconteceu. Eu sou burro mesmo quando se trata de Linux. Todos os dias eu levo uma surra do sistema. Isso é que dá ser "cria do windows".

configuração do gnome ppp:

Dispositivo: /dev/modem

Tipo: Modem analógico

Velocidade: 115200

Linha de telefone: Tom
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 11:09 por Tetsuo »

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2007, 11:09 »
Acho que descobri qual deve ser a porta:

umas destas:

/dev/ttyAGS0
/dev/ttyAGS1
/dev/ttyAGS2
/dev/ttyAGS3
/dev/ttyAGS4
/dev/ttyAGS5
/dev/ttyAGS6
/dev/ttyAGS7
/dev/ttyAGS8
/dev/ttyAGS9

como eu faço para verificar isso? É pelo terminal?

Talvez a maior dificuldade minha seja digitar corretamente os códigos no terminal para acessar "coisas" ou pegar informações. Na sua penúltima mensagem você me pediu para fazer um procedimento em relação ao usuário e senha do provedor e no termnal deu: command not found. Muitas vezes isso já aconteceu. Eu sou burro mesmo quando se trata de Linux. Linux é soda! Todos os dias eu levo uma surra do sistema. Isso é que dá ser "cria do windows".

configuração do gnome ppp:

Dispositivo: /dev/modem

Tipo: Modem analógico

Velocidade: 115200

Linha de telefone: Tom


Digo quando você abrir o gnome-ppp e clicar em Configuração e depois na aba modem tentar trocar de /dev/modem por uma destas aí que vi em um dos arquivos do driver.

Agora acabei de ver esta dica do hugleo veja:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,24803.msg141292.html#msg141292

Tudo que ele fala lá é para ser executado no terminal.

OBS: Como você parece estar usando o LiveCD e não o Ubuntu instalado no HD, o comando sudo não funciona e ao invés disto use sudo su para virar root , note que ele troca o símbolo de $ (usuário comum) para o símbolo # (usuário root) no terminal indicando que você mudou de usuário para root, e só depois execute os comandos pedidos mas sem o sudo na frente.

Por exemplo, onde falo para executar:

 sudo gedit  /etc/ppp/pap-secrets

primeiro você executa

sudo su

e depois

gedit /etc/ppp/pap-secrets
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 11:30 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2007, 11:43 »
Acho que descobri qual deve ser a porta:

umas destas:

/dev/ttyAGS0
/dev/ttyAGS1
/dev/ttyAGS2
/dev/ttyAGS3
/dev/ttyAGS4
/dev/ttyAGS5
/dev/ttyAGS6
/dev/ttyAGS7
/dev/ttyAGS8
/dev/ttyAGS9

como eu faço para verificar isso? É pelo terminal?

Talvez a maior dificuldade minha seja digitar corretamente os códigos no terminal para acessar "coisas" ou pegar informações. Na sua penúltima mensagem você me pediu para fazer um procedimento em relação ao usuário e senha do provedor e no termnal deu: command not found. Muitas vezes isso já aconteceu. Eu sou burro mesmo quando se trata de Linux. Linux é soda! Todos os dias eu levo uma surra do sistema. Isso é que dá ser "cria do windows".

configuração do gnome ppp:

Dispositivo: /dev/modem

Tipo: Modem analógico

Velocidade: 115200

Linha de telefone: Tom


Digo quando você abrir o gnome-ppp e clicar em Configuração e depois na aba modem tentar trocar de /dev/modem por uma destas aí que vi em um dos arquivos do driver.

Agora acabei de ver esta dica do hugleo veja:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,24803.msg141292.html#msg141292

Tudo que ele fala lá é para ser executado no terminal.

OBS: Como você parece estar usando o LiveCD e não o Ubuntu instalado no HD, o comando sudo não funciona e ao invés disto use sudo su para virar root , note que ele troca o símbolo de $ (usuário comum) para o símbolo # (usuário root) no terminal indicando que você mudou de usuário para root, e só depois execute os comandos pedidos mas sem o sudo na frente.

Por exemplo, onde falo para executar:

 sudo gedit  /etc/ppp/pap-secrets

primeiro você executa

sudo su

e depois

gedit /etc/ppp/pap-secrets


Eu estou usando o ubuntu instalado no HD.

digitei os códigos do usuário hugleo e deu isso:

/dev/tty SAGR to /dev/tty AGS3

saiu isso porque eu já tinha digitados os códigos uma vez.

testei todas as portas que você me deu e não funcionaram.

assim que eu digitei os códigos do usuário hugleo pela primeira vez, aconteceu uma coisa diferente quando eu tentei me conectar:

conectando...

o modem não respondeu.

dieferente das outras vezes que dizia que não havia modem. É um progresso?

Agora quando eu coloquei as portas que você me passou, deu lá no gnome que não era possível detectá-lo.

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2007, 12:45 »
Quando eu digito esse códigos:

sudo modprobe agrserial (OBs: Esse comando funciona pra qualquer um, mesmo pra quem não tem esse modem.)
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/modem

aparece isso:

agrmodem: module license 'proprietary' taints kernel

agrsm: created 1 infos

agrserial: loading module Agere modem Interface driver version 2.1.60.0. Linspire (2005-11-16)


O que significa?

Depois de tantos fracassos, acho melhor comprar o tal modem com driver smart link.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2007, 12:50 »
Faça assim, abra um terminal (Menu Aplixações > Acessórios > Terminal) e digite linha por linha:

sudo modprobe agrserial

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/modem

sudo chmod 666 /dev/modem

Agora abra o gnome-ppp ( Menu Aplicações > Internet > GNOME PPP) vá em Configuração, depois na aba Modem e deixe como dispositivo o /dev/modem mesmo. Vá agora na aba Opções e deixe marcado a opção que fala sobre terminal burro.

O resto das configurações do gnome-ppp deixe conforme o seu caso ok.

Depois faça como falei anteriormente, ou seja:

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e coloque no final deste arquivo isso:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente mudando usuario@provedor.com.br para o valor correto do seu nome de usuário e senha1234 para sua senha do provedor. Copie e cole e só altere os valores falados entre as duas aspas (" ").

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

Repita a mesma coisa do já falado acima neste outro arquivo.

Só então use o gnome-ppp.


Quando clicar para conectar no gnome-ppp irá aparecer outra janela e então clique em registro para ver o log de conexão e observar alguma falha.



alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2007, 12:51 »
Quando eu digito esse códigos:

sudo modprobe agrserial (OBs: Esse comando funciona pra qualquer um, mesmo pra quem não tem esse modem.)
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR
sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/modem

aparece isso:

agrmodem: module license 'proprietary' taints kernel

agrsm: created 1 infos

agrserial: loading module Agere modem Interface driver version 2.1.60.0. Linspire (2005-11-16)


O que significa?

Depois de tantos fracassos, acho melhor comprar o tal modem com driver smart link.

Calma rapaz ;D, pode ser que estejamos próximo de conseguir ativar seu modem.

Outra coisa, se não funcionar reinicie seu PC e só então tente novamente, mas antes cola aqui o resultado do seguinte comando no terminal:

dmesg | grep agr

isso depois de reiniciar o Pc ok.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 12:54 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #26 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:35 »
Faça assim, abra um terminal (Menu Aplixações > Acessórios > Terminal) e digite linha por linha:

sudo modprobe agrserial

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/modem

sudo chmod 666 /dev/modem

Agora abra o gnome-ppp ( Menu Aplicações > Internet > GNOME PPP) vá em Configuração, depois na aba Modem e deixe como dispositivo o /dev/modem mesmo. Vá agora na aba Opções e deixe marcado a opção que fala sobre terminal burro.

O resto das configurações do gnome-ppp deixe conforme o seu caso ok.

Depois faça como falei anteriormente, ou seja:

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e coloque no final deste arquivo isso:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente mudando usuario@provedor.com.br para o valor correto do seu nome de usuário e senha1234 para sua senha do provedor. Copie e cole e só altere os valores falados entre as duas aspas (" ").

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

Repita a mesma coisa do já falado acima neste outro arquivo.

Só então use o gnome-ppp.


Quando clicar para conectar no gnome-ppp irá aparecer outra janela e então clique em registro para ver o log de conexão e observar alguma falha.





Antes de recomeçar, preciso tirar uma dúvida sobre as aspas. Depois que eu digito o primeiro comando, abre uma janela e lá eu só modifiquei a última linha, colando meu e-mail completo e a senha. É só a última linha mesmo ou tem que colar nas outras aspas que aparecem? Aliás, na última linha já aparece o nome de usuário e ao lado a senha. Apenas isso que quero saber. Tem muitas aspas lá. 

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #27 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:41 »
Faça assim, abra um terminal (Menu Aplixações > Acessórios > Terminal) e digite linha por linha:

sudo modprobe agrserial

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR

sudo ln -sf /dev/ttyAGS3 /dev/modem

sudo chmod 666 /dev/modem

Agora abra o gnome-ppp ( Menu Aplicações > Internet > GNOME PPP) vá em Configuração, depois na aba Modem e deixe como dispositivo o /dev/modem mesmo. Vá agora na aba Opções e deixe marcado a opção que fala sobre terminal burro.

O resto das configurações do gnome-ppp deixe conforme o seu caso ok.

Depois faça como falei anteriormente, ou seja:

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e coloque no final deste arquivo isso:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente mudando usuario@provedor.com.br para o valor correto do seu nome de usuário e senha1234 para sua senha do provedor. Copie e cole e só altere os valores falados entre as duas aspas (" ").

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

Repita a mesma coisa do já falado acima neste outro arquivo.

Só então use o gnome-ppp.


Quando clicar para conectar no gnome-ppp irá aparecer outra janela e então clique em registro para ver o log de conexão e observar alguma falha.





Antes de recomeçar, preciso tirar uma dúvida sobre as aspas. Depois que eu digito o primeiro comando, abre uma janela e lá eu só modifiquei a última linha, colando meu e-mail completo e a senha. É só a última linha mesmo ou tem que colar nas outras aspas que aparecem? Aliás, na última linha já aparece o nome de usuário e ao lado a senha. Apenas isso que quero saber. Tem muitas aspas lá. 

É o seguinte em /etc/ppp/ tem dois arquivos chamados de pap-secrets e chap-secrets neles há algumas informações e nós vamos acrescentar mais uma no final de ambos os arquivos que é o seguinte:

nome de usuário completo dentro de duas aspas espaço asterisco espaço senha entre duas aspas

ou seja,

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

isso tanto no pap-secrets como no chap-secrets

não importa o que já esteja por lá, só acrescente isto no final do arquivo ok.

OBS: Claro que se estas informações já estiverem por lá não precisa repetir, mas tem de estar neste formato indicado e no final de cada arquivo.

Atenção: Não é modificar o tenha por lá, mas adicionar no final o que já falei.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 13:48 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #28 Online: 04 de Setembro de 2007, 13:57 »
Caramba, eu modifiquei. Substitui o que tinha na última linha. Tinha o meu nome de usuário e a senha. Só que ficou quase a mesma coisa, acrescentei apenas o @provedor.com.br e na senha, claro, eu nem mexi.


alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #29 Online: 04 de Setembro de 2007, 14:04 »
Caramba, eu modifiquei. Substitui o que tinha na última linha. Tinha o meu nome de usuário e a senha. Só que ficou quase a mesma coisa, acrescentei apenas o @provedor.com.br e na senha, claro, eu nem mexi.



Se você diz que era quase a mesma informação que falo, então não tem problema creio eu. No gnome-ppp use o nome de acesso completo também ok.