Autor Tópico: Como mudar a codificação em apenas um diretório? É possível?  (Lida 2589 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Como mudar a codificação em apenas um diretório? É possível?
« Online: 01 de Outubro de 2007, 09:51 »
Como eu tenho um MP4-player que é compatível com a codificação usada pelo Windows ( ISO-8859-1 ), ao colocar acentos e ç, fica atrapalhado, eu gostaria de saber se é possível em uma determinada pasta, modificar as codificações, assim eu colocaria acentos normalmente nos nomes dos arquivos feitos para serem colocados no MP4-player.

« Última modificação: 01 de Outubro de 2007, 10:11 por Madrigal »

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Como mudar a codificação em apenas um diretório? É possível?
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2007, 22:18 »
Eu acho que se esse diretório for um ponto de montagem, ou seja, um uma partição separada, é possível. Veja o man do comando mount, me parece que é opção iocharset.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como mudar a codificação em apenas um diretório? É possível?
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2007, 23:35 »
Bem, o que eu gostaria é um diretório sozinho mesmo, dentro de uma partição normal do Ubuntu. De qualquer maneira valeu pelo comentário... espero que alguém possa me ajudar ainda.  :-\

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Como mudar a codificação em apenas um diretório? É possível?
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2007, 08:18 »
Como eu tenho um MP4-player que é compatível com a codificação usada pelo Windows ( ISO-8859-1 ), ao colocar acentos e ç, fica atrapalhado, eu gostaria de saber se é possível em uma determinada pasta, modificar as codificações, assim eu colocaria acentos normalmente nos nomes dos arquivos feitos para serem colocados no MP4-player.

Claro que é possível, mas isso seria um "workaround" para resolver o seu problema.
for i in * ; do mv $i `echo $i | iconv -f UTF8 -t ISO-8859-1` ; done

Mas isso causará um outro problema: os nomes ficarão incompatíveis com a codificação local.

O ideal é você montar o seu MP4 com a codificação compatível do Windows, porque o que você está fazendo é montá-lo com codificações diferentes.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.