É o seguinte o Ubuntu nesta ultima versão inventou esta tal de UUID=numero enorme, mas isso quando você altera o kernel muda de valor e o grub não consegue identificar o novo valor, ficando com o antigo e aí dá erro. Representando da fora antiga não tem erro (/dev/sda?). Para saber o novo valor desta tal de UUID basta abrir um terminal e digitar: blkid este comando vai informar as UUID de todas as partições existentes no seu HD.
Depois era só mudar o valor para o novo, mas era mais complicado falar assim e como você não podia entrar no linux para verificar qual seria este novo código, então achei melhor da forma antiga.
alarcon concordo com você que usar as informações sem o UUID são mais fáceis de entender, e também de mexer, mas dai você dizer que alterar o kernel provoca problemas porque o grub não consegue identificar o novo valor é algo falso.
Só como exemplo, esta semana instalei várias máquinas novas com o Ubuntu 7.04, em nenhuma delas eu alterei o arquivo /etc/fstab e /boot/grub/menu.lst (ou seja, o UUID ficou lá). Todas foram atualizadas, inclusive kernel, e absolutamente nenhuma delas deu problemas.
Quando você mexe nos seus HD's, ou nas partições, pode mesmo ocorrer do UUID mudar, e o GRUB não identifica mesmo a mudança, desde que você não o reinstale, pois se fizer isto o arquivo /boot/grub/menu.lst será refeito perfeitamente (ao menos em teoria).
clcampos tudo que falo aqui é sobre o que já aconteceu comigo, ou seja, por experiência própria e o que pude observar é que na atualização do kernel, por estas duas ultimas vezes, ocorreu de o menu.lst do grub não atualizar corretamente as informações, ou seja:
esta parte do meu grub:
root (hd0,5)
se altera para (após a atualização do kernel):
root (hd0,4)
portanto um valor completamente errado, pois o meu ubuntu está na partição
sda6 = (hd0,5) e não na partição
sda5=(hd0,4)Esta outra parte do grub também fica de forma errada:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=
da838fb4-de57-4a7c-bf60-9b5f4685fa69 ro
single
a parte em
negrito se altera para
outro valor de código e portanto causa erro. No
fstab a
UUID muda para o
novo valor, mas no
menu.lst do grub não, ou seja, permanece no antigo e causa conflito.
Você pode observar como ultimamente apareceram vários tópicos aqui com problemas no grub, coisa que antigamente não ocorria. Podem ser só coincidências ou os motivos de erros até outros, pois não lembro dos motivos de todos, mas que cresceu falhas nesta parte não há como negar.
Não sei se isso ocorre com todos, mas aqui comigo aconteceu por duas vezes e foi na atualização do kernel. Na hora do comando que executa a verificação do novo kernel e altera as entradas no
menu.lst do grub está fazendo errado.
Nas duas vezes que ocorreu não fiz qualquer alteração no HD, foi só mesmo a atualização do kernel via gerenciador de atualizações do Ubuntu.
Foi o que suspeitei ter ocorrido com nossa colega acima, pois ela alterava o valor (hd0,1) e não conseguia ainda entrar no Ubuntu, então suspeitei que o
UUID estivesse errado e foi só ela colocar na forma tradicional
/dev/sda2 que funcionou. Perguntei a ela se havia atualizado o kernel recentemente e ela confirmou. Será apenas coincidência?
Está parecendo aquele personagem do filme Auto da Compadecida, o Chicó (Selton Mello) que dizia:
" Não sei, só sei que foi assim"