hmm, concordo que essa "pressão" ajuda.. mas ainda assim vejo como lado empresarial, e infelizmente penso que a EA definitivamente não tem nenhum plano de portar seus jogos para Linux.. porque? difícil responder porque são vários os aspectos a serem considerados, mas vou citar alguns que estão claros para mim.
1. Retorno: O gasto que eles teriam para portar os jogos para Linux e outros sistemas seria alto e talvez sem retorno, você deve saber que as empresas so investem no que sabem com certeza que terão
pelo menos o valor igual ao gasto para implementa-lo.
2. Dificuldade técnica: A EA como já falei trabalha intensivamente com o Windows e seu DirectX, e acredite amigo, para mudar o atual progresso em que os desenvolvedores se encontram para soluções multi-plataforma seria muito difícil, com perdas financeiras e ainda diminuição da qualidade, isso porque os programadores iriam ter de pensar em varios sistemas quando estão implementando aquela textura ou aquele efeito.. se vai pegar no DirectX e no OpenGL da mesma forma. Acredite, isso acontece na EA hoje para disponibilizar para Playstation 2 e 3, Wii, Xbox360, PC. A diferença é que o retorno é garantido, pois está atendendo a um grande publico.
3.
Empecilhos Políticos: Esse talvez seja um bem difícil de explicar, mas vou tentar explicar de forma clara. A Microsoft é um monopólio, ela não faz nenhum esforço para esconder isso, está bem claro, e saiba que existe a possibilidade de que a MS atribua ajuda financeira ou outros meios de "controlar" a EA fazendo-a fazer jogos para Windows.. dando incentivos para usar o DirectX 10 para alavancar o Vista. Microsoft a parte temos ainda o problema de patentes, jogos como os que a EA fazem precisam de um grande numero de aplicações tercerizadas, como o codec de áudio EAX ou Dolby Sorround, pela qual é necessário a EA pagar uma quantia considerável para obter a licença para usa-la, e claro ela enfrentaria problemas para porta-lo para outras plataformas ou converter em um formato livre, coisa que os proprietários não iriam gostar nem um pouco.
4. Publicidade: É parecido com o fato do monopólio da Microsoft, pois sabe os NFS's da vida e seus caros de rua que de fato existem?.. pois é, isso é propaganda.. que as próprias empresas pagam para usar, lembro até de quando foi lançado o Undeground e houve o boato de que a Volks teria pago absurdos para ter seu Golf em destaque. E o simples fato de disponibilizar para Linux poderia causar alguns problemas que a EA não gostaria de ter, como um recentimento da Microsoft por ter o Linux ( um crescente rival ) fazendo propaganda para empresas de peso como Nisan, Toyota etc...
Como podem ver é bem complexo a situação, não é so ajustar o game para rodar no Linux, são diversos aspectos que impedem de prosseguir, e é exatamente isso que acontece na Blizzard hoje, pois eles tem a capacidade de disponibilizar para linux sem grandes dificuldades, so não o fazem por causa de um dos aspectos que citei acima.
Devo dizer ainda que eu não tou querendo desestimular ninguém a não pressionar as empresas para produzirem para Linux, acredito que esse seja o caminho, pois as empresas vendo que os prováveis clientes estam infelizes com o produto, pode querer enfrentar esse problemas citados para satisfaze-los. O que estou querendo é que vocês saibam que existem essas dificuldades, obvio que se não ouvessem a EA estaria fazendo seus games para Linux e até celulares com toda a qualidade que sabemos que eles tem, portanto continuem, mandem um monte de e-mails para eles mandem petições e até entrem na justiça, botem a boca no trombone
Enfim, continuo na torcida para que logo as empresas abram o olho e notem que vale a pena investir no mundo Linux.
Boa sorte a todos nós.