Autor Tópico: [RESOLVIDO] Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)  (Lida 7147 vezes)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Online: 31 de Agosto de 2007, 08:22 »
Hoje aconteceu um lance estranho no Ubuntu.

Baixei um tema para cursor do mouse, que veio compactado, e extraí o conteúdo para o diretório de temas. Até aí tudo bem. Só que de repente vi que o consumo de CPU estava constante e alto. Abri o monitor do sistema e não vi na lista nenhum aplicativo que mostrasse um alto consumo de CPU.

Aprendi lendo aqui no forum sobre a existência do comando top (boa dica do clcampos!). Abri um terminal e executei este comando. Para minha surpresa, o aplicativo gzip estava tomando conta da CPU. Colocando o terminal com o comando top em execução e a janela do monitor do sistema, vi que o gzip aparecia primeirão na primeira, mas não havia nem sinal dele na segunda.

Executei o comando 'k' para acabar com a farra, e prontamente o consumo de CPU caiu para os níveis normais.

As pergunta são: o fato do gzip não estar sendo mostrado pelo monitor do sistema é um bug? Existe algum critério para que um aplicativo apareça no monitor?

Aquele abraço!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 13:51 por AquaMan »

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

arlei

  • Visitante
Re: Monitor do Sistema x Comando Top
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2007, 09:33 »
Olá amigo dino AquaMan.

Sabe, também fiquei curioso e intrigado com isso, pois não faço idéia do que seja, embora acredite e espero que o Monitor do Sistema devesse sim, exibir este processo e todos demais.

Vou acompanhar o tópico para ver se alguém sabe algo para informar.

[]'s
Arlei

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Monitor do Sistema x Comando Top
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2007, 08:04 »
A novidade agora é que, vez ou outra (aconteceu anteontem e hoje), ao ligar o PC, dá uns 10min o gzip surge do nada, pois não fiz nenhuma operação de compactar/descompactar arquivos, e toma conta da CPU, tornando o micro lento.

E continua não sendo listado no Monitor do Sistema, só consigo vê-lo via terminal, comando top.

Isso é pra lá de estranho.

Existe algum programa substituto do gzip? Posso desinstalar esse cara e usar um outro?

Poderia ser um vírus? Ou ainda, algum script mal intencionado sendo disparado automaticamente?

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2007, 12:54 »
Caros,
pesquisando mais além, descobri que o gZip possui bugs conhecidos, relatados desde setembro de 2006, e  que um deles se refere a um loop sem fim, sob determinadas condições. Inclusive os relatos que encontrei se referiam ao ambiente FreeBSD.

Segue um trecho (relato data de 19/09/2006):
Citar
Multiple programming errors have been found in gzip which can be triggered when gzip is decompressing files.  These errors include insufficient bounds checks in buffer use, a NULL pointer dereference, and a potential infinite loop.

Em tradução livre:
Citar
Vários erros de programação foram encontrados no gzip, os quais podem ser capturados quando o mesmo está descompactando arquivos. Estes erros incluem verificação insuficiente de limites no uso do buffer, referência nula de ponteiro, e um loop infinito em potencial.

Na lista de bugs relatados do Ubuntu já temos cadastrados alguns para o gZip, dentre os quais me chamaram a atenção:

  • Get rid of executable stack on gzip (Bug #49067, 2006-06-08)
  • Gzip or Bzip still runing after cancel Button is pressed (Bug #107574, 2007-04-18)
  • zcmp keeps running in a endless loop (Bug #130256, 2007-08-03)

Acredito que este último tenha a ver com o que pude experimentar no meu PC. Mas nada explica ainda 2 coisas, as quais que não encontrei reporte de bug:
  • por que cerca de 10min depois de entrar no Ubuntu o gZip apareceu do nada e ficou executando em background
  • por que o gZip aparece via instrução top do terminal e não aparece no Monitor do Sistema (pode acontecer com outros aplicativos, não?)


Shrelock vai continuar em ação, qualquer novidade volto aqui.
 8)

PS:
Uma coisa que me impressionou, para o bem e para o mal ( :D) foi ver a lista de bugs relatados do Ubuntu. Não são poucos, mas até aí nada demais, tendo em vista o tamanho e ao que se propõe o SO. Mas o mais bacana foi ver tudo documentado, classificado por importância, status, e ainda com possibilidade de acompanhamento. Isso é que podemos chamar de um desenvolvimento/manutenção sério e transparente.

Quem tiver um pouco de intimidade com a língua do Tio Sam e quiser dar uma espiada, neste link você pode encontrar a lista de bugs, pesquisar por palavras chaves, fazer acompanhamento, ver a whish list para as próximas versões, etc. Vou ver se me habituo a pesquisar antes neste site algum comportamento estranho, antes de postar a dúvida no fórum.

Fui!
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 18:08 por AquaMan »

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2007, 16:52 »
Executei o comando 'k' para acabar com a farra, e prontamente o consumo de CPU caiu para os níveis normais.

Perdoe minha ignorância, mas o que vem a ser o "comando k"?  Talvez um apelido carinhoso para kill?  ???
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

arlei

  • Visitante
Re: Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2007, 17:01 »

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2007, 18:14 »
Abri um report de bug no launchpad do Ubuntu. Pesquisando por lá, nenhum bug sobre o gnome-system-monitor com essas características havia sido reportado. Vamos ver o que dá.

Pra quem quiser acompanhar, o link é esse.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2007, 13:50 »
Vivendo e aprendendo...

Por puro desconhecimento, e questionado de uma forma educada pelo responsável do reporte do bug que abri no launchpad do Ubuntu, não sabia que existia a possibilidade de, no Monitor do Sistema, se poder variar a visão dos aplicativos que estão rodando no momento.

No menu, a opção "Ver" (se não me engano, pois estou sem o Ubuntu aqui agora) permite escolher ver todos os processos. E neste caso o gZip que só aparecia via comando 'top', agora passa a aparecer também no Monitor. Inclusive, existe ainda a opção de se visualizar de forma hierárquica as dependências (se existirem) de cada aplicativo que está em execução. Muito bom!

Fica como resolvido este problema, apesar de hoje pela manhã o gZip ter entrado sem ter sido chamado, mais uma vez, e ficar consumindo CPU. Mas isso é uma outra história. Parece que esse problema tem alguma coisa a ver com file-roller, que ainda não sei o que é, mas vou pesquisar.

Classificação do status do bug passou de "incompleto" para "inválido".
 :-\

Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2007, 15:36 »
Muito bom aquaman...

Está certo que o pessoal "trucou" seu relatório de bug (ehhe),mas no final você saiu ganhando com essa informação.
Nós também.

73's
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2007, 17:47 »
File-roller é o programa de compactação padrão do Gnome.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Monitor do Sistema x Comando Top (Bug gZip)
« Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2007, 17:57 »
   Não sei se tô falando besteira, mas o fato do Gzip ficar aparecendo do nada não está relacionado com algum programa de backup rodando no fundo de forma automatizada? Falo isso porque uso o Simple Backup, que usa o Gzip para compactar os arquivos...