Autor Tópico: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..  (Lida 3280 vezes)

Offline devil25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Online: 06 de Setembro de 2007, 10:22 »
Boas pessoal..

Eu instalei o ubuntu 7.04 á cerca de 2 meses em dualboot mas só agr me estou a dedicar a serio a ele. no entanto tenho alguns problemas: um deles tem a ver com a placa de som, e o outro em certa parte com a gráfica.
Relativamente ao som, o ubuntu detectou-me a placa e instalou-a como (segundo o Sysinfo) "Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) high definition audio controller (rev 02)". Apesar dela funcionar quando inicio o ubuntu, depois de ouvir uma musica ou abrir um filme divx o som deixa de dar. É de notar que estou a aceder a esses ficheiros no disco que contém o Windows (não sei se pode fazer alguma interferencia).
Agora, no que diz respeito ao outro problema, tem a ver com a resolução de visualização. Quando inicio o ubuntu a resolução por defeito é 1204x768. No entanto o meu portatil aguenta 1449x900 que consigo por com o Sysinfo através do NVIDIA X server settings. No entanto o problema está quando reinicio o PC, pois quando entra novamente no ubuntu aparece os mesmos 1024x768. Há alguma coisa que se possa fazer? Já tentei gravar as configuração de 1440x900 e assim mas sempre que reincia lá vem a outra resolução.
Espero que me poçam ajudar..

Cumps

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2007, 23:59 »
devil25,
Citar
Apesar dela funcionar quando inicio o ubuntu, depois de ouvir uma musica ou abrir um filme divx o som deixa de dar.

Se funciona no início, funciona... já verificou se tem instalados os codecs necessários?

Citar
Quando inicio o ubuntu a resolução por defeito é 1204x768

Essa resolução é a aconselhada para telas de 17¨. Acima disso, pode haver cansaço visual e outros problemas... mesmo assim, já tentou modificá-la em Sistema>Preferências>Resolução de Tela?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline devil25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2007, 07:22 »


Se funciona no início, funciona... já verificou se tem instalados os codecs necessários?



Essa resolução é a aconselhada para telas de 17¨. Acima disso, pode haver cansaço visual e outros problemas... mesmo assim, já tentou modificá-la em Sistema>Preferências>Resolução de Tela?

VB5



Bem quanto a codecs acho que até tenho a mais...Tenho estes packs: GStreamer extra plugins; GStreamer ffmpeg video plugin; GStreamer plugins for acc, xvid, mpeg2, faad; GStreamer plugins for mms, wavpack, quicktime, musepack; depois tenho os reprodutores de tanto audio como video como o VLC e o XMMS...Mas eu acho que o problema está na driver, pois mal ponho o som mais baixo ou mais alto deixa logo de dar também...

Agora quanto a gráfica não sei se percebest muito bem o que queria..Eu tenho sempre a resolução a 1440x900 no meu portatil de 14.7''...Ele aguenta sempre extremamente bem...Só muda para 1024x768 quando reinicio o ubuntu..Eu queria saber se não se pode automatizar um processo nas "Sessões" para mudar logo para 1440x900...Não seis e me estou a fazer entender...

Cumps

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2007, 11:19 »

Mas eu acho que o problema está na driver, pois mal ponho o som mais baixo ou mais alto deixa logo de dar também...

Agora quanto a gráfica não sei se percebest muito bem o que queria..Eu tenho sempre a resolução a 1440x900 no meu portatil de 14.7''...Ele aguenta sempre extremamente bem...Só muda para 1024x768 quando reinicio o ubuntu..Eu queria saber se não se pode automatizar um processo nas "Sessões" para mudar logo para 1440x900...Não seis e me estou a fazer entender...

Cumps

De fato, eu havia entendido outra coisa... se  o problema do som só ocorre ao mudar o volume, pode ser o driver, sim. Uma busca no Google deu entre outros estes links:

http://www.thinkwiki.org/wiki/Intel_82801G_HDA

http://forums.gentoo.org/viewtopic-p-4143382.html

Só espero que você não precise recompilar o kernel... ;)

Sobre o vídeo: no meu desktop ( monitor 17") de início a resolução que entrava era 1280 x1204; depois de modificar no Sistema>Preferências, ficou firme em 1204 x 768 @ 85 Hz.
Meu comentário sobre esta ser a melhor resolução em 17 " não se prende ao hardware ser capaz ou não de suportar mais, mas ao efeito nos olhos humanos. O aumento da resolução deve ser acompanhado de um aumento no 'refresh';  geralmente as resoluções mais altas, em monitores menores, tendem a diminuí-lo até 60 Hz ou menos, o que provoca forte cansaço visual.

Boa sorte!...

===Editando===
Encontrei um tópico semelhante de poucos dias atrás... você já o leu?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24590.0.html

VB5


« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 12:00 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline devil25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2007, 23:11 »

Mas eu acho que o problema está na driver, pois mal ponho o som mais baixo ou mais alto deixa logo de dar também...

Agora quanto a gráfica não sei se percebest muito bem o que queria..Eu tenho sempre a resolução a 1440x900 no meu portatil de 14.7''...Ele aguenta sempre extremamente bem...Só muda para 1024x768 quando reinicio o ubuntu..Eu queria saber se não se pode automatizar um processo nas "Sessões" para mudar logo para 1440x900...Não seis e me estou a fazer entender...

Cumps

De fato, eu havia entendido outra coisa... se  o problema do som só ocorre ao mudar o volume, pode ser o driver, sim. Uma busca no Google deu entre outros estes links:

http://www.thinkwiki.org/wiki/Intel_82801G_HDA

http://forums.gentoo.org/viewtopic-p-4143382.html

Só espero que você não precise recompilar o kernel... ;)

Sobre o vídeo: no meu desktop ( monitor 17") de início a resolução que entrava era 1280 x1204; depois de modificar no Sistema>Preferências, ficou firme em 1204 x 768 @ 85 Hz.
Meu comentário sobre esta ser a melhor resolução em 17 " não se prende ao hardware ser capaz ou não de suportar mais, mas ao efeito nos olhos humanos. O aumento da resolução deve ser acompanhado de um aumento no 'refresh';  geralmente as resoluções mais altas, em monitores menores, tendem a diminuí-lo até 60 Hz ou menos, o que provoca forte cansaço visual.

Boa sorte!...

===Editando===
Encontrei um tópico semelhante de poucos dias atrás... você já o leu?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24590.0.html

VB5




VB5 desde já quero agradecer a tua ajuda...Agora relativamnte ao som amanha vou testar isso pk agr voud dormir..mas no que diz respeito a cena da resolução o link que me deste resolveu o meu problema...Muito obrigado por tudo..Mas diz-me só uma cena recompilar um kernel é muito filme?E apaga as aplicaçoes todas que tenho?Desculpa se tou a ser newbie mas sou novo pelo linux...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2007, 23:22 »
Cara, nunca tentei compilar um kernel... pelo que vi por aí, leva horas de processamento, no minimo!  :( poste o que deu com o som, pra gente saber se funcionou!

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline devil25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2007, 13:21 »
Cara, nunca tentei compilar um kernel... pelo que vi por aí, leva horas de processamento, no minimo!  :( poste o que deu com o som, pra gente saber se funcionou!

( ),

VB5


Não tou a conseguir nada porque agr surgiu-me outro problema.. Na consola quando tento fazer apt get qualquer coisa dá-me erro acerca do dpkg..Depois diz-me para o configurar escrevendo dpkg --configure -a, no entanto dá-me a seguinte mensagem "a operação requisitada requer privilégios de superutilizador"...Já te aconteceu isto?POdes ajudar?E já agora como obter privilégios de superutilizador??

Cumps

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Pequenos Problema no som e dúvida na gráfica..
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2007, 15:24 »
E já agora como obter privilégios de superutilizador??

Basta escrever a palavra "sudo" (sem aspas) antes do comando... assim:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg --configure -a
Por segurança, a conta do root não é habilitada por default ( ao contrário do Windows); assim, para obter esses direitos no terminal durante uma única sessão, usa-se o "sudo".

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB