Autor Tópico: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?  (Lida 4547 vezes)

Offline Chaintech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Online: 06 de Setembro de 2007, 12:22 »
Bom eu faço essa pergunta porque passei de uma ATI para uma placa da NV e estou arrependido.
Aqui no ubuntu a placa da ATI uma x850 Pro roda tudo muito bem sem dar problemas mas não jogo games com ela para isso teria que colocar as drives da ATI. A placa da NV uma 7600GT está sempre a dar problemas tipo a kiba-dock não funciona mais bem por vezes crachá e tenho que fazer restar ao X o games não rodam tipo o Nexuiz entro no game e na hora de jogar ele sai fora o Sauerbraten é a mesma coisa e por vezes bloqueia tenho que fazer reset ao PC o certo é que com a placa da ATI nada disto se passava...
Por isso digo que a NVidia não é tão boa como se fala ai na net a não ser que alguém me prove o contrario disso.
Se alguém tiver dicas são bem vindas.

Abraços.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:31 »
Em uma instalação limpa do Ubuntu 7.04, posso te dizer com certeza que nvidia é melhor. O suporte dela é o melhor para Linux. Talvez você tenha feito caquinha na sua máquina, instalado algo errado, por isso os erros.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Chaintech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:42 »
Em uma instalação limpa do Ubuntu 7.04, posso te dizer com certeza que nvidia é melhor. O suporte dela é o melhor para Linux. Talvez você tenha feito caquinha na sua máquina, instalado algo errado, por isso os erros.

Não fiz nada de errado antes de instalar a placa da NV removi td da ATI o drive da nv foi instalado pelo envy. Já usastes alguma placa da ATI no linux?

Abraços.

Offline morbidsid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 15:04 »
eu tenho a placa q você comprou.
roda tudo limpo e perfeito.

como o nosso ai disse... vc deve ter feito algo errado.
é difícil dizer o que possa estar acontecendo... algum arquivo de log... o que for

voce deletou os drives que estavam sendo utilizados da ati no ubuntu?

Offline Chaintech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2007, 15:34 »
eu tenho a placa q você comprou.
roda tudo limpo e perfeito.

como o nosso ai disse... vc deve ter feito algo errado.
é difícil dizer o que possa estar acontecendo... algum arquivo de log... o que for

voce deletou os drives que estavam sendo utilizados da ati no ubuntu?

Sim limpei tudo da ATI já não sou novato em linux uso já a muito tempo. Até pode ser problema do Ubuntu mas se formatar não volto mais ao ubuntu...
Vamos ver se acho uma solução...
Mas tu já usastes alguma VGA da ATI no Linux?

Abraços.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:23 »
Você não teve problemas com a ATI justamente porque não tentou instalar os drivers oficiais.  ;D

Tenho uma 9800pro que mesmo depois de três anos, ainda é muito boa para jogar, mas para instalar aquela droga do fglrx... é um sofrimento, nunca consegui instalar direito, e já li muita coisa na internet sobre isso.

Sobre a sua NVidia, eu já tive uma FX 5200 e posso te dizer, ela é fraquinha fraquinha, mas no Linux mostra o seu valor com os drivers oficiais, a sua 7600 com certeza, é várias vezes melhor.

Tente verificar se o renderizador de OpenGL é realmente o do driver, não o genérico da distribuição, execute o comando glxinfo num terminal, e veja se ele está marcando "Direct Rendering" como "Yes" e o "server glx vendor" está marcado como NVidia.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Chaintech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2007, 17:37 »
Você não teve problemas com a ATI justamente porque não tentou instalar os drivers oficiais.  ;D

Tenho uma 9800pro que mesmo depois de três anos, ainda é muito boa para jogar, mas para instalar aquela droga do fglrx... é um sofrimento, nunca consegui instalar direito, e já li muita coisa na internet sobre isso.

Sobre a sua NVidia, eu já tive uma FX 5200 e posso te dizer, ela é fraquinha fraquinha, mas no Linux mostra o seu valor com os drivers oficiais, a sua 7600 com certeza, é várias vezes melhor.

Tente verificar se o renderizador de OpenGL é realmente o do driver, não o genérico da distribuição, execute o comando glxinfo num terminal, e veja se ele está marcando "Direct Rendering" como "Yes" e o "server glx vendor" está marcado como NVidia.

Eu não instalei o drive da ATI pk assim não ia poder usar o AIGLX mas já usei o drive da ATI e instalei bem a 1º super fácil e também jogava muito bem os games até jogava games do windows com o cedega. Bom eu outro fórum teve um amigo que respondeu que para instalar a 6800GT dele teve que instalar 4x o Ubuntu...
Vou ver se testo outra disto para ver se é problema do meu ubuntu

Abraços.

cadiles

  • Visitante
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2007, 17:55 »
Como outras testemunhas dizem que conseguiram e funcionam muito bem, talvez pela sua soberba de achar que não é novato quer botar a culpa na placa ou no linux. Amigo 100% que você está fazendo algo errado.

Offline Chaintech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:57 »
Como outras testemunhas dizem que conseguiram e funcionam muito bem, talvez pela sua soberba de achar que não é novato quer botar a culpa na placa ou no linux. Amigo 100% que você está fazendo algo errado.

Testei já outras duas disto que também já tinha usado a minha placa da ATI o que eu posso dizer é que na realidade essa 7600GT não tem mais power que a minha x850 Pro.

Abraços.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2007, 13:53 »
Mas o driver da Nvidia para Linux é melhor que o para ATI. DIsso não se tem dúvida nenhuma no mundo Linux, e você, como usuário veterano, já sabe disso.

Tente instalar o driver da nvidia usando o gerenciador de drivers restritos do Ubuntu 7.04 que está no menu sistema.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline alsoares75

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2007, 20:12 »
Eu tenho as duas roandando, e digo que a Nvidia é bem melhor que a ATI, digo isso até de coração partido pois sempre fui um defensor da ATI, todas as minhas maquinas anteriores usavam ATI, é a primera vez que estou usando uma Nvidia e não volto mais para ATI.

Nvidia 7200
ATI 200M

Offline Tuxtu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2007, 21:33 »
Está mais que provado que os drivers nvidia são superiores aos da ATI pois tem um melhor suporte.
Já tive uma Nv e não me deixou na mão, a instalação foi fácil e tudo funcionou redondinho!
Como o pessoal já disse, alguma coisa saiu errado na sua instalação, nem você e nem ninguém sabe... Já que é veterana sabe muito bem que "nós" erramos. Vamos lá, tente mais uma vez, estamos dispostos a ajudá-la!  ;)
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2007, 22:43 »
Para resumir numa linha só:

MoBo ASUS K8N (chipset  Nvidia N3, som onboard) + vídeo Geforce4 MX440 = nenhum problema...  ;D

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2007, 22:44 »
Já que ninguém mencionou aqui...

A ATI foi comprada pela AMD há pouco e a "nova direção" já prometeu liberar as especificações das placas e contribuir no desenvolvimento dos drivers para Linux.

A notícia está aqui no Fórum: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25163.0.html

Isso deve levar a um "empate técnico" entre nVidia e ATI no Linux, já que no Windows elas têm desempenho quase idêntico por preço, relacionado esse à "categoria" (de básico a avançado) em que os diversos modelos de placas das duas fabricantes podem ser incluídos.

Até.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 22:46 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Será que a Nvidia é boa para linux ou é um mito?
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2007, 17:48 »
instala outra vez. aí tem coisa errada. depois que reconhece, pra dar problema.... um... sei não. coloca o feisty do zero. duvido dar problema.