Autor Tópico: Qual o melhor chipset pra linux ?  (Lida 11610 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Qual o melhor chipset pra linux ?
« Online: 07 de Setembro de 2007, 15:52 »
o titulo diz tudo @_@

qual o chipset que vai dar menor dor de cabeça no linux ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2007, 17:17 »
   Esta é uma pergunta pertinente, apesar de que no fórum tu já pode encontrar alguma informação sobre isso, mesmo que de forma espalhada... Por experiência própria, posso dizer que as placas baseadas em chipset SiS não são o canal, especialmente se for utilizado vídeo on-board. Pelo que vejo aqui no fórum, atualmente a Intel tem sido uma boa escolha, estou certo?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2007, 19:19 »
Intel, Via (menos o vídeo onboard) e nVidia. SIS não é mesmo a melhor escolha.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2007, 13:08 »
Em termos de vídeo, parece que ATI também não. Tenho uma MoBo ASUS K8N ( chipset Nvidia N3) e uma Geforce MX400, e não tenho problema algum.

VB5
 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2007, 18:13 »
uso um chipset nvidia sli 680i. dou um cacete da poxa na máquina e ele num reclam não. da tudo que tem.

Offline az31t0n4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • .; User Linux #462405 ;.
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2007, 22:58 »
Via onboard nem tenta  >:(
tenho esse chipset aqui deu um problema no video, mas tenho placa foi um dia que emprestei a minha placa de video vixi fiquei muito p$#@$%  a merdia nao funciona

___________________________________________
Bob [ToG] #Counter Strike Forever#


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2007, 00:09 »
Intel, Via (menos o vídeo onboard) e nVidia. SIS não é mesmo a melhor escolha.
Via onboard nem tenta  >:(
tenho esse chipset aqui deu um problema no video, mas tenho placa foi um dia que emprestei a minha placa de video vixi fiquei muito p$#@$%  a merdia nao funciona

O post do "azeitona" confirmou meu post anterior, que é resultado do que eu leio aqui e em outros Fóruns sobre Linux.

Apesar do que eu disse e foi confirmado, tenho uma máquina com "Via S3 Pro Savage" que roda o Ubuntu (e outras distros) através do Live CD (só tenho o WinXP nela) muito bem.

E isso é confirmado neste link:

http://br-linux.org/linux/compatibilidade-linux-placa-de-video

Estranho... para dizer o mínimo.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2007, 13:32 »
Para mim é Intel na cabeça, funciona até a aceleração do vídeo onboard, com um desempenho pra lá de satisfatório para um vídeo integrado, uma pena (por motivos óbvios) não ser compatível com processadores AMD...

SiS é uma bomba, pode até funcionar, mas evite, o desempenho não é dos melhores, e a fabricante sempre olha com desprezo para desenvolver drivers que não sejam do sistema dominante.

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2007, 19:39 »
usando celeron nesse meu chip ele da até o que num tem. quanto ao vídeo, é off. nv 7100.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2007, 01:07 »
Tenho uma asus com chipset nvidia 570 ultra, funciona 100% sem dificuldades na instalação e com placa de video tambem nvidia 6500 tambem funciona 100% com instalação automatica.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2007, 10:44 »
Esta é uma pergunta simples mas com uma resposta muito complexa.  :D

Nem sempre o problema está no Chipset escolhido, mas no vídeo onboard, nos chips controladores da placa de rede, temperatura, som e etc, que acompanham o chipset da placa mãe. É bastante comum a queixa de lentidão do PC por culpa do vídeo Onboard da placa mãe e não culpa do seu Chipset.

Atualmente a VIA está parada no tempo, já li especulações de que ela programa se retirar do mercado de PCs para desktop. Seus Chipsets normalmente são bem reconhecidos, mas o Vídeo Onboard ( VIA S3 Graphics) que acompanha os seus Chipsets tem desempenho sofrível no Linux.  Muitas vezes a carga no processador bate nos 70% só para assistir a um filme!

Já a SiS tão "bem falada" pelos nossos colegas do Fórum, tem melhorado nos últimos anos, falo dos Chipsets modernos. Tenho a oportunidade de usar um PC com Chipset SiS 661  e devo admitir que o seu desempenho bate os chipsets VIA e alguns Nforce de antigamente. Até mesmo o desempenho de vídeo é bastante bom, só não espere aceleração 3D, isso ainda não existe! Já quanto aos antigos Chipsets, eram realmente uma bomba. Mas temos que dar um desconto, pois nem sempre o problema era só o Chipset SiS, mas o BIOS das velhas PCCheetos  da vida que eram uma bomba também!

O Chipset AMD (antigo ATI) é bem fraco. São lentos e o vídeo Onboard deles também é bem ruinzinho!  Se já for ruim no Windows, no Linux é muito pior. Quem sabe agora que a AMD liberou a documentação para a comunidade fazer Drivers livres as coisas mudem de figura para o Linux. 

Os Chipsets Nvidia são muito bons, prefiro os Nvidia, tanto para placa mãe como para placa de vídeo. Consomem mais energia que os demais concorrentes, isso é fato comprovado em diversos testes em sites especializados. O vídeo onboard da série 6000, presente na grande maioria das placas vendidas no Brasil, são ótimos, tanto em desempenho quanto em compatilidade no Linux. Já os da série 7000 ou 8000 que começam a pipocar por aqui vai depender da versão do Xorg utilizada, pode dar o maior pau! 

Os Chipsets Intel tem ótima compatibilidade com Linux. Pois a Intel não só fornece a documentação para seus Drivers como também fornece compiladores para a comunidade Linux e disponibiliza Drivers para Linux que podem ser baixados do seu Site. Contudo, nem tudo são flores. Se tiver um Chipset Intel com placa de vídeo Nvidia, você poderá ter grande dor de cabeça com o Ubuntu. Mesmo os novos Chipsets, como o P35, já possuem ótima compatibildidade com o Linux.  Os vídeos Onbard da Intel também possuem ótima compatibilidade no Linux e com aceleração 3D muitas vezes ativa logo de cara! O vídeo 945G que uso no momento é capaz de rodar o Compiz/Fusion numa boa e só preciso de alguns cliques para ativar tudo.

Não deixe de levar em consideração a quantidade de RAM e o Processador utilizado antes de malhar o Chipset.

Espero ter ajudado!



« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 11:06 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2007, 11:38 »
Apenas complementando o ótimo post do galactus, ontem tive a oportunidade de rodar o LiveCD do Ubuntu (7.04) no notebook Positivo W98 e, de cara, ele reconheceu a placa de vídeo intel e inclusive permitiu acionar os efeitos da área de trabalho, coisa que não consegui fazer de cara (sem ter que instalar algum driver) na minha nVidia.

Mas depois de instalar o Ubuntu, a resolução que pode ser 1280x800 não foi oferecida pelo app Resolução da Tela. Acho que precisa executar o 915Resolution para que isto tenha efeito. Ainda vou verificar isso.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor chipset pra linux ?
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2007, 11:50 »
Segui o passo-a-passo descrito aqui e deu tudo certo.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)