Autor Tópico: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa  (Lida 13050 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Online: 07 de Setembro de 2007, 20:28 »
6 meses se passam muito rápido. Em 6 meses de Linux aprendi tanta coisa... aprendi não só o Linux, mas como também a mexer com computador, e eu, que era um leigo, não sou mais. Aprendi comandos, que antes, pra mim, eram inimagináveis, aprendi, a abrir um temrinal e montar uma partição sem maiores problemas... aprendi a não comprar um hd no ML(!), aprendi a saber como ligar o cabo IDE, aprendi a mexer no hardware ( na maior parte dos periféricos), aprendi a como não se deve REDIMENSIONAR uma partição EXT2/3!, aprendi, aprendi aprendi, me revolucionei, me alienei, aprendi a pesquisar antes de perguntar , aprendi a ajudar os outros membros, aprendi a pesquisar direito no Google, aprendi a aprender a me virar no Linux, aprendi ............

Neste mês, em setembro, completo 10 anos que tenho à disposição um computador em casa, e acho que em 6 meses, aprendi mais que nestes 9 anos e meio.

Não sei se é motivo de comemoração estes 9 anos e meio, porque eu só uso Linux há apenas 6 meses, seria motivo de orgulho para mim achar que entendia de informatica a até 6 meses atrás?

Meu colégio tem o Kurumin 4, e entrei nele justamente no ano passado, e às vezes, no laboratório de informática, sem nada pra fazer, e muitos computadores sobrando, entrava no kurumin, mas foi muitas poucas vezes. Ainda não tinha IDÉIA DO QUE ESTAVA POR VIR.....

Vou-lhes contar a história que me levou a usar Linux. No dia 8 dia dezembro de 2006 eu estava tendo um dia normal, estava de férias, e desliguei o PC pra dar uma saída. Quando voltei, a minha surpresa: o computador estava MUITO lento, quase não rodava nada, mandei verificar vírus, baixei alguns novos anti-virus, mas nada.... enfim, apanhei do windows, e foi um fracasso total, pois eu não acreditava que eu não havia conseguido resolver, e depois daquele dia, só voltaria a ligar o meu computador no dia 8 de janeiro, quando eu voltaria da viagem de férias....

Nas férias, na casa de um primo meu, eu vejo ele ter um CD do Ubuntu versão 5.10, e pergunto sobre ele, e meu primo diz que ainda não havia testado, e que um amigo havia lhe dado. Fui pensando no caso de eu arranjar num daqueles CDs,  e quando voltei pra casa em janeiro, voltei decidido que eu iria fazer coisas novas no computador. Em janeiro mesmo, fiquei sem fazer nada de Linux, estava com preguiça de pesquisar para saber, enfim, estava à deriva, principio de depressão, aquela ressaca de um ano começando, um tédio danado, ..... e no dia 9 de fevereiro, resolvi pesquisar no google (não lembro o que pesquisei, mas foi) algo como:
Citar
linux cds de graça
e fui procurando, porque eu não sabia aonde perguntar, nem do Fórum do Guia do Hardware eu tinha conhecimento, de tão leigo.

Procurando, achei a resposta, num fórum que o cara perguntou aonde pedir, e o outro respondeu sobre o site www.shipit.ubuntu.com , e fiz o cadastro e pedi, e nunca mais me lembrei disto, porque eu nem dava valor à isto, nao sei porque....

Os CDs chegaram dia 3 de março, uma sexta-feira, me lembro que era as 17 horas e pouco. Fiquei confuso e feliz ao mesmo tempo. Só depois lembrei de onde havia pedido os CDs, e fiquei mais feliz ainda quando fui no histórico e vi que o Shipit havia me mandado os CDs, naquele momento em minhas mãos ;D
E rodei o CD, com o windows aberto, fiquei sem graça, porque só tinha programas para instalar  :-\
Só depois que caiu a fixa.... pensei comigo mesmo: "Seu otário, isso é um Sistema operacional, dãã" auhhauhuauhauh

Fiquei sabendo do live-cd, rodar sem instalar, mas fiquei me enrolando de rodá-lo no outro final de semana, pois naquele eu lembro que estava muito ocupado
Então, no dia 9 de Março de 2007, exatamente na faixa do mesmo horário, na primeira vez que estara rodando em live-CD, instalei o Linux Ubuntu em meu PC. Isso aconteceu de depois de uma tarde inteira de leitura sobre Linux e como mudar a Bios pra dar boot no drive de CD-Rom ;D hhehehehe

Instalei, não me arrependi, não me arrependo, nunca me arrependerei, apesar de já ter formatado umas 15 vezes, me ferrado uma centena de vezes, mas aprendi muito, muito, muito...

6 meses se passaram, e hoje eu sou um autêntico usuário de Linux. Não foi uma simples experiência de informática, como está sendo uma esperiência de vida. que está me fazendo crescer cada vez mais, aprender cada vez mais, me revolucionar cada vez mais.

Hoje não uso Windows. Tenho dois HDs, e no de 40 tenho duas partições NTFS, e uma delas instalado o Windows, mas porque meu irmão mexe nele, e às vezes eu preciso de usar. Se não fosse por isto, seria adeus.

Agradeço tudo ao Ubuntu, por ter mandados os CDs, senão JAMAIS teria aprendido Linux, a mexer com hardware, e não teria perdido minha preguiça de ler.

Hoje não sou tão fã, a ponto de ser alienado pelo o que é o Ubuntu, que também é um projeto social, Humanidade para tods e etc... mas sou um grande admirador desta Distribuição :D
A uma semana estou usando Fedora 7, pois achei que precisava de algo novo. Tirei o Debian e o Ubuntu pra partir pro yum e testar novos ares, e não me arrependo, pois cada vez aprendo mais!

Sempre que me dá saudades do ubuntu, rodo live-CD :D heheheh

Jamais vou esquecer grande parte destes episódios... que foram os que lembrei para escrever este depoimento, porque o que aconteceu de verdade é muito, mas muito mais :P

Estou comemorando muito estes 6 meses de Linux :)

Valeu.....!

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2007, 21:50 »
zoroastro,
seu depoimento é um ótimo exemplo para a comunidade. Confesso que me sinto trilhando um pouco um caminho parecido com o seu, principalmente no que diz respeito ao aprendizado, à curiosidade e a vontade de saber mais sobre o Linux. A única exceção é que não desinstalo meu Ubuntu por outra distro não...
 :P

(Tanto o Kurumin quanto o OpenSUSE e o Fedora deixaram meu micro mudo. O único que falou e disse na primeira tacada foi o Ubuntu.)

A coisa tá ficando tão impregnada que outro dia meu filho apareceu com um livrinho do Morimoto (Carlos E. Morimoto), sobre Linux, todo empolgado, me encorajando a ler, pra saber mais, e tal. Hahahaha!! Já tem até torcida aqui em casa, veja só!

O que me prendeu a esta distro e a definitivamente usar o Ubuntu foi a filosofia: Humanidade para todos. Faço propaganda a torto e à direita, tem vezes que sou até chato. É isso aí, meu chapa! A vida é curta, o futuro está logo ali e ainda tem muita coisa a ser feita! Vamos continuar nesse caminho que acho que é por aí mesmo.

Em tempo: parabéns pelos 6 meses!!!
 :D

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2007, 21:55 »
heheh..boa zoroastro. Curti seu depoimento.

Lembro-me de quando você chegou,  com um monte de dúvidas no primeiro tópico (e quem não chegou??).  :)

Mas é isso.

Está certo que já temos depoimentos de Ubunteiros usando Fedora, mas depois passa um depoimento para a gente (depois de usar e ficar bem familiarizado).
É sempre legal ver mais de um ponto de vista sobre aquele assunto em comum.

7355
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 12:59 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2007, 23:00 »
Citar
Instalei, não me arrependi, não me arrependo, nunca me arrependerei, apesar de já ter formatado umas 15 vezes, me ferrado uma centena de vezes, mas aprendi muito, muito, muito...
eu tambem não,deixei um HD aqui "imbootavel" mas nunca irei me arrepender.

seu depoimento foi muito bom,aconteceu quase a mesma coisa comigo.
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2007, 23:35 »
Grd zoroastro, muito bom seu depoimento
Muita coisa também se parece comigo nos meus 7 meses de Linux Ubuntu.
Mas sobre distros, fico c/ o amigão AquaMan

Citar
...A única exceção é que não desinstalo meu Ubuntu por outra distro não...

Tenho me dedicado a aprender mais sobre o Linux, como já disse, atual/ venho me dedicando a leitura de Guia Foca GNU/Linux, por isso sequer ajudando muito aqui no fórum.

E neste caso a simplicidade do Ubuntu me deixa mais livre p/ aprender sobre o SO e os demais SL. Qdo tiver mais seguro de mim, vou ver mais calam/ outras distros.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2007, 10:23 »
a parte mais legal do depoimento fo o inicio. aprendi a fazer isso, a fazer aquilo, e, por fim, aprendi a aprender.


essa é a parte mais legal de usar linux e software livre de forma geral: o constante aprendizado. e o legal é que você teve vontade e paciência para aprender todas essas coisas, enquanto a grande maioria só olha do lado de fora e diz "ah, linux é muito dificil, é diferente daquele que eu uso lá em casa, tem um monte de comando diferente, e ele nem tem janelinha, roda em DOS" (lol).


então é isso ai, parabéns, continue aprendendo e seja livre!


P.S: Yeah baby, I came back!
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2007, 11:55 »
Valeu....

Concordo sobre a distribuição não ter nada na inicialização AquaMan e rjbgbo.

é isso aí AquaMan, teu filho vai se dar mto bem com software livre!

vou sim fazer um depoimento depois sobre o Fedora fabiovalinhos, valeu cara!

é isso aí -.-, vale a pena aprender Linux!

rjbgbo, é isso aí, Foca Linux é mto bom, também estou lendo e ainda estou no início :) . Depois a gente covnersa mais no msn!

e é isso aí Supermouse, a preguiça de aprender e o medo do novo acabam com novas oportunidades né cara... infelzimente o ser humano é assim...

e é isso msm galera, sejam livres, vale a pena, seja na Informática, seja na vida pessoal ou em qualquer lugar....!!!

vou continuar a frequentar o fórum, mas como meu tempo tem estado curto, pouco tenho entrado aqui....
até mais gente

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2007, 13:45 »
Ei, Zoroastro. To contigo "respirando novos ares"  :D  :D

Dá uma força no projeto http://www.linux-fedora.org/ que o Henrique é um cara que me ajudou muito com o XOOPS, e pode te dar muitas dicas. O Mythus aqui do Forum é outro cara pra te auxiliar

Qquer coisa, conte comigo, cara! [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2007, 16:11 »
zoroastro, diverti-me um monte com teu depoimento!  :D :D E fico muito feliz por ter participado desse crescimento.

Não posso dizer que meus primeiros passos foram tão "ousados" quanto os seus. Mas minha primeira tentativa de instalar uma distro no meu computador deve ter sido executada pelos menos umas 6 vezes com cada uma das distros que eu tinha em mãos (Red Hat, Caldera, Debian e Slackware).

Quanto ao fórum, à depeito da minha preferência pessoal, nunca me senti impedido de estar aqui ajudando e contribuindo um pouco. Também não escondo de ninguém que minha distro principal (pessoal) é o Fedora e o Ubuntu é a distro que uso no trabalho e que indico para os iniciantes. Ratifico as palavras do Eunir: se quiser um auxílio, é só pedir. E, como ele, estou meio que "preso" a esse fórum pelas amizades que aqui fiz.

Com o tempo você vai perceber que mexer numa distro e noutra, apesar de encontrar certas diferenças, ambas são sistemas GNU/Linux e possuem muitas semelhanças.

Agora, sirva-se à vontade!
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline carlos1000e

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:02 »
eu adoro o ubuntu. eu só tenho o windows xp por causa da minha irmã. se não fosse por causa dela também tinha dito adeus ao windows xp. tive a experimentar o windows vista num portátil do meu colega e eu não gostei. ubuntu é o melhor sistema operativo ;)

eu pedi também os cds do ubuntu mas a minha dúvida é a seguinte. quando eu receber os cds vou ter um como live cd e o outro sem ser live cd? é que eu mandei vir 3 cds.
carlos1000e

Offline carlos1000e

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:36 »
eu adoro o ubuntu. eu só tenho o windows xp por causa da minha irmã. se não fosse por causa dela também tinha dito adeus ao windows xp. tive a experimentar o windows vista num portátil do meu colega e eu não gostei. ubuntu é o melhor sistema operativo ;)

eu pedi também os cds do ubuntu mas a minha dúvida é a seguinte. quando eu receber os cds vou ter um como live cd e o outro sem ser live cd? é que eu mandei vir 3 cds.

alguem me ajuda aqui?
carlos1000e

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2007, 14:50 »
Não carlos1000e, o que virá serão 3 CDs que você poderá utilizar como live-cd e, no modo gráfico, instalá-los ;)


Valeu Eunir, Mythus, muito obrigado por me ajudarem em momentos tão.... difíceis... foi uma época horrível aquele fim de Junho e vocês me ajudaram bastante :)

até mais gente :D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2007, 15:26 »
Não carlos1000e, o que virá serão 3 CDs que você poderá utilizar como live-cd e, no modo gráfico, instalá-los ;)


Valeu Eunir, Mythus, muito obrigado por me ajudarem em momentos tão.... difíceis... foi uma época horrível aquele fim de Junho e vocês me ajudaram bastante :)

até mais gente :D

hehe tranquilo, amigo zoroastro, foram os principais momentos desses 6 meses, fala a verdade  ;) fora que vc encarou o paizão Debian, correto?  :D  :D  :D muitos não encaram, pode ter certeza  :D  :D parabens, e sempre pode contar comigo, garoto!  ;)
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2007, 15:22 »
Pode deixar, quando precisar de alguma ajuda específico pode ter certeza que recorrerei também a este fórum :)

Mythus, você também frequenta o fórum oficial do Fedora?

meu nick é o mesmo, e já estou por lá! :D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Completei 6 meses de Linux - Minha história completa
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2007, 15:43 »
Pode deixar, quando precisar de alguma ajuda específico pode ter certeza que recorrerei também a este fórum :)

Mythus, você também frequenta o fórum oficial do Fedora?

meu nick é o mesmo, e já estou por lá! :D

hehe vc encontra eu o o Mythus em www.linux-fedora.org  ;)

os pacotes rpm são tao bons qto os deb. abradeço muito tudo que aprendi por aqui. posso te ajudar aqui e lá  ;)

[ ]s zoroastro, te vejo por lá ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)