Autor Tópico: Google-desktop é pesado? (RESOLVIDO)  (Lida 5503 vezes)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2007, 14:18 »
Uso o Tracker na minha maquina velha e ele rodou rapido. Nao esta pesando minha maquina.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2007, 19:49 »
Aí pessoal, instalei o Tracker e não encontrei nenhuma opção para configurar a indexação. E preciso configurar pois tenho dados fora da minha /home, em uma partição FAT32 que serve ao Windows e ao Ubuntu.

Removi o Tracker e instalei o Beagle, que trouxe uma opção de configuração no Menu (está em "Sistema > Preferências > Pesquisa & Indexação).

Até agora está rodando leve apesar de a indexação ainda estar em andamento.

No mais, o fato de o Beagle usar uma interface própria e não o Firefox, como o Google-Desktop usa, já torna as coisas mais rápidas e simples.

[]s e obrigado pelas respostas.



:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2007, 05:38 »
Também utilizo o Beagle e não percebo tanto consumo de memória assim. Como disse antes, sua total integração ao ambiente GNOME em relação a outros foi que me conquistou. Indexão como a do GDL não tem, mas o GDL ainda precisa melhorar muito a sua integração com o sistema.
O que gostaria que o Beagle copiasse do GDL seria exatamente a indexão de meus emails na conta do Gmail e a possibilidade de saber, graficamente, o andamento da indexão; a forma exibida pelo Beagle é meio complicada nisso!
Ateh!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2007, 10:18 »
Tenho o Google-desktop instalado no meu Ubuntu 7.04. Fiz o teste com ele ligado e desligado. Não sei se tem haver com a quantidade de dados, foram cerca de 250GB de dados indexados, demorou bastante para indexar tudo, não me lembro mais quanto tempo, mas foram mais de 8 horas com o micro da assinatura. Bom vamos aos finalmentes:

- Ele consome cerca de 20MB de RAM a mais quando ativo
- Na primeira indexação o micro fica visivelmente mais lento
- depois de indexar todo o sistema, deixa sim o micro mais lento, mas não muito, isso vai depender muito do seu processador também né
- Se deixar ele desligado por uma semana, por exemplo, quando voltar à ligá-lo ele deixa o seu PC meio lento novamente pois está atualizando a indexação do sistema
- Notei que após apagar, mover ou copiar uma grande quantidade de dados no sistema, o PC pode ficar um pouco lerdo logo depois. Novamente suspeito de alterações na indexação do sistema


Apesar disso tudo é uma mão na roda para quem tem muitos dados, você não perde nada. Achei até um texto que acreditava estar perdido, pois ele indexa até o que você escreve dentro dos documentos! Não lembrava o título mas o assunto, comecei a digitar e pronto, logo ele mostrou o bendito documento que achava estar perdido.

Há sim, tive oportunidade de usar um PC de uma amiga com ele ativo no Windows. Minha nossa, era uma carroça o micro! Também o micro com pouca RAM e processador meio defasado. Como eu disse, vai depender muito do recurso do seu PC.

« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 10:20 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2007, 16:49 »
Acho que tem algo que precisa ser dito e ainda não foi. Quem tiver a curiosidade de digitar
Código: [Selecionar]
du -sch ~/.beagle pode se assustar com o resultado. Nesse diretório eu tenho aproximadamente 800MB de índice, cache de texto entre outras coisas. Não é raro ver o beagle ativando o pdftotext entre outros programas para extrair dos arquivos os termos para pesquisa. E se a pesquisa quer ser eficiente, quando arquivos forem removidos ou criados, parte do índice deve ser atualizada. Isso funciona tanto pro google search quanto para o beagle.

Imagine o que é extrair 800MB de texto puro. Para máquinas antigas pode levar um bom tempo. A título de exemplo, essa máquina é um AMD XP 2000+ MHz com 1GB de RAM, vejam: RegInterno-da-Camara-dos-Deputados.pdf (747K)

Código: [Selecionar]
time pdftotext  RegInterno-da-Camara-dos-Deputados.pdf

real    0m3.299s
user    0m1.922s
sys     0m0.092s

Atualização diária:
Código: [Selecionar]
time /etc/cron.daily/beagle-crawl-system

real    2m14.327s
user    0m34.430s
sys     0m12.757s

Qualquer ferramenta que faz sua busca em um índice, para criá-lo e mantê-lo atualizado, vai exigir do processador.
Se um simples ls / -R na minha máquina demora 6 minutos e meio, imagine quanto não demorou para criar o índice?

Não se pode ser inocente em achar que vai existir uma ferramenta de busca que faça o serviço sem usar o processador.

Às máquinas muito modestas não recomendo outros aplicativos senão os usuais find, kfind, gnome-search-tool.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2007, 16:57 »
Não se pode ser inocente em achar que vai existir uma ferramenta de busca que faça o serviço sem usar o processador.

Às máquinas muito modestas não recomendo outros aplicativos senão os usuais find, kfind, gnome-search-tool.

é isso aí! gnome-search-tool na lata velha!  :D  :D eu particularmente não preciso + do que ele, pois sei muito bem o que guardo nos meus pcs, e onde estão meus emails, mas isso já é questão de hábito e de organização  ;) cada um é de um jeito  :D eu nunca precisei dessas coisas, e olha q tenho informação pra caramba no hd  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2007, 16:58 »
Muito bem colocado, dino-colega Mythus.

Depois disso só colocando um "resolvido" no título do tópico.

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Google-desktop é pesado?
« Resposta #22 Online: 12 de Setembro de 2007, 04:53 »
Apesar disso tudo é uma mão na roda para quem tem muitos dados, você não perde nada. Achei até um texto que acreditava estar perdido, pois ele indexa até o que você escreve dentro dos documentos! Não lembrava o título mas o assunto, comecei a digitar e pronto, logo ele mostrou o bendito documento que achava estar perdido.

Também pensava que o GDL era mais eficiente até percerber que ele não encontrava minhas fotos; é que eu as armazeno por um sistema alfanumérico e o que importa são os metadados EXIF. Só que o GDL não parece ler os dados EXIF, e isso é uma falha. Também percebi que ele não consegue ler dados de alguns arquivos compactados. Já no Beagle, eu consigo tudo isso. Pra você ter uma idéia, o Beagle lê informações contidas no interior de arquivos .deb.

Agora uma coisa é certa, para usar qualquer ferramenta desse tipo, há que se dispor de uma máquina mais atual, porque realmente utiliza bastante recursos, principalmente na indexação. Se a próxima versão do Ubuntu já traz uma ferramenta instalada por default, é porque eles a consideram importante, bem integrada ao sistema (espero que tanto quanto o Begle) e também bem otimizada ao ponto de não consumir tanto recurso assim. Se assim for, será bem aceita!

é isso aí! gnome-search-tool na lata velha!  :D  :D eu particularmente não preciso + do que ele, pois sei muito bem o que guardo nos meus pcs, e onde estão meus emails, mas isso já é questão de hábito e de organização  ;) cada um é de um jeito  :D eu nunca precisei dessas coisas, e olha q tenho informação pra caramba no hd  ;)

Eu também sou bastante organizado e meticuloso com o arquivamento de meus arquivos. Mas tenho um hábito de arquivar todo texto que encontro pela internet e que considero pertinente. Logo, tornou-se um montante que minha mente não pode administrar. Por isso utilizo bastante, e com muita satisfação, essas ferramentas de busca.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 04:56 por aleksandre »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Google-desktop é pesado? (RESOLVIDO)
« Resposta #23 Online: 12 de Setembro de 2007, 08:23 »
é isso aí! gnome-search-tool na lata velha!  :D  :D eu particularmente não preciso + do que ele, pois sei muito bem o que guardo nos meus pcs, e onde estão meus emails, mas isso já é questão de hábito e de organização  ;) cada um é de um jeito  :D eu nunca precisei dessas coisas, e olha q tenho informação pra caramba no hd  ;)

Eu também sou bastante organizado e meticuloso com o arquivamento de meus arquivos. Mas tenho um hábito de arquivar todo texto que encontro pela internet e que considero pertinente. Logo, tornou-se um montante que minha mente não pode administrar. Por isso utilizo bastante, e com muita satisfação, essas ferramentas de busca.

grande Manoel Aleksandre!!! por isso disse que é questão de hábito e organização  ;) eu não quis dizer que as pessoas que utilizam essas ferramentas são desorganizadas, longe de mim afirmar isso, mas disse que pessoas com o teu hábito, que destaquei acima, precisam e utilizam a ferramenta, e pessoas com o meu hábito de fazer e organizar já não precisam, entendeu?   :D

espero ter esclarecido.  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)