Autor Tópico: Modem USB Brasil Telecom  (Lida 43625 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #30 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 11:07 »
Citação de: "Nick"
Ai galactus, nao eh te desmerecendo nem detonando teu post, mas essa nem sempre eh a solução definitiva para todos os problemas da serie SpeedTouch.
Esses dias vc postou a mesma cois para um amigo meu aki, dai nois resolvemos deixar essa solução por ultimo. Depois de vasculhar ate o utero do problema, descobrimos que era a placa de rede onboard de uma asus AI que o Ubuntu noa estava reconnhecendo. OU seja, se eu fosse levar em consideração, is danar com o modem do cara, pq is ter que trocar o firmware, fora um monte de coisa que is ter de fazer. A solução foi simples, meti uma 3Com lá e ta tudo certo.
Dai em diante aprendi que eh bom dar sempre um STFW antes de recorrer aos forums, pois o resultado nem sempre sera o que desejamos.
Não me leve a mal.


De maneira nenhuma. O que importa é que vocês consigam fazer o modem funcionar. Nem sempre a dica que serve para um, serve para todos, não é mesmo?
Com essa infinidade de hardware que temos, dá nisso.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Quase consegui...
« Resposta #31 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 22:52 »
Formatei a partição hdc1 e reinstalei o Ubuntu. Aí, consegui rodar o script speedtouchconf.sh, seguindo as dicas do Yuran, aqui e em privativo. No entanto, dá erro. A mensagem é que a instalação falha. O log diz o seguinte:

cat: write erro: No space left on device
cat: write erro: No space left on device
cat: write erro: No space left on device
cat: write erro: No space left on device
cat: write erro: No space left on device
checking build system type... i686-pc-linux-gnulibc1
checking host system type... i686-pc-linux-gnulibc1
checking for gcc... gcc
cat: write erro: No space left on device
cat: write erro: No space left on device
error: C compiler cannot create executables
See "config.log" for more details

A dica do Yuran era:

Citação de: "Yuran"
Tendo isso, basta instalar pelo synaptic (offline mesmo, vc usa o repositorio do cd de instalação), os arquivos: "Make". e os compiladores de linguagem c (digite para pesquisa no synaptic: "c compiler") e marque todos os pacotes que tenham na descricao a linguagem c, inclusive os pacotes de desenvolvimento.


Instalei, logo após a primeira vez que não deu certo, o Make e o gcc. Aí, chegou até esse ponto. No entanto, não encontrei no synaptic nada com c compiler. Achei dois pacotes lá que citavam "language C", mas, pelo visto, não resolveram.

Parece que estou perto de resolver. Mais alguma dica?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
quase lá...
« Resposta #32 Online: 02 de MAR?O de 2006, 10:20 »
Depois de conseguir resolver o problema da "falta de espaço" (nem sei como) e da linguagem C, quase deu certo. Rodei o script, mas o resultado final é:

Citar
No further user interaction is required.
Configuring SpeedTouch Driver...
Software Configuration - SUCCESS
Building SpeedTouch Driver...
Software Build - SUCCESS
Installing SpeedTouch Driver...
Software Installation - SUCCESS
Creating ppp files in /etc/ppp
You can ignore any insmod hints here...

   *** Configuration finished. Starting the connection ***

Qui Mar  2 06:41:26 BRT 2006
The modem lights should start flashing for approx. 60 seconds...
You might see some messages about USBDEVFS_BULK failed - you can ignore this.
Qui Mar  2 06:41:27 BRT 2006
The modem_run command failed (code 240)
modem_run results:
Unable to locate firmware
If you have a silver modem, make sure you're using rev4fw.zip
http://speedtouchconf.sourceforge.net/rev4fw.zip
FAILED because of modem_run error 240
root@ubuntu://media/windows/driver-modem/linux/speedtouchconf-2.0-09_Jan_2006# Mar  2 06:41:27 localhost modem_run[10630]: modem_run version 1.3.1 started by pericope uid 0


O ponto estranho é que eu tenho o arquivo rev4fw.zip; descompactei-o e coloquei os dois arquivos dele (zzzlp1.eni e zzzlp2.eni) no diretório onde estou executando o script, mas ele continua dizendo que não encontrou o firmware.

Após cada tentativa frustrada, rodo o script undo.sh, reinicio a máquina, como sugerido pelo próprio script, e começo de novo, para não dar erro. Mas empaquei nisso aí. Alguma dica?
 :?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Yuran

  • Visitante
Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #33 Online: 02 de MAR?O de 2006, 15:52 »
Amigo Pericope, agora se me pegou, segundo o site oficial e as instruçoes do arquivo "readme" deve-se usar o driver do cd ou baixa-lo da pagina oficial do fabricante, no entanto nada vi sobre firmware, faz o seguinte, de uma olhada no site oficial ( http://steve-parker.org/speedtouchconf/ ) e veja se ha algo sobre o seu modelo, se quise pode mandar um e-mail por Steve Parker o criador e mantenedor desse projeto (infelizmente esse site eh somente em ingles).




Ps: Fora esse negocio do firmware, a configuraçao da conexao e do modem ta OK!

Abraços!!

Offline cristo&oxalá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #34 Online: 05 de MAR?O de 2006, 17:13 »
Perícope,
tentou utilizar o how to que eu te passei por email? funcionou?

eu usei ele no 5.04, só não sei se serve pro 5.10 :(

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #35 Online: 06 de MAR?O de 2006, 10:59 »
Citação de: "cristo&oxalá"
Perícope,
tentou utilizar o how to que eu te passei por email? funcionou?
eu usei ele no 5.04, só não sei se serve pro 5.10 :(


Olá, meu caro! Sim, recebi, e só hoje pude usá-lo. Mas não funcionou.  :cry:  Tentei passo a passo, mas neca!

Amanhã, vou reinstalar o Ubuntu, para ter certeza de apagar qualquer alteração que tenha feito, pois estou testando a dica do Yuran também, e tentar tudo de novo!

Vida dura...

Grato!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #36 Online: 06 de MAR?O de 2006, 11:09 »
Citação de: "Yuran"
Amigo Pericope, agora se me pegou, segundo o site oficial e as instruçoes do arquivo "readme" deve-se usar o driver do cd ou baixa-lo da pagina oficial do fabricante, no entanto nada vi sobre firmware, faz o seguinte, de uma olhada no site oficial ( http://steve-parker.org/speedtouchconf/ ) e veja se ha algo sobre o seu modelo, se quise pode mandar um e-mail por Steve Parker o criador e mantenedor desse projeto (infelizmente esse site eh somente em ingles).


Yuran, amanhã vou reinstalar o Ubuntu, para ter certeza de não ter deixado nenhuma alteração, pois usei as dicas de um how-to que me foi enviado também. Aí, vou tentar novamente.

Pelo que li no sítio do steve, estou fazendo tudo direitinho! Vou re-tentar  :wink:  e ver no que dá.

Grato.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline ra008

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #37 Online: 29 de Abril de 2006, 23:00 »
Aqui o script tmb nao funcionava Tenta seguir estes passos:
http://www.linux-usb.org/SpeedTouch/ubuntu/index.html

no meu modem(vermelho/vinho) eu usei o KQD6_3.012
No meu caso é speedy usei 8.35 no VP.VC

Offline Lutaeko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #38 Online: 02 de Maio de 2007, 14:17 »
tenta ae

apt-get install build-essential

bjao

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Modem USB Brasil Telecom
« Resposta #39 Online: 03 de Maio de 2007, 10:15 »
a uns 2 anos atras eu tinha esse alcatel speedtouch 330 (verde em forma de arraia), e realmente era uma bomba pra faze-lo funcionar no linux.. consegui fazer ele funcionar no mandrake 10.1 e no kurumin 4.1 ... hoje deve estar mais facil pela evolução que o linux teve na parte de dispositivos USB... no fim das contas acabei comprando um D-Link 500G.. mas não desistam pq ele realmente funciona.. para quem esta com duvida na questão do VCI/VPI (fundamental para o funcionamento do modem) acessem http://www.abusar.org/manuais/vpi_vci.html que tem tudo explicado.. t+ e boa sorte...

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Habemus net
« Resposta #40 Online: 05 de Setembro de 2008, 19:22 »
to conectado  :mrgreen:  :D  to conectado  :D  :o
no final ficou facil 8)  basta seguir o tuto que vem no   speedtouchconf-2.0-25_Nov_2005.tar.tar do site http://steve-parker.org/speedtouchconf/ e funciona beleza troquei o plugue usb de lugar umas vezes ate reconhecer mas deu certo

para aqueles que tem "arraia" em casa e so seguir os passos

Quando descompactei o arquivo, parece que houve algum erro, mas descompactou. Fiz de novo e deu na mesma, então ignorei.

ao entrar na pasta, não encontrei o arquivo speedtouchconf.sh,  o que será que fiz de errado? Alguma solução?  ???