Bom pessoal, eu fiz a instalação do Ubuntu na minha maquina e não esperava me adaptar tão rapidamente ao sistema, devido a isto, deixei apenas 10 GB para o mesmo, acontece que com 3 meses de uso, já não se faz mais necessario a presença de outro sistema operacional, no meu caso o windows que eu usava, mas ainda as pessoas aqui o usam.
Minha pergunta é a seguinte seria possivel eu mover está instalação que eu tenho nesta partição de 10 GB para um outro HD que tenho aqui de 40 GB, com todas as configuraçãoes e programas que eu tenho instalados? Acredito que seja posssivel sim, pois o hardware continuaria o mesmo. Acontece que não sei por onde começar, caso alguém possa me dar uma força quanto a isto ficarei grato.
Um forte abraço a todos!
Wellington
Wellington,
Complementando a minha resposta anterior, eu diria que os 10gb são "quase suficientes".
É que além da / (root) e /home eu mantenho as partições do windows.
Por várias razões mantenho este habito desde há uns 8 anos:
Mantenho partições fat32 (partições do windows) onde guardo a maioria dos meus dados de maior tamanho: todos os documentos, filmes, musicas, downloads, etc. Tenho disco externos serve de armazém de dados adicional e salvaguarda de backups vários.
A / (root) que tenho, deve ter uns 10gb estando ocupada a 60%
A /home que mantenho é pequena (talvez uns 8gb). Serve para manter os settings/definições das aplicações que mais utilizo. Tem poucos documentos, tem os meus projectos web e as bases de dados (/home/mysql).
Tudo o resto está como já disse, nas partições fat32 (partições utilizadas pelo windows).
No seu caso, poderia simplesmente não fazer nada. Manter o sistema como está e manter os dados da partição windows. Alternativa, ajustava o tamanho das partições actuais (gparted) e criava uma partição adicional para o /home
Também no windows mantenho esta disciplina de separação entre partições que se destinam ao sistema e a partições de dados. Enfim, herança de hábitos que ganhei em tempos utilizando sistemas unix/xenix. No momento de reinstalar ou recuperar um sistema, revela-se muito útil.
Se precisar de ajuda detalha sobre algum item que eu referi, estou ao dispor.