Autor Tópico: Boicotem a Dell. Agora.  (Lida 19130 vezes)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Boicotem a Dell. Agora.
« Online: 12 de Setembro de 2007, 15:03 »
Talvez alguns de vocês já tenham lido esta notícia, de http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u327729.shtml :

Citar
12/09/2007 - 10h17
Físico brasileiro pede boicote à Dell após veto a "eixo do mal"
Publicidade

CLAUDIO ANGELO
da Folha de S.Paulo

Um grupo de físicos brasileiros está pedindo que acadêmicos no país inteiro boicotem a Dell, a segunda maior fabricante de computadores do mundo.

O pedido, que circula na internet, foi feito depois que a empresa exigiu que um pesquisador assinasse um termo, ao comprar máquinas da empresa, no qual se comprometia a não usá-las "na produção de armas de destruição em massa" e não transferir os equipamentos a cidadãos de Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão e Síria.

O termo de compromisso, conhecido como "Export Compliance", foi mandado em 31 de agosto ao físico nuclear Paulo Gomes, da Universidade Federal Fluminense, que havia comprado dois computadores Dell para seu laboratório. Segundo a empresa, ele deveria ser assinado antes da entrega das máquinas e impresso em papel timbrado da universidade.

Uma das cláusulas do termo determina: "Não transferiremos, exportaremos, ou reexportaremos, direta ou indiretamente, quaisquer produtos adquiridos da Dell para: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, e/ou Síria, ou a qualquer estrangeiro com dupla nacionalidade, ou a qualquer outro país sujeito a restrições sob leis e regulamentos aplicáveis onde não estejamos situados, sob o controle de um indivíduo natural ou residente deste país".

Outro termo: "Não utilizaremos os produtos em qualquer atividade relacionada ao desenvolvimento, produção, uso, ou manutenção de "Armas de Destruição em Massa", incluindo (...) usos relacionados ao desenvolvimento míssil, nuclear, e/ ou químico/biológico (...) Se estivermos engajados nestas atividades, estamos cientes de que estaremos sujeitos aos regulamentos de Licença de Exportação dos Estados Unidos".

Segundo Gomes, a exigência foi feita depois que ele se identificou como físico ao fazer o pedido de compra. "A vendedora me informou que as ligações foram gravadas, então, como era para um instituto de física, eu precisava assinar", contou.

Revoltado, o físico disse que não assinaria. "Eu não tenho de prestar satisfação a ninguém, nem sou obrigado a seguir as políticas americanas. Sou comprador, não estou recebendo doação. Além do mais, tenho interação com físicos cubanos, da qual não vou abrir mão."

Àquela altura, as máquinas já haviam sido entregues. Gomes disse que devolveria os computadores, desde que a Dell devolvesse todo o dinheiro e mandasse uma carta ao Instituto de Física da UFF, para ser encaminhada ao CNPq --de onde saiu a verba para a compra--, justificando a restrição.

A nota da empresa, encaminhada à Folha por sua assessoria de imprensa, afirma que a Dell, como empresa americana, deve seguir as leis e regulamentos de exportação dos EUA.

"Caso deixemos de cumprir essas exigências da legislação americana, a nossa empresa-mãe no exterior (Dell, Inc.) poderá ser severamente penalizada pelas autoridades dos EUA. Em última análise (...) poderá ser impedida de exportar."

O caso foi relatado à SBF (Sociedade Brasileira de Física), ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e a membros do Conselho Consultivo do CNPq, e já circula pela internet entre os físicos desde o feriado. "Há mais de 50 e-mails pedindo o boicote à Dell", diz. Segundo Gomes, a SBF vai sugerir a seus associados que não comprem computadores da marca. Procurado pela Folha, o vice-presidente da entidade, Paulo Murilo Oliveira, não quis revelar sua posição oficial.

Serei breve, pois os comentários são muito óbvios.

A Dell, que ultimamente ganhou não só o meu respeito como o de uma grande parte da comuniade de software livre por causa do seu suporte ao Ubuntu, agora merece ser jogada ao limbo. Sim, ao limbo, por que não? Eles não têm o menor direito de fazer ingerência na produção científica brasileira, mesmo que seja a mando do pit-Bush. Não digo isto porque também sou do meio acadêmico, não. Digo isto porque sou um cidadão consciente, preocupado com a origem dos produtos que estão à venda por aí, e da intenção por trás de quem vende; ou seja, pelos mesmíssimos motivos que me fazem ser defensor do software livre. Inclusive, se algum dia eu falei bem da Dell (e falei), retiro tudo o que eu disse.

A Dell acaba de ganhar uma excelente oportunidade de ter muita publicidade negativa gratuita. E isso é bom! Aproveitemos este momento, e façamos mais propaganda negativa. Vou inclusive, mais tarde, postar sobre isso no fórum principal do Ubuntu e ver as reações. E se você algum dia pensou em comprar um Dell, compre de outra marca ou monte seu próprio computador. Não seja um defensor passivo desta vergonhosa tentativa de ingerência estrangeira na nossa produção científica.

Yes. Dell, to go hell.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2007, 15:52 »
Interessante.  Eu trabalho na UFF mas não ouvi nada a respeito.  Vou entrar em contato com esse professor para obter mais detalhes.

E só para constar, eu também apoio o boicote.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2007, 15:56 »
Exagero, a Dell é uma empresa americana e é obrigada a seguir as regras de seu país, duvido que eles gostariam de deixar de vender para o "eixo do mal" por vontade própria ou por puro patriotismo.

Aliás não é apenas a Dell, todas as empresas americanas de tecnologia são obrigadas a seguir essas regras, inclusive se você ler os contratos da Microsoft, aqueles que ninguém lê, também constam exatamente as mesmas regras, porém ao inves de uma assinatura, é exigido apenas um clique.

Será que o instituto de física (e os pesquisadores cubanos) também boicotam o Windows e o Office e promovem campanhas contra Microsoft?
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:19 »
Apoio a Dell nessa atitude ;)
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2007, 00:47 »
Se o tal professor não assinar e tudo ficar por isso mesmo... não vejo problema.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2007, 01:04 »
Friso o que o Polaco disse: a Dell é tão vítima quanto o Thadeu Penna (o professor). É a lei americana que a obriga a fazer isso. Todos os fabricantes com sede nos EUA (ou seja, esmagadora maioria) não podem ter tecnologia revendida para os tais países 'do eixo do mal'.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2007, 01:20 »
Há um pouco de exageiro em ambas as partes, com certeza o ozama usa um dell nas suas video-conferencias hehe

Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2007, 02:27 »
Exagero, a Dell é uma empresa americana e é obrigada a seguir as regras de seu país, duvido que eles gostariam de deixar de vender para o "eixo do mal" por vontade própria ou por puro patriotismo.

Aliás não é apenas a Dell, todas as empresas americanas de tecnologia são obrigadas a seguir essas regras, inclusive se você ler os contratos da Microsoft, aqueles que ninguém lê, também constam exatamente as mesmas regras, porém ao inves de uma assinatura, é exigido apenas um clique.

Será que o instituto de física (e os pesquisadores cubanos) também boicotam o Windows e o Office e promovem campanhas contra Microsoft?


Concordo.

E os países do "Eixo do Mal" devem montar seus próprios computadores, além, é claro, de usarem apenas Linux  :D.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2007, 02:31 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline munix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2007, 08:21 »
A Dell está seguindo leis de seu país, nada mais.
Mas prestigiem então nossos fabricantes !
Acer 5610
Ubuntu Feisty Fawn

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2007, 17:39 »
Citar
E os países do "Eixo do Mal" devem montar seus próprios computadores, além, é claro, de usarem apenas Linux
me recuso a ter apoio de ditadores
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2007, 17:59 »
O pessoal adora um boicote! hehehe

Aposto que o povo da Dell deve morrer de medo disso ;)

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2007, 18:00 »
Citar
Boicotem a Dell. Agora.
se quer apoio de alguem 1º não mande ninguem fazer nada,simplesmente apresente o fato,não fique exigindo que as pessoas aprovem suas reenvendicações na amarra


grande coisa.... o culpado é o EUA,que impede de vender. se a dell saia dos EUA ela simplesmente se ralaria e muito!!

uma coisa que provavelmente não viu (ou não quis ver!!!!!) foi o fato de que empresas grandes não são patriotas,as empresas procuram um local aonde tem apoio e podem iniciar o negocio da melhor forma

me diga: HP,SONY,DELL,IBM,etc quais dessas a sede não é nos EUA?
ou tu acha simplesmente eles ignoram as regras do país????

se você é proibido de vender,não pode vender e pronto,são leis,e por mais estúpidas que sejam,são para serem cumpridas.

seu tópico deveria ser movido para Alcatraz,é o melhor local para ele ;)
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2007, 18:05 »
Citar
Boicotem a Dell. Agora.
se quer apoio de alguem 1º não mande ninguem fazer nada,simplesmente apresente o fato,não fique exigindo que as pessoas aprovem suas reenvendicações na amarra


grande coisa.... o culpado é o EUA,que impede de vender. se a dell saia dos EUA ela simplesmente se ralaria e muito!!

uma coisa que provavelmente não viu (ou não quis ver!!!!!) foi o fato de que empresas grandes não são patriotas,as empresas procuram um local aonde tem apoio e podem iniciar o negocio da melhor forma

me diga: HP,SONY,DELL,IBM,etc quais dessas a sede não é nos EUA?
ou tu acha simplesmente eles ignoram as regras do país????

se você é proibido de vender,não pode vender e pronto,são leis,e por mais estúpidas que sejam,são para serem cumpridas.

seu tópico deveria ser movido para Alcatraz,é o melhor local para ele ;)

Falou muito e não disse nada... ¬.¬
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2007, 18:22 »
Pelo jeito não é qualquer computador, se ta na lei que se cumpra e quanto ao "Eixo do Mal": coitadinhos, só tem países democráticos..

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Boicotem a Dell. Agora.
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2007, 18:28 »
Falou muito e não disse nada... ¬.¬

se não concorda mostre-me aonde estou errado,mas parece-me que não tem argumentos e quer dar uma de senhor "bonzão".
me acha um idiota pela resposta? beleza,não me importo,mas que apresente os fatos necessários para seu comentário

evite flood (a não ser que você goste muito disso,que não descarto essa possibilidade...)
se tem argumentos,por mais que me chame de imbecil,por falar isso ou aquilo,pelo menos tem sua idéia

mas essa sua resposta é só para encher lingüiça
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!