Autor Tópico: Tecla de atalho no OpenOffice Writer  (Lida 22427 vezes)

Offline jmarcinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Online: 18 de Setembro de 2007, 11:37 »
Qual a tecla de atalho para alterar a capitalização do texto (maiúscula/minúscula) ?

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2007, 12:43 »
Use o mouse!

1) Botão direito sobre a seleção de texto que deseja alterar a capitalização.

2) Vá em "Caso/Caractere" e escolha a capitalização.

 :D

Offline jmarcinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2007, 12:54 »
Use o mouse!

1) Botão direito sobre a seleção de texto que deseja alterar a capitalização.

2) Vá em "Caso/Caractere" e escolha a capitalização.

 :D

Então não existe uma tecla de atalho como no Microsoft Word (Shift + F3) que vai alternando ?
Exemplo:

isto é um teste  (Shift + F3)
Isto é Um Teste (Shift + F3)
ISTO É UM TESTE

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2007, 13:18 »
Não, mas você pode configurar. Há, contudo, duas restrições: a primeira é que infelizmente o Open/BrOffice não tem a opção de "Maiúsculas Nas Iniciais", tem apenas "MAIÚSCULAS" ou "minúsculas"; a segunda é que não tem como colocar essas duas opções em apenas uma tecla de atalho, tem que ser uma pra cada. Aqui eu coloquei "Shift+F3" para "minúsculas" e "Shift+F4" para "MAIÚSCULAS".

Para fazer isso, vá em Ferramentas > Personalizar e clique na aba "Teclado". Se você quiser que essa configuração funcione para todos os aplicativos do Open/BrOffice (e não apenas no writer), marque a opção "BrOffice.org" do lado direito da caixa de diálogo. Agora, vá no no quadro inferior ("Funções"), selecione "Formatar" na primeira coluna ("Categoria") e "Minúsculas" na segunda coluna ("Função"). Depois, vá no quadro superior ("Teclas de atalho"), localize e selecione a tecla de atalho desejada para "Minúsculas" (Shift+F3 no meu caso) e clique no botão "Modificar". Você perceberá que a coluna "Teclas" no quadro inferior adquiriu o comando que você escolheu. Repita o processo para escolher outra tecla de atalho para "maiúsculas" e dê ok. Pronto! Use Shift+F3 para tornar uma seleção minúscula e Shift+F4 para torná-la maiúscula (se forem essas as suas escolhas).

Offline jmarcinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2007, 17:44 »
Obrigado Vinicius, vou fazer isso.

Offline Werton Franca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2007, 20:03 »
Discordo quanto a não haver "Maiúsculas Nas Iniciais"
É só formatar - caractere - Efeitos de fonte - efeitos - título

E para maiúsculas/minúsculas também é possível incluir botões na barra de ferramentas:

Ferramentas - personalizar - Aba barra de ferramentas - adicionar comandos - categoria formatar - comandos maiúsculas - adicionar

depois é só repetir usando "comandos minúsculas" e haverá dois botões (somente texto, sem ícones); por fim, podem-se mover os botões conforme o gosto pessoal

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2007, 20:25 »
É, pode-se fazer isso... Mas pode-se escolher ícones para os comandos também, porque ficar botões só com texto é feio (pelo menos na minha opinião) e ocupa muito espaço. Mas de qualquer maneira, não tem como colocar tecla de atalho para "Maiúsculas Nas Iniciais". Se bem que... será que pode com macros? Eu vou ver aqui se dá pra criar uma macro "Maiúsculas Nas Iniciais" e depois posto o resultado.

Offline Werton Franca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2007, 00:42 »
Depois q vc falou, fui estudar e aprendi: dá pra colocar ícones em maiúsculas/minúsculas; dá pra fazer macro para Inicias Maiúsculas (aprendi o que é "macro" agora!); e dá pra colocar a macro como ícone... valeu

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Tecla de atalho no OpenOffice Writer
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2007, 01:47 »
É exatamente o que eu vi, Werton, mas ainda assim tem um problema. Veja o meu caso: já estava com "maiúsculas" (Shift+F4) e "minúsculas (Shift+F3)" configurados no teclado, certo? Criei a macro para "Iniciais Maiúsculas" e deu tudo ok, atribuí outra tecla de atalho (Shift+F2), tudo normal. O problema é que quando você executa essa macro numa seleção e depois tenta colocar novamente essa seleção em minúsculas, não rola nada (se colocar em maiúsculas, dá certo). Isso porque essa macro muda o estilo do caractere, o que faz com que ele não aceite mudança, a não ser que você vá em formatar > caractere e mude o estilo para "minúsculas". Solução: em vez de atribuir teclas de atalho (ou ícones, como você prefere) para "minúscula" em Preferências > Personalizar > Teclado, o ideal é apagar esse atalho e criar outra macro. No fim, você tem duas macros: uma para "Iniciais Maiúsculas" e outra para "minúsculas", enquanto o "MAIÚSCULAS" pode ficar como atalho normal. Faça isso e você verá que o problema que eu descrevi acima desaparecerá.

Mas ainda assim tem um outro problema. Se você seleciona um trecho e manda colocar, via macro, "Iniciais Maiúsculas" e continuar digitando na frente depois, o texto continuará, para além da sua seleção, forçando as iniciais maiúsculas. Isso obrigaria, infelizmente, a você executar a macro "minúsculas" no texto à frente para tudo ficar normal. Pode ser que você não se incomode, mas isso já me fez desistir das macros e aceitar a condição de ter apenas atalho para "MAIÚSCULAS" e "minúsculas". Bom, melhor que nada, né?  ;D
« Última modificação: 19 de Setembro de 2007, 01:59 por vinicius_aleao »