Autor Tópico: Internet Discada no Xubuntu ( Resolvido!!! )  (Lida 7785 vezes)

Offline Jimi Hendrix

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Internet Discada no Xubuntu ( Resolvido!!! )
« Online: 19 de Setembro de 2007, 20:13 »
Senhores(as), é com imensa satisfação e prazer que me junto à Comunidade Ubuntu, eu sou usuário de Linux há uns 3 meses, eu havia parado de usar o Linux pois não havia me habituado ao sistema, mas eu voltei e atualmente uso a Distribuição Big Linux ( há umas 3 semanas ).
Mas o que me trás aqui é uma dúvida pertinente à distribuição Xubuntu com ambiente XFCE, eu instalei a distro, gostei muito, na minha opinião muito bem acabada, mas eu não estou conseguindo de jeito nenhum pôr a internet discada para funcionar, eu instalei o driver do meu Modem Smartlink 2801 que veio junto com o CD de instalação do mesmo, o Xubuntu reconhece que o modem está ativo, mas para minha surpresa o Xubuntu não veio com nenhum discador, tanto o Gnome-PPP e o KPPP não estão instalados, tentei usar o comando "pppconfig" e ativei uma conta de e-mail que tenho no Ibest, dei o comando no terminal "pon ibest", o modem conecta mas não consigo navegar.
Aí pesquisando um pouco mais vi o script "ppp fácil" ( um dos scripts mais fáceis que já usei e instalei ), dei o comando "./instala-ppp 2171056 fulano senhadousuário" e depois "ppp-on" mas continua a mesma coisa, conecta mas não navega, portanto alguém poderia me ajudar a pôr esta internet discada para funcionar no Xubuntu, qualquer ajuda é bem-vinda e agradecerei muito desde já...
« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 09:53 por Jimi Hendrix »
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

Offline Jimi Hendrix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Internet Discada no Xubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2007, 19:03 »
Caramba gente, não acredito que ninguém saiba o que esta acontecendo ??? ??? ??? ???, isto aqui não é um fórum para compartilhar dúvidas e soluções? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???
Are You Experienced?

alarcon

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2007, 19:38 »
Se seu modem realmente é o que você fala, acho que o xfce funciona parecido com o Gnome, mas antes verifique se o Zenity está instalado no seu Xubuntu.

veja este link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg141076.html#msg141076

baixe o arquivo modem-arquivos-v20.tar.gz coloque na sua pasta de usuário dentro da home descompacte o arquivo, entre na pasta criada (modem-arquivos-v20) e veja o arquivo guia_instalação.pdf. Fiz este pacote para ser usado no UBUNTU, mas acredito que o mesmo funcione no Xubuntu também por ele ser baseado no gtk assim como o ubuntu, mas para rodar o script de instalação é preciso que no seu Xubuntu tenha instalado o Zenity.

O meu pacote vai instalar o gnome-ppp agora não sei se o pacote do gnome-ppp que vem dentro dele vai ter suprida suas depêndencias no Xubuntu. No Ubuntu basta só instalar o pacote do gnome-ppp que coloquei dentro do meu pacote.

OBS: Devido ao guia_instalação.pdf ter sido feito para versões anteriores do meu pacote, use o script de instalação que fala em gnome. É que nesta nova versão eu fiz dois scripts de instalação um para o Gnome e outro para o KDE, sendo que o do KDE ainda é experimental e o do Gnome já foi testado e aprovado para o UBUNTU (e não para o xubuntu).
« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 11:18 por alarcon »

Offline Jimi Hendrix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2007, 23:30 »
Alarcon, muitíssimo obrigado por responder esta minha pergunta, eu consegui instalar o seu script, rodei o Gnome-ppp, configurei minha conta na Internet mas ao conectar, o modem volta ao estado de conexão, ele chega fazer aquele barulho de conexão, mas assim que conecta, dá exatamente 1 segundo de conexão e depois ela cai, será que eu fiz alguma coisa de errado?o que seria? você pode ajudar-me novamente? devo eu editar algum arquivo de configuração para que não venha a conexão cair? e me desculpe por postar aquela resposta lá em cima ( falta de educação pura minha! ), eu sei que as pessoas ajudam voluntariamente e eu não posso postar respostas assim, mas é que estou a quase uma semana sem resolver este problema
« Última modificação: 21 de Setembro de 2007, 03:35 por Jimi Hendrix »
Are You Experienced?

alarcon

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2007, 09:48 »
Alarcon, muitíssimo obrigado por responder esta minha pergunta, eu consegui instalar o seu script, rodei o Gnome-ppp, configurei minha conta na Internet mas ao conectar, o modem volta ao estado de conexão, ele chega fazer aquele barulho de conexão, mas assim que conecta, dá exatamente 1 segundo de conexão e depois ela cai, será que eu fiz alguma coisa de errado?o que seria? você pode ajudar-me novamente? devo eu editar algum arquivo de configuração para que não venha a conexão cair? e me desculpe por postar aquela resposta lá em cima ( falta de educação pura minha! ), eu sei que as pessoas ajudam voluntariamente e eu não posso postar respostas assim, mas é que estou a quase uma semana sem resolver este problema

Faz o seguinte, primeiro leia a parte do meu guia que fala sobre solucinando problemas, bem no final do guia_instalação.pdf que fala dos problemas mais comuns encontrados quando se usa este driver.

Se as soluções faladas por lá não resolverem o seu caso aí tentamos mais alguma coisa.

Ja usei conexão discada por muito tempo e inclusive com o provedor Ibest e com um modem que usava o driver Smartlink e sempre funcionou, agora um detalhe é que o nome de usuário para acesso a rede pelo provedor tem de ser completo (usuario@provedor.com.br) e não somente o seu nome (usuario) ok.

Offline Jimi Hendrix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2007, 20:49 »
Alarcon, eu ponho o nome de usuário completo, coloquei até o IP estático para ver no que dava, mas o problema ainda continua, eu vou desinstalar o driver que veio junto com o modem, vou fazer até melhor, reinstalar o Xubuntu e fazer o procedimento passo a passo, mas em relação ao guia de instalação.pdf o mesmo não se encontra naquele arquivo compactado, eu vou fazer as alterações necessárias para ver no que dá, eu não vou deixar de te avisar, muitíssimo obrigado por estar me ajudando...
Are You Experienced?

alarcon

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2007, 00:41 »
Alarcon, eu ponho o nome de usuário completo, coloquei até o IP estático para ver no que dava, mas o problema ainda continua, eu vou desinstalar o driver que veio junto com o modem, vou fazer até melhor, reinstalar o Xubuntu e fazer o procedimento passo a passo, mas em relação ao guia de instalação.pdf o mesmo não se encontra naquele arquivo compactado, eu vou fazer as alterações necessárias para ver no que dá, eu não vou deixar de te avisar, muitíssimo obrigado por estar me ajudando...

Acho que você não fez exatamente o que te pedi para fazer, pois se tivesse baixado o pacote que fiz chamado de modem-arquivos-v20.tar.gz, descompactado o mesmo e entrado na pasta criada pela descompactação chamada de modem-arquivos-v20, você veria o seguinte conteúdo dentro desta pasta:

- gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb
- guia_instalação.pdf
- install-modem_Gnome
- install-modem_Kde
- Leia-me
- libasound2_1.0.13-1ubuntu5_i386.deb
- libasound2-dev_1.0.13-1ubuntu5_i386.deb
- a pasta slmodem-2.9.11-20070813
- sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5ubuntu1_i386.deb
- a pasta ungrab-winmodem-20070505

Tanto o arquivo de texto Leia-me como o guia_instalação.pdf dão explicações de como usar este meu pacote, sendo o primeiro de uma forma mais resumida e o segundo com maiores detlhes e ilustrações.

para baixar o pacote clique neste link aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v20.tar.gz?download

Leia as instruções e execute o script chamado de install-modem_Gnome e não install-modem.sh como falo no guia_instalação.pdf, é que quando ele foi feito só havia um script de instalação para o Ubuntu e neste ultimo pacote fiz dois um para o Ubuntu e outro para o Kubuntu, mas o do kubuntu ainda é experimental e não sei se funciona. O do Ubuntu funciona perfeitamente.

Offline Jimi Hendrix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2007, 06:02 »
Alarcon, eu não sei como te agradecer por ter colocado meu modem para funcionar, muitíssimo obrigado, eu estou postando esta mensagem através do Xubuntu :D :D :D, o erro que estava dando era que o meu gerenciador de dowload do Big Linux estava baixando os arquivos à uma velocidade de 512 Kbps, mas era uma velocidade irreal porque ela caia bruscamente para 6.4 kbps e dava o dowload por concluído, e imediatamente o arquivo ficava incompleto, não podendo ser feita a visualização do guia de instalação.pdf
Fiz tudo como o seu arquivo mandou, mas na hora de conectar o script não reconhecia meu modem ( embora eu tenha feito tudo que li no guia ), aí eu instalei o drive que veio junto do CD quando eu comprei o modem, mandei o Gnome-ppp detectar e ele detectou na porta dev/TTYSHSF0, mandei conectar e estou a quase 30 minutos conectados.
Caso alguma pessoa tiver este mesmo problema de se conectar por internet discada através do Xubuntu, este post que você ajudou muito a responder, vai ajudar muitas outras, pois pelo que vi no Google ninguém ainda tem problema parecido, eu só gostaria de frisar que se acontecer algum problema de não conectar com outras pessoas, dê o comando "lspci" no terminal para saber qual o tipo de modem realmente a pessoa possui, porque embora esteja decalcado em cima do chip do meu modem "Smartlink 2801", neste comando está escrito "Conexant Unknow Device 2f50", mas esta dica está logo no final do guia de instalação, não tem como não errar.
Vou tentar agora configurar um Firewall para o Xubuntu, mais uma vez muitíssimo obrigado e estou às suas ordens!
Are You Experienced?

alarcon

• Visitante
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2007, 11:17 »
Alarcon, eu não sei como te agradecer por ter colocado meu modem para funcionar, muitíssimo obrigado, eu estou postando esta mensagem através do Xubuntu :D :D :D, o erro que estava dando era que o meu gerenciador de dowload do Big Linux estava baixando os arquivos à uma velocidade de 512 Kbps, mas era uma velocidade irreal porque ela caia bruscamente para 6.4 kbps e dava o dowload por concluído, e imediatamente o arquivo ficava incompleto, não podendo ser feita a visualização do guia de instalação.pdf
Fiz tudo como o seu arquivo mandou, mas na hora de conectar o script não reconhecia meu modem ( embora eu tenha feito tudo que li no guia ), aí eu instalei o drive que veio junto do CD quando eu comprei o modem, mandei o Gnome-ppp detectar e ele detectou na porta dev/TTYSHSF0, mandei conectar e estou a quase 30 minutos conectados.
Caso alguma pessoa tiver este mesmo problema de se conectar por internet discada através do Xubuntu, este post que você ajudou muito a responder, vai ajudar muitas outras, pois pelo que vi no Google ninguém ainda tem problema parecido, eu só gostaria de frisar que se acontecer algum problema de não conectar com outras pessoas, dê o comando "lspci" no terminal para saber qual o tipo de modem realmente a pessoa possui, porque embora esteja decalcado em cima do chip do meu modem "Smartlink 2801", neste comando está escrito "Conexant Unknow Device 2f50", mas esta dica está logo no final do guia de instalação, não tem como não errar.
Vou tentar agora configurar um Firewall para o Xubuntu, mais uma vez muitíssimo obrigado e estou às suas ordens!

Por isso que destaquei bem no meu primeiro post aqui, que se seu modem fosse um verdadeiro smartlink o meu pacote serviria, mas vejo que o seu é um Conexant.

Há muita confusão em matéria de nomes dos softmodes, pois trocam muito esta informação. A melhor maneira de identificar um modem é pela ID do mesmo, pois esta informação não muda já o nome "fantasia" muda bastante.