Autor Tópico: DualBoot pra que?  (Lida 12545 vezes)

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
DualBoot pra que?
« Online: 24 de Setembro de 2007, 12:28 »
Olá Pessoal,

Existe um software chamado VirtualBox que possibilita criar máquinas virtuais dentro do Linux. Entendam por máquina virtual um sistema operacional dentro de outro sistema operacional, por exemplo o WindowsXX dentro do Ubuntu.

Dentre as vantagens de se utilizar o VirtualBox é que definitivamente você pode dar adeus a partição Windows e manter apenas a partição Linux. Adeus DualBoot. O teu "Windows" se tranforma em apenas um arquivo, com extensão VDI, e o processo de instalação é idêntico com o processo de instalação do Windows. O comportamento da máquina virtual é digna de Windows, inclusive com a facilidade para pegar vírus, trojans, dar tela azul, etc. A vantagem é que esses malwares não influenciam em nada tua partição Linux e se quiser se livrar deles basta apagar o arquivo VDI e refazer a instalação do Windows.

Por exemplo, tínhamos um servidor muito antigo de Antivírus do Norton que não conseguíamos rodar pelo Wine e portanto estava rodando sob a plataforma proprietária. A solução que encontramos foi criar uma máquina virtual do Windows2000 e fazer essa máquina virtual ser o servidor de Anti-vírus que precisávamos.  E sabe do melhor, funcionou perfeitamente. Logicamente usar anti-vírus é um paliativo necessário enquanto tivermos máquinas com sistemas operacionais inseguros e obsoletos em nossa rede.  ;D

Se ainda possui a partição FAT, FAT32 ou  NTFS pode rever seus conceitos e migrar completamente para ReiserFS, ext4, etc usando o VirtualBox. Tuas dependências do Windows poderão ficar rodando sob a máquina virtual sem a necessidade de bootar novamente o computador.

Vale lembrar que a máquina virtual consome bastante memória RAM, portanto não tente instalar o WindowsVista em uma máquina com pouca memória RAM.

Em FullScreen ninguém desconfia que esteja rodando uma máquina virtual. Abaixo segue 2 telas demonstrativas da máquina virtual do Windows2000:

Na caixa


FullScreen


Segue abaixo o site oficial do VirtualBox:
http://www.virtualbox.org/

Fica a dica,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr
« Última modificação: 24 de Setembro de 2007, 16:19 por GuilhermeMachado »
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2007, 15:31 »
512 de RAM DDR 400 é suficiente pra rodar WindowsXP nele?
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2007, 16:17 »
Olá,

Abaixo segue o texto retirado do site oficial do Virtual Box:

Citar
Memory: Depending on what guest operating systems you want to run, you will need at least 512 MB of RAM (but probably more, and the more the better). Basically, you will need whatever your host operating system needs to run comfortably, plus the amount that the guest operating system needs. So, if you want to run Windows XP on Windows XP, you probably won't enjoy the experience much with less than 1 GB of RAM. If you want to try out Windows Vista in a guest, it will refuse to install if it is given less than 512 MB RAM, so you'll need that for the guest alone, plus the memory your operating system normally needs.

Com 512 MB o WindowsXP até roda mas a performance não fica muito boa, com essa quantidade de memória recomendo que instale o Windows2000. De qualquer forma vale a pena a experiência de instalar cada um desses sistemas para tirar suas próprias conclusões.

Abs,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2007, 19:12 »
Como se coloca fullscreen desta maneira? Já tentei e não fica desta maneira.
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2007, 21:25 »
como se comporta com jogos?

Offline AnFernal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2007, 22:01 »
Eu uso o VirtualBox e recomendo  ;D.
Para se colocar em FullScreen, vai em "Máquina" e depois "Tela Cheia".
Com jogos nunca tentei, já que o utilizo para testar SOs diversos; não sei, mas acho que ele não tem aceleração 3D.

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2007, 23:06 »
deve ter aceleração 3D, como tem o wmware-tools
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2007, 08:57 »
Não consegui jogar com o Windows instalado no virtual box. O jogo em questão avisou que a placa de vídeo (no caso emulada pelo Virtual Box) não suportava o jogo.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2007, 09:12 »
Jogos não recomendo, principalemente jogos 3D, as máquinas virtuais não tem aceleração de vídeo.
Também, não consegui rodar os "joguinhos" do meu filho nele. Na verdade são aquelas atividades para crianças feitas em Shockwave. Só consegui rodar no VMware Workstation.
Preferi o Virtualbox por ser Free e bem completo, mas tive que ficar com o VMWare por causa disso.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline trumpeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • Baby dino - Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2007, 10:11 »
Só respondendo uma perguntinha feita acima.
Infelizmente eu ainda preciso do software quartus da altera que é free para o windows.
Ai tenho um note com 256 de ram e Ubuntu instalado, primeiramente instalei o vmware pra instalar o XP, ficou extremamente lento, ai depois tentei o Virtual box e pasmem funcionou muito bem. Só resumindo um pouco.
Meu note com 256 de ram e 128 de memoria para o VirtualBox com o windows XP roda mais rápido que o pc da minha mãe com windows XP e 512 de ram.
Seja humano, seja curioso, seja corajoso, seja linux.

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2007, 12:58 »
realmente essa idéia de virtualizar é muito boa, eu sabia q existia, mas nunca tinha tentado.

vlw pela dica aew!

[ ]'s

Gaulês

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2007, 15:38 »
Só respondendo uma perguntinha feita acima.
Infelizmente eu ainda preciso do software quartus da altera que é free para o windows.
Ai tenho um note com 256 de ram e Ubuntu instalado, primeiramente instalei o vmware pra instalar o XP, ficou extremamente lento, ai depois tentei o Virtual box e pasmem funcionou muito bem. Só resumindo um pouco.
Meu note com 256 de ram e 128 de memoria para o VirtualBox com o windows XP roda mais rápido que o pc da minha mãe com windows XP e 512 de ram.

Meu PC também tem 256 de RAM. Será que ficaria bom nele Virtual Box + Windows 2003 + Office 2007?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2007, 15:59 »
samuelbh,
estou com um PC de 1Gb, com o VirtualBox instalado, com XP dentro, mais Office e etc. O fato é que quando executo essa máquina virtual sob o VirtualBox a ocupação de memória RAM chega a 900Mb, e fica assim até eu fechar o Windows Virtualizado.

Tive a chance de testar o VMWare nas mesmas condições, e ao ligar o Windows virtualizado nele, a RAM subia para 360Mb no máximo. Mas confesso que gostei mais do VirtualBox, apesar de tudo, e acabei deletando o Windows virtual do VMWare.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2007, 17:53 »
Olá pessoal,

O Virtual Box virtualiza também uma placa de vídeo sem muitos recursos e isso impossibilita rodar jogos mais atuais. Fica a sugestão de rodarem esses jogos diretamente do Ubuntu nativamente, via Wine ou via Cedega. Entre os jogos que podem ser executados dessa forma estão: Doom3, Cube, Enemy Territory, Quake, Ragnarok, GTA, Unreal Tournament, Warcraft III, etc.

Mais dicas sobre jogos acesso o fórum Jogos e Diversão em:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/board,18.0.html

Abs,
Guilherme Machado
Curitiba / Pr
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: DualBoot pra que?
« Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2007, 20:44 »
Olá Guilherme, eu já uso a virtualização, sendo num VMware player o meu Ubuntu, agora não consegui ter acesso ao disquete, não carrega na inicialização e também não deu para imprimir com a Lexmark Z22. Será que conseguiria no Virtual Box?
 Obs: No Windows XP tudo está funcionando perfeitamente.