Autor Tópico: script para baixar as atualizacoes  (Lida 5411 vezes)

Offline zefirum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
script para baixar as atualizacoes
« Online: 25 de Setembro de 2007, 10:46 »
Ola a todos,
Eu fiz um script simples para baixar as atualizações e depois desligar o micro. Eis que surgiu um entrave. Ele as vezes nao desliga. Segue o script:

#!/bin/sh
shutdown -h +60&
apt-get update
apt-get -d dist-upgrade
shutdown -c
shutdown -h now

A minha ideia era se a atualizacao passar mais de uma hora pra baixar ele desliga, caso contrario ele desliga assim q atualizacao acabar. Só que assim como esta as vezes a ultima linha roda antes q a penultima dando o retorno que ele nao pode desligar agora pq esta com desligamento agendado, e depois diz o desligamento foi cancelado.

Já usei algumas variacoes dele como
shutdown -c && shutdown -h now

shutdown -h now | shutdown -c

shutdown -c
wait 'pidof shutdown'
shutdown -h now

e mesmo assim continua so funcionando qnd quer. alguem poderia me da algum auxilio a respeito

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: script para baixar as atualizacoes
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2007, 10:59 »
Olha, não sei se estou correto, mas imagina que já baixou tudo e esta no meio da atualização de fato, dá uma hora e o PC desliga?

Dependendo do momento você pode vir a ter algum problema. Eu sei que é algo que provavelmente é muito difícil de acontecer, mas aprendi nos meus longos anos de informática o quase impossível quase sempre acontece... rs...

Porque não faz a atualização apenas e no final um shutdown -h now?

E acho ser bastante difícil que um comando aconteça antes do anterior, já que uma linha só é executada quando a anterior termina.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zefirum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: script para baixar as atualizacoes
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2007, 12:05 »
Olha, não sei se estou correto, mas imagina que já baixou tudo e esta no meio da atualização de fato, dá uma hora e o PC desliga?

Dependendo do momento você pode vir a ter algum problema. Eu sei que é algo que provavelmente é muito difícil de acontecer, mas aprendi nos meus longos anos de informática o quase impossível quase sempre acontece... rs...

Porque não faz a atualização apenas e no final um shutdown -h now?

E acho ser bastante difícil que um comando aconteça antes do anterior, já que uma linha só é executada quando a anterior termina.

Extamente pensando nisso  que eu coloquei apt-get -d upgrade, pois com o -d ele so baixa os arquivos e se por algum motivo o arquivo nao venha completo ele n instala qnd eu pedir pra ele instalar
Eu coloquei o primeiro shutdown pois se por algum motivo a conexao caia eu tenho a certeza q o computador nao vai ficar ruminando por horas sem fazer nada esperando uma conexao.
E por incrivel que pareca isso realmente ocorre tente colocar

shutdown -h +60
shutdown -c
shutdown -h  -k now

em um script e rode ele por inumeras vezes algumas vezes ele vai primeiro rodar a ultima linha e entao rodar a primeira outra hora eu coloco um printscreen do q acontece comigo
ps.: o -k no ultimo shutdown é pra ele so da os avisos q ira desligar e nao desligar efetivamente o pc