Hoje de manhã, fui na Praça Castelo Branco, a procura de um CD do Ubuntu 9.10. Em Diadema, temos duas bancas de jornais, uma fica do lado de cá e o outro fica do lado de lá da praça. Não havia mais nenhum disco.
Pelo Windows 7, vi a mensagem que me incentiva a reinstalar o Ubuntu com o CD que eu tinha. Presumi que ele estivesse com problema, mas na minha sexta tentativa, o Ubuntu reclamou que o CD estava estragado, ou o HD estava estragado. ou o diretório não era mais fresco. Pela sexta vez, usei o Boot It NG, eliminei a partição do Linux, depois selecionei a partição do Windows e pedi para redimensionar. Na minha sétima tentativa, graças a Deus, eu consegui reinstalar o Ubuntu.
Em compensação, o Windows 7 reclamou que o meu sistema não é original. Fui lá na Microsoft, mostrei a minha chave de ativação, ele aceitou, e espero que na próxima seção ele não insinue que eu sou contraventor. Lamentavelmente, eu preciso do Windows 7 para rodar o Ubuntu.
Pelo disco de instalação, é possível acessar os Drivers Restritos como o Broadcom STA sem Fio, e fazer o Ubuntu conectar na Internet, mas depois de você instalar no HD, ele não tem mais acesso a esses drivers proprietários. No Windows 7, perguntei o seguinte para o Google: Como é que faço para acessar os drivers restritos que eu sei que estão no CD de Instalação do Ubuntu? E o Google vomitou um monte de respostas, todas falavam do Ubuntu, mas as duas primeiras não falavam do acesso ao CD. Desisti, e peguei o meu velho cabo de rede, conectei o notebook HP Pavilion tx2075br no roteador, e de lá pedi para o Ubuntu procurar os drivers pelo comando Sistema > Administração > Drivers de Hardware.
Se você passar por um problema semelhante, aconselho a não redimensionar a partição do Windows. Redimensione a partição vazia, onde estava o Ubuntu, e não esqueça de selecionar a chave de limpar o MBR, para você não ter dores de cabeça com o GRUB.
Aqui eu quero agradecer para Santa Tereza de Ávila por ter dado mais essa nova chance de brincar com o Ubuntu. No Windows 7, tudo é automático e intuitivo, já o Ubuntu lhe ensina a rezar sempre que você digita "sudo apt-get install", onde só a Santa Tereza é que decide se você merece receber o download ou não.