Autor Tópico: "CoverDesigner" para Linux  (Lida 2769 vezes)

Offline flawin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
"CoverDesigner" para Linux
« Online: 27 de Setembro de 2007, 11:40 »
Amigos, estou procurando um programa similar ao Nero CoverDesigner para a criação de encartes de CDs. Alguém sabe de algum? Preciso muito de um programa similar, para que possa migrar de vez para o Linux...

Aguardo resposta, desde já, obrigado!

Offline flawin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2007, 15:17 »
Olha só, não estou conseguindo encontrar nenhum programa compatível com o Ubuntu. Encontrei um programa chamado: KoverArtist, mas ele está no formato .rpm. E agora? Notei, pesquisando no fórum que alguns usuários não recomendam a instalação de programas feitos para outras distribuições, mesmo fazendo a conversão. E agora o que faço? Mais uma vez, alguém poderia me dizer alguma coisa?

Obrigado.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2007, 17:22 »
flawin, não conheço nehum "CoverDesigner" para Linux, mas existe um programa chamado Inkscape, ele manipula imagens vetoriais, é fantástico, eu criei um tópico só para falar desse programa, e apareceu um cara que fez capas de CD com ele, dê uma conferida no meu tópico e veja o que acha.

Meu tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23369.0.html


Quanto ao KoverArtist, já tentou procurar no Synaptic? Se não achar lá, baixe do repositório oficial, e baixe as dependências também caso seja necessário na hora da instalação, mas tente primeiro no Synaptic.

Todos os programas no repositório oficial do Ubuntu são DEBs, ou seja, 100% comapatíveis com o Ubuntu. Esse link abaixo é para o KoverArtist para o Ubuntu Feisty Fawn. Mas se você usa uma versão antiga procure lá também, mas não sei se tem.

Dê sempre preferência para o Synaptic. Só se não achar lá você pega os DEBs beleza? No Synaptic é só digitar: koverartist, marque a caixinha para instalar e clique em "Aplicar", pronto! Só esperar instalar!

http://packages.ubuntu.com/cgi-bin/search_packages.pl?searchon=names&subword=1&version=feisty&release=all&keywords=koverartist&sourceid=mozilla-search


EDIT: flawin, acabei de testar o KoverArtist, não fiz praticamente nada, apenas fiz uma capa no Inkscape e abri ela no KoverArtist, use essa dupla cara, Inkscape e KoverArtist e me diga se gostou! E se resolveu seu problema.


« Última modificação: 27 de Setembro de 2007, 18:03 por kErNeL_sCrIpT »

Offline flawin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2007, 21:31 »
Putz! Fui em adicionar programas mas não consegui encontrar o Synaptic... Como faço pra instalar ele?

Offline flawin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2007, 21:34 »
Dá pra fazer tudo pelo Inkscape?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2007, 21:49 »
Sistema>Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2007, 22:09 »
Sistema>Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic.

VB5


Sim, isso mesmo, Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Depois vai na caixa de busca e digita: koverartist

Daí faz o que eu te falei, acima beleza?

O Synaptic é um gerenciador de programas, você vai nele, digita o nome de um programa que você quer, que ele baixa e instala automaticamente pra você, mas ele só baixa o programa se o programa existir nos repositórios do Ubuntu, os repositórios são servidores que contém os programas do Ubuntu, no caso o Ubuntu pertence à empresa Canonical, mas o Ubuntu é livre, e por isso tem outros repositórios de comunidades espalhadas pelo mundo afora (geralmente são faculdades, centros de educação em geral etc), que são oficiais por serem reconhecidos pela Canonical, você pode também baixar programas de repositórios não-oficias, mas não é seguro. Para atualizar o seu repositório para pegar as versões mais recentes dos programas é só clicar em "Recarregar", depois "Marcar todas as atualizações" e finalmente em "Aplicar". De vez em quando vai aparecer um ícone no painel dizendo que existem atualizações disponíveis, é sempre bom atualizar para manter o sistema seguro e corrigir algum possível erro.

Você pode também usar o Adicionar/Remover     É só digitar: koverartist   Se não tiver, faça como falei na messagem acima.

Sim, a arte pode ser feita no Inkscape, se você seguir os tutoriais indicados no meu tópico, você pode fazer suas capas de CD personalizadas no Inkscape, ou até  mesmo no GIMP e depois usar o KoverArtist.

Ha, só mais uma coisa, você pode apenas editar sua menssagem anterior, ao invez de criar uma nova, até mesmo para ficar mais adequado às regras do fórum. Poste uma menssagem nova somente quando for uma resposta/argumento.

Abraço e até mais.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2007, 00:20 por kErNeL_sCrIpT »

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2007, 10:29 »
Alguém verificou se ele colocou todos os repositórios? Sistema > Administração > Canais de Software (se não me engano).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2007, 10:51 »
Alguém verificou se ele colocou todos os repositórios? Sistema > Administração > Canais de Software (se não me engano).

samuelbh, acho que o que você quis dizer é se ele colocou o main, universe, restricted e multverse né? Pois pelo menos comigo, os servidores brasileiros estão por padrão.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2007, 12:08 »
Toda vez que instalo, tenho que marcar esses servidores. A instalação padrão  do Ubuntu não os marca.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: "CoverDesigner" para Linux
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2007, 12:35 »
Toda vez que instalo, tenho que marcar esses servidores. A instalação padrão  do Ubuntu não os marca.

Então samuelbh, acho que isso deve variar de sistema para sistema então.

flawin, na dúvida, dê uma olhada nisso para certificar-se que seus servidores estão marcados. E em "Baixar de:" coloque Server for Brazil (se já não estiver nesse)

E não se esqueça de marcar os repositórios main, universe, restricted e multverse (se já não estiverem marcados)

Abraço a todos e até mais.