Autor Tópico: Problemas com Amazon PC  (Lida 2873 vezes)

Offline Amauridepaula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problemas com Amazon PC
« Online: 27 de Setembro de 2007, 16:34 »
Pessoal, comprei recentemente um computador Amazon Pc Via 1500 e ele veio instalado com um sistema operacional Fenix (linux). Ao tentar instalar o Ubuntu 7.04 o computador apresentou um defeito e a instalação parou nos 94% da instalação. Enviei o computador para a assistência técnica da Amazon.
Curiosamente, detectou um problema no computador, mas a assistência se recusa a instalar o Ubuntu mesmo pagando.
Liguei no 0800 da Amazon PC e eles me informaram que o computador não é compatível com o sistema operacional Ubuntu. Incrivelmente ele é compatível com o Windows. Alguém pode me dar uma sugestão (que não seja comprar outro computador) para a instalação do Ubuntu? Há algum teste que eu possa fazer?

alexcosta67

  • Visitante
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2007, 17:12 »
Bem vindo.

Posta a configuração completa do PC para que o pessoal possa te ajudar.

Saudações.

Offline Amauridepaula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2007, 17:38 »
Estou no serviço agora então não estou com todos os dados, vou passar o que eu consigo lembrar aqui: configuração do Desktop

Possui 1Ghz, DVDrw, hd 80 Gb, 512 Mb Ddr,
Processador Via de 1gb 512 de memória. A placa mãe é on board (Via também) A bios é uma PC 100 Via. Assim que eu conseguir outras informações eu posto. Agradeço qualquer ajuda.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2007, 20:24 »
Aloha,

Você chegou a chave md5 do CD ?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2007, 02:32 »
Amigo,

eu acho que vc. terá mais sorte na instalação do CD "alternate" do Ubuntu, que serve apenas para instalar o sistema e não para "demonstrá-lo" (o chamado "modo Live", ou "Live CD").

O palpite acima decorre do fato de o Live CD exigir mais recursos do sistema na instalação (ele é "pesado"), sendo que os processadores da VIA são próprios para "computação básica", ou seja, uso de programas "leves".

Tente como eu disse e, desde logo, desejo-lhe boa sorte.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Amauridepaula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2007, 12:31 »
Olá novamente,

Primeiro as configurações mais completas do PC: A placa é uma VIA GAPCV2

Chipset: Northwest Via CLE 266
Southebridge via 2T8235M

Quanto ao md5 do CD não posso afirmar, uma vez que não tenho conhecimento sobre o sistema. Entretanto ele trava quando está finalizando a instalação (94% da intalação).

Posso tentar a sugestão do colega, por que de fato tentei instalar via um Live CD.

Mesmo assim, se alguém conhecer esta placo ou este Chipset, e puder me orientar, agradeço.


alarcon

  • Visitante
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2007, 13:22 »
Pessoal, comprei recentemente um computador Amazon Pc Via 1500 e ele veio instalado com um sistema operacional Fenix (linux). Ao tentar instalar o Ubuntu 7.04 o computador apresentou um defeito e a instalação parou nos 94% da instalação. Enviei o computador para a assistência técnica da Amazon.
Curiosamente, detectou um problema no computador, mas a assistência se recusa a instalar o Ubuntu mesmo pagando.
Liguei no 0800 da Amazon PC e eles me informaram que o computador não é compatível com o sistema operacional Ubuntu. Incrivelmente ele é compatível com o Windows. Alguém pode me dar uma sugestão (que não seja comprar outro computador) para a instalação do Ubuntu? Há algum teste que eu possa fazer?

Uma vez navegando na internet, via google, encontrei algo que falava desta distro Fenix que vem pré-instalada nos computadores. Eram pessoas reclamando sobre não poderem alterar a mesma, não lembro direito se era para apagar e colcoar o windows ou se era para fazer alterações na mesma ou instalar outro sistema linux.

O fato é que parece que esta distro tem um bloqueio na BIOS (uma senha) para evitar que os usuários façam algo de errado no sistema ou para colocar outro sistema operacional, mas não sei dizer se isso é verdade. Veja se não é algo parecido com isso que ocorre com você, ou seja, alguma trava pela BIOS com uma senha que só o pessoal do suporte, ou melhor, o fabricante do PC pode ter acesso a senha e que causa este travamento no Ubuntu na hora da instalação.

Atenção: Não sei se esta informação tem procedência ok.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2007, 13:35 por alarcon »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2007, 16:13 »
Veja este link:

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=10956

Por ele dá para saber que não é impossível instalar o Ubuntu no seu PC.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Amauridepaula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Amazon PC
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2007, 17:28 »
Obrigado a todos,

Consegui configurar meu DKT para o Ubuntu 7,04
Mas fiquei com algumas duvidas. O sistema de distribuição Fenix não é linux? então porque eles me trartam como se fosse um sistema proprietário.?
Bem, o sistem está agora atendendo mais ou menos bem , mas eu acho que cometi um erro ao comprar um sistema da Amazon PC.
Quero deixar claro que estou agradecido e qualquer sugestão qu epossam melhorar minha estadia ]na web serão bem vindas.
Atenciosamente

Amauri de Paula