Autor Tópico: Como comprimir arquivos com eficiência? [Resolvido]  (Lida 15428 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Como comprimir arquivos com eficiência? [Resolvido]
« Online: 01 de Outubro de 2007, 17:42 »
Galera, eu uso o Ark para comprimir e descomprimir meus arquivos, uso quase que diariamente, mas nunca consigo comprimir com eficiência, tipo, comprime, mas não diminui quase nada os arquivos, então gostaria de saber:

- Existe um programa de compressão melhor que o Ark no Linux/Ubuntu?

- Como posso comprimir com eficiência usando o Ark? Tem algum comando específico no terminal?

- Qual o melhor formato para comprimir no Linux/Ubuntu?

Desde já, muito obrigado pela atenção.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 21:38 por kErNeL_sCrIpT »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2007, 18:35 »
kernel,

o ark, assim como fille-roller são apenas front ends pros diversos tipos de programas de compactação que eles suportam: rar, zip, bz2, gzip,7zip.

Pelo que sei, se o seu interesse é compactar o máximo possível independentemente do tempo gasto no processo, então a melhor solução é o 7zip.

Está nos repositórios oficiais, é só procurar.



Espero ter ajudado.
Boa sorte.
gabriel.

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2007, 19:37 »
procure pelo kgb aqui no forum...dizem por ai que com ele consegue-se por o cd do office num disquete!
hehehe

eu baixei o pacote mais não instalei ainda ñ...

e, sobre o compactador, depende muito do tipo de arquivo que você quer compactar, muitos deles já tem uma compactação própria...ai quando você tenta compactar mais ainda não resolve muita coisa...

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2007, 20:35 »
Obrigado gabriel0085, o 7zip realmente é um pouco melhor, mas só diminuiu 10 MB :-\ tipo, uma pasta com  450 MB dentro, por exemplo, (com três vídeos), compacta para 440 MB. O Ark é só uma GUI para os programas de compactação né? Saquei ;)

Obrigado ppfb, mas não encontrei nenhum .deb ou .package para o KGB. Ele parece realmente poderoso. Mas só existe para Linux em source  :-\

Esses dias, eu baixei um arquivo de 16 MB em bz2, e quando eu descompactei ele foi pra 100 MB!!!! :o

Mas eu não sei como fazer esse tipo de compressão... :'(

Muito obrigado pela atenção de todos.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2007, 20:39 por kErNeL_sCrIpT »

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2007, 21:12 »
eu axo q o tanto q consegue compactar varia de tipo de arquivo também....

um arquivo de video não consegue ter seu tamanho comprimido de forma significativa

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2007, 22:13 »
Pois é golfinho, mas os arquivos em geral não compactam significativamente, já testei com um monte, e é raro compactar significativamente.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2007, 22:34 »
Pois é golfinho, mas os arquivos em geral não compactam significativamente, já testei com um monte, e é raro compactar significativamente.

Isso depende do arquivo... arquivos já compactados, como .JPG, por exemplo ( e alguns tipos de vídeo) não diminuem quase nada; alguns .EXE diminuem bastante. Mas nunca se consegue a mesma taxa de compressão com todos.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2007, 23:21 »
Sim VB5, mas eu não uso Windows™, somente Linux no meu HD ;D

Pois é, parece que a qualidade da compactação varia, que se o arquivo já for comprimido não funfa muito bem, mas daí eu peguei uma pasta com arquivos "puros" dentro, sem compactação, e não adiantou muito, sempre reduz muito pouco.

Gostaria muito de aprender a compactar de forma eficiente. Agora  a pouco baixei um arquivo em 7zip de 2 MB, e quando descompactei, ele foi pra 18 MB... eu também quero aprender... :'(

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2007, 23:48 »
Acho que não depende do sistema operacional, mas somente dos algoritmos e do grau de compactação prévia dos arquivos - um .MP3 típico já apresenta uma compactação de 11:1 em relação a um .WAV, por exemplo. 
Nunca usei o 7zip, mas já ouvi falar bem dele. No caso desse arquivo em particular, seria interessante saber como era antes da compactação para ter uma idéia. Por sinal, mesmo no Windows essas coisas acontecem: umaarquivo .DOC pode ser reduzido de vários megas para menos de 100 k simplesmente porque são eliminadas as correções feitas nele...

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2007, 00:18 »
dê também um "man" e leia sobre o programa de compactação...sempre tem uma opção para se fazer uma compactação mais eficiênte.

Abraços

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2007, 00:55 »
dê também um "man" e leia sobre o programa de compactação...sempre tem uma opção para se fazer uma compactação mais eficiênte.

Abraços

Beleza, vou dar uma olhada. Valeu pelo toque!

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:56 »
kernel, não sei se vc resolveu seu problema

mas tenho aqui uma boa sugestão!

os programas de compressão(gzip, bzip2, zip, rar) tem opções de COMPRESSÂO/VELOCIDADE

aqui vai uma ótima referencia

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-cpctd.htm#s-cpctd-extensoes (tópico raiz)
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-cpctd.htm#s-cpctd-bzip2 (subtópico)

ou seja, use o comando


bzip2 -9 arquivo.extensao (maior compressão, menor velocidade)
bzip2 -1 arquivo.extensao (menor compressão, maior velocidade)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2007, 12:02 »
Poxa, obrigado mesmo golfinho!! Eu consegui compactar um arquivo de 7 MB pra 2 MB usando o bzip2!!!! Muito bom, vou usar ele de agora em diante, é o que eu queria, mas... eu não tô conseguindo compactar diretórios, por exemplo: eu quero compactar um diretório que está do Desktop com o máximo de compressão usando o bzip2, como eu faço? Alguém pode me ajudar? Não consegui... :'(

Por exemplo:

Desktop$ bzip2 -k -9 arquivo.png

Mas eu não consigo fazer isso com diretórios, tentei usar a opção -r como indicado na FOCA Linux, mas não deu não :'( Será que fiz errado? Falta pouco pra que eu consiga comprimir de forma eficiente todos arquivos que quero, por favor, dêem mais uma ajuda, o toque final, a cereja em cima do bolo hehehe.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 18:23 por kErNeL_sCrIpT »

Offline misterioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2007, 19:18 »
eu uso o proprio zip

zip -r9 arquivo.zip arquivo_ou_pasta_que_sera_zipado

e a compactacao eh excelente, cheguei a compactar um counter strike de 600MB em 350MB

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como comprimir arquivos com eficiência?
« Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2007, 21:37 »
eu uso o proprio zip

zip -r9 arquivo.zip arquivo_ou_pasta_que_sera_zipado

e a compactacao eh excelente, cheguei a compactar um counter strike de 600MB em 350MB

Opa! Finalmente!!!! Muito obrigado misterioso!!!! Cara, só de exemplo: transformei 34 MB em 8 MB!! Muito show!!
Cara, se você souber onde consigo mais informações sobre o zip e suas opções de compactação você pode postar aqui?
Mas muito obrigado, problema resolvido!
Quero agradecer a todos que postaram aqui e que me ajudaram muito! Valeu galera!!

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 21:41 por kErNeL_sCrIpT »