Autor Tópico: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)  (Lida 3579 vezes)

Offline chipito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Online: 03 de Outubro de 2007, 12:46 »
bom dia amigos

gostaria de saber se existe alguma maneira mais prática/facil e funcional de compartilhar acesso a intenet...

ja tentei usar o firestarter, digitar aqueles comandos do iptables "masquerade" etc etc etc mas nada resolve, ou as vezes funciona e as vezes nao

a situacao eh o seguinte, quero montar um servidor de internet no ubuntu, onde o modem adsl roteador vai ligado na maquina ubuntu pela placa de rede eth1 e vai compartilhar a internet pelo resto da rede com a eth2

ja consegui instalar squid, sarg e o dhcpd para dar os enderecos automaticos, tudo funciona beleza, menos o compartilhamento que em 70% das vezes nem pega, e nos 30% restantes as vezes funciona e as vezes nao

entao gostaria de saber se existe algum programa q eu possa usar para gerenciar isso, ou uma interface grafica, sei la... algo mais simples e facil...

obrigado!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2007, 22:52 »
A solução mais simples, rápida e eficaz ( embora não mais barata...) de compartilhar a Internet é instalar um router, se seu modem não é ADSL. Se é, basta um switch ou mesmo um Hub.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline chipito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2007, 11:51 »
ola bom dia obrigado pela resposta

amigo acho que voce nao entendeu direito, eu quero é filtrar o que o pessoal usa pelo squid, entao se eu colocar um roteador ou colocar direto no hub, o servidor nao vai filtrar isso (ou o pessoal pode simplesmente mudar o ip e dai burlar o servidor)

meu modem é router (dlink 500b) e também tenho o switch (dlink 24portas DES-1024d)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2007, 19:29 »
Certo... aí depende do que e como você quer filtrar ( não conheço o squid), mas os routers D-Link já possuem uma firewall configurável e um servidor DHCP. Se for preciso mais que isso, realmente nõa conheço nenhum programa do tipo...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline felbue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2007, 19:00 »
quer fazer isso pelo ubuntu ...

 - duas placas de rede no ubuntu para poder filtrar o trafego

 - dhcp não é necessario caso vc utilize ip's estaticos nos outros pc's

 - squid

da uma lida aki, saiu uma matéria muito interessante sobre como configurar squid

http://www.guiadohardware.net/revista/
Quanto mais sei mais sei que nada sei . . . .

Offline chipito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2007, 09:31 »
certo amigos, obrigado pela resposta, mas meu problema é realmente com o compartilhamento da INTERNET em si, e nao da instalacao e configuracao de squid e dhcp

a situacao eh o seguinte

modem dlink ligado na eth0
cabo de rede ligado na eth1 para distribuir para a rede interna

consigo instalar o dhcpd (e ele funciona blz), squid, etc... mas o problema é o compartilhamento q teima em nao funcionar (ou as vezes pega e depois de um tempo para de funcionar)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:33 »
chipito,

desculpe se isto parece muito primário, mas gosto de eliminar as variáveis mais óbvias primeiro...  ;D Já encontrei um caso assim e o problema era a configuração das placas; já conferiu IP, subnet e gateway de ambas? às vezes um pequeno detalhe nos escapa, e aí nada funciona...


VB5
« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 20:41 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline chipito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:56 »
simm tudo ok

ate me chamou a atencao para uns erros que dao no log do kernel quando algum micro acho que "tenta" acessar alguma coisa

fica dando varios e varios erros acho que de roteamento dizendo que nao acha a saida... na verdade estou tentando instalar o ubuntu denovo em uma maquina de teste para colar o erro aqui mas ta dificil depois que instala e vou dar o primeiro boot ele nao entra da um erro de "can´t acess tty" e nao inicia...


Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2007, 11:09 »
Bem, o gateway da eth1 deve ser o IP da eth0; o da eth0 deve ser designado pelo provedor ou pelo router. A máscara da subnet deve ser 255.255.255.0, e assim por diante... não lembro bem agora, pois minha rede é diferente, mas há muitos tutoriais na web sobre isso.

==Editando:==
Ah, seu tópico parece estar duplicado, o que não é permitido:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25979.0.html


VB5
« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 20:45 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB