Autor Tópico: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME  (Lida 3160 vezes)

Offline bevilaqua

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Online: 04 de Outubro de 2007, 20:45 »
Olá.

Sou usuário de linux já há algum tempo. Preimeiro tive um kurumim em dual boot com windows. Depois comprei um notebook e passei a usar o madriva sozinho. Por recomendação de muitos amigos resolvi migrar para o ubuntu, mas simplesmente não consigo fazer ele funcionar de jeito nenhum. No 7.04 não consigo nem bootar do cd, pára no meio. No 6 eu até consegui instalar, mas na inicialização ele ia pra uma tela branca manchada e não saía de lá. Fui aconselhado a tentar uma versão mais antiga e atualizar depois de instalado, pois estava com algum problema de compatibilidade com o X. Instalei o 5.10 e novamente o sistema não inicializou depois de instalado. Voltei para o Mandriva, mas o meu CD de recuperação que veio com o notebook apagou TUDO o que eu tinha no computador. Realmente gostaria de ajuda e se alguém tem notícia de um problema parecido. Ainda não desisti do ubuntu.

Meu computador tem a seguinte configuração:

•  Processador AMD Sempron 3500+ 1.8GHz
•  Barramento Até 1600MHz em bus de sistema no modo AC/DC - 25 watt
•  Memória Cache 512KB L2
•  Memória RAM 256MB DDR2 667MHz com suporte para Dual Channel, expansível até 2GB
•  Slots de memória RAM 2 slots (1 ocupado)
•  Disco Rígido 60GB 5400rpm SATA
•  Sistema Operacional Linux Mandriva
•  Unidade Multimídia DVD/CD-RW Combo DVD±RW e CD-RW Combo
•  Media Digital n/d
•  Tela 15.4" WXGA TFT de alta definição Widescreen com Tecnologia BrightView (1280 x 800)
•  Gráficos NVIDIA GeForce Go 6150
•  Áudio 16-bit Sound Blaster Pro-compatible audio; Altec Lansing® speakers internos; AC audio link; botões de controle de volume e mute
•  Controle Remoto n/d
•  Modem High Speed 56KB
•  Interface de rede 10/100 BASE-T Ethernet LAN integrada (RJ-45)
•  Wireless WLAN 802.11b/g
•  Teclado Teclado Windows Português ABNT2
•  Dados Técnicos:
•  Adaptador A/C 65W AC Adapter
•  Bateria 6 Células de Lítio-Ion
•  Portas:
•  2 USB 2.0;
•  1 headphone-out;
•  1 microphone-in;
•  1 VGA (15-pin);
•  1 RJ-11 (modem);
•  1 RJ -45 (LAN);
•  1 S-Video-out;
•  1 base de expansão
•  1 Consumer IR
•  PC Card 1 slot para ExpressCard/54 (admite ExpressCard/34)
•  Softwares: Krápida - Images viewer, Mozilla Firefox, Ekiga - VoIP, Audacity - Audio editor, Kdetv - TV viewer, OpenOffice - Office suite, GhostView - PDF viewer, K3B - CD and DVD burner e KlamAV - Antivirus
•  Dimensões AxLxP (cm): 3,2x35,7x25,7
•  Peso 3,1 kg
•  Dimensões da embalagem AxLxP (cm): 16,2x42,5x35,6
•  Peso da embalagem com o produto: 4,1 kg

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2007, 21:25 »
 mmm... estranho que com essa configuração era pra estar funcionando... Mesmo no modo seguro ele não instala? Quanto a travar no meio... Na verdade, não sei se estou dizendo besteira mas isso pode ter algo referente ao leitor de cdrom... Pode parecer besteira mas eu tinha um leitor de cd que , com ele eu não conseguia instalar de jeito nenhum.... A barra enchia e parava no meio! Muito estranho...
 Se as coisas continuarem assim talvez vc precise instalar os drivers proprietários via texto... Não rola a instalação via texto? Aqui no fórum tem tutoriais sobre isso...

 E se vc tentasse só pra testar, instalar uma outra distribuição baseada no Ubuntu? Tipo Kubuntu, Xubuntu... Não lhe serviria? Ou vc tem preferência pelo gnome?

 Até mais, um abraço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline josevitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
  • Advogado - SC
    • Ver perfil
    • Ubuntu Floripa
Re: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2007, 21:35 »
Olá,

Vamos por partes.

1o - Obetenha uma nova copia do Ubuntu e confira, atentando por conferir o MD5 do ISO antes de grava-lo.
http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5

Feito isso tente instalar novamente. Anote QUALQUER mensagem que aparente ser um erro e cole aqui para análise.

No aguardo!
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Offline bevilaqua

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2007, 12:39 »
Em primeiro lugar, obrigado pela atenção.

Não tinha pensado nesse problema do cd-rom, mas acho que não é isso. Quanto a baixar outra e conferir o Md5, já tentei instalar três versões diferentes (comecei com a 5.10, depois a 6.alguma coisa e depois ainda o 7.04), testei e tava tudo certo. O pior é que instalei a 6 pra dois amigos e com o MESMO cd não rolou no meu laptop.

Quanto a outra versão, é a preferência pelo gnome mesmo que tá pegando. Instalei pra dois amigos que me pediram e usando na casa deles eu achei demais. E como eu quase não sou teimoso, agora vou até as últimas conseqüências :)

O maior problema é que não aparece nenhuma mensagem de erro no boot nem nada (aó se passar rápido demais pra eu nem ter visto). Reparei depois que quando eu rodo o LiveCD ele até ameaça esbranquiçar a tela também no final da inicialização, chega a começar a manchar, mas aí fica tudo preto e carrega o gnome normalmente.

Agora, Walkir, você tocou num ponto-chave. Pelo que pesquisei pela internet parece que rolam uns problemas mesmo com drivers de placas ati e nvidia. Procurei algum modo de instalar esse driver, mas não consigo. Entrei pelo modo recovery e até peguei o driver pelo apt-get (do CD, por apt-get install nvidia-glx, mas quando eu mando habilitar (tudo como root, como já disse faço isso pelo recovery mode) dá uma mensagem de erro.

Alguém aí sabe me explicar um meio simples para fazer esse negócio funcionar? Tipo "for dummies" mesmo que eu sou muito haole nisso aqui ainda.

Valeu.

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:49 »
Salve!
Seja bem vindo !
Já tentou esse tópico →  Argumentos de Instalação (caso falhe) ?

Boa sorte! :)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2007, 13:04 »
Citar
O pior é que instalei a 6 pra dois amigos e com o MESMO cd não rolou no meu laptop.

Isso prova que o problema é na sua máquina - e muito provavelmente é a placa de vídeo. Qual a marca e modelo?

Citar
quando eu mando habilitar (tudo como root, como já disse faço isso pelo recovery mode) dá uma mensagem de erro.

Como bem indicou o josevitor, é preciso que você poste as mensagens de erro, senão não há como saber o que está acontecendo...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline bevilaqua

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2007, 14:04 »
Bom, pessoal. Aparentemente o problema é com a placa de vídeo nvidea mesmo. Só que eu simplesmente não consigo terminar a instalação. Sinto em dizer que eu desisti do ubuntu mesmo. O mandriva tava rodando já tudo redondinho com a placa e tals. Só não estou conseguindo fazer o wireless funcionar, mas aí já é assunto pra outro tópico em outro fórum.

Agradeço a colaboração de todos. E ainda friso que se alguém aí teve o mesmo problema com o ubuntu e conseguiu resolver ainda estou aberto a mais uma tentativa.

Offline scarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: não consigo usar o ubuntu - AJUDEM-ME
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2007, 02:17 »
Olá,

pela configuração parece que seu note é um HP Compaq 6210BR.
Se for, esta é a marca e o modelo do meu note.
Eu instalei o Ubuntu 7.04 da seguinte maneira:
Na tela inicial da instalação (tela preta com o logo do Ubuntu) eu teclei F6(outras opções) e digitei o parâmetro noapic

até mais,