Autor Tópico: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?  (Lida 21290 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:11 »
Você fez como falei:

# adduser marcopolo2

# adduser marcopolo2 admin

ou

$ sudo adduser marcopolo2

$ sudo adduser marcopolo2 admin

E tentou logar no sistema com a interface gráfica com este novo usuário?

Amigo Alarcon:

Eu fiz exatamente como vc falou, apenas trocando o nome de marcopolo2 para o usuário normal que é evandro, acrescido do nº 2, ficando assim: evandro2.
Eu tentei logar, mudando para esse novo login, mas deu o aviso que lhe reportei abaixo, ou seja,

The configuration could not be loated.
You are not allowed to access the system configuration.


não permitido que eu mudasse para o recèm criado.
Obs: Pode ser tbm que eu não tenha criado esse novo usuário.

Aproveitando, mais uma pergunta:

Será que não há um comando que se consiga saber o que deu orígem a isso tudo? Dou um history  (pipe) more e não me retorna alguma coisa que eu possa definir como erro fatal que originou toda essa zica.
Obs: não estou conseguindo digitar o sinal de pipe.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:20 »
existe um /home/evandro2?
tente ls -lhaR /home/evandro2 e veja se existe e quem pode acessá-lo.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:23 »
Marcopolo, aconteceu isso do nada ou assim que terminou a instalação?

Já tive erros bizonhos com instalações defeituosas. Se você está começando agora eu recomendaria duas coisas:
- testar a mídia com MD5SUM para verificar a integridade dos dados
- reinstalar a máquina

Não se engane: eu já recebi mídia pelo ShipIt que não conferia com o MD5SUM. Às vezes é coisa de um script não executar e todo o sistema ficar instável.

Mas se você quiser insistir:
sudo adduser -p <senha> nome-do-usuário
verifique se foi criado um /home/nome-do-usuário se não foi:
sudo cp -R /etc/skel /home/nome-do-usuário
sudo chown nome-do-usuário:nome-do-usuário -R /home/nome-do-usuário

depois tente:
su nome-do-usuário
<senha do usuário>

Se funcionar, o usuário foi criado. ok.


Caro amigo Mythus, boa noite!

Isso que aconteceu comigo, não tem nada a ver com a instalação inicial, já que estou no ubuntu desde junho/julho passado. Baixei a distro e confirmei pelo MD5SUM, estando tudo ok. Recebi o CD da Canonical, mas nem foi preciso usá-lo, pois tudo corria nomalmente. Acontece, que eu correndo atrás de aprender mais, dentro desse nosso fórum, li um comando para fazer alguma alteração(que não me lembro qual foi), deu esta zica toda, me transformando a tela gráfica em apenas uma tela clara e sem comandos. Isso começou a partir de  um comando que dei na caixa criada pelo ctrl+F2 (run aplication).
Como perguntei ao amigo Alarcon, que já está me ajudando muito, será que não existe uma maneira de se reverter um comando errado, ou que tenha alterado alguma coisa no X?
Já que o Alarcon está em off, vou tentar tbm fazer sua indicação e de antemão, agradeço-lhe pelo empenho em me ajudar.

Abração,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:23 »
existe um /home/evandro2?
tente ls -lhaR /home/evandro2 e veja se existe e quem pode acessá-lo.

Ok, vou ver se há!

Thanks

====Edit===

deu esse resultado se criei ou não outro usuário nessa screnn abaixo:

http://img161.imageshack.us/img161/6039/screenshot1jw4.png

Como posso saber quem pode acessá-la?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 21:30 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:41 »
Marcopolo, aconteceu isso do nada ou assim que terminou a instalação?

Já tive erros bizonhos com instalações defeituosas. Se você está começando agora eu recomendaria duas coisas:
- testar a mídia com MD5SUM para verificar a integridade dos dados
- reinstalar a máquina

Não se engane: eu já recebi mídia pelo ShipIt que não conferia com o MD5SUM. Às vezes é coisa de um script não executar e todo o sistema ficar instável.

Mas se você quiser insistir:
sudo adduser -p <senha> nome-do-usuário
verifique se foi criado um /home/nome-do-usuário se não foi:
sudo cp -R /etc/skel /home/nome-do-usuário
sudo chown nome-do-usuário:nome-do-usuário -R /home/nome-do-usuário

depois tente:
su nome-do-usuário
<senha do usuário>

Se funcionar, o usuário foi criado. ok.


Mas se você quiser insistir:
sudo adduser -p <senha> nome-do-usuário


Fiz e deu isso abaixo:

root@evandro-desktop:~# sudo adduser -p
Unknown option: p
adduser [--home DIR] [--shell SHELL] [--no-create-home] [--uid ID]
[--firstuid ID] [--lastuid ID] [--gecos GECOS] [--ingroup GROUP | --gid ID]
[--disabled-password] [--disabled-login] USER
   Add a normal user

adduser --system [--home DIR] [--shell SHELL] [--no-create-home] [--uid ID]
[--gecos GECOS] [--group | --ingroup GROUP | --gid ID] [--disabled-password]
[--disabled-login] USER
   Add a system user

adduser --group [--gid ID] GROUP
addgroup [--gid ID] GROUP
   Add a user group

addgroup --system [--gid ID] GROUP
   Add a system group

adduser USER GROUP
   Add an existing user to an existing group

general options:
  --quiet | -q      don't give process information to stdout
  --force-badname   allow usernames which do not match the
                    NAME_REGEX configuration variable
  --help | -h       usage message
  --version | -v    version number and copyright
  --conf | -c FILE  use FILE as configuration file

root@evandro-desktop:~#

===Reedit===

depois tente:
su nome-do-usuário
<senha do usuário>


deu isso abaixo:

oot@evandro-desktop:~# su evandro2
To run a command as administrator (user "root"), use "sudo <command>".
See "man sudo_root" for details.

evandro2@evandro-desktop:/root$
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 21:45 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:47 »
tá criado ok, sem problemas quando ao home

você lembra qual arquivo o comando alterava? você pode pedir para o synaptic forçar a reinstalação do respectivo pacote e recuperar as permissões ou recriar os arquivos que por ventura foram deletados.

sobre o erro: é para digitar desse mesmo jeito, exemplo:
sudo adduser -p 54P4t0 mythus
mas você não precisa porque o usuário já foi criado corretamente.
O que você pode fazer é mudar a senha:
sudo passwd <nome-do-usuário>
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2007, 21:50 »
whoami é um comando que retorna o nome do atual usuário e w retorna todos os usuários conectados
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:00 »
tá criado ok, sem problemas quando ao home

você lembra qual arquivo o comando alterava? você pode pedir para o synaptic forçar a reinstalação do respectivo pacote e recuperar as permissões ou recriar os arquivos que por ventura foram deletados.

sobre o erro: é para digitar desse mesmo jeito, exemplo:
sudo adduser -p 54P4t0 mythus
mas você não precisa porque o usuário já foi criado corretamente.
O que você pode fazer é mudar a senha:
sudo passwd <nome-do-usuário>

Ok, Mythus! Só não entendi essa parte:

você pode pedir para o synaptic forçar a reinstalação do respectivo pacote e recuperar as permissões ou recriar os arquivos que por ventura foram deletados.


Se foi o que originou o bug, não me lembro, pois não consegui voltar à página que estava. Só sei que era um tópico na pesquisa, mas não consegui descobrir. O efeito danêsco, foi a tela clara da morte.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #23 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:02 »
whoami é um comando que retorna o nome do atual usuário e w retorna todos os usuários conectados

Quando devo e como fazer esse comando?

===Reedit===
vandro2@evandro-desktop:/root$
evandro2@evandro-desktop:/root$ whoami
evandro2
evandro2@evandro-desktop:/root$ w
 22:02:52 up  1:04,  1 user,  load average: 0,24, 0,28, 0,25
USER     TTY      FROM              LOGIN@   IDLE   JCPU   PCPU WHAT
root     pts/0    :0.0             21:24    0.00s  0.20s  0.00s w
evandro2@evandro-desktop:/root$

===Reedit====

Já que foi criado outro usuário, como faço para logar por ele por padrão(difault), podendo desligar a máquina sem ser preciso usar o terminal com: shutdown -h now, ficando tudo normal como dante?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 22:07 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #24 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:10 »
Por que que você não dá o boot no seu PC e escolhe a opção do Ubuntu que não seja a recovery e ao aparecer a tela de login você digita como nome evandro2 e como senha a senha que você definiu para ele?

Ou você já fez isso e não deu certo?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 22:17 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #25 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:13 »
O que pensei que estava ocorrendo com você era que por algum motivo, ainda inexplicável  ;D, você apagou, corrompeu ou até alterou o nome de algo que é essencial para subir o X e tal informação fica dentro da sua pasta de usuário na home, então sugeri para que você criasse outro usuário para poder entrar no sistema e então transferir todos os seu arquivos da pasta /home/usuario1 para o /home/usuário2.

Depois que se verificasse que este usuário2 estava tudo ok e com as permissões corretas (com todas as permissões que tinha o usuário1) aí você deletaria o usuário1 com defeito.

« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 22:17 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #26 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:18 »
Por que que você não dá o boot no seu Pc e escolhe a opção do Ubuntu que não seja a recovery e ao aparecer a tela de login você digita como nome evandro2 e como senha a senha que você definiu para ele?

Ou você já fez isso e não deu certo?


Pq nõa existe essa possibilidade, pois logo que iniciei no Ubuntu, aprendi retirar essa tela de login, portanto, ele entra direto que vai logicamente para o usuário normal qque está com problema. Se eu conseguir voltar à possibilidade de escolher o usuário, farei isso. Só que não sei como ou não me lembro, já que estou bastante desgastado com essa zica toda. Qdo clico lá em cima da barra à direita para cessar (desligar, reiniciar etc)clico em mudar de user mas dá aquele aviso que já reportei aqui.

==Edit==

Depois que se verificasse que este usuário2 estava tudo ok e com as permissões corretas (com todas as permissões que tinha o usuário1) aí você deletaria o usuário1 com defeito.

Dentro da pasta Home no diretŕio File system/home, existem as pastas "evandro" e "evandro2".
Posso faxer isso que vc indicou, nesse caminho?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 22:25 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #27 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:25 »
Por que que você não dá o boot no seu Pc e escolhe a opção do Ubuntu que não seja a recovery e ao aparecer a tela de login você digita como nome evandro2 e como senha a senha que você definiu para ele?

Ou você já fez isso e não deu certo?


Pq nõa existe essa possibilidade, pois logo que iniciei no Ubuntu, aprendi retirar essa tela de login, portanto, ele entra direto que vai logicamente para o usuário normal qque está com problema. Se eu conseguir voltar à possibilidade de escolher o usuário, farei isso. Só que não sei como ou não me lembro, já que estou bastante desgastado com essa zica toda. Qdo clico lá em cima da barra à direita para cessar (desligar, reiniciar etc)clico em mudar de user mas dá aquele aviso que já reportei aqui.

seria assim:

Sistema -> Administração -> Janela de início de sessão


Janela de início de sessão Aba Segurança -> Ativar início automático de Sessão -> Ativar início automático de Sessão (Assinalado) Nome do usuário: Selecionar "usuário_do_sistema"

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #28 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:34 »
Por que que você não dá o boot no seu Pc e escolhe a opção do Ubuntu que não seja a recovery e ao aparecer a tela de login você digita como nome evandro2 e como senha a senha que você definiu para ele?

Ou você já fez isso e não deu certo?


Pq nõa existe essa possibilidade, pois logo que iniciei no Ubuntu, aprendi retirar essa tela de login, portanto, ele entra direto que vai logicamente para o usuário normal qque está com problema. Se eu conseguir voltar à possibilidade de escolher o usuário, farei isso. Só que não sei como ou não me lembro, já que estou bastante desgastado com essa zica toda. Qdo clico lá em cima da barra à direita para cessar (desligar, reiniciar etc)clico em mudar de user mas dá aquele aviso que já reportei aqui.

seria assim:

Sistema -> Administração -> Janela de início de sessão


Janela de início de sessão Aba Segurança -> Ativar início automático de Sessão -> Ativar início automático de Sessão (Assinalado) Nome do usuário: Selecionar "usuário_do_sistema"

Eu não tenho esse caminho e qdo cliquei em algo parecido como: System>Administration>Login Windows, deu esse aviso na screen abaixo:
http://img222.imageshack.us/img222/5359/screenshot2as2.png
http://img222.imageshack.us/my.php?image=screenshot2as2.png
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 22:37 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #29 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:36 »
Por que que você não dá o boot no seu Pc e escolhe a opção do Ubuntu que não seja a recovery e ao aparecer a tela de login você digita como nome evandro2 e como senha a senha que você definiu para ele?

Ou você já fez isso e não deu certo?


Pq nõa existe essa possibilidade, pois logo que iniciei no Ubuntu, aprendi retirar essa tela de login, portanto, ele entra direto que vai logicamente para o usuário normal qque está com problema. Se eu conseguir voltar à possibilidade de escolher o usuário, farei isso. Só que não sei como ou não me lembro, já que estou bastante desgastado com essa zica toda. Qdo clico lá em cima da barra à direita para cessar (desligar, reiniciar etc)clico em mudar de user mas dá aquele aviso que já reportei aqui.

seria assim:

Sistema -> Administração -> Janela de início de sessão


Janela de início de sessão Aba Segurança -> Ativar início automático de Sessão -> Ativar início automático de Sessão (Assinalado) Nome do usuário: Selecionar "usuário_do_sistema"

Eu não tenho esse caminho e qdo cliquei em algo parecido como: System>Administration>Login Windows, deu esse aviso na screen abaixo:
http://img222.imageshack.us/img222/5359/screenshot2as2.png

faz o seguinte como root e via terminal digita:

gedit /etc/gdm/gdm.conf

e veja se tem uma linha assim:

Citar
# Automatic login, if true the first local screen will automatically logged in
# as user as set with AutomaticLogin key.
AutomaticLoginEnable=true
AutomaticLogin=

se tiver esperimentar mudar para:

Citar
# Automatic login, if true the first local screen will automatically logged in
# as user as set with AutomaticLogin key.
AutomaticLoginEnable=false
AutomaticLogin=[/qoute]
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 22:39 por alarcon »