Autor Tópico: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?  (Lida 21284 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #45 Online: 06 de Outubro de 2007, 21:45 »
Eu que fico contente que alguém como você esteja sempre disposto em aprender.

Na teoria você pode copiar tudo, mas acho que você deveria só copiar arquivos que não seja de configuração, pois lembre-se que com eles ou algum deles foi onde tudo começou de errado. Pegue apenas documentos, imagens, músicas e etc. Nada de arquivos de configuração.

Bem por hoje é só, mais uma vez meus parabéns e boa noite.

Amigo, fui deletar os os arquivos do usuário com problemas, mas não consegui por não ter permissões para tal! Como posso modificar isso para poder apagar tudo?

Obs: Estando eu como outro usuário, evidentemente não posso deletar nada do usuário dono(com bug), logicamente. A maneira de dar poderes ao outro é que não me lembro.
Gde abraço,

Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #46 Online: 06 de Outubro de 2007, 21:57 »
Eu que fico contente que alguém como você esteja sempre disposto em aprender.

Na teoria você pode copiar tudo, mas acho que você deveria só copiar arquivos que não seja de configuração, pois lembre-se que com eles ou algum deles foi onde tudo começou de errado. Pegue apenas documentos, imagens, músicas e etc. Nada de arquivos de configuração.

Bem por hoje é só, mais uma vez meus parabéns e boa noite.

Amigo, fui deletar os os arquivos do usuário com problemas, mas não consegui por não ter permissões para tal! Como posso modificar isso para poder apagar tudo?

Obs: Estando eu como outro usuário, evidentemente não posso deletar nada do usuário dono(com bug), logicamente. A maneira de dar poderes ao outro é que não me lembro.
Gde abraço,

Marcopolo

Bem depois de ter criado o novo usuário e ter feito tudo que já falei antes, que só para lembrar seria:

Citar
Bom agora você dev ir no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos

selecione o evandro2 recém criado e clique em Propriedades. Na aba ou guia  Privilégios do usuário deixe marcado essas aqui:

- Acessar dispositivos de armazenamento...
- Administrar o sistema
- conectar o sistema usando modem
- monitorar registro do sistema
- usar dispositivos de audio
-  usar modems
- usar scanners
- usar unidades de cd-rom
- usar unidades flexíveis

As outras deixe desmarcadas. Bem assim ficará igual ao usuário anterior em termos de permissões que ele pode fazer.

Agora vá no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos novamente e clique em Gerenciar Grupos e selecione, se já não estiver, o seu usuário evandro2 nestes grupos aqui:

- scanner
- netdev
- lpadmin
- powerdev
- admin

o resto deixe como está.

E depois de saber que não precisa de mais nada que tenha no outro usuário e depois de verificar que tudo funciona bem com este novo usuário, basta fazer isso:

ir no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos selecionar o usuário evandro  (e não o evandro2) e clicar no botão Excluir.

Deverá ser perguntado algo como se ele deve apagar a pasta evandro de dentro da home e as configurações dele, aí você confirma.

« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 22:06 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #47 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:01 »
Fiz tudo que vc falou e repetiu, mas não estou conseguindo deletar nada. Diz que eu não tenho permissão para nisso. estou falando a pasta evandro(que houve o bug). Alguns arquivos eu consegui copiar para a pasta evandro2(novo usuário) e outros não, como por exemplo, arquivos em mp3(músicas) As que eu não pude mover, estão com um quadradinho vermelho com uma cruz preta.

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #48 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:10 »
Fiz tudo que vc falou e repetiu, mas não estou conseguindo deletar nada. Diz que eu não tenho permissão para nisso. estou falando a pasta evandro(que houve o bug). Alguns arquivos eu consegui copiar para a pasta evandro2(novo usuário) e outros não, como por exemplo, arquivos em mp3(músicas) As que eu não pude mover, estão com um quadradinho vermelho com uma cruz preta.

Abs,

Marcopolo.

no seu novo usuário (evandro2) abra um terminal e digite:

sudo nautilus

Aí pegue todos os arquivos que você deseja e transfira para a pasta /home/evandro2/

antes clique como o botão direito do mouse sobre estes arquivos, principalmente sobre os com problemas de cópia e na janela que se abre vá em Propriedades e depois na guia ( ou aba) Permissões e para Dono e Grupo escolha evandro2 assim ele será o novo dono destes arquivos.

Se preferir no terminal você pode fazer assim também:

sudo chown -R evandro2.evandro2 /home/evandro

Explicando:

Chown = muda o dono e o grupo de determinado arquivo ou pasta

-R = recursivamente, ou seja, para todos os arquivos e subpasta dentro da principal que terão as mesmas opções da principal (mesmo dono e grupo no caso em questão).

evandro2.evandro2 = está dizendo que o dono é o evandro2 e o grupo é o evandro2 também (Dono.Grupo).

/home/evandro = é o caminho da pasta evandro que vai sofrer as alterações para que esta pasta passe a pertencer ao evandro2.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 11:15 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL...(Parcialm. RESOLVIDO)
« Resposta #49 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:27 »
Fiz tudo que vc falou e repetiu, mas não estou conseguindo deletar nada. Diz que eu não tenho permissão para nisso. estou falando a pasta evandro(que houve o bug). Alguns arquivos eu consegui copiar para a pasta evandro2(novo usuário) e outros não, como por exemplo, arquivos em mp3(músicas) As que eu não pude mover, estão com um quadradinho vermelho com uma cruz preta.

Abs,

Marcopolo.

no seu novo usuário (evandro2) abra um terminal e digite:

sudo nautilus

Aí pegue todos os arquivos que você deseja e transfira para a pasta /home/evandro2/

antes clique como o botão direito do mouse sobre estes arquivos, principalmente sobre os com problemas de cópia e na janela que se abre vá em Propriedades e depois na guia ( ou aba) Permissões e para Dono e Grupo escolha evandro2 assim ele será o novo dono destes arquivos.

Se preferir no terminal você pode fazer assim também:

sudo chown -R evandro2.evandro2 /home/evandro

Explicando:

Chown = muda o dono e o grupo de determinado arquivo ou pasta

-R = recursivamente, ou seja, para todos os arquivos e subpasta dentro da principal que terão as mesmas opções da principal (mesmo dono e grupo no caso em questão).

evandro2.evandro2 = está dizendo que o dono é o evandro2 e o grupo é o evandro2 também (Dono.Grupo).

/home/evandro = é o caminho da pasta evandro que vai sofrer as alterações para que esta pasta passe a pertencer ao evandro2.


Fiz pelo terminal e deu certo, ou seja, acabaram-se as restrições. Matou a pau, parabéns!

Um ótimo almoço de domigo, muito obrigado e um abraço!

Volto a tarde.

Marcopolo.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 20:31 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo entrar cm usuário NORMAL, só como root, cm resolver isso?
« Resposta #50 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:39 »
Ok.

Só não entendo por que você não consegue deletar este usuário assim:

ir no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos selecionar o usuário evandro  (e não o evandro2) e clicar no botão Excluir.

Por que se você está com todas as permissões que tinha o usuário principal e se este novo usuário também está em todos os grupos que indiquei, esta seria a melhor forma de deletá-lo.

Não entendo por que indo no Menu indicado ele pede a senha, portanto estaria como administrador do sistema e seria perfeitamente possível excluí-lo.