Autor Tópico: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX  (Lida 181613 vezes)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2008, 02:43 »
Não tenho como contribuir, mas desejo boa sorte ao projeto! Com certeza vou participar na condição de ouvinte. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2008, 02:03 »
ae galera.. ninguem? poxa..
olha.. não precisa manjar de webrádio nem nada.. (claro q se manjar já é um grande caminho andado), mas o requisito mínimo é gostar de aprender(e querer) e dispor pelomenos um tempo para "estudar", pq eu já fiz uma vez na vida, (lá na época do "janelas" ainda) uma webradio funcionar.. e não vou me conformar em não fazer funcionar uma aqui no pinguim né? eheh
olha, o andamento está assim, o servidor está rodando e funcionando, o problema agora é como fazer funcionar o audio para tocar as musicas e programas (q mais tarde estarão sendo feitos por usuarios da comunidade) para nossos futuros ouvintes, conseguirem desfrutar do melhor da musica e programas.  ;D
Andei lendo hj e parece q eles conseguem isso com o darkice + darksnow + jack, mas esse ultimo está me dando dor de cabeça pra configura-lo, já q não está identificando o sistema de audio.
enfim.. ae está o "relatório" do q foi feito até agora..
Então..se vc quer participar, aprender e ajudar, é só dexa o nominho ae q eu entrarei em contato pra ajudar ok?
abraços a todos!

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2008, 15:19 »
Eu já tentei fazer essas coisas mas nunca consegui ultrapassar essas etapas.

Para meu maior horror, o pior programa que já experimentei de streaming foi o icecast. Usando a conf default dele e a conf que o tutorial OFICIAL manda usar o bichano não roda, acredita ?

Abraços,


Kurt Kraut

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2008, 00:37 »
Eu já tentei fazer essas coisas mas nunca consegui ultrapassar essas etapas.

Para meu maior horror, o pior programa que já experimentei de streaming foi o icecast. Usando a conf default dele e a conf que o tutorial OFICIAL manda usar o bichano não roda, acredita ?

Abraços,


Kurt Kraut

e vc está usando outro? conseguiu configurar algum?
qm sabe mais do q uma cabeça pensando encima dele não consigamos arrumar??  ;)
ha, se vc ou alguem aqui tiver uma dica de um melhor servidor pra streaming, fala ae galera..
blz? abraços..
 ;D

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2008, 01:40 »

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2008, 02:22 »
Nada... simplesmente desisti: http://www.kurtkraut.net/blog/2006/comendo-o-pao-o-diabo-amassou/
ae, ta ae uma coisa q eu não vou fazer tão facil.. e se alguem conseguiu, também conseguiremos.. rs.r.s
e se ninguem conseguiu, então seremos os primeiros... ahhahha
olha, andei vendo aqui.. todos eles se baseiam no icecast.. ta, quando a isso é tranquilo, já q o icecast parece estar funcionando blz, o problema agora é um programa pra gerenciar musicas e tudo o resto..
dae andei fuçando aqui e no site do estudio livre ( http://www.estudiolivre.org/), achei varios programas para fazer o q nós queremos.. então estaremos testando aqui e vamos ver se essa radio fica "on air".
Ae kurt, não ta afim de entrar na empreitada também?será mto bem vindo..
Abraços..

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #21 Online: 22 de MAR?O de 2008, 18:27 »
To dentro do projeto.

E porque não juntar as duas coisas? WebRadio e Podcast?

Moro perto ao Paraguai, e aqui equipamento de áudio para estúdio custa pouco, espero que eu possa ajudar.

--------------------------------------------------------
Temos de ver o seguinte:

- Manter uma rádio online 24/7 não é tão simples assim (tenho colegas radialistas e faço a manutenção dos computadores da rádio). Talvez, de começo, um podcast seria o ideal. Começa com um podcast semanal, depois diário... E quando tivermos assunto o bastante pra fazer mais de 2 ou 3 horas de notícias e afins por dia, podemos colocar uma rádio pra valer!
- Creio que todos aqui tem seus empregos ou trabalhos autônomos, e para manter a rádio é preciso que se tenha alguém sempre de olho no servidor, ou revese-se nos horários, pra que a rádio não fique caindo (uma rádio que cai mais de 3 vezes seguidas enquanto ouço, sai da minha lista :P);
- É preciso um site caprichado pra dar gosto ao internauta de se conectar à rádio ou ouvir o podcast (quanto à hospedagem, posso até fornecer, se o pessoal se mostrar realmente interessado e participativo);
- Vários projetos como esse estão surgindo, eu mesmo abri um aqui quanto a um site de downloads para Ubuntu (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,33208.0.html), e como todos sabemos, a união faz a força. Quem sabe um dia unamo-nos e criemos um portal :P

-------------------------------
Espero que eu não tenha assustado, hehehe. Mas tentei ser sincero.

Podem contar comigo.

Qualquer coisa, mandem MP.

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #22 Online: 22 de MAR?O de 2008, 18:38 »
Não tenho como contribuir, mas desejo boa sorte ao projeto! Com certeza vou participar na condição de ouvinte. Sorridente [2]
; Linux is almost there!

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
A sua mais nova diversão está chegando!!
« Resposta #23 Online: 30 de MAR?O de 2008, 23:45 »
É isso mesmo, a rádio que estava até então parada deu um gás e estamos quase "On Air" já!

Agora mais do que nunca precisamos da colaboração de todos, pois precisamos de Locutores e pessoas interessadas em manter programas na rádio.

Bom, para começar gostaríamos de explicar a comunidade todos os fatos que estão acontecendo.

Primeiramente o projeto foi iniciado pelo nosso amigo pãozinho, que teve a excelente idéia de criar uma webrádio livre.

Bom, entrou e saiu muita gente desde aquela época, sem muito influenciar, já que não sei se foi por falta de seriedade da parte dos integrantes, falta de tempo ou o que, enfim, sei que naquela época não deu certo.

Depois de um tempo eu entrei no projeto e descobri que ele estava parado, conversei com o pãozinho e voltamos a tentativa de montar a rádio, mas, como nem tudo são flores, o bendito servidor não funcionava.

Novamente o projeto parou, pois acredito que faltava-nos um pouco de conhecimento sobre webrádio.

Depois de um tempo, entrou para dar uma força o Master_ , e ai a coisa começou a ir pra frente,  pois entrou mais um "louco" animado pela causa, e assim o projeto retomou fôlego e agora está prestes a sair.

Hoje participam do projeto eu e o Master_, e se vc se interessar.. vc caro leitor  =)

Bom, depois desse longo livro, escreverei o que já foi decidido e o que está sendo feito.


O que temos:


- Estamos registrando o domínio (creio que amanha {31/03/08} já esteja tudo 100%), e a hospedagem já foi fornecida pelo colega Master_ ;

- Iremos usar o servidor Peercast em conjunto com o Soma Suite;

- Iremos apenas tocar musicas sob licensa GPL, obtidas do site jamendo e outros que encontrarmos (vlw pãozinho pela dica)

- Estamos criando os spots para a rádio;

- E estamos pensando em uma logo para a rádio.


O que precisamos:

- Estamos buscando um servidor de streaming para a rádio (a princípio vamos usar um computador aqui de casa para servir de servidor beta test);

- Precisamos de colegas de boa vontade, que se interessem em contribuir como locutores para os programas da rádio.



Qualquer idéia ou ajuda será muito bem vinda, podendo entrar em contato comigo ou com o Master_ via MP  para possivel colaboração.
------------------------------------
Obrigado a todos e desculpem a "bíblia"..rs.rs..
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2008, 00:04 por ozin »

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #24 Online: 31 de MAR?O de 2008, 09:27 »
pelo jeito então serão programas gravados que serão transmitidos numa grade ainda não definida?? a rádio seria tipo um aglomerado de podcasts???

A minha idéia é a seguinte... as pessoas gravam seus "podcasts" e enviam para vocês (ozin e master) para aprovação se vai ou não ser transmitida (avaliando a qualidade do conteúdo)... um programa ao vivo eu acho cedo para fazer, um programa diário acho ainda mais improvável, afinal as pessoas tem compromissos e a radio não é, vamos dizer, prioridade..

só lembrando que uns 20~23min de voz preenchem fácil meia hora de programação... t+

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #25 Online: 31 de MAR?O de 2008, 10:28 »
Syph0s, sim e não.

Sim, a princípio, temos a inteção de reunir podcasters para manter a rádio ativa e evitar "catástrofes de iniciantes". Mesmo porque isso motivaria os podcasters brasieiros a falarem mais de linux e estaríamos dando espaço para crescerem, e chance para novos internautas de criar seus podcasts.

Como não temos um estúdio montado ainda, manter programas ao vivo se tornará difícil logo de começo, porém buscaremos fazer a abertura da rádio e alguns momentos ao vivo sim!

Trataremos de assuntos relacionados ao mundo linux, obviamente, sem discriminar distribuição (muito pelo contrário, buscaremos criar uma maior fraternidade entre as distros), e tecnologia em geral. Nossa inteção também é provar que podemos criar um sistema de qualidade totalmente (totalmente mesmo!) livre, nossos incentivos à criação de softwares e uso de sistemas operacionais livres será grande. Utilizaremos apenas músicas regidas sob licensa livre, e buscaremos assim incentivar esse "estilo musical".

--------------------------
Espero que isso tenha esclarecido mais algumas dúvidas, e aguardamos por sugestões, críticas, interessados, e novas dúvidas.

Abraço a todos!

Offline tonymach

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #26 Online: 08 de Abril de 2008, 02:23 »
Oi pessoal, eu tambem andei procurando algo sobre web rádio na net, e gostei muito do modelo criado pelo site http://www.dissonante.org pena que eles parecem ter abandonado a idéia, mas o modelo é ótimo.
o servidor é icecast2, tem uma rádio comunitária onde os membros escolhem o horário de seu programa e na hora da transmissão o usuário conecta e realiza a programação, como o servidor tem um relay, se a pessoa que deveria conectar falhar, o relay automaticamente redireciona o ouvinte para um segundo ponto de transmissão.

Fiz uns testes aqui em casa no velox, e deu legal, testei o icecast2 e foi 10. gostaria de saber se tem uma versão do winamp para linux e do shoutcast também, esse ultimo faz divulgação da web rádio no site do desenvolvedor.

no que for possivel para ajudar eu estou disposto ok?

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #27 Online: 08 de Abril de 2008, 09:05 »
pelo jeito então serão programas gravados que serão transmitidos numa grade ainda não definida?? a rádio seria tipo um aglomerado de podcasts???

A minha idéia é a seguinte... as pessoas gravam seus "podcasts" e enviam para vocês (ozin e master) para aprovação se vai ou não ser transmitida (avaliando a qualidade do conteúdo)... um programa ao vivo eu acho cedo para fazer, um programa diário acho ainda mais improvável, afinal as pessoas tem compromissos e a radio não é, vamos dizer, prioridade..

só lembrando que uns 20~23min de voz preenchem fácil meia hora de programação... t+

acho a ideia de podcasts muito melhor, mais fácil e mais realista
acho muito dificil (para não dizer impossivel) fazer uma radio
Se vc's fizessem um site ou um blog com noticias de mundo linux e podcasts ou até tutos em video seria o ideal 
e nem precisa de cada um contribuir com o seu podcast ou tuto a equipa de rádio podia apenas fazer a recolha de tutos existentes na internet vendo este forum e outros de outras distros e fazer por exemplo um podcast semanal ou diário em que falariam sobre outro assunto
o forum é bom mas tambem tem aspectos negativos pois com tanta gente colaborando acaba-se por ter muitos post que são apenas lixo
vejam este blog e como ele funciona pois ele é muito mas não tem nada a ver com linux http://www.lostinlost.globolog.com.br/
tem um podcast semanal, um programa de perguntas e respostas e notícias.  Acho que se  fizessem algo do género para linux seria muito bom

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #28 Online: 08 de Abril de 2008, 10:37 »
A todos que tem se interessado e apoiado, agradecemos muito.

Creio que é preciso esclarecer certas coisas, para que mais colegas se interessem pelo projeto. Farei isso em tópicos, e cabe a vocês aprovar ou não as idéias ok?

A Rádio:

- O projeto visará criar uma webrádio 100% open source, utilizando-se de softwares desenvolvidos sob licensa GPL, e dispinibilizando todo o conteúdo sob licensa Creative Commons, proibindo apenas o uso comercial do material;
- Estaremos divulgando-a nos fóruns das demais distros Linux, buscando integrar o mundo livre. Porém, fique claro de que utilizaremos em nosso servidor (quem sabe adiante servidores :P) Ubuntu 8.04;
- A princípio, planejamos utilizar Peercast (estamos estudando-o, de modo a aprender como melhor o utilizar), para a transmissão de streaming; e Soma Suite, para a automatização da rádio.

As Bases:

- Futuramente, planejamos fazer da rádio uma espécie de "Portal Livre". Esse portal seria uma união de pequenos websites, blogs e podcasts de assuntos semelhantes (mais diretamente, tecnologia e Linux), no intuito de divulgarmos mais eficientemente nossa liberdade;
- Para esse portal, temos hoje em andamento, nesta ordem: 1. A WebRadio, 2. Um portal de notícias de tecnologia e Linux, 3. Um site de downloads para Linux;
- Que fique expressamente claro: Não temos objetivos lucrativos. Dinheiro se ganha trabalhando, a Rádio se fará divertindo-se.

As Idéias:

- Convidar podcasters a criarem programas para nossa rádio, dando-lhes a chance de divulgar também seu podcast;
- Motivar os músicos a acabarem coma pirataria, da melhor forma possível: publicando-as livremente. A rádio só tocará músicas sob licensa livre, e lutará pela disseminação dessa idéia;
- A programação buscará manter um clima descontraído, tendo como meta unir todas as distros Linux, quebrando as barreiras que nos distanciam hoje;
- É preciso valorizar quem quer se juntar a nós, então estamos abertos a parceiros que assumam o compormisso de incentivar usuários de sistemas inferiores pagos à migrar para sistemas eficientes, seguros e livres;
- Não deixaremos a programação ao vivo apenas nos sonhos. Obviamente isso de começo será mais difícil, visto que ainda não temos um servidor de streaming de conexão estável.


A cosntrução dos websites do portal estão em andamento, mas como ainda estão em plena construção, não divulgarei agora seus links.


Caso você tenha algum interesse em ajudar, leia abaixo:

O que precisamos:

- Em primeiro lugar, pessoas de boa vontade, que queiram ajudar sem segundas intenções;
- Podcasters que queiram divulgar suas idéias, contanto que não fujam dos temas propostos e publiquem livremente seu conteúdo;
- Blogs, obedecendo às mesmas e simples condições dos podcasts;
- WebDesigners, que sejam capazes de nos ajudar sem cobrar por isso (garantimos seus créditos, sem problemas);
- Programadores, que possam nos ajudar a desenvolver os aplicativos de que precisaremos para web e desktops;
- Sujestões e Críticas, para melhorarmos o projeto;
- Futuros ouvintes também nos serão muito importantes :P.

O que oferecemos:

- Caso você queira ser podcaster ou blogueiro, mas não tem condições de começar sozinho, estamos aqui pra isso. Entre en contato conosco, comece a nos enviar seus podcasts e posts, monte sua equipe e peça ajuda. A princípio, lhe daremos espaço na rádio e no site de notícias, engajando suas idéias ao portal; e se for aprovado pela comunidade, te damos o espaço para hospedar seu site/blog para que você possa crescer conosco;
- Se você é um designer ou programador iniciante, cresça conosco também, mostrando seu serviço e ganhando os créditos;
- Estudantes também tem seu espaço garantido: aqueles que estão fazendo cursos de publicidade, jornalismo, filosofia, e todos que se apaixonam pela escrita e pelo conhecimento livre, são muito bem vindos.

Não se encaixou nos casos anteriores? Sem problema! Entre em contato comigo via MP e te encaixaremos em alguma atividade. Até mesmo um pequena pensagem de apoio de sua parte nos incentiva.


--------------
Espero que eu tenha sido claro, sem cansar à comunidade, hehehe

Um grande abraço, e aguardamos parceiros.
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 10:45 por Master_ »

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Recrutando equipe para Web Rádio sobre LINUX
« Resposta #29 Online: 08 de Abril de 2008, 11:09 »
Resumindo: queremos criar uma webrádio de conteúdo diferenciado e atrativo, sem depender de softwares pagos. Motivando os ouvintes a agir como agimos.