Autor Tópico: RESOLVIDO: Existe programa que facilite a instalação offline?  (Lida 2216 vezes)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
RESOLVIDO: Existe programa que facilite a instalação offline?
« Online: 08 de Outubro de 2007, 20:33 »
Já usei Ubuntu por um bom tempo, porém fiquei sem net e fui obrigado a voltar para o Windows.
Uma das coisas que eu sempre achei como ponto negativo do Ubuntu é a extrema necessidade de estar online com a internet.

Pois bem, na epoca sem net, eu precisava de um programa então ia na lan house, pesquisava, colocava no pendrive. Ai ia em casa, e não consiguia instalar por causa das dependencias, ai tentava baixar todas as dependencias em separado e de vez ou outra não dava certo por algum motivo.

Esse lance de dependencia é otimo pois ocupa menos espaço no hd, porém os programas .exe do windows são extremamente praticos, e dificilmente precisam estar online para concluir a intalação.

Pois bem, estou re-migrando para o Linux e gostaria de saber se existe algum programa (offline) onde eu coloco o que quero instalar, e então ele varre o computador para checar o que será necessário baixar . Ou que seja online, mas permita que ele grave a lista de tudo que é necessário, e depois permita que eu leve no computador sem net e ele relaciona o que é preciso baixar.

Não sei se me expliquei direito, mas em resumo, eu gostaria de um meio prático para instalar softwares no linux , onde eu preciso da net poucas vezes (uma ou duas viagens na lan house pra isso).

Obrigado (desculpem a extenção do arquivo).
« Última modificação: 09 de Outubro de 2007, 15:29 por zackshinra »
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Darcamo

  • Visitante
Re: Existe programa que facilite a instalação offline?
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:26 »
Dá uma procurada por APTonCD.
Não cheguei a usá-lo, mas já li boas críticas dele.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Existe programa que facilite a instalação offline?
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:54 »
Dá uma procurada por APTonCD.
Não cheguei a usá-lo, mas já li boas críticas dele.

Eu já usei e é ótimo, o problema é que ele necessita do cache do apt-get para funcionar, e talvez nao seja a melhor solução.

Eu também uso de um outro recurso. Como sempre estou instalando/configurando um sistema novo eu faço o seguinte:

  • Instalo o sistema do zero;
  • Atualizo o Sistema;
  • Copio o conteúdo do diretório /var/cache/apt/archives para um CD.

Após isto, na instalação de um novo sistema eu procedo com toda a instalação normalmente e depois:

  • Copio o conteúdo do CD para o diretório /var/cache/apt/archives do novo sistema;
  • Executo sudo apt-get upgrade;
  • Com isto tenho o sistema atualizado em poucos segundos, sem a necessidade de baixar nada da internet.

No final o que quero dizer que no seu lugar eu baixaria os pacotes (arquivos.deb) da internet de algum lugar, depois copiava para o diretório /var/cache/apt/archives e mandava instalar normalmente:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install pacote
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Existe programa que facilite a instalação offline?
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2007, 22:00 »
Salve!
Também temos esse projeto → Torrent das atualizações

Boa sorte!
 

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Existe programa que facilite a instalação offline?
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2007, 06:41 »
Eu faço a mesma coisa, inclusive se preciso instalar pacotes sem Internet, seja na base do apt-get ou do dpkg -i. Primeiro vc deve checar as dependências do pacote usando o gerenciador de pacotes G-deb que vem no Ubuntu e depois anotar as mesmas e baixá-las em uma máquina que possua Internet. Depois é tascar os arquivos na pasta de cache do apt e instalar normalmente via os dois comandos acima.
Pode parecer meio tosco mas funciona. E outra coisa, também detesto essa bosque de dependência...


Dá uma procurada por APTonCD.
Não cheguei a usá-lo, mas já li boas críticas dele.

Eu já usei e é ótimo, o problema é que ele necessita do cache do apt-get para funcionar, e talvez nao seja a melhor solução.

Eu também uso de um outro recurso. Como sempre estou instalando/configurando um sistema novo eu faço o seguinte:

  • Instalo o sistema do zero;
  • Atualizo o Sistema;
  • Copio o conteúdo do diretório /var/cache/apt/archives para um CD.

Após isto, na instalação de um novo sistema eu procedo com toda a instalação normalmente e depois:

  • Copio o conteúdo do CD para o diretório /var/cache/apt/archives do novo sistema;
  • Executo sudo apt-get upgrade;
  • Com isto tenho o sistema atualizado em poucos segundos, sem a necessidade de baixar nada da internet.

No final o que quero dizer que no seu lugar eu baixaria os pacotes (arquivos.deb) da internet de algum lugar, depois copiava para o diretório /var/cache/apt/archives e mandava instalar normalmente:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install pacote
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Existe programa que facilite a instalação offline?
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2007, 13:56 »
Dá uma procurada por APTonCD.
Não cheguei a usá-lo, mas já li boas críticas dele.

Eu já usei e é ótimo, o problema é que ele necessita do cache do apt-get para funcionar, e talvez nao seja a melhor solução.

Eu também uso de um outro recurso. Como sempre estou instalando/configurando um sistema novo eu faço o seguinte:

  • Instalo o sistema do zero;
  • Atualizo o Sistema;
  • Copio o conteúdo do diretório /var/cache/apt/archives para um CD.

Após isto, na instalação de um novo sistema eu procedo com toda a instalação normalmente e depois:

  • Copio o conteúdo do CD para o diretório /var/cache/apt/archives do novo sistema;
  • Executo sudo apt-get upgrade;
  • Com isto tenho o sistema atualizado em poucos segundos, sem a necessidade de baixar nada da internet.

No final o que quero dizer que no seu lugar eu baixaria os pacotes (arquivos.deb) da internet de algum lugar, depois copiava para o diretório /var/cache/apt/archives e mandava instalar normalmente:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install pacote

Uhu, gostei bastante dessa dica, isso facilita muito quando eu quiser instalar o ubuntu em mais de uma máquina, e ajuda se eu for formatar também , valeu mesmo.

A informação sobre esse G-deb também ajudou muito, acho que é exatamente o que eu preciava, obrigado a todos.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Existe programa que facilite a instalação offline?
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2007, 14:10 »
Que bom que ajudamos zackshinra.

Caso sua dúvida tenha sido sanada você poderia alterar o título da primeira mensagem do tópico, adicionando o termo RESOLVIDO a ela.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!