Autor Tópico: Problema com horário de verão  (Lida 14977 vezes)

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Problema com horário de verão
« Online: 14 de Outubro de 2007, 17:46 »
Simplesmente desapontado com o Ubuntu....100%. Eu achei alguns tutoriais para mudar o horário de verão, mas todos precisam mexer em terminal e fazer arquivos e sei lá o que. Eu quero uma solução com CLIQUES do mouse. Será que não tem nenhuma assim ??? Simplesmente decepcionado. Meu amigo que usa Fedora configurou o Horário de verão dele pela atualização dos pacotes. O Windows já configura automaticamente. E o Ubuntu ? ? =\ Alguém me ajuda =D



EDIT:

Mudei meu timezone para GTM + 2.... Gambiarra !!! ¬¬
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 17:50 por paozinho »

alarcon

  • Visitante
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:59 »
Simplesmente desapontado com o Ubuntu....100%. Eu achei alguns tutoriais para mudar o horário de verão, mas todos precisam mexer em terminal e fazer arquivos e sei lá o que. Eu quero uma solução com CLIQUES do mouse. Será que não tem nenhuma assim ??? Simplesmente decepcionado. Meu amigo que usa Fedora configurou o Horário de verão dele pela atualização dos pacotes. O Windows já configura automaticamente. E o Ubuntu ? ? =\ Alguém me ajuda =D



EDIT:

Mudei meu timezone para GTM + 2.... Gambiarra !!! ¬¬

Outra solução seria clicar no relógio do Ubuntu com o botão da direita, escolher o item "ajustar Data e Horário, marcar a opção “Manter relógio sincronizado com Servidores da Internet" e depois clicar no botão "Selecionar Servidores". Na caixa de diálogo que se abre, entre com o endereço 200.20.186.75 (servidor NTP público com a Hora Oficial do Brasil). Clique em adicionar e depois em fechar e pronto, você terá seu relógio automaticamente sincronizado com o horário brasileiro.

fonte: http://sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php/sergio_blog/2006/10/20/mais_sobre_horario_de_verao_no_ubuntu

não sei se funciona por aqui não está no horário de verão, portanto não fiz as modificações.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:07 »
Pois é...eu fiz do seu jeito, mas nem deu certo. Mesmo assim agradeço muito a sua ajuda. Eu já consegui mexendo no GMT dele. Eu só fico bravo porque eu recomendo o Ubuntu para usuários leigos e isso para um usuário leigo não é nada intuitivo. Pois é...deixa quieto. Obrigado.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:28 »
   Eu já tinha resolvido esse problema ano passado seguindo esta dica, mas este ano não consegui, o link apontado pelo Akhun não funciona mais, e a dica dos outros tão pouco...

   O negócio é o seguinte: testei a dica que citei anteriormente, mexi no time zone do, no ajuste de hora... só sei que no final deu certo, meu Ubuntu está corretamente ajustado para o horário de verão. Mas sinceramente não sei o que fiz, não sei se o script pra ajuste de horário funcionou, ou se simplesmente o servidor da internet atualizou o horário por sí...

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:25 »
Simplesmente desapontado com o Ubuntu....100%. Eu achei alguns tutoriais para mudar o horário de verão, mas todos precisam mexer em terminal e fazer arquivos e sei lá o que. Eu quero uma solução com CLIQUES do mouse. Será que não tem nenhuma assim ??? Simplesmente decepcionado. Meu amigo que usa Fedora configurou o Horário de verão dele pela atualização dos pacotes. O Windows já configura automaticamente. E o Ubuntu ? ? =\ Alguém me ajuda =D



EDIT:

Mudei meu timezone para GTM + 2.... Gambiarra !!! ¬¬

só pra constar, o windows vista não arruma automaticamente... estou esperando a atualização q eles vão enviar para q isso seja ajustado...

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:34 »
O Fedora aqui atualizou, por UTC, sozinho pelas atualizações automaticas mesmo. Agora que reparei isso.  ;) Com certeza o pessoal vai trabalhar pra corrigir isso no Ubuntu  ;)
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2007, 21:01 »
   Pessoal, se alguém que está com atualização de horário pelo servidor já está com o sistema no horário-de-verão, favor deixar um feedback neste tópico. Para termos uma idéia se é ou não necessário algum procedimento extra para o ajuste. No meu caso já está atualizado como eu afirmei antes, mas também como já disse não tenho certeza do que fiz para realizar este ajuste. Estou com o ajuste pelo servidor ativado, no servidor ntp.ubuntu.com.

--edit--

Reparem que o fórum ainda está no horário antigo, meus posts estão com uma hora de atraso em relação ao horário oficial.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 21:03 por glaubergoncalves »

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2007, 05:04 »
só pra constar, o windows vista não arruma automaticamente... estou esperando a atualização q eles vão enviar para q isso seja ajustado...

Windows vista foi a pior coisa que a microsoft já fez...coitados =\


Para configurar o horário de verão certo...eu usei uma gambiarra aqui.

Código: [Selecionar]
sudo tzconfig
Ai muda para "GMT+2". É uma gambiarra, mas funciona por agora.


EDIT:

Agora percebi que o horário do fórum também está errado. Meu Deus...ninguém se preparou pro horário de verão ???  :o

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2007, 06:35 »
   Pessoal, se alguém que está com atualização de horário pelo servidor já está com o sistema no horário-de-verão, favor deixar um feedback neste tópico. Para termos uma idéia se é ou não necessário algum procedimento extra para o ajuste. No meu caso já está atualizado como eu afirmei antes, mas também como já disse não tenho certeza do que fiz para realizar este ajuste. Estou com o ajuste pelo servidor ativado, no servidor ntp.ubuntu.com.

--edit--

Reparem que o fórum ainda está no horário antigo, meus posts estão com uma hora de atraso em relação ao horário oficial.

Amigo, aqui ñ o ntp.ubuntu.com ñ está atualizado pelo horário de verão.
Deixo essa configuração p/ o horário.
Até tive que fazer o ajuste manual  :-[
Como etalhe uso os repositórios internacionais do Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2007, 08:12 »
   Bom... fora mexer no servidor, o que fiz foi mais ou menos o que já tinha feito ano passado no tópico que indiquei antes... De acordo com essa dica do Dicas-L:

1. Salve em arquivo de texto o conteúdo desse link, aqui salvei sob o nome de southamerica.

2. Na pasta onde o arquivo está salvo, abra um terminal e como root dê o comando:
Código: [Selecionar]
zic southamerica
(reparem que southamerica é o nome que dei ao meu arquivo, quem der outro nome deve digitar o nome dado ao arquivo depois de zic).
   
   O problema é que depois de dar esse comando aqui não ocorreu nada, mesmo depois de eu reiniciar o PC. O horário só se ajustou da forma correta depois de eu mexer no ajuste dos servidores, passei pro manual, depois voltei pro ajuste automático, tirei de América/São Paulo, e quando coloquei lá de novo, o horário tava ajustado da forma correta. É por isso que disse que não sei bem o que fiz... realizei alguns procedimentos mas não sei qual ajustou o horário da forma correta. Só sei que de alguma forma deu certo...

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:31 »
Ajuste manual..e sem crise e stress com isso.

Cliquei com o botão direito do mouse nas horas e fui para Ajustar data e hora.

Pãozinho, mas fácil que isso é atualização da hora automática, como no Fedora do dino Eunir.
7355
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 09:33 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:36 »
Ajuste manual..e sem crise e stress com isso.

Cliquei com o botão direito do mouse nas horas e fui para Ajustar data e hora.

Pãozinho, mas fácil que isso é atualização da hora automática, como no Fedora do dino Eunir.
7355
   Beleza, mas tem que ver se o horário não vai atrasar 1 hora quando tu reiniciar a máquina... ano passado eu fazia isso, e a cada boot eu tinha que reajustar o relógio.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:49 »
Ajuste manual..e sem crise e stress com isso.

Cliquei com o botão direito do mouse nas horas e fui para Ajustar data e hora.

Pãozinho, mas fácil que isso é atualização da hora automática, como no Fedora do dino Eunir.
7355
   Beleza, mas tem que ver se o horário não vai atrasar 1 hora quando tu reiniciar a máquina... ano passado eu fazia isso, e a cada boot eu tinha que reajustar o relógio.




Sussegado  no meu micro Glauber.

Fiz este ajuste ontem e hoje, quando liguei a máquina,  está normal o horário.

Quando eu vi o pãozinho falando do horário de verão, que tinha que entrar no terminal...tinha que fazer um script, etc, pensei "não...o pessoal está louco, deixa eu fazer o mais óbvia das ações, se der errado eu sigo a dica deles."  :)

Até agora aqui está sem problemas..

Valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:56 »
Sussegado  no meu micro Glauber.

Fiz este ajuste ontem e hoje, quando liguei a máquina,  está normal o horário.

Quando eu vi o pãozinho falando do horário de verão, que tinha que entrar no terminal...tinha que fazer um script, etc, pensei "não...o pessoal está louco, deixa eu fazer o mais óbvia das ações, se der errado eu sigo a dica deles."  :)

Até agora aqui está sem problemas..

Valeu.
7355
   Boa Fábio, isso me deu dor de cabeça ano passado. Mas se tu deixou no ajuste manual, não esqueça que tá abrindo mão do ajuste do servidor, que é o que sempre deixa o relógio "up to date". Na configuração manual o acerto depende de ti. Por isso que, se de fato funciona, acho a idéia do script interessante, já que ele acerta para o horário-de-verão o ajuste do próprio servidor de hora da internet, colcocando-o de volta no horário normal na exata hora em que o horário-de-verão termina. [opinião pessoal]Cara, eu acho um saco esse horário... :-\[/opinião pessoal]

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Problema com horário de verão
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2007, 20:04 »
Agora eu estou completamente enfurecido !!....mas MUITOOO ENFURECIDO.


Achei um pacote no synaptic..."tz-brasil", ou seja, Time zone do Brasil. Ok..instalei e ele configurou meu horário de verão tudo certo. Só que ele pegou TODOS os meus horários (compromissos) que eu tenho marcado no evolution e jogou para +1 hora. Por exemplo, o relógio estava uma hora atrasado. Imaginando que seja 7:00, instalei o TZ-BRASIl e foi para 8:00. Agora, um compromisso tipo, Médico as 4:00 horas...ele mandou para as 5:00 horas. Puts...eu to p*** com o Ubuntu de uma forma que eu nunca fiquei antes.