Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 5342 vezes)

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu
« Online: 15 de Outubro de 2007, 10:19 »
Olá, amigos! Sou "filhotão" em relação a Linux e optei em conhecer o Ubuntu para tentar aprender alguma coisa em relação ao sistema operacional.
Baixei a versão 7.04 e a minha dúvida já começa na instalação. Tenho dois HDs (1 IDE ATA de 40 gb e 1 Sata II Samsung 80 gb). Tenho o XP instalado nos dois, pois assim diante de qualquer problema só faço a troca do master no Setup e não perco tempo quando estou fazendo algum trabalho. A placa mãe é uma Gigabyte Chipset M871G que requer os arquivos da Silicom para instalar ou reparar o console ou o sistema quanto se trata do Sat II. Assim, já mantenho esse disquete no driver para usá-lo quando necessário.
Agora, a minha dúvida, uma vez que quero instalar o Ubuntu no Sata II que está particionado meio a meio:
1. Já baixei o Ubuntu e o descompactei. Há o aplicativo Start. Ao executá-lo ele vai para uma tela onde diz "Boot from this CD to try Ubuntu without affecting your system". Coloco o mouse sobre este texto e aparece outra informação: "Read more about Ubuntu" e não há opção para gravar o cd com boot. Como proceder para gravar o cd com boot do Ubuntu?
2. Conseguindo eu gravar esse cd e querendo instalá-lo no hd Sata II onde há maior espaço o Ubuntu vai copiar os arquivos da Silicom para que o hd seja reconhecido pelo sistema? Preciso deletar o XP que está instalado nesse hd ou ele criará um Dual Boot?
3. Minha conexão de internet é banda larga com login e senha. Há como configurar isso no Ubuntu?
4. E os drivers de vídeo, som, rede, impressora e USB? Terei que baixá-los?

Estas são as minhas dúvidas iniciais. A quem puder me orientar sobre o que expus acima fico muito grato, já que o suporte oferecido pelo site é pago.

Johnny10 

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2007, 10:50 »
Olá, amigos! Sou "filhotão" em relação a Linux e optei em conhecer o Ubuntu para tentar aprender alguma coisa em relação ao sistema operacional.
Baixei a versão 7.04 e a minha dúvida já começa na instalação. Tenho dois HDs (1 IDE ATA de 40 gb e 1 Sata II Samsung 80 gb). Tenho o XP instalado nos dois, pois assim diante de qualquer problema só faço a troca do master no Setup e não perco tempo quando estou fazendo algum trabalho. A placa mãe é uma Gigabyte Chipset M871G que requer os arquivos da Silicom para instalar ou reparar o console ou o sistema quanto se trata do Sat II. Assim, já mantenho esse disquete no driver para usá-lo quando necessário.
Agora, a minha dúvida, uma vez que quero instalar o Ubuntu no Sata II que está particionado meio a meio:
1. Já baixei o Ubuntu e o descompactei. Há o aplicativo Start. Ao executá-lo ele vai para uma tela onde diz "Boot from this CD to try Ubuntu without affecting your system". Coloco o mouse sobre este texto e aparece outra informação: "Read more about Ubuntu" e não há opção para gravar o cd com boot. Como proceder para gravar o cd com boot do Ubuntu?

Não existe necessidade de descompactar este aquivo. Você deverá usar seu programa de gravação de CD (Nero, por exemplo) e usar a opção de Gravar Imagem de CD (ou Gravar Imagem ISO), não me recordo como é apresentada, e na hora de escolher o que gravar você seleciona o arquivo que fez o download.

Quando terminar a gravação o conteúdo do CD será o mesmo do local onde descompactou o arquivo baixado, e não ele mesmo.

Ai será apenas dar o boot por ele e seguir as instruções, e na dúvida este tópico aqui vai te ajudar:  Instalação do Ubuntu 7.04/7.10

Citar
2. Conseguindo eu gravar esse cd e querendo instalá-lo no hd Sata II onde há maior espaço o Ubuntu vai copiar os arquivos da Silicom para que o hd seja reconhecido pelo sistema? Preciso deletar o XP que está instalado nesse hd ou ele criará um Dual Boot?

Normalmente o Ubuntu reconhece os HD's SATA sem a necessidade de drives ou arquivos adicionais.

Citar
3. Minha conexão de internet é banda larga com login e senha. Há como configurar isso no Ubuntu?

Acredito que não vá ter problemas. Caso não consiga sozinho, e em uma pesquisa aqui no fórum, ou no Google você não achar como fazer a configuração basta criar um tópico que o pessoal ajuda.

Citar
4. E os drivers de vídeo, som, rede, impressora e USB? Terei que baixá-los?

Estas são as minhas dúvidas iniciais. A quem puder me orientar sobre o que expus acima fico muito grato, já que o suporte oferecido pelo site é pago.

Johnny10 


Fora vídeo, que muitas vezes deve ser (re)configurado todo o hardware costuma ser encontrado. Entenda que o vídeo as vezes é passível de reconfiguração para se desfrutar de um ambiente mais bonito, como o Compiz-Fusion e outros.

Vou deixar para você mais alguns links que podem te ajudar no futuro:


Existem muitos outros tópicos com excelente conteúdo, mas com o tempo você vai tomando conhecimento deles. Seja bem vindo ao fórum.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:27 »
clcampos, bela explicação!
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:44 »
clcampos, bela explicação!


putz... valeu mesmo RC2006!

Nunca fiz algo aqui esperando uma mensagem de alguém, mas fico grato. Acho que nós que gostamos da filosofia do SL (que ao menos para mim traz tantos ganhos, pessoais e profissionais), e já temos algum conhecimento temos obrigação de ajudar quem esta começando, seja apresentando regras, seja apresentando ferramentas, seja auxiliando nas dúvidas e problemas encontrados no caminho, e também das vantagens e desvantagens que algo pode trazer a um usuário.

Apesar de quase não postar dúvidas aqui (normalmente eu as acho através de uma simples pesquisa) este fórum tem me ajudado a crescer muito, me talhando cada dia como um profissional melhor, e reconheço isto e fico aqui todo o tempo que posso como forma de retribuir  à comunidade (que é realmente quem dá vida ao fórum) todo ganho que tenho, além do que quando ajudo eu aprendo, e muito.

Precisando de algo saiba que estou as ordens, não exite em chamar.

[]'s

Cristiano.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 11:45 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:00 »
Bem! Antes de mais nada fico muito agradecido pela acolhida neste Fórum. Devo dizer que há muito trabalho na área de informática, mas somente dentro da plataforma "rWindows", principalmente com o eXPerience, que acredito ser o mais usado no momento.

Fico agradecido pela resposta quanto às orientações. Não havia me atentato para o ISO, coisa que sempre estou fazendo com o nLite para personalizar o cd de instalação do XP. Quanto à isso, está resolvido.

Nos demais passos, claro que as dúvidas que eu for encontrando vou voltar a "abusar" dos seus conhecimentos, al´m de procurar ler tutoriais à respeito.

Vou engatinhar, claro, pois quando se tem na cabeça só a imagem e as facilidades do Windows, encarar uma outra performance com comandos diferentes não é nada fácil. Mas vou pela sombra e com certeza vou chegar lá.

Abraço e mais uma vez, obrigado mesmo.

João

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:23 »
Bem! Antes de mais nada fico muito agradecido pela acolhida neste Fórum. Devo dizer que há muito trabalho na área de informática, mas somente dentro da plataforma "rWindows", principalmente com o eXPerience, que acredito ser o mais usado no momento.

Fico agradecido pela resposta quanto às orientações. Não havia me atentato para o ISO, coisa que sempre estou fazendo com o nLite para personalizar o cd de instalação do XP. Quanto à isso, está resolvido.

Nos demais passos, claro que as dúvidas que eu for encontrando vou voltar a "abusar" dos seus conhecimentos, al´m de procurar ler tutoriais à respeito.

Vou engatinhar, claro, pois quando se tem na cabeça só a imagem e as facilidades do Windows, encarar uma outra performance com comandos diferentes não é nada fácil. Mas vou pela sombra e com certeza vou chegar lá.

Abraço e mais uma vez, obrigado mesmo.

João

É isso ai João, novamente seja bem vindo!

Quero só dizer a você que venha para o Linux de cabeça aberta, não tenta achar aqui exatamente o que você encontra onde é experiente e com certeza rapidamente estará bastante a vontade.

Deixei em negrito aquela parte do seu texto porque queria falar dela. Isto é algo engraçado, vou dar como exemplo minha trajetória: Eu iniciei a alguns anos trabalhando com Unix, e quando fui trabalhar com windows não gostei, pois tinha na cabeça só a imagem e as facilidades do mundo Unix.... hehehhe

Quero te dizer com isto é que o Windows não é mais fácil, nem tão somente o Linux, isto vai de nossas experiências, e como sempre esteve em contato com o mundo windows claro que é nele que encontra facilidades, mas se recordar lembrará de todo o trabalho que teve até chegar onde chegou. Deixarei alguns links interessantes que no mínimo te fará rir um pouco:

Uso constante de computador causa amnésia crônica! <- Leia é muito bom.

De qualquer forma vou adiantando a você que existem sim muitas diferenças, por exemplo na instalação de softwares, que além de muito diferente tem uma abordagem também totalmente diferente, já que enquanto no windows quando você vai instalar algo necessita-se de CD, ou de um executável (que sempre vem completo, com o software e várias DLL's necessárias - algumas até não tão necessárias assim - para se executar o software) no Linux você usa o comando apt-get que baixará da internet o software e suas dependências (arquivos/bibliotecas necessárias ao uso), e estas dependências estão separadas porque caso outro software necessite você já as terá instaladas, não necessitando assim ter que baixá-las novamente, nem re-empacotar elas em outro "executável". Assim tem-se maior controle do sistema, das versões das bibliotecas, e fica mais difícil de uma instalação sobrescrever algo que era importante antes.

Entenda que esta é uma visão minha, então totalmente tendenciosa para o lado do Linux, mas o que quero te mostrar é que respeitando e entendendo as diferenças você conseguirá tirar o máximo do sistema, mesmo que algumas vezes você ache que aquela não seja a melhor abordagem para se resolver o problema, e que em outro sistema tenha uma abordagem melhor.

De toda forma é bom ver mais alguém testando Linux, e disposto a aprender, e com isto novamente me coloco a disposição naquilo que eu puder.

[]'s

Cristiano.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 12:30 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:37 »
Qualquer coisa faça alguns testes numa máquina virtual para ver como proceder com a instalação e tudo mais ;)

mas te digo que vale a pena instalar mesmo! xD
Não tente transformar o Linux num Windows

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:40 »
Uso constante de computador causa amnésia crônica! <- Leia é muito bom.

Cristiano,
tô rindo até agora desse texto! Rapaz, muito bom! Já passei adiante.
 ;D

É muito importante as pessoas que reclamam da curva de aprendizado do Linux lerem isso. Eu mesmo já tinha me esquecido das surras que apanhei com o Windows... Valeu!

Abs

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:45 »
Cristiano,
tô rindo até agora desse texto! Rapaz, muito bom! Já passei adiante.
 ;D

É muito importante as pessoas que reclamam da curva de aprendizado do Linux lerem isso. Eu mesmo já tinha me esquecido das surras que apanhei com o Windows... Valeu!

Abs

Pois é AquaMan quando li este texto eu imediatamente coloquei ele no meu favoritos, e sempre que posso recomendo a leitura, ele é realmente muito bom.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2007, 12:56 »
Uso constante de computador causa amnésia crônica! <- Leia é muito bom.

Cristiano,
tô rindo até agora desse texto! Rapaz, muito bom! Já passei adiante.
 ;D

É muito importante as pessoas que reclamam da curva de aprendizado do Linux lerem isso. Eu mesmo já tinha me esquecido das surras que apanhei com o Windows... Valeu!

Abs

muito bom mesmo!!

é até vergonhoso lembrar que já tentei desinstalar um programa via delete no arquivos de programas :P
uhahuahua

maso tempo faz a experiência xD
Não tente transformar o Linux num Windows

arlei

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:25 »
Uso constante de computador causa amnésia crônica! <- Leia é muito bom.

Cristiano,

excelente este texto do Led, me trouxe muitas recordações. E estas pessoas que reclamam da curva de aprendizado do Linux não se dão conta disso, hem.

T+
Arlei

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2007, 23:18 »
Cristiano!

Fiquei emocianado com a sua resposta, que por sinal muito dedicada... Gosto de pessoas assim, que olha nos olhos. E vejo você como se estisse falando comigo olhando nos meus olhos, expondo os seus conhecimentos e eu apenas ouvindo sem poder questionar, dado aos meus parcos conhecimentos em Linux.

Há algum tempo, baixei o Kurumim o gravei em CD. Fazendo o boot do cd com ele, nada consegui. Fiquei frustrado, se quer saber. Não vi nada, mas nada mesmo.

Lamento que ainda não consegui gravar o cd de boot do Ubuntu. Por quê? São mais de 700 mb e não cabe em cd. Coloquei um DVD e fiz a gravação, mas sei lá por que, nada aparece no DVD. Pode ser que haja o boot, o que vou fazer amanhã, pois hoje tive um dia muito atarefado e quero fazer isto com muita calma. Não acredito que haja problema de gravação no meu DVD, pois minha máquina é praticamente nova, mas como já sei, tudo pode acontecer. Todas as gravações anteriores foram normais, somente esta, em DVD ISO, é que não aparece nada, apesar de eu ter feito uma segunda gravação com o mesmo DVD e o Nero (7.9) não o aceita para gravação. Então, gravado está. Falta testar apenas. Vou ver se consigo ter um tempo amanhã.

Já troquei de hd, passando para o Sata II, onde já tenho o XP instalado. Será que vai dar "ziquizira?" rs Ah, Deus!... Sinto me um criança diante deste desafio, sabia? Sabe como é a idade... rs 58 anos... 19 na área.

Lembrei-me agora do MS-DOS.. do 3.0.1 e depois o 3.11. Quando chegou o 95 que se usava o mouse, não acreditava que iria dar certo. Sempre achava ridículo usar o mouse, pois sempre usava os dedos fazendo bats e "n" comandos.

A partir disto, tanto desafios houveram... 98SE... ME... XP... Server2003... redes. Depois de tanto tempo deparo-me com um novo desafio diferente de tudo a que me dediquei, acreditando que não existira nada como a plataforma Windows.

Em 1998, fui convidado para trabalhar com o LInux, na época, Connectiva 7 ou 8, sei lá... (acho que é isto, não me lembro bem). À época, o 98SE dominava tudo e eu não quis encarar.

Quase 10 anos depois vejo a necessidade de me atualizar, inclusive em servidores, pois vejo que eu é que estou parado no tempo. Daí, o meu empenho em conhecer mais de perto o Linux, pois já deixei de atender muitos clientes não desconhecer esse sistema operacional, se bem que já configurei terminais como Samba.

Bem, companheiros e em especial o Cristiano. Estou grato, mas muito agradecido pelo apoio e pelas palavas de ânimo. Podem acreditar... Estou indo para o Ubuntu...

Um grande abraço a todos

Johnny10






Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2007, 23:34 »
Cristiano!

Fiquei emocianado com a sua resposta, que por sinal muito dedicada... Gosto de pessoas assim, que olha nos olhos. E vejo você como se estisse falando comigo olhando nos meus olhos, expondo os seus conhecimentos e eu apenas ouvindo sem poder questionar, dado aos meus parcos conhecimentos em Linux.

É isso ai Johnny, estamos todos aqui para nos ajudar, e daqui uns dias será você que estará ajudando alguém, acredite!

Citar
Há algum tempo, baixei o Kurumim o gravei em CD. Fazendo o boot do cd com ele, nada consegui. Fiquei frustrado, se quer saber. Não vi nada, mas nada mesmo.

Lamento que ainda não consegui gravar o cd de boot do Ubuntu. Por quê? São mais de 700 mb e não cabe em cd. Coloquei um DVD e fiz a gravação, mas sei lá por que, nada aparece no DVD. Pode ser que haja o boot, o que vou fazer amanhã, pois hoje tive um dia muito atarefado e quero fazer isto com muita calma. Não acredito que haja problema de gravação no meu DVD, pois minha máquina é praticamente nova, mas como já sei, tudo pode acontecer. Todas as gravações anteriores foram normais, somente esta, em DVD ISO, é que não aparece nada, apesar de eu ter feito uma segunda gravação com o mesmo DVD e o Nero (7.9) não o aceita para gravação. Então, gravado está. Falta testar apenas. Vou ver se consigo ter um tempo amanhã.

Que CD é este que baixou? Baixou de onde? Claro que ele deve caber em um CD de 700 Mb. Baixe ele daqui.

Citar
Já troquei de hd, passando para o Sata II, onde já tenho o XP instalado. Será que vai dar "ziquizira?" rs Ah, Deus!... Sinto me um criança diante deste desafio, sabia? Sabe como é a idade... rs 58 anos... 19 na área.

Não tenha medo, o particionamento e o processo de instalação é super seguro. Só recomendo você a primeiro desfragmentar o disco, e depois formatá-lo.

Citar
Lembrei-me agora do MS-DOS.. do 3.0.1 e depois o 3.11. Quando chegou o 95 que se usava o mouse, não acreditava que iria dar certo. Sempre achava ridículo usar o mouse, pois sempre usava os dedos fazendo bats e "n" comandos.

A partir disto, tanto desafios houveram... 98SE... ME... XP... Server2003... redes. Depois de tanto tempo deparo-me com um novo desafio diferente de tudo a que me dediquei, acreditando que não existira nada como a plataforma Windows.

Em 1998, fui convidado para trabalhar com o LInux, na época, Connectiva 7 ou 8, sei lá... (acho que é isto, não me lembro bem). À época, o 98SE dominava tudo e eu não quis encarar.

Quase 10 anos depois vejo a necessidade de me atualizar, inclusive em servidores, pois vejo que eu é que estou parado no tempo. Daí, o meu empenho em conhecer mais de perto o Linux, pois já deixei de atender muitos clientes não desconhecer esse sistema operacional, se bem que já configurei terminais como Samba.

Você é um Dino!!!!!! huahuahua... Leia: "Liga dos Dinos" (??)


Citar
Bem, companheiros e em especial o Cristiano. Estou grato, mas muito agradecido pelo apoio e pelas palavas de ânimo. Podem acreditar... Estou indo para o Ubuntu...

Um grande abraço a todos

Johnny10



É isso ai Johnny, que bom que esta integrando a família. Um abraço e saiba que estou a sua disposição para ajudar no que for preciso para que se adapte bem ao Ubuntu.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2007, 00:18 »
Cristiano!

Rapaz! você me deu um susto! Formatar o hd? É o que eu não queria. Pensei que poderia simplesente deletar a pasta Windows, Aquirvos de Programas e Settings and Documents e pronto, pois nesse hd tenho um monte de arquivos que não posso deletar e que não cabe no outro hd, já que a outra partição também está "lotada".

Mais essa... rs Tá bom! Vou comprar mais dvds e copiar tudo para poder formatar. Vai demorar um pouquinho mais, mas vou chegar lá, pode acreditar e vou voltar aqui, tá bom? kkk Vou precisar de muita ajuda, pode crer.

Um abraço

João

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2007, 11:26 »
Cristiano!

Rapaz! você me deu um susto! Formatar o hd? É o que eu não queria. Pensei que poderia simplesente deletar a pasta Windows, Aquirvos de Programas e Settings and Documents e pronto, pois nesse hd tenho um monte de arquivos que não posso deletar e que não cabe no outro hd, já que a outra partição também está "lotada".

Mais essa... rs Tá bom! Vou comprar mais dvds e copiar tudo para poder formatar. Vai demorar um pouquinho mais, mas vou chegar lá, pode acreditar e vou voltar aqui, tá bom? kkk Vou precisar de muita ajuda, pode crer.

Um abraço

João

hehehe... João acho que cometi um erro ao formular a frase (o Ubuntu é mais estável que eu....) ... vou reescrevê-la... Na verdade recomendo você primeiro desfragmentar o HD, depois (durante a instalação do Ubuntu) você refaz o particionamento dando um espaço para que o novo sistema possa ser instalado, sem que perca absolutamente nada da instalação que já possui lá.

Claro que um Dino na informática como você sabe que tratando-se da área tudo pode dar errado (esta é minha porção pessimista), mas saiba que já cansei de fazer esta instalação (em muito mais de 100 máquinas, te dou inteira certeza), e nunca perdi absolutamente nada, basta ler as instruções e fazer.

E como eu estou sempre recomendando alguma leitura a todos (hehehe...) segue aqui um excelente tópico do RC2006 que irá tirar possíveis dúvidas:

Instalação do Ubuntu 7.04/7.10

E novamente saiba que estou a disposição para ajudá-lo naquilo que for possível.

[]'s

Cristiano.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 11:29 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!