Quero fazer um desabafo para o comunidade.
É bem verdade que linux é melhor que windows em muitos pontos, não é por acaso que linux está se destacando em
relação aos servidores, não estou falando que windows não presta, comecei usando windows.
Trabalho como webdesigner, e também uso linux, para criar páginas. Mas como todo ser humano quer o melhor pra si,
resolvi mudar de lado e adotei linux. Ótimo sistema, mas como nem tudo é perfeito resolvi fazer esse desabafo.
Na minha opinião linux ainda tem muito o que evoluir. Tem algumas coisas que eu não me conformo no mundo linux.
1ª -me corrijam se eu estiver errado- O descaso de algumas empresas de software com linux, como por exemplo: a
Adobe, a muitos anos que os programas para desenvolvimento web da empresa estão no mercado, e até agora
a própria não dá a mínima para desenvolvedores web que querem trabalhar com linux. Aí vocês me falam:
mas dá pra rodar os programas no wine.
Sim concordo, o wine ajuda muito, mas pra quem não entende nada de wine e está chegando agora no mundo linux e aí?
Além disso nem todos os programas rodam no wine. Eu não gosto nem um pouco de ficar pegando DLLs do windows
e colocar em um sistema tão seguro como linux, e eu acho que algumas pessoas vão concordar comigo sobre isso!
Outra coisa são jogos, muita gente deixa de usar linux porque não conseguem jogar o seu jogo preferido, existe o cedega
que da uma forcinha. não faz muito tempo estava navegando e achei um link que dava acesso a uma petição para a
EAGAMES trazer os seus jogos para linux. Achei uma iniciativa muito boa, e quem fez isto está de parabéns.
2ª A questão dos pacotes. Outra coisa que não me conformo, em pleno o século 21, você ainda encontra programas
para linux em pacotes tar.gz e tar.bz2. Exemplo: O pidgin, fiquei com muita vontade de usá-lo mas no site ou você
faz download para o fedora com pacote repo ou o download com os fontes, e ainda tem que compilar os fontes, coisa que