Quero fazer um desabafo para o comunidade.
É bem verdade que linux é melhor que windows em muitos pontos, não é por acaso que linux está se destacando em
relação aos servidores, não estou falando que windows não presta, comecei usando windows.
Trabalho como webdesigner, e também uso linux, para criar páginas. Mas como todo ser humano quer o melhor pra si,
resolvi mudar de lado e adotei linux. Ótimo sistema, mas como nem tudo é perfeito resolvi fazer esse desabafo.
Na minha opinião linux ainda tem muito o que evoluir. Tem algumas coisas que eu não me conformo no mundo linux.
1ª -me corrijam se eu estiver errado- O descaso de algumas empresas de software com linux, como por exemplo: a
Adobe, a muitos anos que os programas para desenvolvimento web da empresa estão no mercado, e até agora
a própria não dá a mínima para desenvolvedores web que querem trabalhar com linux. Aí vocês me falam:
mas dá pra rodar os programas no wine.
Sim concordo, o wine ajuda muito, mas pra quem não entende nada de wine e está chegando agora no mundo linux e aí?
Além disso nem todos os programas rodam no wine. Eu não gosto nem um pouco de ficar pegando DLLs do windows
e colocar em um sistema tão seguro como linux, e eu acho que algumas pessoas vão concordar comigo sobre isso!
Outra coisa são jogos, muita gente deixa de usar linux porque não conseguem jogar o seu jogo preferido, existe o cedega
que da uma forcinha. não faz muito tempo estava navegando e achei um link que dava acesso a uma petição para a
EAGAMES trazer os seus jogos para linux. Achei uma iniciativa muito boa, e quem fez isto está de parabéns.
2ª A questão dos pacotes. Outra coisa que não me conformo, em pleno o século 21, você ainda encontra programas
para linux em pacotes tar.gz e tar.bz2. Exemplo: O pidgin, fiquei com muita vontade de usá-lo mas no site ou você
faz download para o fedora com pacote repo ou o download com os fontes, e ainda tem que compilar os fontes, coisa que
eu não tenho muito saco, e infelizmente acabei instalando em windows.
Pensem em usuários leigos, que forem instalar este tipo de pacote, se não conseguem, principalmente os que não tem muita
paciência, era uma vez o sistema para eles... Não estou querendo achar windows dentro do linux, é apenas a questão da
facilidade que os desenvolvedores deveriam oferecer, como por exemplo os pacotes RPM que são muito mais fáceis de instalar...
3ª Os sites que não oferecem nenhum suporte para linux, -coisa que hoje já está mudando- parece que não existem usuários que usam linux e querem
acessar o site para assistir vídeos, também não defendo desenvolvedores que criam seus sites otimizados somente
para firefox, outro grande navegador, que se o tio Bill Gates não se cuidar vai ficar por baixo.
Resumindo, Linux é um excelente sistema e não abro mão disso, e até mesmo o governo Brasileiro esta reconhecendo isto.
Mas tem que evoluir em algumas partes se quiser conquistar novos adeptos!
Esta é minha opinião, espero que comentem, porque a briga entre os dois gigantes vai demorar muito para acabar!!!