Autor Tópico: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]  (Lida 7001 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Online: 29 de Dezembro de 2006, 01:29 »
   Meu Ubuntu não ajusta o relógio pro horário de verão, tenho que acertá-lo manualmente cada vez que faço o boot, já que ele sempre volta pro horário normal. Estou com problemas no ajuste dos servidores ntp, o sistema não salva os novos que eu incluo, e eventualmente o programa de ajuste de hora trava. Pelo terminal até consigo sincronizar com servidores ntp na boa, mas infelizmente todos que tentei estão em GMT -3, então não me adiantou muito, sem falar que tem que ser feito manualmente. A ferramenta de relatório de erros me leva à página onde o bug foi reportado (Bugzilla ou Launchpad, não recordo exatamente, mas acho que foi no primeiro), pelo que entendi lá diz que o bug existe mas tá resolvido, e que eu deveria atualizar. Como meu Ubuntu está sempre com as últimas atualizações instaladas dos repositórios (tenho ativos o main, o universe, o multiverse e o restricted), penso que esta atualização se refere ao Gnome, provavelmente deveria baixar um pacote mais atualizado, pelo que ví a versão mais atual do Gnome é a 2.16.2, e no Ubuntu estou na 2.16.1... Mas prefiro não fazer isso, confio mais nos repositórios. Pra contornar o problema ajustei o fuso pra América/Noronha, que ao natural é GMT -2. Também já tentei o pacote tz-brasil sem sucesso, pois ele parece não reconhecer minha conecção com a net, já que diz que eu deveria conectar antes de tentar ajustar a hora (tenho um roteador D-Link 500G, firewall ativo, desativei pra testar e deu na mesma). Também já ajustei o relógio na Bios, realmente tava na frente lá, mas ajustado deu na mesma, continuo uma hora atrás se uso o fuso América/São Paulo...
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 02:53 por glaubergoncalves »

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão)
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2006, 01:53 »
Acredito que a resposta para sua dúvida esteja aqui:

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20061012.php

Você vai ter que baixar o arquivo southamerica para a sua máquina e depois executar a atualização dele:
Citar
sudo zic southamerica

Dúvidas? Comente...
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2006, 02:52 »
   Valeu Akuhn, funcionou lindamente! Pelo fato de nosso horário de verão mudar constantemente sua data de início/fim, creio que atualizar esse arquivo será algo necessário para os próximos verões. ;D Dá pra ter ter sempre uma versão atualizada dele, aqui tem um scrip pra fazer isso que tava no link que tu me passou, vou citar:

Citar
JCCyC
13 Out 2006, 12:16
Scriptzinho para fazer tudo automaticamente. Pode botar no cron para rodar uma vez por semana e relaxar. Ao fazer isto você estará montando nas costas do fantástico Marlon Dutra, que mantém o arquivo sempre atualizado!

--------------------------------------------------
#!/bin/bash
cd /tmp && \
rm -f southamerica.$$ && \
wget -O southamerica.$$ http://hackers.propus.com.br/~marlon/dst/southamerica && \
zic southamerica.$$ && \
ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime && \
rm -f southamerica.$$
--------------------------------------------------

   Se não quiser usar o script, pelo que entendi também dá pra ir baixando manualmente as versões mais atualizadas no seguinte endereço (que tá no script): http://hackers.propus.com.br/~marlon/dst/southamerica.

   Acho que era isso, valeu a tua dica. Grande abraço!  :D

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2007, 20:28 »
ñ seria mais fácil adiantar um hora no relógio n :P?
Aqui no NE ñ tem horário de verão o/
ñ presciso me preocupar com isso.mas nas prox versões eles concertam isso ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2007, 21:11 »
ñ seria mais fácil adiantar um hora no relógio n :P?
Aqui no NE ñ tem horário de verão o/
ñ presciso me preocupar com isso.mas nas prox versões eles concertam isso ;D

Foi isto que fiz. Ao invés de me chatear tentando baixar algum pacote que vá configurar o horário de verão apenas deste ano eu mudei as horas, e vai indo tudo bem.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2007, 23:04 »
ñ seria mais fácil adiantar um hora no relógio n :P?
Aqui no NE ñ tem horário de verão o/
ñ presciso me preocupar com isso.mas nas prox versões eles concertam isso ;D

Foi isto que fiz. Ao invés de me chatear tentando baixar algum pacote que vá configurar o horário de verão apenas deste ano eu mudei as horas, e vai indo tudo bem.

Fiz também a mesma coisa:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26382.0.html

Está certo que tem uns poréns como relatado pelo glauber, mas sobre isso, neste momento,  estou meio que sussegado.

Valeu.
73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:25 »
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:57 »
Eu segui essas instruções e não tive problemas:


http://br-linux.org/linux/como-configurar-o-horario-de-verao-20072008-automaticamente-no-linux

Já havia citado essa solução em outro tópico, mas o estranho que no meu micro pessoal em casa, com Ubuntu funcionou, aqui no trabalho também.. só que eu trabalho com vários servidores e nem todos eles tiveram resultado satisfatório.... tive que alterar da mão mesmo com o velho date --set hh:mm:ss

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Problema com ajuste de hora (horário de verão) [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2007, 14:28 »
Eu fiz em vários servidores, desde Ubuntu 6.06, 7.04, Debian Woody, Sarge e Etch e em todos tive absoluto sucesso.

Deve-se ter atenção que em alguns sistemas o /etc/localtime é apenas um link simbólico, então não é recomendado substituí-lo e sim o arquivo a que ele faz referência.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689