Autor Tópico: [RESOLVIDO] Gusty Gibbon desativou minha placa de rede ethernet  (Lida 4140 vezes)

Offline amcp21

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Eu uso Linux \o/
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Gusty Gibbon desativou minha placa de rede ethernet
« Online: 18 de Outubro de 2007, 23:31 »
Pra começar quando inicio o GG ele não carrega a tela de loading, fica parado simplesmente e só começa a carregar o sistema quando aperto Alt+F1.
Depois disso entra na tela de login e carrega o gnome, muito belo e leve por sinal, mas quando tento conectar a internet ele nem me dá resposta, olhei nos leds de tráfego da placa (que mesmo sem conexão, um deles sempre fica aceso pra indicar que a placa tá ligada) mas ambos estão apagados, impossibilitando-me de conectar pra tentar fazer alguma atualização ou correção.
A placa de rede wireless funciona perfeitamente capturando todas as redes ao redor do meu apartamento.

O que poderia resolver esse meu problema?

Notebook Acer 5100, placa de rede Realtek RTL8139 onboard, Turion 64 2.0 GHz, 512 de RAM, HD 80GB

Abraços.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 04:20 por amcp21 »
Kubuntu Hardy Heron @ Dell Inspiron 531, Athlon X2 64, 2 GB, 250 GB, ATI Radeon X1300 PRO 256 MB - Compiz Fusion Mode On (Rodando macio) ;)

Offline amcp21

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Eu uso Linux \o/
    • Ver perfil
Re: Gusty Gibbon desativou minha placa de rede ethernet
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2007, 16:09 »
Consegui uma solução temporária e muito tosca para esse meu problema, consultando o fórum internacional do ubuntu, descobri que outras pessoas tem tido o mesmo problema com suas placas de rede cabeadas.

Descobri que o que acontece é que o windows desativa a placa de rede quando eu o desligo, porém os outros kernel do linux conseguiam fazê-la ativar e funcionar perfeitamente.

O colega tentou desativar a configuração que permite ao XP desligar o dispositivo para economizar energia, se sucesso algum.

Ele então simplesmente desligou o compudador pelo botão 'power' sem pedir ao sistema que fizesse isso.

Quando ele logou no Ubuntu, a placa estava funcionando normalmente.

Fiz isso e obtive sucesso do mesmo modo que ele, porém as partições do windows não haviam sido montadas.

É uma solução paliativa, temporária e que não vai poder ser feita sempre, pra evitar danos ao sistema e ao disco rígido.

Continuo a esperar por uma dica que ajude.

Abraços.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2007, 16:11 por amcp21 »
Kubuntu Hardy Heron @ Dell Inspiron 531, Athlon X2 64, 2 GB, 250 GB, ATI Radeon X1300 PRO 256 MB - Compiz Fusion Mode On (Rodando macio) ;)

Offline amcp21

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Eu uso Linux \o/
    • Ver perfil
Re: Gusty Gibbon desativou minha placa de rede ethernet
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2007, 04:19 »
Bem, a quem interessar possa, eu consegui uma solução. Funcionou comigo, mas não tenho certeza que funcionará com outros.

Pesquisando no fórum internacional eu encontrei uma reposta antiga, mas que se tornou atual para o meu problema.

Ligar o Wake on Lan da placa mãe, no setup. Muito simples. Creio que o computador deixe a placa de rede ethernet ligada para receber o comando que ligue o computador, não sei ao certo, o importante é que agora eu tou podendo desfrutar de internet banda larga com o meu Ubuntu.

Grande abraço a todos.
Kubuntu Hardy Heron @ Dell Inspiron 531, Athlon X2 64, 2 GB, 250 GB, ATI Radeon X1300 PRO 256 MB - Compiz Fusion Mode On (Rodando macio) ;)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Gusty Gibbon desativou minha placa de rede ethernet
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2007, 17:08 »
Interessante essa "dica" de usar o parâmetro da BIOS wake on lan.  Tive um problema semelhante no meu desktop com a placa-mãe GA-P35C-DS3R - que usa o chip Realtek r8139.  Com o CD de instalação da placa-mãe o driver de rede praticamente "desligava" a rede para salvar energia quando fazia shutdown normalmente no meu XP e, ao retornar, no dual boot, para o Linux não conseguia mais acesso a rede.

A solução que encontrei foi a de atualizar o driver de rede direto do site da Realtek, fazendo download do driver PCIE_Install_5678(install shield 12 1.13)_1011.zip.

Talvez em uma próxima instalação eu faça esse teste de manter o wake on lan sem atualizar o driver de rede.

Valeu.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline amcp21

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Eu uso Linux \o/
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Gusty Gibbon desativou minha placa de rede ethernet
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:30 »
Interessante essa "dica" de usar o parâmetro da BIOS wake on lan.  Tive um problema semelhante no meu desktop com a placa-mãe GA-P35C-DS3R - que usa o chip Realtek r8139.  Com o CD de instalação da placa-mãe o driver de rede praticamente "desligava" a rede para salvar energia quando fazia shutdown normalmente no meu XP e, ao retornar, no dual boot, para o Linux não conseguia mais acesso a rede.

A solução que encontrei foi a de atualizar o driver de rede direto do site da Realtek, fazendo download do driver PCIE_Install_5678(install shield 12 1.13)_1011.zip.

Talvez em uma próxima instalação eu faça esse teste de manter o wake on lan sem atualizar o driver de rede.

Valeu.

Fica a dica aí, tente manter a opção wake on lan ligada direto, mal não vai fazer. Creio que isso vá evitar possíveis dores de cabeça. ;)
Kubuntu Hardy Heron @ Dell Inspiron 531, Athlon X2 64, 2 GB, 250 GB, ATI Radeon X1300 PRO 256 MB - Compiz Fusion Mode On (Rodando macio) ;)